Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 01/06/2014



Domingo, 01 de junho de 2014.
Ascensão do Senhor


“Nunca queira ser um rei, seja apenas o amigo dele.”


EVANGELHO DE HOJE
Mt 28,16-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Os onze discípulos foram para a Galiléia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse:
- Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Hoje nós celebramos, com alegria, a solenidade da Santíssima Trindade. Com ela termina o Tempo Pascal e começa o Tempo Comum. Na Páscoa, a luz venceu as trevas, a paz venceu a violência, o bem venceu o mal, a verdade venceu a mentira, o amor venceu o ódio e a vida venceu a morte. No Tempo Comum, a nossa missão é ser portadores da Luz, levando-a ao mundo, mesmo sabendo que as trevas perseguem a luz.
O Evangelho narra as últimas palavras de Jesus aos discípulos, antes de subir para o céu: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos”. A nossa missão é continuar o trabalho de Jesus na terra. “Irmãos, tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus... Ele despojou-se, assumindo a forma de escravo...” (Fl 2,5.7). Tudo isso para nos salvar.
“Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” É em nome de SS. Trindade que fomos batizados. Ela é o maior mistério que temos. Deus não é uma pessoa só, mas é uma família: O Pai, o Filho e o Espírito Santo; família ligada pelo amor, não pela uniformidade. É um mistério de inclusão. Na Trindade não há exclusões. Isso transparece na natureza criada por Deus, na relação de uma obra com a outra, que nós chamamos de ecossistema. Tudo tem valor, tudo tem sentido, unidade na diversidade. Transparece especialmente na pessoa humana, imagem de Deus. A nossa missão é recuperar esse plano de Deus em nós e na criação.
Havia, certa vez, um casal de namorados que se amava loucamente. Só que ele tinha um probleminha: chulé. Quando tirava os sapatos, ninguém aguentava ficar perto. Por isso, antes de se encontrar com ela, lavava os pés com soda cáustica. Ela, por sua vez, tinha também um probleminha: mau hálito. Quando respirava no quarto, até as baratas caíam das paredes. Antes de se encontrar com ele, ela escovava os dentes com creolina e tomava meio vidro de perfume. Assim, conseguiram levar o namoro.
Casaram-se e foram para a lua de mel. No outro dia cedo, ele acordou e logo se lembrou do problema. Sentiu que as meias não estavam nos seus pés. Virou-se para ela e perguntou: “Bem, você viu minhas meias?” Ela acordou e disse, bem na direção do nariz dele: “O quê?” Ele disse na hora: “Você engoliu minhas meias!”
É isso que dá não ter diálogo aberto no namoro. O namoro deve caminhar para a vida em família, a qual é uma imagem da SS. Trindade, até nos nomes: pai, filho e a mãe que une todos no amor, e por isso representa o Espírito Santo.
Que Maria Santíssima, a Filha de Deus Pai, a Mãe de Deus Filho e a esposa de Deus Espírito Santo, nos ajude a amar mais a Deus e a imitar, em nossos relacionamentos com as pessoas, a SS. Trindade.
Batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.



VÍDEO DA SEMANA

Jesus esta sempre ao Seu lado






MOMENTO DE REFLEXÃO


O anfiteatro estava lotado, a platéia com impaciência aguardava para escutar a palavra daquele grande conferencista que percorria Brasil e exterior  com seu verbo fácil, empolgando pessoas e oferecendo campo para a motivação de grandes empresas.
Suas palestras eram muito concorridas e, não raro, muita gente havia sido beneficiada pelo seu magnífico conhecimento. Gente, aliás, de todo o mundo: Paris, Estocolomo, Rio de Janeiro, Oslo...
Era um homem universal...
O mestre de cerimônias, enfim, anunciou sua presença,  e quando ele  adentrou o recinto, a platéia não pôde sufocar um “OOOHHHH”!
O grande conferencista se apresentava para aquele anfiteatro ávido para escutar suas palavras envolventes, trajado de camisa regata, bermuda surfista e chinelo de dedo.
Definitivamente quebrara o protocolo.
Espanto geral, misto de decepção e surpresa.
Algumas pessoas coçavam a cabeça, outras se retiravam decepcionadas com as roupas por ele usadas.
Cochichos no salão. Alguns comentavam sobre seu atrevimento, outros diziam estar ele com o desconfiômetro desligado. Outro, ainda, perguntavam-se o que um orador de seu gabarito fazia no auditório trajado de surfista.
Com um sorriso maroto de quem havia alcançado seus objetivos, o grande palestrante saudou a platéia e iniciou sua fala:
Meus amigos, superemos três tendências que nos limitam a visão clara e objetiva dos fatos:
— 1º Quebremos paradigmas, óbvio que obedecendo sempre o bom senso, entretanto,  não podemos nos atar a modelos e deixar de  dar asas a nossa capacidade de criar, de fugir do convencional, de ousar na estrada da vida, de ter novas idéias. Felizes daqueles que sabem ousar, pois  da vida, de ter novas idéias, participam da vida sempre embalados por ideais e vontade de viver...
— 2º Vamos nos despir de todo e qualquer preconceito, pois eles nos colocam uma lente embaçada  impedindo-nos de enxergar com clareza as coisas. Quem cultiva idéias preconcebidas da vida,  do mundo e das pessoas,  não se abre às novas perspectivas, porquanto,  já esta com opinião formada e disposto a não mudar.
— 3º Lancemos nossos olhos além das aparências, quem deixou se impressionar  pela maneira como estou trajado, certamente observou apenas a superfície e perdeu a essência  de nosso bate papo desta noite. As aparências muitas vezes não correspondem com a realidade, portanto, procuremos sempre olhar “além do horizonte”.
Após hora e meia de apresentação, acenando para o público que o aplaudia em pé,  nosso grande conferencista se despediu e foi embora com sua camisa regata, bermuda surfista e chinelo de dedo.



Wellington Balbo - Bauru - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário