Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 22/12/2015


Terça-feira, 22 de dezembro de 2015


"Amor não se implora, não se pede não se espera...Amor se vive ou não.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,46-56

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!




Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele mostrou a força de seu braço; dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O que o MAGNIFICAT representa?
Quanto tempo o povo esperou por essa noticia? Quantas gerações se passaram desde Malaquias e Isaias? Quantas horas “sentados” ficamos a esperar por uma resposta do céu, para que Deus transformasse em laranja o limão que plantei? Sim! Erramos muito, mas por que Deus estaria ainda contente com esse filho que ainda cobre a lápis os pontilhados das letras da santidade?
“(…) Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações sabendo que a prova da vossa FÉ PRODUZ A PACIÊNCIA. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma“. (Tiago 1, 2-4)
Maria cantava por um povo, por um sonho, por uma promessa… Qual é o seu canto hoje?
Novamente lembrei de uma história que ouvi o padre Fábio de Melo contar no seu programa direção espiritual. Contava ele que uma tribo africana que conheceu compõe uma canção para cada pessoa que nasce. Cada um tem sua própria canção. Nos momentos marcantes da vida dessa pessoa essa música é cantada por seus parentes e amigos. Mas o que me chamou atenção foi o fato relatado que quando alguém se desvia na conduta TODA a tribo se reúne, colocando-a no centro de uma grande roda, onde cantam a canção da pessoa para que ele recorde quem é e também a alegria do seu nascimento, tentando trazê-lo de volta a realidade, resignificando o seu passado.
Mais uma vez… Qual é o motivo do seu canto? Como a rede Globo, faça uma retrospectiva de 2011
Durante o ano, Deus agiu profundamente no meu limoeiro (EU) o tornando mais agradável, e mesmo eu achando que não merecesse tanto Ele ainda insiste e tem paciência comigo. Meu deu tantas missões e um povo para ajudar a cuidar. Abençoou-me mais uma vez com outro filho (a Sophia).
Permitiu-me passar novamente numa federal (terceira faculdade já), me deu novos sonhos, abriu meus olhos, pois após 35 anos usando óculos, posso ficar sem eles. Uma cirurgia bem sucedida, fruto de um plano de saúde que surgiu do nada, sem carências ou limitações. Vi Guto (meu mais velho) ir para o primeiro ano… “(…) O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias”.
Tenha fé e Deus fará o resto no seu limoeiro.
Mais uma vez… Qual é o motivo do seu canto?
Um imenso abraço fraterno.






COMPORTAMENTO


Dicas para quem namora um colega de trabalho
Calila Galvão


É bastante comum que ocorram alguns relacionamentos amorosos dentro da empresa. Muitas vezes acontece com aquela pessoa com a qual você passa mais tempo na hora do expediente. Dá para sentir o clima e vocês dois partilham das mesmas ideias e resolvem os problemas de formas parecidas. Mas, como separar o relacionamento do trabalho? É importante manter o decoro e o profissionalismo dentro da empresa.

O início de tudo

Quer evitar problemas? A prevenção é o melhor tratamento: não saia com o chefe. Chega a ser até mesmo um clichê uma secretária que sai com o chefe e quando os sexos estão em lugares contrários, os colegas podem te ver como alguém que só está saindo com a chefe porque quer subir de cargo. O problema com esses relacionamentos é que, inconscientemente, você começa a receber alguns privilégios como sair mais cedo, ter mais tempo para o almoço e isso não é saudável dentro de um lugar onde se trabalha em equipe. Os colegas ficarão com raiva e podem se afastar.

Não tente se aproveitar


Você está notando que o chefe lhe dá mais atenção do que para as outras funcionárias. Sempre que dá a hora do café ele vai até a sua mesa bater um papo e você começa a ver uma oportunidade de crescer dentro da empresa através dele. Colocar a sua vida profissional nas mãos de outra pessoa é u risco muito grande que é melhor não correr. E quando você conseguir o que quer os colegas vão questionar a sua competência para a função. Além do mais, no dia em que houver uma briga séria entre vocês dois, que será que vai ser demitida?

Siga as regras da empresa

Existem algumas empresas que nem ao menos aceitam relacionamentos entre colegas de trabalho. Não importa se entre colegas da mesma equipe ou com o chefe: relacionamentos não são permitidos. Outros são mais flexíveis mas, é sempre bom não deixar que isso interfira no seu comprometimento com a empresa. Antes de abrir as portas do coração verifique se as portas da empresa não fecharão para você.

Se esfregando no trabalho

Amassos dentro da empresa não são bem vistos e, normalmente, nem são permitidos. Alguns usam até mesmo o banheiro para um namoro ou outro, o que não deve acontecer. Se você tiver uma sala apenas sua não fique de portas fechadas com o seu namorado lá dentro. Feche a porta mas, mantenha as persianas abertas para que não reste dúvidas sobre o que está acontecendo ali.



Nada de holofotes

Você acaba de iniciar o namoro com o colega da repartição e está super feliz com isso. Nada de perder a noção das coisas e passar de mesa em mesa dizendo que você está namorando com o fulano da sala ao lado. Isso não é trabalho e sim a sua vida particular. Conte apenas para os amigos mais íntimos, ninguém mais precisa ou quer saber da sua vida.

Na hora de mandar mensagens tenha cuidado

Algumas pessoas possuem uma conta de e-mail particular e outra corporativa. O mesmo acontece com o celular, sempre há um número que apenas os colegas de trabalho ligam. Se ele é seu namorado e colega de trabalho, em que lugar ele deve ficar? Na lista de contato particular com toda certeza. Grande parte das mensagens que você enviar para ele será sobre coisas que só dizem respeito a vocês dois. Já pensou se você se atrapalha e manda para todos os colegas de trabalho?

E se o namoro terminar?

É preciso ter uma conversa sobre isso. O grande problema de relacionamentos dentro do mesmo local de trabalho é como as coisas ficam depois do término. Se houve alguma traição, alguma mentira, se um deixou de gostar são motivos para que um deles saia magoado da relação. A questão é que você vai precisar encará-lo de frente no dia seguinte como se nada tivesse acontecido e terá que engolir a sua raiva para não passar vergonha. É uma situação que deve ser pensada antes.

Aproveite e confira nossas sugestões de presentes para namorados.

O próximo!

O relacionamento acabou e depois de algum tempo você já se sente bem o suficiente para iniciar um novo romance. Aí você começa a mirar outros colegas de trabalho e namorar dentro do escritório se torna um hábito que, muitas vezes, é visto como ruim. Os colegas vão te olhar como alguém que só está ali para arranjar um pretendente e não levarão o seu trabalho a sério.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Perguntemos a Maria de Magdala onde nasceu Jesus e ela nos responderá:-  Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez, que sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.

Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá: -  Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis, entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui- Lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.

Perguntemos a Pedro quando se deu o nascimento de Jesus e ele nos responderá: -  Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifás, na noite em que o galo cantou por três vezes, no momento em que eu o neguei. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.

Perguntemos a Paulo de Tarso quando se deu o nascimento de Jesus e ele responderá: -  Jesus nasceu na estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo, porque me persegues ? E na cegueira, passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse: -Senhor, o que queres que eu faça?

Perguntemos a Joana de Cusa onde nasceu Jesus: -  Ele nasceu no dia que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar: -  Negue, negue, e o soldado com a tocha na mão dizia: -  Este teu Cristo ensinou- lhe apenas a morrer ? Foi nesse instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer: -  Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá- Lo.

Perguntemos também a Tomé onde e quando Jesus nasceu e ele assim nos responderá: -  Jesus nasceu em um dia inesquecível para mim, quando numa aparição, ele me pediu para tocar suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus. Só então compreendi o sentido de suas palavras: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Perguntemos à mulher samaritana o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus: -  Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse: - "Mulher, eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas". Naquela tarde, soube que Jesus era realmente um profeta de Deus, e lhe pedi: -  Senhor, dá-me desta água...

Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele responderá: -  Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse. E ante a meiguice do seu olhar e a majestade de sua figura, pude ouvir a mensagem do alto; "Este é meu filho amado, no qual pus a minha complacência". Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.

Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus ? Ele nos responderá:  -  Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: "Lázaro, vem para fora". Neste momento, compreendi finalmente quem ele era...a ressurreição e a vida !

Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:  -  Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e à sua condenação. Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.

Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus e ela nos responderá:  -  Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando O segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do Amor.
Agora, pensemos um pouquinho...
E para nós...quando Jesus nasceu?
Pensemos mais um pouquinho...
E se descobrirmos que ele ainda não nasceu?

Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a Luz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário