Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 27/06/2014


Sexta-feira, 27 de junho de 2014


“Seja o que for, faça com amor.”


EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,25-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Então Jesus deixou a multidão e voltou para casa. Os discípulos chegaram perto dele e perguntaram:
- Conte para nós o que quer dizer a parábola do joio.
Jesus respondeu: - Quem semeia as sementes boas é o Filho do Homem. O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino; e o joio, as que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeia o joio é o próprio Diabo. A colheita é o fim dos tempos, e os que fazem a colheita são os anjos. Assim como o joio é ajuntado e jogado no fogo, assim também será no fim dos tempos. O Filho do Homem mandará os seus anjos, e eles ajuntarão e tirarão do seu Reino todos os que fazem com que os outros pequem e também todos os que praticam o mal. Depois os anjos jogarão essas pessoas na fornalha de fogo, onde vão chorar e ranger os dentes de desespero. Então o povo de Deus brilhará como o sol no Reino do seu Pai. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.
Neste Evangelho, Jesus nos faz um forte apelo a nos abrirmos à sua Palavra. E ele explica por que muitos não o entendem; é porque o coração deles se tornou insensível, ouvem com má vontade, fecham os olhos para não ver e os ouvidos para não ouvir, e assim não se convertem nem se salvam.
Em outras palavras, Jesus fala que a nossa abertura do coração, isto é, a nossa boa vontade, influi, e muito, no nosso entendimento da Palavra de Deus.
Na parábola do semeador, ele fala a mesma coisa usando a figura do semeador. Muitos corações são como terreno de beira de estrada, ou pedregoso, onde a semente não nasce, ou se nasce não produz fruto.
A afirmação de Jesus: “À pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem” significa que quem é aberto à Palavra de Deus já tem virtudes e ganhará ainda mais. Já quem é fechado á Palavra de Deus, no dia do julgamento vai perder até o pouco que tem de bom.
Como pano de fundo está a liberdade humana, que é respeitada por Deus. Deus não quer isso, mas respeita a direção que damos para a nossa vida.
A conclusão que tiramos é que é fundamental sermos humildes e dóceis diante da Palavra de Deus.
“O coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos... de modo que não se convertam e eu os cure”. É por isso que Jesus usa parábolas. Os mistérios de Deus são realidades transcendentes e exigem que os ouvintes estejam muito abertos, senão não entendem. A parábola se torna uma ponte, para que essas pessoas que vivem completamente por fora dos mistérios de Deus possam entendê-los. Senão quem lhes anuncia o Evangelho acaba falando para as paredes.
As parábolas são histórias que nos ajudam a entender os mistérios de Deus. Ajudam principalmente os que não estão familiarizados com esses mistérios. A parábola tem dois planos: o direto e o figurado. O direto todos entendem: como semear, a ação do fermento na massa, o sabor do sal... Assim, o sentido figurado fica bem próximo e mais fácil de ser captado. Por isso, a parábola se torna um gesto de amor de Jesus para com as pessoas que, por um motivo ou outro, não receberam nem os primeiros rudimentos da catequese cristã.
Mas Jesus é positivo, ele afirma que seus discípulos têm o coração aberto e por isso vêem, ouvem e entendem o que ele fala. “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem.” Afinal, os discípulos entregaram suas vidas a Jesus e ao seu seguimento, e receberam dele boa formação sobre os mistérios transcendentes e sobre as coisas da fé. Agora os discípulos estão preparados para receber um alimento mais sólido
Certa vez, um sacerdote foi chamado para visitar um acidentado que estava desenganado pelos médicos. O padre veio, atendeu-o em confissão e deu-lhe o sacramento da unção dos enfermos e finalmente a Eucaristia.
Terminada a oração, o doente pediu para cantar. Ele disse a todos os que estavam presentes: “Gente, vamos cantar, glorificando a Deus!” E ele mesmo iniciou um canto.
Aí está um exemplo de como a unção dos doentes, unida à confissão e à Eucaristia, transforma as pessoas. A graça de Deus vem a nós de muitas formas. O que nos falta, muitas vezes, é a abertura a essa graça.
Maria Santíssima tem sido, através de seus santuários pelo mundo, uma grande porta de entrada para o Reino de Deus e para aos mistérios da fé. Junto dela, aprendemos o seu jeito de amar a Jesus, o seu jeito de amar a Igreja. Santa Maria, rogai por nós!
A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.





DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


O que é Fadiga?

Sinônimos: Cansaço; desgaste; exaustão; letargia
Fadiga é uma sensação de desgaste, cansaço ou falta de energia.

Considerações


A fadiga é diferente da sonolência. De modo geral, sonolência é sentir necessidade de dormir. A fadiga é uma falta de energia e motivação. Sonolência e apatia (sentimento de não se importar com o que acontece) podem ser sintomas concomitantes com a fadiga.
A fadiga pode ser uma resposta normal e importante a esforço físico, tensão emocional, tédio ou falta de sono. Entretanto, ela também pode ser sinal de uma doença mental ou física mais grave. Quando a fadiga não melhora com sono suficiente, boa nutrição ou um ambiente pouco estressante, ela deve ser avaliada por um médico. A fadiga é um sintoma comum e geralmente não se deve a uma doença grave.
O padrão da fadiga pode ajudar o médico a determinar sua causa. Por exemplo, se você acorda descansado pela manhã, mas rapidamente desenvolve fadiga com as atividades, você pode ter uma doença como hipotireoidismo. Por outro lado, se você acorda com um baixo nível de energia e tem fadiga durante o dia todo, você pode estar deprimido.

Causas


Existem muitas causas possíveis para a fadiga, como:

Anemia (incluindo anemia por carência de ferro)
Depressão ou tristeza
Medicamentos sedativos ou antidepressivos
Dor persistente
Distúrbios do sono como insônia, apneia obstrutiva do sono ou narcolepsia
Hipotireoidismo ou hipertireoidismo
Uso de álcool ou drogas como cocaína ou narcóticos, principalmente com o uso regular
A fadiga também pode ocorrer nas seguintes doenças:

Doença de Addison
Anorexia ou outros distúrbios alimentares
Artrite, incluindo artrite reumatoide juvenil
Doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico
Câncer
Insuficiência cardíaca congestiva
Diabetes
Fibromialgia
Infecção, especialmente se for de recuperação ou tratamento lentos, como endocardite bacteriana (infecção dos músculos ou válvulas do coração), infecções parasitárias, AIDStuberculose e mononucleose
Doença renal
Doença hepática
Desnutrição
Certos medicamentos também podem causar sonolência ou fadiga, incluindo anti-histamínicos para alergias, medicamentos para pressão arterial, comprimidos para dormir, esteroides e diuréticos. A

Síndrome da fadiga crônica (SFC) é uma doença que começa com sintomas similares aos da gripe e dura 6 meses ou mais. Ela é diagnosticada depois que todas as demais causas são descartadas. A maioria das pessoas com SFC não melhora muito com o repouso.

                                                         



MOMENTO DE REFLEXÃO


Segui teus passos, mas nem sei porque, vi ás marcas de sandálias na areia, eram passos firmes e determinados, mas deixavam uma marca leve,
que por incrível que pareça, não desapareciam com as ondas e as marés.
 Segui teus passos e por onde fui andando, vi espantado notícias e rumores da Tua presença.
Ali um cego que voltou enxergar, acolá, um paralítico que já podia andar,
mais adiante, uma multidão falava seu nome com amor, não esqueceram seu recado,  sua mensagem ficou para sempre.
 Segui teus passos, e nem sabia porque, apenas caminhava examinando as suas impressões, não aquelas deixadas na areia,  mas aquelas que ficaram gravadas em cada ser humano sofrido, nas crianças que abraçou,
nos idosos que afagou, nos miseráveis que receberam peixe e pão, nas sementes que deixaste ao longo do caminho, e nas flores de todas as cores e perfumes, que brotavam pelo jardim que criaste.
Segui teus passos e nem sabia quem eras, até que me deparei com um madeiro, uma cruz envergonhada, apodrecida, onde felizmente Tu já não estavas, ajoelhei-me e chorei, tomado por forte emoção, chorando vi a tua Luz, e na Tua Luz a paz, e na paz, o amor, e tomado pelo amor, relembrei todos os rostos que vi pelo caminho, e em cada rosto vi a Tua face estampada, porque és majestoso na simplicidade,
Divino no falar. Eterno no tocar, porque és a própria Vida, eterno em glória e Luz para sempre habite em mim, Senhor Jesus.



(Paulo Roberto Gaefke)

Nenhum comentário:

Postar um comentário