Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 14/06/2014


Sábado, 14 de junho de 2014.


“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.” (Augusto dos Anjos)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,33-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Eu vos digo: não jureis de modo algum.
Neste Evangelho, Jesus nos pede para dizer sempre a verdade, e para honrarmos a palavra dada, de modo a nunca precisar jurar para provar o que falamos.
Fazer juramento é invocar a Deus como testemunha do que afirmamos. É invocar a veracidade divina como garantia da nossa própria veracidade.
O segundo mandamento nos proíbe o juramento falso. Mas Jesus vai mais longe: “Não jureis de modo algum”. Isso por respeito ao nome de Deus.
“Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno.” As palavras de Jesus eram sempre verdadeiras, e ele cumpria os compromissos assumidos. Cabe a nós fazermos o mesmo, pois Jesus é o nosso “caminho, verdade e vida.”
“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Um pouquinho na frente, Jesus fala: “O diabo não se manteve na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala o que é próprio dele, pois ele é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).
“A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas, porque suas obras eram más... Já aquele que age conforme a verdade, se aproxima da luz” (Jo 3,19-21). De fato, a sociedade, mergulhada no pecado, não consegue conviver com a verdade.
“Dizem os ímpios, em seus falsos raciocínios: ‘Armemos ciladas contra o justo, porque sua presença nos incomoda. Sua vida tornou-se uma censura para nós, e só o vê-lo já nos é insuportável. Sua vida é muito diferente da nossa, e somos comparados por ele à moeda falsa (Sb 2,1.12-19).
Durante o processo de condenação de Jesus, a certa altura Pilatos lhe perguntou: “Você é rei?” Jesus respondeu: “Sim, sou rei. Eu nasci para dar testemunho da verdade. Todo aquele que está com a verdade ouve a minha voz”. Então, Pilatos perguntou: “Que é a verdade?” (Jo 18,37-38). Ele perguntou, mas logo mudou de assunto, sem esperar a resposta de Jesus, porque Pilatos também tinha medo da verdade. Naquele tempo, muitos pensavam que a verdade é relativa; o que é verdade para um, pode não ser para outro. Por exemplo, a respeito de religião, cada um tem a “sua verdade”. Mas isso é falso. A verdade é uma só. Ela tem uma força incrível, e se impõe por si mesma. A verdade vence. Apesar disso, continuamos mentindo. Mente-se nos negócios, no trabalho, até dentro de casa.
Jesus chamou os fariseus de “sepulcros caiados”. Isso significa que eles eram mentirosos, porque o sepulcro caiado dá uma aparência bonita por fora, mas por dentro é só podridão e mau cheiro. Chamou-os também de “raça de víboras”. A serpente venenosa engana a presa, a fim de abocanhá-la.
“O Espírito da verdade vos conduzirá à verdade plena” (Jo 16,13).
A droga é a mentira mais disfarçada que existe. Mentira química. Ela produz um efeito bom na hora, mas é falso; logo aparece o seu efeito verdadeiro, que é bem contrário, é veneno que mata, mata à prestação. Se existe um lugar onde a verdade não tem vez é o mundo das drogas.
Existe aquele provérbio: Mentira tem perna curta. E Jesus falou: “Não há nada escondido que não seja revelado”. Quem vai dizer a última palavra é a verdade, pois Deus, que é a Verdade, governa o mundo.
Havia, certa vez, uma casa que tinha um quarto chamado quarto dos espelhos. As suas paredes eram todas revestidas de espelhos, do piso até o teto. As crianças gostavam de levar cães para esse quarto. Alguns abanavam o rabo e até brincavam com o colega do outro lado. Mas a maioria, ao ver cães dos quatro lados, ficavam bravos. Os “colegas” também ficavam, pronto. O animal acabava batendo o focinho nos espelhos.
Quem vive na verdade não tem medo de olhar de frente para si mesmo. Essas pessoas gostam do silêncio e da contemplação, porque assim podem interiorizar-se. A alma transparente manifesta-se em um olhar tranqüilo, um rosto sereno e um sorriso aberto, irradiando paz e felicidade.
Maria Santíssima era totalmente sim. Peçamos a ela que nos ajude a amar a verdade e sempre honrar a nossa palavra dada. Maria do sim, rogai por nós!
Eu vos digo: não jureis de modo algum.






CASA, LAR E FAMÍLIA


Como Limpar o sofá


Cada tipo de sofá e revestimento exige a aplicação de um produto de limpeza adequado com o tipo do revestimento.

1. Bicarbonato De Sódio e Limpeza à Seco:

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em cima das manchas. Depois permita que o bicarbonato de sódio fique por um tempo mínimo de 15 (quinze) minutos para que ele absorva os odores e derrames que se encontram sob o estofado.
Depois de passado o tempo, basta aspirar o bicarbonato com um aspirador de pó ou outro acessório que exerça essa função nos estofados.

2. Solução Composta Pela Mistura De 01 (Uma) Colher De Detergente Neutro Com 01 (Um) Litro De Água Morna

A solução deve ser agitada de maneira que forme espuma abundante, depois disso, coloque a espuma sobre a mancha e esfregue o local com o uso de escovas que possuam cerdas macias. Depois disso, basta retirar o excesso de água com um pano seco ou com uma toalha de papel.

3. Solução Composta De 01 (Uma) Colher De Vinagre Com 01 (Um) Litro De Água Morna – Solução Para Avivar a Cor

Passe a solução por todo o revestimento do sofá com um pano limpo e depois permita que o estofado seque de maneira normal. Caso você queira acelerar o processo, pode fazer uso de um secador de cabelos na temperatura mais baixa.

Entre Os Produtos Que Podem Ser Usados Estão:
Álcool – remove manchas de tinta de caneta, chocolate e batom;
Água Tônica – remove manchas de café;
Vinagre – faz a limpeza de todos os tipos de estofado e ajuda a reavivar a cor do tecido;
Talco de Bebê – remove manchas de gordura.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Eu poderia suportar todos os males que a vida me impusesse, menos uma coisa: a cegueira. Isso jamais eu poderia aguentar.
Estas foram palavras do famoso novelista e dramaturgo americano, Booth Tarkington, vencedor do premio Pulitzer.
Cada um de nós poderia então questionar: dos males, das provas da vida, qual seria aquela ou aquelas que não suportaríamos?
Todos temos limites e medos o certo. Então, até quando, ou, até o que podemos, cada um de nós, suportar?
O Sr Tarkington viveu uma experiência muito especial neste sentido.
Um dia, quando já estava com seus sessenta e poucos anos, olhou o tapete que cobria o assoalho.
As cores estavam confusas, opacas. Não podia distinguir o desenho.
Foi a um especialista. Soube então da trágica verdade: estava perdendo a vista. Um olho já estava quase inutilizado; o outro seguia o mesmo caminho.
Acontecera-lhe o que ele mais temia.
E como foi que Tarkington reagiu diante do pior dos desastres? Será que pensou: Aí está! Eis o fim de minha vida...
Não, absolutamente. Para sua própria surpresa, sentiu-se quase alegre. Lançou mão até mesmo do seu senso de humor.
Pequenas manchas flutuantes perturbavam-lhe a visão, passavam-lhe pelos olhos e impediam-no de ver.
Contudo, quando a maior delas passava pelos olhos, costumava dizer:Olá! Lá está o vovô de novo! Para onde será que vai nesta bela manhã?
De que modo poderia o destino dominar tal Espírito? A resposta é: não poderia de maneira nenhuma.
Quando a cegueira total o envolveu, ele comentou: Verifiquei que podia suportar a perda de meus olhos exatamente como o homem pode suportar qualquer outra coisa.
Se perdesse todos os meus cinco sentidos, sei que poderia viver dentro da minha mente, pois é através do cérebro que vemos, e é nele que também vivemos, quer saibamos disso ou não.
Na esperança de recuperar a vista, submeteu-se, nos anos seguintes, a mais de doze operações, delicadas, incômodas.
Revoltou-se, por acaso, contra isso? Não. Sabia que isso precisava ser feito. Compreendia que não lhe era possível escapar de tal contingência. Aceitava tudo com extrema dignidade.
Recusou o quarto particular que lhe reservaram no hospital e foi para uma enfermaria comum, onde pudesse estar em companhia de outras pessoas que também sofriam reveses.
Quando teve que se submeter às repetidas operações, procurava se lembrar do quanto era afortunado: é maravilhoso! é maravilhoso ver-se como a ciência pode agora realizar operações numa coisa tão delicada quanto os olhos humanos!
Muitos outros, passando por tudo que ele passou, teriam se transformado em trapos humanos e desistido de tudo, porém, Tarkington mostrou que é possível, que é sempre possível suportar o inevitável.
Suportar o inevitável significa ter resignação, esta aceitação do coração ao que a vida nos impôe pelas leis naturais do Universo.
Sabendo que Deus é soberanamente justo e bom, e que Suas Leis são perfeitas, não há o que temer.
Os fardos que carregamos sempre são proporcionais ``a nossa capacidade de suportá-los.

Os fardos sempre nos fazem mais fortes, mais esclarecidos e maduros, quando suportados com resignação e coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário