Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 11/12/2015


Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015


“A Felicidade mantêm você doce. Dores mantêm você humano. Quedas te mantêm humilde. Provações te mantêm forte. Mas, somente Deus te mantêm prosseguindo!”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,16-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras: “Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes!”. Veio João, que não come nem bebe, e dizem: “Tem um demônio”. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: “É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores”. Mas a sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho me lembra uma comparação interessante e que cai bem para esse momento:
“(…) Você compra uma casa nova e lhe perguntam como ela é. Você responde que tem seis (6) quartos, sendo três (3) suítes, duas cozinhas, duas salas, área reservada para lazer, com churrasqueira, (…). Creia, vai ter sempre um que vai dizer que você é SOBERBO. Você então aprende com a correção e ao ser perguntado novamente diz que é uma casa boa e de bom padrão e convidá-os para conhecê-la. Ao chegar lá e dar de cara com todos aqueles quartos, banheiros e salas, sempre vai ter aquele que vai dizer: HUM! CARINHA DE FALSA MODÉSTIA! FINGINDO DE HUMILDE”! (risos)
Reparem se o exemplo dado não cabe certinho com a situação de Jesus? Não adiantava o que o Senhor dissesse ou fizesse, Ele estaria sempre equivocado aos olhos daqueles que não queriam ver a verdade, ou melhor, só queriam ouvir a SUA VERDADE.
“(…) Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua” (Santo Agostinho)
Mas o que fazer? Como não perder a motivação, o brilho e principalmente a fé mediante as perseguições, as calúnias, as injúrias que recebemos? Aprendemos que, quando isso ocorre no trabalho a Justiça nos ampara pela lei que pune o assédio moral; quando somos pequenos temos nossos pais para nos defender, mas e agora, quem pode nos defender das persistentes frentes de caluniadores que nos cercam? “(…) Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira”.
Carrego comigo uma fé e um pensamento que diz que todas as vezes que um filho de Deus for caluniado injustamente por alguém, até mesmo no mesmo dia aparecem dois ou três anjos de Deus que nos fazem acreditar do contrário. Que por maior que seja a dureza do opressor, é a força enraizada na fé do oprimido, que hoje se faz pequena e humilhada, que acaba gerando frutos. Quantas pessoas conhecemos que mesmo mediante a tantas críticas e fofocas consegue mesmo assim obter êxito nas suas tarefas?
Jesus se fez pequeno e indefeso numa manjedoura de uma cidade pequena de uma terra muito pobre; cresceu e foi majestoso sem perder a humildade. Humano, mas 100% divino. Olhou no coração e nos olhos de 12 homens sem talento algum, onde semeou a esperança de ver um mundo melhor, mais humano e fraterno. Esses doze homens simples deram frutos 100 por um. Todos foram perseguidos, quase na totalidade deles foram martirizados, mas não abandonaram a fé; sonhavam com que vemos hoje…
Outro homem precisou cair do cavalo pra entender a dinâmica da vida. Sonhou um dia poder ver a volta de Jesus, mas não se frustrou na velhice por não ter conseguido antecipar o momento que o Senhor voltaria. Olhou dentro de si, lembrou por onde percorreu e que mesmo manco conseguir alcançar. Talvez estivesse olhando ou contemplando o céu quando escreveu aos seus a mensagem: “Combati o bom combate e guardei a fé”.
E nós? Como estamos?
“(…) Muitas pessoas ouvem as mensagens do Evangelho, mas não se sensibilizam com elas, não correspondem a elas, de modo que elas não provocam eco em suas vidas. O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é tão importante como a comunhão de idéias e valores que deve haver entre os homens e Deus. O conhecimento nos ajuda a realizar esta comunhão de modo que ele é um meio necessário para que possamos atingir o fim, mas o conhecimento não é a finalidade em si. Se ficamos apenas no conhecimento, não dançamos com as flautas nem batemos no peito com o canto fúnebre, não comungamos as idéias de Jesus“. (Reflexão segundo a CNBB)
Um imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA

Farofa molhadinha

INGREDIENTES:

1/2 cebola picadinha
bacon em cubinhos a gosto
presunto em cubinhos a gosto
queijo prato em cubinhos
3 colheres (sopa) de catupiry
2 ovos
1 colher (chá) molho de alho
1 colher (chá) molho de pimenta
1 galho pequeno de salsinha
sal
farofa pronta
1 colher (sopa) rasa de margarina ou manteiga
tomate


Coloque em uma panela pequena a cebola para dourar na manteiga
Espere até a cebola ficar transparente (mas não queimada) e adicione o bacon e o presunto e deixe fritar
Junte todos os ingredientes que já estão na panela em apenas um lado e no espaço que sobrar coloque os ovos
Sobre os ovos coloque uma pitada de sal (sem exageros, lembre-se de que já existem vários ingredientes salgados)
Mexa os ovos apenas nesse canto e quando começarem a cozinhar misture-os com todos os ingredientes da panela
Deixe que os ovos fritem muito bem, afinal não queremos ovos crus
Depois coloque o catupiry e mecha até que ele se “dissolva” e incorpore-se ao restante
Depois coloque o queijo, estamos quase no final e não queremos que o queijo grude na panela, mas só derreta
E por último, adicione os molhos de alho e pimenta, a salsinha e a farinha (não utilize muita farinha, se não sua farofa não será mais “molhadinha”)
Informaçães Adicionais
Dica depois que desligar o fogo, SE QUISER, acrescentar cubos de tomate, essa é a hora. Pois se acrescentar antes o tomate soltará MUITA água e vai alterar TOTALMENTE o resultado final. Além disso, o tomate cru trará frescor à receita.


Brigadeiro de Maracujá

Ingredientes

1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
150 ml de suco de maracujá
Como fazer
Na panela, coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre Quando o brigadeiro tomar consistência acrescente aos poucos a amido de milho diluído no suco de maracujá, e continue mexendo até desgrudar.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Um pedaço de você já ficou no tempo, quando você deixou de ler um bom livro, quando não acreditou naquele amigo, quando não aproveitou aquele instante para falar de amor, quando não abraçou seu pai e nem beijou a mãe.
Um pedaço de você se perdeu na curva, quando abandonou o seu sonho sem tentar, quando aceitou trabalhar onde não gostava, quando fazia o que não suportava, quando disse sim, quando queria dizer não, quando deixou o amor morrer antes de nascer, por medo de sofrer...
Um pedaço de você ficou parado, quando você não quis fazer um novo percurso, quando se conformou com o velho, quando ficou parado vendo o povo correr, quando votou em branco, se podia escolher, quando não apareceu quando era esperado.
A vida pede atitude em cada instante, e passa por cima de quem se cala, de quem aceita, de quem acredita que tudo está irremediavelmente perdido.
A vida desacata quem não se aceita, humilha quem não se valoriza, ensina com amor os que amam sem medidas, ensina com dor, os que fogem das lições.
Um pedaço de você quer tudo, outro quer se esconder.
Assim, cabe a você, só a você, dosar ansiedade e apatia, ter um tempo para criar e outro para executar, falar e ouvir, ensinar e aprender, caminhar e correr, amar e ser amado, falar baixo e gritar. ter um tempo para refletir...
Só não vale cruzar os braços, só não vale "não ser você", só não vale esquecer: que nada é mais importante que você.


Paulo Roberto Gaefke


Nenhum comentário:

Postar um comentário