Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 02/06/2014



Segunda-feira, 02 de junho de 2014.


Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha!


EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,29-33


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora — e já chegou — em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. José Luís Queimado, CSsR 


Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Este último diálogo entre Jesus e os discípulos nos dá um banho de esperanças no seguimento do Caminho. Os seguidores de Jesus já começavam a entender que o Projeto do Mestre era desafiador, mas que valia a pena ser colocado em prática. Ele se despede dolorosamente de seus queridos apóstolos, mas os consola prometendo que enviaria o seu Espírito, o Consolador.
No mundo, encontramos milhares de dificuldades, todos os dias. É como se nós tivéssemos que dar crédito à frase: “Matar um leão por dia”. Não devemos negar os obstáculos com os quais nos deparamos, porém temos de ser corajosos, o suficiente, para vencê-los.
Como já dissemos em outra reflexão, ser cristão é fácil, quando não há perseguições, calúnias e mortes. O árduo, de verdade, é ser cristão apesar de todas as fúrias que investem contra nós!
É também fácil ser cristão quando não nos preocupamos com as realidades que estão ao nosso redor; quando nos fechamos em nossas comunidades separatistas ou quando não fazemos mais nada a não ser ir à missa e rezar o terço! Ser cristão é denunciar o que sobrevive à custa de vidas alheias; é enfrentar as estruturas de injustiça e desigualdade em nossa região ou bairro; é cuidar para que não sejamos responsáveis por um mau governo de nossa cidade, estado ou país.
Jesus venceu o mundo, ou seja, foi capaz de viver nesta realidade terrena e dar um sentido novo às dificuldades que se apresentaram em sua vida. Ele não quer que nós pensemos que o mundo é feito de coisas ruins e de impurezas. Se nós cremos num Criador Perfeito, a obra não pode ser considerada tão desagradável assim!

(jlqueimado@ig.com.br)




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


A ilusão de ser pago pelo que sabe e não pelo que faz
Escrito por Luiz Marins​


Orestes acha-se merecedor de promoções e aumentos por causa dos diplomas, certificados, cursos e experiência acumulada que diz possuir. O problema é que Orestes não cumpre suas metas; não aparece com nenhuma idéia nova; não participa dos programas de qualidade; não ajuda os colegas e não gosta de atender clientes.
Há pessoas que têm a expectativa de receber pelo que sabem e não pelo que fazem. Esta é uma grande ilusão. Quando um diploma, certificado, curso ou experiência estão numa pessoa que produz mais e melhor, aí sim, o aumento ou a promoção poderão ocorrer. Não basta saber. No mundo competitivo em que vivemos, com muitos concorrentes, qualidade semelhante e preços similares, é preciso mostrar resultados e não só conhecimento teórico. Não basta saber. É preciso fazer!
Como professor, é claro que dou enorme valor ao conhecimento. Mas é preciso não ter a ilusão de querer ser pago pelo que você sabe e não pelos resultados que você produz. Quantos “gênios” você conhece que não conseguem sustentar uma família ou mesmo a si próprios?
São pessoas amargas, críticas, chamam a todos de ignorantes, mas não saem do buraco, muitas vezes cavado com a arrogância de seu enorme saber. Ganhar pelo que se sabe não é realidade nem nas universidades ou centros de pesquisa. Se você não publicar artigos científicos, livros, formar pessoas, desenvolver alguma pesquisa de valor, não será reconhecido. Até onde o conhecimento é a matéria-prima, se espera que você produza alguma coisa.
Sei que muitos leitores criticarão este texto. Mas a verdade, nua e crua, é que conhecimento sem ação, sem resultados, não tem valor para a sociedade. Orestes não sabe disso e, se sabe, não quer enxergar.


Você conhece o Orestes?


Você acredita que alguém pagará mais a você pela sua experiência acumulada e anos de trabalho, sem se preocupar mais em produzir, participar, dar resultados? Cuidado!
Você tem o costume de chamar outras pessoas de ignorantes? Cuidado!
Você se irrita ao ver pessoas que não têm a sua formação escolar ganhando mais do que você? Cuidado!
Você sabe e faz ou só sabe? Se você só sabe e não faz, cuidado!
Pense nisso. Sucesso!




MOMENTO DE REFLEXÃO


Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que nós temos um nível de exigência absurdo em relação à vida; queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia em nossas vidas.
Um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping).
Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
Será que nada dá errado para eles?
Dá aos montes.
Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença. O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los!
São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato. Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel.
E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser resolvidos  assim, rapidinho.   Basta um telefonema,  um  e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato. Eu ando deixando de graça...
Para ser sincero, vinte e quatro horas tem sido pouco para tudo o que eu tenho que fazer, então não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso “a porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado. Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta ao lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...


EXPERIMENTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário