Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 06/06/2014



Sexta-feira, 06 de junho de 2014.


“Não há caminho novo. O que há de novo é o jeito de caminhar.”


EVANGELHO DE HOJE
Jo 21,15-19


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas.
Nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e todos os Evangelhos da semana nos falam da unidade. Neste, Jesus pergunta três vezes a Pedro se o amava. Pedro responde que sim.
A terceira resposta de Pedro não é apenas “sim”. Ele fica triste porque percebe que Jesus se refere à traição dele na casa de Anás, que também foi três vezes. Pedro fala com humildade: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!” Quer dizer: “Tu me conheces, sabes que sou pecador, mas sabes também que te amo sinceramente”. O amor a Deus é o principal requisito para ser líder na Igreja, em qualquer nível, desde o papa até a catequista. A Deus não interessa o nosso passado. Ele perdoa tudo e não se lembra mais. O que ele quer é o nosso amor hoje. Quem sabe, até os nossos pecados, ou melhor, o perdão de Deus, nos ajuda a amá-lo mais. “O amor cobre uma multidão de pecados” (1Pd 4,8).
A frase “apascenta meus cordeiros” é o chamado a Pedro para ser Papa, pois, no rebanho, o cordeiro é tido como o chefe das ovelhas, porque estas seguem o cordeiro. Na comparação de Jesus, as ovelhas somos nós, os cordeiros são os nossos chefes: os coordenadores das Comunidades, os líderes pastorais, os padres e bispos. Jesus mandou Pedro, além de apascentar as ovelhas, apascentar esses chefes, isto é, ser o chefe dos chefes do Povo de deus. Em outras palavras, ser o Papa, o coordenador da Igreja inteira.
Nós obedecemos ao Papa, porque ele é o sucessor de Pedro. E obedecemos ao nosso bispo, ao nosso pároco e ao nosso coordenador ou coordenadora da Comunidade, porque são representantes legítimos da autoridade superior a cada um deles. Na Igreja, a autoridade, que é serviço, é o centro de unidade. Não é porque os nossos chefes são santos que nós lhes obedecemos. Somos todos pecadores, nós e eles, como Pedro também era. A razão da nossa obediência está na missão que receberam de ser representantes de Cristo. Portanto, o respeito que lhes dedicamos é o mesmo que dedicamos a Cristo.
Permanecer unido a S. Pedro é necessário, porque só ele tem a chave da porta do céu. O que adianta buscar água numa fonte sêca? O que adianta seguirmos uma religião fundada por alguém como nós, isto é, que não conhece a outra vida? Estaríamos correndo o risco de, após a nossa morte, encontrar a porta do céu fechada! “O que ligares na terra será ligado no céu. O q desligares na terra será desligado no céu” (Mt 16,19).
“Quando eras jovem, tu te cingias... Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus”. Pedro viverá tão unido ao próximo, que irá colaborar até com o algoz, na hora do seu martírio.
Certa vez, um urubu estava em cima de uma árvore, com um pedaço de queijo no bico. Passou uma raposa embaixo, viu aquele queijo e quis comê-lo. Então ela disse ao urubu: “Que pássaro magnífico é você! Que cores maravilhosas você tem! Nunca vi uma ave tão linda. Será que sua voz é também bonita? Se for, deverá ser proclamado o rei dos pássaros”. Ao ouvir esses elogios, o urubu ficou todo orgulhoso. Abriu o bico e começou a dar os seus feios grunhidos. Com isso, o queijo caiu no chão e a raposa o devorou.
Nós também podemos ser enganados, das maneiras menos esperadas, e abandonar a Igreja que Jesus fundou. Que não acreditemos em quaisquer palavras, porque nem tudo o que brilha é ouro.
Vamos pedir a Maria Santíssima, a Mãe de Cristo e da Igreja, que nos ajude a amar muito a Jesus e a amar muito a sua e nossa Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. E que na Igreja, estejamos unidos aos nossos líderes, a fim de não cairmos nas armadilhas do mundo.
Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas.



DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a um​a​ receita médica, são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


O que é Cãibras musculares?


Sinônimos: Cãibras - musculares
As cãibras musculares são movimentos involuntários e frequentemente dolorosos (contrações) dos músculos.
Os grupos de músculos envolvidos com mais frequência são:

Parte posterior da parte inferior da perna/panturrilha (gastrocnêmio)
Parte posterior da coxa (isquiotibiais)
Parte frontal da coxa (quadríceps)
Cãibras nos pés, mãos, braços, abdome e ao longo da caixa torácica são também bem comuns.

Considerações
As cãibras musculares são comuns e podem ser interrompidas com o alongamento dos músculos. O músculo com cãibras pode ficar rígido ou protuberante.

Os espasmos musculares possuem diferenças em relação às contrações espasmódicas musculares, que serão vistas em um artigo separado.

Causas
As cãibras musculares geralmente ocorrem quando um músculo é sobrecarregado ou lesionado. Fazer exercicios físicos sem tomar líquidos (desidratado) ou quando se tem níveis baixos de minerais como o potássio ou cálcio, também pode deixá-lo mais suscetível a um espasmo muscular.

As cãibras musculares podem ocorrer ao jogar tênis ou golfe, jogar boliche, praticar natação ou qualquer outro exercício.

Os espasmos musculares podem também ser provocados pelas seguintes condições:

Alcoolismo
Hipotireoidismo
Insuficiência renal
Medicamentos
Problemas metabólicos
Gravidez

Cuidados
Ao primeiro sinal de espasmo muscular, interrompa a atividade e tente alongar e massagear o músculo afetado. O calor relaxará o músculo quando o espasmo iniciar, mas gelo pode ser útil após o primeiro espasmo e quando a dor aumentar.

Se o músculo ainda estiver dolorido, anti-inflamatórios não-esteroides podem ajudar a aliviar a dor. Se as cãibras musculares forem graves, seu médico poderá prescrever medicamentos antiespasmódicos.

A causa mais comum de cãibras musculares durante a atividade esportiva é a desidratação. Em geral, beber água alivia as cãibras. Entretanto, somente água nem sempre ajuda. Comprimidos de sais ou bebidas esportivas, que também repõem os minerais perdidos, podem ser úteis.

Outras dicas para aliviar as cãibras musculares:

Mude sua atividade física de forma a ficar dentro de suas capacidades.
Beba muito líquido ao se exercitar e aumente a ingestão de potássio (suco de laranja e banana são grandes fontes de potássio)
Alongue para melhorar a flexibilidade.



MOMENTO DE REFLEXÃO

Muitas vezes, na vida, vivenciamos situações em que a emoção é tamanha que nos faltam palavras para expressar nossos sentimentos.
Podemos considerar as lágrimas como as palavras de nossa alma.
Através delas, somos capazes de demonstrar incontáveis sentimentos.
As lágrimas, na maioria das situações, escorrem de nossos olhos sem que tenhamos controle sobre elas.
Em alguns momentos, elas contam histórias de dores, mas também têm na sua essência, algo de belo.
Quando elevamos o pensamento, sintonizando com a Espiritualidade maior, seja com nosso anjo protetor, com o amado amigo Jesus ou com Deus, sentimos os olhos marejados.
Observando a natureza, temos a oportunidade de presenciar alguns espetáculos que ela nos oferece.
Emocionamo-nos percebendo a grandeza e a perfeição Divina na presença de um pôr-do-sol, de uma queda d’água ou de um arco-íris.
Diante do nascimento de uma criança, somente as lágrimas são capazes de traduzir e qualificar a magnitude desse instante
Divino.
Quando estamos sensíveis, por vezes carentes de alguma manifestação de afeto, um simples aperto de mão ou um afago carregado de amor é suficiente para provocar nossas lágrimas.
Quando deixamos que o som de uma música elevada alcance nosso coração, somos capazes de chorar de emoção, pois sentimos a alma
tocada e acariciada por aquela doce e vibrante melodia.
Tanto a dor emocional quanto a dor física nos chegam sem pedir licença, ocupando espaço considerável em nossa alma e em nosso corpo.
Lágrimas são derramadas pela dor da partida de um ente querido, pela dor da ausência e da saudade, pela dor do erro cometido e do arrependimento.
Ao constatarmos a dor do próximo, lágrimas jorram de nossos olhos.
Deparamo-nos com tantas carências, tantas necessidades não atendidas, enfermidades, privações e abandono.
Cada lágrima derramada tem seu significado.
Seja ela vertida pela dor ou pela alegria, nos diz que somos seres movidos pela emoção, capazes de exteriorizar os nossos sentimentos.
Demonstra que nos sensibilizamos em momentos simples e efêmeros, indicando que estamos sintonizados com o que há de belo na vida.
E, quando as lágrimas derramadas forem de dor, façamos com que o motivo que nos comove seja também o mesmo motivo que nos move.
Que o movimento seja no sentido da modificação íntima.
Que seja impulso para olhar a vida sobre um novo ângulo, para trabalhar em nós mesmos a resignação, a paciência, a esperança, a fé e a confiança em Deus.


Augusto Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário