Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 26/06/2014



Quinta-feira, 26 de junho de 2014


“Há dois tipos de pessoas: as que têm medo de perder Deus e as que têm medo de O encontrar.” (Blaise Pascal)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,21-29

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.
Neste Evangelho, Jesus nos conta a bela parábola da casa construída sobre a rocha e da casa construída sobre a areia. A construção da casa é ouvir a Palavra de Deus, portanto a diferença não está aí, pois os dois ouviam a Palavra. O que faz a diferença – rocha e areia – é a prática ou não da Palavra. De fato, principalmente hoje com os meios de comunicação, todo mundo ouve a Palavra de Deus. No entanto, só uma minoria a segue.
A chuva, a enchente e a tempestade representam as dificuldades que enfrentamos na vida, que querem nos derrubar e impedir a nossa caminhada para Deus. Mas se a casa está construída sobre a rocha, isto é, se praticar a Palavra que ouvimos, “tiramos de letra” todos esses obstáculos.
A Palavra de Deus tem uma força própria, mas supõe a nossa colaboração, a nossa abertura a ela. Ela entra em nós pelos olhos ou ouvidos, mas não deve parar por aí e sim ir até a nossa inteligência para assimilá-la e aplicá-la na nossa vida, depois ir para o nosso coração, a fim de amá-la, e depois ela deve sair pelas nossas palavras, mãos, pés etc, transformando a nossa vida e nos fazendo agentes de transformação do mundo.
“Como a chuva e a neve que caem do céu para lá não voltam sem antes molhar a terra e fazê-la germinar e brotar, a fim de produzir semente para quem planta e alimento para quem come, assim também acontece com a minha palavra: Ela sai da minha boca e para mim não volta sem produzir seu resultado, sem fazer aquilo que planejei, sem cumprir com sucesso a sua missão” (Is 55,10-11). Essa é a força da Palavra de Deus. Mas quem a ouve é livre, por isso precisa colaborar, fazer a sua parte.
Jesus se refere àqueles que, no dia do juízo final, vão reclamar da sua condenação: “Senhor, senhor, não foi em teu nome que profetizamos?... Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal”. Essas palavras são uma forte advertência para nós, pois a nossa auto avaliação de santidade nem sempre coincide com a avaliação de Deus. No nosso julgamento final, o que vai valer é se praticamos ou não sua Palavra. Na parábola do fariseu e o publicano, o fariseu se julgava santo, no entanto não era.
E Deus nos fala: A minha Palavra “não é difícil para ti nem está fora do teu alcance” (Dt 30,11).
Nós praticamos a Palavra quando obedecemos os dez mandamentos da Lei de Deus e os cinco mandamentos da Igreja, que aprendemos no catecismo. Cumprindo também os nossos deveres de estado, na prática da justiça e da caridade.
Deus deseja transformar o mundo todo, usando a nós como seus instrumentos. O primeiro passo nosso é ouvir a sua Palavra e a por em prática.
A nossa vida é como aquela caminhada que o povo hebreu fez no deserto, do Egito até a terra prometida. Cada dia de manhã, eles desarmavam a sua tenda, punham nas costas e caminhavam mais um pouco. Isso dura a nossa vida toda, pois só no dia da nossa morte é que teremos chegado, ou não, à terra prometida, que é o céu. Sempre há algo a melhorar, a aprender e a caminhar. Vivendo e aprendendo, aprendendo e ensinando.
Havia, certa vez, um casal que morava na roça e não tinha filhos. Um dia, a esposa resolveu abandonar o marido e fugir com outro homem. Ele ficou muito abatido, mas levantou a cabeça. Como não tinha quem cozinhasse, deixou a roça e foi morar na cidade. Arrumou emprego e morava numa pensão. Os anos se passaram e ele nunca mais teve notícia da esposa. Um dia, ele viu na rua a sua esposa. Estava magra, acabadinha, mal vestida e triste. E o pior: carregava uma sacola e pedia esmolas. Ele foi seguindo-a, atrás, disfarçadamente, e a viu entrar num bar. Ele foi depressa e entrou pela outra porta, sem que ela o visse. Ela começou a pedir ajuda para todos os homens que estavam ali. Ele então aproximou-se dela por trás e lhe deu todo o dinheiro que tinha. E logo se escondeu atrás de uma coluna, para que ela não o reconhecesse. A mulher estranhou a generosidade, mas aceitou a ajuda e agradeceu com um “muito obrigado”, mesmo sem ver quem era. Ele procurou o dono do bar e lhe pediu que desse para aquela mulher duas refeições por dia, que ele pagava. Mas, enquanto ele fala isso, ela reconheceu a sua voz. Chorou de vergonha, mas o marido a acalmou, dizendo-lhe: “O que passou, passou. Vamos reiniciar a nossa vida a dois, conforme juramos no Altar.
Percebemos, neste casal, que ele construía a sua casa sobre a rocha, e ela, sobre a areia. Felizmente ele agiu como Deus, mesmo após uma traição, continua amando e protegendo a pessoa que ama.
Queremos ser como Maria Santíssima: olhar para Deus, abrir o braços e dizer: “Eis aqui o escravo, a escrava do Senhor. Faça de mim como o Senhor quiser”.
A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.




MUNDO ANIMAL

Guia de Raças: Conheça o lado doce e fiel do amável Rottweiler


O Rottweiler é um cão considerado agressivo e com características que o tornam um excelente cão de guarda. Mas na verdade ele é extremamente dócil e adora brincar com crianças e adultos. O problema é que, infelizmente, as pessoas o colocam desde pequeno para guardar sítios, casas e outros locais e isso acaba excluindo a socialização deste cão e o tornando agressivo com estranhos.
O processo de colocar o cão desde pequeno junto com outros animais e com pessoas de todas as idades é indispensável para se ter um Rottweiler com suas características reais e, acima de tudo, contente. Entenda melhor esta e outras curiosidades contadas pela veterinária Priscila Haluschko Manso.

Origem da raça:

Possui origem desconhecida, mas seu porte e focinho lembram muito as características de um Mastiff. Quase foi extinto no século 19, mas voltou no século 20 com força total, graças aos policiais alemães que decidiram utilizá-los como cães policiais. Na idade média era usado como cão pastor e hoje em dia é ótimo para participar de esportes como trakking e cão alerta.

Raças similares:

A raça mais similar é o Mastiff, mas quando recém nascido, o Rottweiler se parece muito com os pequeninos pinchers e yorkshires. Houve casos de canis ilegais que vendiam filhotes de vira-latas com misturas de Doberman, Yorkshire, Pincher ou Daschund como Rottweilers. Por isso deve-se comprar cães apenas em canis registrados e legais.

Características físicas principais:

Possui o corpo robusto, um peitoral definido, pescoço grosso e cabeça grande (alguns apresentam cabeças maiores). De porte grande, seu andar e trote é bonito e seguro. Possui expressão séria e olhos escuros, os cães com olhos claros ou com um olho de cada cor são considerados impuros. Sua boca possui lábios negros e sua mordida não pode ter a arcada inferior por cima da superior.

Pelos:

Extremamente brilhante, com um pouco de oleosidade (que serve como proteção, por isso banhos frequentes não são indicados), curto e liso. Apresenta apenas a cor negra com pontos nas extremidades (boca, patas, acima dos olhos) na cor marrom-avermelhado. Qualquer ponto branco na pelagem mostra que o cão não é puro.

Tamanho:

É um cão de porte grande. O macho pode medir entre 61 e 68 cm e a fêmea entre 56 e 63 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).

Peso:

O macho pesa entre 45 e 65kg e a fêmea entre 37 e 58 Kg.

Expectativa de vida:

Um Rottweiler vive entre 10 e 12 anos. Uma boa expectativa de vida devido ao seu porte grande e possíveis problemas de saúde.

Problemas de saúde:

A maioria dos Rottweilers apresentam displasia coxo-femural (desgaste da cartilagem entre a bacia e o fêmur), entropia das pálpebras (elas se voltam para dentro dos olhos e os cílios arranham a córnea do animal), problemas neurológicos e possíveis desvios temperamentais normalmente causados por criação agressiva ou isolamento.

Comportamento:

É um cão muito inteligente, extremamente fiel, dócil e brincalhão, o Rottweiler possui brincadeiras um pouco brutas devido ao seu tamanho e força. É considerado um cão muito amável e procura demonstrar o amor por seus donos de maneira doce e carinhosa, normalmente sentando no colo do dono (mesmo sendo enorme), pedidos de afago e fazendo gracinhas e truques ensinados.

Atividades:
Sua inteligência permite que o cão aprenda muitos truques e comandos. São extremamente diciplinados e gostam de obedecer os donos. Não devem ser adestrados com violência pois podem revidar as agressões, por isso o adestramento deve ser feito de maneira correta e amigável (pode ser feito depois de 15 dias da data da última vacina).
Assim como qualquer outro animal, os Rottweilers não podem viver confinados em um ambiente fechado e nunca devem ser isolados ou impedidos de ver as pessoas. A atividade mínima é um passeio diário de no mínimo 30 minutos, devendo ser acostumado a está rotina desde filhote para não estranhar outros cães e transeuntes.

Ambiente:

Devido ao seu porte, o Rottweiler precisa de espaço para exercícios com seu dono, não deve nunca ser preso em local fechado ou ser mantido afastado, com pouco contato com seu dono e família humana.

Em que estação vive melhor?

O cão vem de áreas mais frias, mas toleram bem qualquer clima ameno. Em dias mais quentes, água fresca com cubos de gelo, local com sombra e um chão de piso frio são medidas mais que suficientes para mantê-lo confortável.

Curiosidades da raça:

Em 1995, o Rottweiler foi considerado o cão nº1 do Brasil. No ranking de inteligência dos cães, o Rottweiler encontra-se na posição 9, este ranking mede inteligência do animal conforme ele aprende um comando, os cães que estão em primeiros lugares executam 8 de 10 comandos que são dados (comandos como sentar, dar a patinha e deitar).
                                                         



MOMENTO DE REFLEXÃO


Não quero ser uma folha seca que cai com o menor vento. Sou como a folha verde, forte, bem presa no galho e não temo as adversidades, os problemas.
Tenho Deus comigo. Uma força que não se dobra, um prazer de viver que não pode se extinguir por pouca coisa. Tenho por dentro uma paz resistente. Caminho olhando para frente.
Ainda quando enfrento a chuva de granizo, a seca, o mau tempo das necessidades e dores, não me entrego a olhar para trás, vacilante e medroso. Acredito em melhoria e sou mais feliz a cada dia que passa.
É feliz quem sabe viver.


Lourival Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário