Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 19/06/2014



Quinta-feira, 19 de junho de 2014.
Dia de Corpus Christi


"Rico, não. Eu sou um homem pobre com dinheiro, o que não é a mesma coisa". (Gabriel García Marquez)


EVANGELHO DE HOJE
Jo 6,51-58

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Corpus Christi: A Festa da Eucaristia
Hoje se celebra a Solenidade do Corpo de Cristo (Corpus Christi). Para muitos é apenas um feriadão. Mas para nós, católicos, hoje é o dia de comemorar a entrega daquilo que Jesus tinha de mais humano, sua carne e seu sangue, que foram dados a nós.
É no dia de hoje que em muitas cidades do Brasil e da Europa se tem o costume de fazer um extenso tapete artesanal nas ruas por onde vai passar o Corpo de Cristo. Este tapete é uma verdadeira obra de arte, feita de pétalas de flores, folhas, ramos de plantas, pinturas, borra de café, farinha, tampinhas de garrafa, dizeres... tudo em agradecimento a entrega total de Jesus a nosso favor.
O site "Portal da Família" traz uma página que conta a história do Corpus Christi na Europa desde o século XIII, a chegada dessa festa ao Brasil e como ela é comemorada atualmente, no Vaticano.
Mas por que existir um dia especial para comemorar o Corpo de Cristo? Diz a história que no século XIII, uma jovem órfã chamada Juliana, nascida na Bélgica, era freira na Abadia de Mont Cornillon. Ela era apaixonada pelo sacramento da Eucaristia. Certa noite ela teve uma visão na qual a igreja era representada por uma lua cheia com uma mancha negra, que representava a ausência de uma festa para celebrar o Sacramento dos Sacramentos: a Eucaristia. Ela foi falar dessa visão para o bispo da sua diocese e para os doutores da época. Um desses doutores tornou-se, posteriormente, o papa Urbano IV. E foi ele quem instituiu a festa para comemorar o Corpo de Cristo. A jovem Juliana foi beatificada e tornou-se a Santa Juliana de Mont Cornillon.
No Evangelho de hoje Jesus diz: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." Eis a receita para quem quer se eternizar: se alimentar de Jesus. Quando recebemos a comunhão na missa, temos Jesus circulando em todo o nosso corpo... Somos parte dEle, e Ele se faz completamente em nós! Ou seja, por alguns momentos, somos um corpo só com Jesus e com toda a comunidade que comungou junto conosco! É nossa missão permanecer assim por toda a nossa vida... Que sejamos um com Jesus e com os nossos irmãos... É isso o que Jesus mais quer.

jailsonfisio@hotmail.com





MUNDO ANIMAL


Guia de raças - O Pastor Alemão além do personagem Rin-Tin-Tin



O Pastor Alemão é um dos cães mais utilizados pelos policiais e militares no mundo, recentemente a raça foi considerada a mais bem sucedida em seus severos treinamentos. Muitos temem seu temperamento por conta da força e potência desses cães, mas o que poucas pessoas sabem é eles são muito leais, fiéis e obedientes; por isso, se bem treinados, usarão a força apenas quando seu dono ordenar. A veterinária Camila Gregorutti esclarece algumas dúvidas e conta detalhes desta raça tão cultuada e adorada no mundo inteiro.

Origem da raça:
Também conhecida como 'Lobo da Alsácia', a raça tem origem na Alemanha e é uma das mais estudadas e numerosas do mundo. Seu primeiro exemplar foi registrado no início do século 20 e logo foi atribuído a tarefas: na primeira guerra mundial os pastores alemães eram utilizados como mensageiros e carregadores pelo exército da Alemanha. Com o final da guerra os outros exércitos acabaram levando alguns cães para seus países.
Raças similares:

Raças como Pastor Australiano, Bearded Collie e Pastor Belga.

Aparência:

Possui o quadril e as patas traseiras mais baixos que as dianteiras e a cauda fica pendente para baixo e possui pelagem longa. Seu peitoral é bem desenvolvido e sua cabeça apresenta focinho pontudo e orelhas médias e eretas. Seus olhos são castanhos amendoados e arredondados e sua boca apresenta o contorno negro.

Pelos:

Seu pelo na maioria das vezes é castanho com uma belíssima capa preta, mas também pode variar entre preto, marrom e branco. Possui subpelo denso e duro e deve ser escovado duas vezes por semana. Em 2002 cães de pelagem branca foram reconhecidos e com isso criara a raça Pastor Branco Suíço.

Tamanho:

Seu tamanho pode se classificar entre porte médio ou grande. A altura do macho está entre 60 e 66 cm e da fêmea entre 55 e 60 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).


Peso:

O peso médio do macho ou fêmea pode variar entre 35 e 43 kg.

Expectativa de vida:

Um Pastor Alemão pode viver entre 10 e 12 anos.

Problemas de saúde:

Por ser uma raça muito famosa, muitas pessoas gananciosas resolveram criar a raça para vendê-la. Com cruzamentos consanguíneos e sem uma triagem de problemas de saúde, muitos animais nasceram com problemas e assim perpetuaram doenças crônicas, como: displasia coxofemural (problemas articulares no fêmur), artrite, artrose, discopatia (um problema no disco intervertebral na coluna) e mielopatia degenerativa (uma doença que pode levar o cão a paralisia total de movimentos).

Comportamento:

A raça está entre as três raças mais inteligentes do mundo, por isso gosta de aprender truques, mostrar trabalho e devoção ao seu dono. Se habituado para tal, o Pastor Alemão possuirá um ótimo relacionamento com outros cães e até mesmo com outros animais.

Atividades:

Como todo cão, o Pastor Alemão precisa de passeios diários para sentirem novos cheiros e marcarem seu território. Os cães desta raça, em especial, gostam de longos exercícios e treinamentos; brincadeiras com desafios físicos e mentais também fazem parte das suas atividades mais prazerosas. Gostam de ficar em contato com sua família e não é sadio deixá-lo isolado em canis sem o contato com pessoas.

Ambiente:

O Pastor Alemão precisa de espaço para correr e se exercitar. Locais com piso áspero ou gramado são ideais, já que pisos lisos e escorregadios podem acarretar em problemas nas articulações de suas patas.

Em que estação vive melhor?

Toleram bem o frio intenso e qualquer outro clima desde que seja ameno. Em dias mais quentes um local com abrigo, sombra e água fresca com cubos de gelo são medidas mais que suficientes para mantê-lo confortável.

Curiosidades da raça:

Os cães mais famosos do mundo são da raça Pastor Alemão. O Rin-Tin-Tin foi um cão extremamente conhecido nos anos 20 e 30 devido as séries e filmes lançados na época. De 1994 a 2004 foi gravada uma série chamada Inspector Rex, onde Rex é um Pastor Alemão policial que ajuda a desvendar crimes. Fora das telas, uma cadela da raça é muito conhecida: Blondi, fiel escudeira de Aldolf Hitler.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Um jovem e bem sucedido executivo dirigia por sua vizinhança, correndo um pouco demais na sua nova Ferrari.
De repente um tijolo espatifou-se na porta lateral da Ferrari!
Freou bruscamente e deu ré até o lugar de onde teria vindo o tijolo.
Saltou do carro e pegou bruscamente uma criança empurrando-a contra um veículo estacionado e gritou:
- Por que isso? Quem é você? Que besteira você pensa que está fazendo?
Este é um carro novo e caro. Aquele tijolo que você jogou vai me custar
muito dinheiro. Por que você fez isto?
- Por favor senhor me desculpe, eu não sabia mais o que fazer!
Implorou o pequeno menino.
- Ninguém estava disposto a parar e me atender neste local.
Lágrimas corriam do rosto do garoto, enquanto apontava na direção dos carros estacionados.
- É meu irmão. Ele desceu sem freio e caiu de sua cadeira de rodas e não consigo levantá-lo.
Soluçando, o menino perguntou ao executivo:
- O senhor poderia me ajudar a recolocá-lo em sua cadeira de rodas? Ele está machucado e é muito pesado para mim.
Movido internamente muito além das palavras, o jovem motorista engolindo "um nó imenso" dirigiu-se ao jovenzinho, colocando-o em sua cadeira de rodas. Tirou seu lenço, limpou as feridas e arranhões, verificando se tudo estava bem.
- Obrigado e que Deus possa abençoá-lo - a grata criança disse a ele.
O homem então viu o menino se distanciar... empurrando o irmão em direção à casa.
Foi um longo caminho de volta para a Ferrari... um longo e lento caminho de volta.
Ele nunca consertou a porta amassada. Deixou amassada para lembrá-lo de não ir tão rápido pela vida, que alguém tivesse que atirar um tijolo para obter a sua atenção...
Deus sussurra em nossas almas e fala aos nossos corações.
Algumas vezes, quando nós não temos tempo de ouvir,

Ele tem de jogar um tijolo em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário