Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 07/12/2015


Segunda-feira, 07 de dezembro de 2015


“A justiça rejeita partido, amizade, parentesco e, no entanto, é representada como cega. (Joseph Addison)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 5,17-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Num desses dias, ele estava ensinando na presença de fariseus e mestres da Lei, que tinham vindo de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. O poder do Senhor estava nele para fazer curas. Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo , por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a pensar: "Quem é este que fala blasfêmia? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?" Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: "Que estais pensando no vosso íntimo? Que é mais fácil, dizer: 'Teus pecados são perdoados', ou: 'Levanta-te e anda?' Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, - e dirigiu-se ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega tua maca e vai para casa". No mesmo instante, levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram admirados e glorificavam Deus, cheios de temor, dizendo: “Vimos hoje

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
O quanto eu preciso ainda insistir?
Quando passo a andar num caminho ou a sonhar algo, uma meta, uma proposta, um projeto de vida, preciso também estar disposto a viver o calvário chamada persistência, mas essa ação insistente dependerá muito de quanto quero ou preciso daquilo que almejo. Vamos por parte…
O quanto aqueles homens estavam empenhados para realizar a tarefa de levar o rapaz até a presença de Jesus. O que os motivava a reiniciar uma nova idéia toda vez que uma nova barreira lhes era imposta? Qual é o grau desse querer? “(…) Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus”.
Realmente, podemos até imaginar que o problema, a paralisia era que os movia o continuar, ou seja, um único problema ou uma grande dificuldade pode nos fazer remover montanhas para que seja resolvida. Quantas pessoas não fazem coisas inimagináveis em busca de uma solução? Quantas pessoas arriscam tudo que tem em busca da cura de um mal, mesmo sem ter certeza onde ficar, o que comerá, onde dormirá? São, no entender de hoje, os telhados a serem superados, transpostos,…
Mas quem NÃO vive um grande problema deve por acaso “baixar a guarda”? Quem vive hoje um bom momento de oração, em família, no trabalho pode descuidar da fidelidade e da constância? Será que não deveria eu estar sempre pronto para responder ao que viesse acontecer? Será que conheço alguém que, mesmo a tantas e sucessivas provações da vida, parece permanecer sólido e estável?
“(…) De sorte que nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, pela vossa constância e fidelidade no meio de todas as perseguições e tribulações que sofreis. Elas constituem um indício do justo juízo de Deus e de que sereis considerados dignos do Reino de Deus, pelo qual padeceis“. (II Tessalonicenses 1, 4-5)
Não posso estar apto apenas a subir ou enfrentar as barreiras quando a necessidade bate a porta, mas o melhor que possível toda vez que uma nova situação nos for apresentada. É assim que acontece no nosso serviço, no dia-a-dia, pois não podemos imaginar nem mesmo o minuto seguinte, mas também não posso temê-lo.
Quantas pessoas conhecemos que desistem ou já desistiram de ter novos sonhos por ainda estarem presos aos que não se realizaram?
A vida na verdade não elege vencedores ou perdedores, mas tende a colocar no pódio aqueles que MAIS RESISTEM e os que NÃO TEMEM ENFRENTAR SEUS MEDOS. Muros  e telhados sempre existirão, mas nem todos tem a coragem de escalá-los
Tem um bom motivo? Escale! Enfrente! Lute!
Um imenso abraço fraterno.







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Cuidado com a complacência

Temos que tomar cuidado com a complacência. Muitas vezes o excesso de complacência e benevolência, nos traz uma perigosa acomodação.

Temos que tomar cuidado com a complacência conosco mesmos e com as outras pessoas. A complacência conosco mesmos pode fazer com que não nos esforcemos o suficiente para conseguir o que realmente queremos. Começamos a "justificar" nossos fracassos pelos fracassos alheios. Começamos a dizer que a vida é "assim mesmo" e que nem sempre as coisas podem dar certo, etc. Quando a preguiça nos ataca, logo ficamos complacentes e deixamos que ela tome conta de nossa vontade. Assim, deixamos de fazer o curso que deveríamos fazer, de estudar, de fazer uma coisa nova ou mesmo visitar um cliente problemático. Sabemos que temos que fazer um bom regime de emagrecimento, mas ficamos "complacentes" conosco mesmos e nada fazemos para dominar a vontade e assumir de frente nossa responsabilidade com relação à saúde.

Da mesma forma é perigosa a complacência com os outros. Às vezes somos complacentes demais com aquele funcionário que não demonstra comprometimento com nossa empresa. Complacentes demais com aquelas pessoas que são eternos "mais-ou-menos" e que não desejam progredir, aprender, ir além, etc. Complacentes demais com prestadores de serviço de baixa qualidade. Complacentes demais com profissionais de baixa qualidade, com o mau atendimento, etc.

O excesso de complacência nos acomoda no medíocre. O excesso de complacência não nos empurra para frente e não nos faz vencedores. É preciso lutar contra essa perigosa tendência de tudo relevar, tudo contemporizar, tudo "compreender". O excesso de complacência pode fazer com que sejamos vistos como eternos "bonzinhos" e daí para eternos "bobinhos" vítimas da má qualidade, mau serviço e até do mau caráter de aproveitadores que continuam sendo poupados em vez de punidos.

Nesta semana, pense nisso. Cuidado com a complacência com o que não é bom e com quem não merece ser respeitado.

Boa Semana. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Charles Plumb, era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã.
Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou 6 anos numa prisão norte-vietnamita.
Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão. Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem: "Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?" "Sim, como sabe?" perguntou Plumb. "Era eu que dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?" Plumb quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu: "Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje." Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando e perguntando-se: Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse "bom dia"? Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro. Pensou, também, nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia: "Quem dobrou seu pára-quedas hoje?" Todos temos alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Precisamos de muitos pára-quedas durante o dia: um físico, um emocional, um mental e até um espiritual. 
Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é verdadeiramente importante e as pessoas que nos salvam no momento oportuno sem que lhes tenhamos pedido. Deixamos de saudar, de agradecer, de felicitar alguém ou ainda simplesmente de dizer algo amável.
Hoje, esta semana, este ano, cada dia, procura dar-te conta de quem prepara teu pára-quedas e agradecer-lhe. As pessoas ao teu redor notarão esse gesto e te retribuirão preparando teu pára-quedas com esse mesmo afeto. Todos precisamos uns dos outros, por isso, mostra-lhes tua gratidão. Às vezes as coisas mais importantes da vida dependem apenas de ações simples. Só um telefonema, um sorriso, um agradecimento, um gosto de você, um te amo. Obrigado por todos os favores que sem merecer recebi de ti e nunca te agradeci.

Obrigado por haver dobrado o meu pára-quedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário