Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 08/12/2015


Terça-feira, 08 de dezembro de 2015


“A infelicidade tem isto de bom: nos faz conhecer os verdadeiros amigos.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,26-38

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo! Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: "Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria, então, perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus”. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível". Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.
http://www.paulinas.org.br


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Antigamente, anterior ao concilio vaticano II, ela era venerada como Nossa Senhora da Vitória, em virtude de ter sido creditado a ela os méritos de uma grande vitória em uma batalha, que acontecia SIMULTANEAMENTE em que os fieis faziam a procissão do rosário. A ela ainda é atribuída a concepção de vitória sobre os problemas, pois vê-se nela a mulher destemida que aceita sem medo encarar das situações adversas.
De que temos medo? Que batalhas precisam ser vencidas?
Fisiologicamente nosso corpo responde aos medos com uma descarga de adrenalina na corrente sanguínea. Ela ( a adrenalina) gera em nós respostas físicas como o “suor frio”, a dilatação das pupilas e principalmente a resposta de fuga. Essa resposta é diferente em cada um de nós. Em alguns, a adrenalina gera a idéia convicta de correr ou fugir do agressor a outros a resposta é a posição estática, ou seja, nada consegue fazer.
Um exemplo: Ao vermos nosso filho quase caindo do berço, da cama ou do sofá, alguns ainda conseguem ter a reação de correr e alcançar antes que o fato que se consuma, porém outros não conseguem nada fazer a não ser gritar e por as mãos a cabeça…
Esse exemplo é muito comum em casa, mas existem outros exemplos que poderiam se simplificar num questionamento: Como eu respondo aos medos e as tempestades? CORRO OU ENFRENTO?
Problemas não devem ser encarados como uma disputa de carros num racha – onde o que chegar à frente ganha –  NÃO É BEM ASSIM. Quando encaro medos e problemas como racha não observo as pessoas, tão pouco ligo para elas, pois quero sair vencedor. Essa é a forma mais comum de vermos as pessoas responder: resolvo meu problema e bananas para os outros.
Antes de encarar o medo (ou problema) devo mudar a forma como respondo a ele. A resposta ao meu problema não pode ferir quem esta ao meu redor, mas também não pode limitar na vontade do outro. Como assim? A mulher que apanha em casa covardemente não pode ficar com “dó” de denunciar seu agressor. Por mais que queira bem ao seu amado, cessando as alternativas de dialogo, querer bem é preservar-se da agressão. A fisiologia humana parece conspirar contra nossa vontade de se defrontar com o agressor, que denota que precisamos treinar mais para termos a melhor resposta ao estimulo.
Treinar mais não é viver agora a procurar encrenca, ok?
Alguém fala, retruco! Brigam comigo, imediatamente respondo! Isso não é treino, é intempestividade.
Maria, hoje, é relembrada pela forma que respondeu aos seus medos. Ela bem sabia que ter um filho sem um marido poderia lhe ocorrer. Engraçado, ela nem correu e tão pouco ficou estática como a pessoa que levou um grande susto, Maria respondeu e melhor que isso, deu a melhor resposta. “(…) Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! “.
Realmente, Maria deu a melhor resposta, pois treinava muito o “sim” a Deus, sendo assim, não teve medo. Maria era como o jovem que estuda e enfrenta o vestibular com naturalidade; ou como um cirurgião diante às dificuldades e complicações de uma cirurgia delicada; ou como uma mãe ou pai que pula na frente de um carro pra salvar a vida do filho (…); ela responde como muitos de nós responderíamos ao vermos algo que queremos muito. Ela sonhava com o reino de Deus e tinha um propósito em toda sua criação
“(…).Eis as ordenações, as leis e os preceitos que o Senhor, vosso Deus, me ordenou ensinar-vos, a fim de que os pratiqueis na terra aonde ides entrar para tomar posse dela Assim, temerás o Senhor, teu Deus, observando todos os dias de tua vida, tu, teu filho e o filho de teu filho, todas as leis e os mandamentos que te prescrevo, e teus dias serão prolongados. Tu os ouvirás, pois, ó Israel, e cuidarás de cumpri-los, para que sejas feliz e te multipliques copiosamente na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”. (Deuteronômio, 6, 1-5)
Ela amava a Deus de toda sua alma.
O que quero e tenho hoje vale à pena a luta? De um passo na fé hoje e de a melhor resposta! “(…) Não tenha medo! Deus está contente com você.
Que Nossa Senhora nos ajude a conquistar a vitória!
Um imenso abraço fraterno.






COMPORTAMENTO

Alimentos para melhorar o desempenho nos estudos
Calila Galvão


A rotina de muitas mulheres, hoje, é bastante puxada. Tem que dar conta do trabalho, da casa, dos filhos e, muitas vezes, dos estudos. As pesquisas provam que as mulheres estão se especializando cada vez mais que os homens, apesar de ainda terem salários mais baixos.

O sexo frágil está deixando o sonho de casar e ser mais mais tempo na gaveta em prol de uma vida financeira estabilizada e de grandes ganhos em negócios. Subir de carreira e focar na profissão já não apenas uma vontade dos homens. Com todo esse corre corre, uma boa alimentação para melhorar o desempenho com os livros é uma verdadeira mão na roda.

Veja todas essas dicas e comece a seguir uma alimentação saudável.

Espante a ansiedade
É muito comum que algumas estudantes estejam passando por momentos de muita ansiedade. Para quem vai fazer o vestibular ou tentar um concurso público, ter controle emocional pode ser muito difícil. Porém, alguns alimentos podem ajudar a aliviar essas emoções como o chocolate. Porém, os seus efeitos duram pouco tempo e você ainda pode se sentir culpada por ter engordado um pouco mais.

No seu cardápio devem ter alimentos com altas taxas de triptofano, uma substância que promove sensação de bem estar e acalma. O leite e seus derivados são ricos em triptofano, tanto é que muita gente toma leite morno antes de dormir com a intensão de ter uma noite mais tranquila.

Tenha foco: concentre-se
Essa é uma das maiores reclamações dos estudantes: problemas para se concentrar. Até existem várias piadas e frases divertidas sobre o assunto, como por exemplo, uma mosca na parede se torna muito mais interessante do que a aula e a disciplina. Alimentos ricos em ômega 3 são uma boa opção nesse quesito.

Boas fontes de vitamina B também são ideais, pois eles melhoram o funcionamento do sistema nervoso, auxiliando a melhorar a comunicação entre os neurônios. No café da manhã, procure comer carboidratos complexos como biscoitos, bolo e pães integrais.

Tenha mais energia
Nada no nosso corpo funciona sem a quantidade de energia adequada, muito menos o nosso cérebro. Portanto, ele precisa ser recarregado da mesma forma que o seu smartphone. Os carboidratos complexos consegue oferecer mais energia por mais tempo, bem diferente dos carboidratos simples.

Para o dia da prova
Bom, é claro que comidas gorduras precisam ficar fora do cardápio, pelo menos, 24 horas antes da prova para evitar que você passe mal e não consiga realizá-la. É preciso lembrar que, mesmo sendo um alimento que você come com frequência, devido ao seu estamos emocional no dia, ele pode dar uma reviravolta no seu organismo.

Caso a prova seja no período da tarde, faça uma refeição leve. Não coma muita carne, pois a digestão desse alimento é bastante lenta e pode trazer uma sensação de sonolência na hora errada, dificultando a sua concentração. Com medo do sono bater? Levar chocolate com alto teor de cacau é uma boa opção já que essa substância é estimulante.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Estranho tempo em que temos tantos aparelhos para ganhar tempo, e não temos tempo para contemplar o simples, o que é belo...
Estranho tempo em que pessoas decidem levar vantagens sobre as outras, e dizem que se amam, que se respeitam...
Estranho tempo onde a estação de frio tem calor, e na de calor esfria.
E as pessoas acham tudo lindo, de acordo com suas conveniências.
Estranho tempo onde as mentiras parecem verdades absolutas, e muitas verdades já são consideradas mentiras.
Estranho tempo onde se diz "eu te amo" com tanta facilidade, que as vezes não dura dois cliques do velho mouse...
Estranho tempo onde ser feliz é "possuir", é o "ter", até a dor nos visitar e lembrar-nos que é preciso "ser".
Estranho tempo onde não conversámos, teclamos.
Já não fazemos amor, sensualizamos.
Já não nos beijamos apaixonadamente, trocamos de boca.
Já não temos tempo para um banho demorado, nos lavamos.
E no meio de tantos desencontros, almas aflitas gritam, no meio da depressão que nos consome, buscam carinho.
Carinho que se perdeu na troca fria de mensagens, que hoje já não valem mais nada.
Estranho tempo, onde temos saudades do que ainda não vivemos.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário