Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 14/12/2015


Segunda-feira, 14 de dezembro de 2015


“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento perdemos também a felicidade.” (Carlos Drummond de Andrade)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,23-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus voltou ao templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele, perguntando: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade?”. Jesus respondeu-lhes: “Eu também vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço isso. De onde era o batismo de João, do céu ou dos homens?”. Eles ponderavam entre si: “Se respondermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’. Se respondermos: ‘Dos homens’, ficamos com medo do povo, pois todos têm João em conta de profeta”. Então responderam-lhe: “Não sabemos”. Ao que ele retrucou: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia! Estamos vivendo a Semana da Alegria!
Quem deu a autoridade a cada um de nós? De onde vem a força que nos move a continuar mesmo após tantos desafios e tropeços? O que nos impele a prosseguir mesmo quando somos perseguidos?
Se eu ainda não consigo ver a mão de Deus a nos mover, serve então para mim a resposta de Jesus aos fariseus: “(…) Então eu também não digo… “.
Sim é verdade que é pelo fogo que ouro e prata são provados, mas é pelo quanto resisto a fervura que provo o quanto é puro meu sentimento e minha fé. Ninguém investe todas suas fichas em algo que não acredite de fato. Talvez os milagres, que hoje são raros aos nossos olhos, não estejam acontecendo, pois não estamos, de fato, acreditando.
Nossa fé é apegada ao que vemos e não no que sentimos. Nossa alegria é condicionada a ausência de problemas e não na superação deles; valorizamos o que é caro e impossível, por isso passam despercebidos os fatos corriqueiros e ordinários; conto quantas vezes cai, mas esqueço de narrar às vezes que levantei; caio por minha própria fraqueza, mas prefiro dizer que é Deus que esta me provando (hunf)…
“(…) Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me tenta”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a alguém. Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz”. (Tiago 1, 13-14).
Nossa fé precisa se desapegar do que vemos e passar a acreditar no sentimento puro que brota do Espírito Santo que habita em nós.
Hoje é um dia interessante para essa reflexão, pois é dia de Santa Luzia (ou Lúcia), uma mulher que não teve medo de dizer que era cristã em meio aos seus perseguidores. Uma cristã, que segundo a tradição oral, ao se negar a mudar foi condenada a se entregar como prostituta, mas a força de dez homens não conseguiu move-la para o flagelo tendo que ser martirizada no mesmo lugar.
Sigamos o exemplo dessa santa mulher, que nem dez vezes a sua força pode movê-la, permanecendo firme no que acreditava… Quem por ventura a deu essa autoridade e poder de se sustentar mediante um opressor tão forte? Diz a história que abdicou dos seus próprios olhos, do que via, pois de fato a fonte de sua fé advinha do que sentia e acreditava.
Já que estamos avançando dentro da semana da alegria, que peçamos a Deus que, a exemplo dessa santa mártir, possamos acreditar mais e questionar menos; que nossa fé remova montanhas e nada tenha força para nos tirar do seu caminho e por fim que encontremos a alegria no que é corriqueiro, no dia-a-dia e na santa mesmice que às vezes parece ter virado nossas vidas.
“(…) As pessoas viajam para admirar a altura das montanhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do oceano, o movimento circular das estrelas, e, no entanto ELAS PASSAM POR SI MESMAS SEM SE ADMIRAREM”. (Santo Agostinho)
Santa Luzia nos ajuda a mudar isso! Abre nossos olhos a alegria!
Um imenso abraço fraterno.







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Cuidado com a preguiça de fazer pequenas coisas

As coisas grandes e urgentes temos que fazer, gostemos ou não. Ninguém esquece ou deixa para depois, coisas que não pode esquecer, nem deixar para depois....

 O problema está nas pequenas coisas. Muitas coisas são "pequenas" mas são essenciais. E são essas coisas que deixamos para depois ou simplesmente não fazemos.

 Coisas pequenas e simples como dar um telefonema de agradecimento, sair da sua sala e ir até a expedição conversar com o pessoal de logística ou qualquer outro departamento da empresa, são proteladas porque são consideradas simples demais e que podem ser feitas em qualquer momento.  As coisas simples são as que menos fazemos.

 Um exemplo muito comum desse comportamento é que as pessoas que residem em São Paulo ou Rio, por exemplo, dizem que a vantagem de residir num grande centro é que essas cidades têm muitos teatros, concertos, óperas, etc. Se você perguntar qual a última vez que essas pessoas que residem lá foram a um teatro ou ópera, nem se lembrarão, se é que foram algum dia. Por que isso ocorre?

 Simplesmente porque é tão fácil ir - o teatro é perto, concertos ocorrem a todo momento - que a facilidade faz com que nunca se vença a preguiça de ir. "Qualquer dia eu vou..."  e esse dia nunca chega.

 Visitar um amigo, um parente, uma pessoa doente. Ir a um aniversário, a um batizado, a um casamento. Você vai?
 Nesta semana, pense nisso. Lembre-se das coisas simples.

 Boa semana. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO


PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU
Sim, estás no Céu da mente de todo ser existente que sabe no céu viver...
És meu Pai, meu Paraíso, se eu ligar-me em teu poder.


SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME..
Porque o teu nome é sagrado está sempre bem guardado em todo Bem deste mundo.
Está no homem, na planta, na fera, na ave que canta, no céu ou no mar profundo


VENHA A NÓS TEU REINO.
O teu reino é a Verdade, e o amor de toda idade, e a alegria de viver...
É a saúde perfeita, e o prazer de quem aceita que tu estás em todo ser.


SEJA FEITA A TUA VONTADE
A tua santa vontade, e me dar felicidade, é me ligar só no Bem...
É me dar logo em seguida, as boas coisas da vida que eu desejo também.


ASSIM NA TERRA como no céu...
Deus está na matéria, porque Deus não é miséria porque Deus é perfeição.
Se meu corpo está doente, liga-me em Deus novamente e fico de novo são!


Assim na terra COMO NO CÉU...
A mente é um céu eterno, ou, então, o próprio inferno, que no início se traz.
Mas fazendo a tua vontade terei um céu de verdade, de harmonia, amor e paz.


O PÃO NOSSO DE CADA DIA...
O pão é a própria abundância que eu pedindo com instância, alcanço em qualquer lugar, hoje, amanhã, cada dia, porque o universo irradia tudo que eu mentalizar.
O pão nosso é a riqueza, saúde, emprego, salário, alimento, vestuário, terra que planto e que piso...
Pão nosso é paz, harmonia, amor e sabedoria, e tudo de que preciso.


NOS DÁ HOJE...
Foi na verdade por isto, que me ensinou Jesus Cristo: pede e tu receberás.
O que pedires ao Pai, se tua mente não sai, tu sempre conseguirás

PERDOA NOSSAS OFENSAS...
Sei que em Ti não há castigo, pois sou eu mesmo que ligo o meu poder destruidor.
Quando entro em desarmonia eu produzo a avaria que me traz doença e dor.


ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO...
Eu entendi o sentido e sei que assim que se faz.
Quem perdoa como deve, tem a mente limpa e leve, tem saúde e vive em paz.


NÃO DEVEIS CAIR EM TENTAÇÃO...
Na tentação negativa de tudo aquilo que priva a gente de ser feliz.
Só ligo meu pensamento em Deus a todo momento, e Deus sempre me bendiz.


MAS LIVRAI-NOS DO MAL
O mal sou eu que o crio quando eu mesmo me desvio da Harmonia do Bem só quero, neste momento, entender que é o pensamento que cria tudo.


Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário