Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 15/12/2015


Terça-feira, 15 de dezembro de 2015


"Amas a vida? Então não desperdices o tempo. Porque desse material é que a vida é feita." (Benjamin Franklin)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 21,28-32

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!



“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’. O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
“(…) Novamente o Evangelho nos mostra a pessoa de João Batista e a sua missão de precursor do Messias. Acreditar nas palavras de João acarreta na vivência do compromisso da conversão, e não uma mera conversão de palavras, mas conversão que exige gestos concretos que a demonstre. Por isso que Jesus nos conta inicialmente a parábola. Ele nos mostra que de nada adianta a adesão a uma religião formal, ritualista, que não tenha nenhum vínculo com a vivência do amor, pois o que é necessário é o cumprimento da vontade de Deus, e não o que falamos a ele, pois a fé é para ser vivida e não simplesmente anunciada”. (Reflexão site da CNBB)
Esse evangelho me lembra muitas coisas (…).
Quantos de nós não o vivemos na própria pele? Quantas vezes, mesmos repletos de razão e motivos para não fazer ou ajudar, mudamos de opinião, engolimos nossos “sapos” e com eles o orgulho, e por fim ao ver tudo realizado, fomos tomados de satisfação e ALEGRIA?
Muitos se sentem incomodados com a nossa disposição. São pessoas que aos poucos foram deixando apagar a chama da alegria em seus corações e não conseguindo motivos ou razões para vislumbrar, passam, às vezes inconscientemente, a enxergar como tolice aquele (a) que consegue vencer a vontade de estagnar-se e se move. Não sei bem se é um bom exemplo, mas como imaginou o criador do nome Rolling Stones, que “pedra que rola, não cria limo”.
Se “rolo” não deixo essa maldade “grudar” no meu dia-a-dia. Se mesmo querendo dizer não, analiso os que serão afetados pela minha decisão, e movido pelo amor ao inocente, troco de conduta. Posso dizer que estou a um passo da maturidade espiritual quando opto pelo bem maior.
“(…) A essas pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqüilamente e, assim, comam o seu próprio pão. E vós mesmos, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”. (II Tessalonicenses 3, 12-13)
Quando digo “amor ao inocente” refiro-me em especial a nossa vida em comunidade. A missa de domingo na comunidade que participo tem cerca de 400 a 500 pessoas, sendo assim, cerca de 500 pares de olhos que vêem nosso trabalho, nosso empenho, que nos ouvem e estranhamente nunca nos magoaram ou criticaram nosso trabalho. Às vezes quando me recuso a fazer algo por “orgulho ferido” acabo prejudicando a quem não tem culpa. Sabemos sim que muitas coisas nos magoam ao ponto de não querer mais fazer ou participar, mas dizer “não” e depois voltar atrás e dizer “sim” nos dá uma tremenda paz.
“(…) E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus“. (Filipenses 4, 7)
Há outra expressão forte no evangelho de hoje “(…) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês”. Só ela já daria muitas laudas de texto, mas deixo uma mensagem importante: Todos temos erros e como diria um colega meu “santo é aquele que cai 1000 vezes e se levanta 1001 vez”.
Temos muitos erros oriundos do julgamento, principalmente dos feitos de forma aleatória e precipitada. Milhões almejaram a santidade, poucos tiveram o reconhecimento humano dela, mas creio eu que uma parcela ainda maior que apenas poucos, tiveram o reconhecimento aos olhos de Deus.
A santidade é um projeto de vida, galgado a cada dia. Ela não pode ser usada por nós como separação ou seleção de pessoas, pois isso cabe somente a Deus. Sendo assim não posso eu me gabar por ser dessa ou daquela pastoral ou movimento ou identidade se como os apóstolos, na hora que Jesus mais precisa de nós, damos as costas, não o ajudamos, o abandonamos.
Como diz uma canção:
“(…) Quem faz da santidade uma vaidade possivelmente já esqueceu, que muitas prostitutas nos precedem na entrada do Reino dos Céus. Eu me recordo de Jesus do jeito que olhava os pecadores e me surpreendo ao vê-lo assim tão frágil lhes pedindo alguns favores” (Milagres – Adriana)
Nossa alegria vem do Senhor!
Um imenso abraço fraterno.






COMPORTAMENTO


Será que estou trabalhando demais?
Calila Galvão 


Apesar de todas as tecnologias, que deveriam facilitar as nossas vidas, nos tornamos cada vez mais dependentes do trabalho. Algumas mulheres se afundam tanto nele que esquecem de suas vidas pessoais. É claro que em algum momento isso trará consequências ruins e você poderá se sentir sozinha e deixada de lado não apenas pela família como também pelos amigos. Veja a seguir alguns sinais de você está trabalhando demais.

A família é a primeira a reclamar

Como ela convive com você é claro que será a primeira a sentir os problemas causados pelo seu excesso de trabalho. Os filhos sentem sua falta e pedem mais a sua presença, o companheiro também reclama que já não existe mais tempo para os dois. Pior ainda, é quando todo o seu estresse causado pelo trabalho é descontado em quem mais te ama. Isso causa inúmeras brigas e você será a única culpada.

Que tal umas férias?

Alguns podem até discordar, mas tirar férias também faz parte de ser um bom profissional. Tirar um descanso é de suma importância para recarregar as energias e renovar a criatividade. No retorno ao trabalho você se sentirá mais preparado para encarar os problemas. Ficar mais de uma no sem tirar férias afeta não apenas você e sua família como também o bom desempenho com os colegas.



Como anda a sua saúde?

Você trabalha tanto que não se dá um tempo nem mesmo para ir ao médico fazer exames básicos. Saber como anda a glicose sanguínea, o colesterol e todos as outras substâncias. O ideal é que seja feito um exame geral, pelo menos, uma vez ao ano. Algumas empresas fazem isso com os funcionários, mas como essa atitude é rara, o melhor é que cada um cuide da própria saúde.

Nada de saídas nos finais de semana

Se você precisa sacrificar até mesmo o seu final de semana com os amigos ou com a família, então é melhor pensar duas vezes se esse emprego realmente vale a pena. Os finais de semana não devem ser sacrificados em prol do trabalho. É justamente esses poucos dias que você tem para arejar a mente e ter um tempo só para você, amigos e família. Divirta-se!

Você dorme mal

Dormir mal é um sinal clássico de quem trabalha demais. Primeiro porque você deve passar noites em claro e isso prejudica o sistema do sono. Quando o organismo não tem um horário fixo para dormir é bem possível que você tenha sérios problemas com o sono. Ter horas regulares para dormir e não se preocupar tanto com os problemas do trabalho pode ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Sua vida amorosa não vai bem

Você prioriza o trabalho em vez de sua vida pessoal. Seu namorado se sente jogado de lado e em algum momento não vai mais aguentar esse tipo de relacionamento. As brigas se tornam constantes e ele pode procurar outra pessoa para satisfazer os anseios criados pelo relacionamento atual. Depois não adianta chorar o leite derramado.

Será que estou trabalhando demais?

Tudo demais é sobra. É preciso ter equilíbrio na vida em todas as áreas. Não é preciso deixar de trabalhar para ter uma família feliz ou ter momentos de lazer, muito menos para ter um relacionamento amoro e bons amigos. É preciso saber dosar tudo o que está a nossa volta. Se o trabalho é importante para você cuide para ser uma funcionária indispensável e não o burro de carga dos seus superiores. Você não precisa levar nas costas uma empresa que não é sua.







MOMENTO DE REFLEXÃO



Muitas pessoas têm listas de decisões a tomar. São decisões pessoais, profissionais... de todo tipo.

O dia mais importante destas listas continua sendo o primeiro dia do ano, o Dia do Ano Novo. Ano novo - vida nova... lista nova.

Eu também tenho minha lista. É a lista que eu chamo de as Leis do Farol.

As Leis do Farol contêm mais do que boas idéias, preferências pessoais e opiniões honestas. São dádivas de Deus, verdades testadas que definem os caminhos pelos quais você deve navegar sua vida. Observe-as e aproveite a paisagem segura. Ignore-as e choque-se contra as ásperas pedras da realidade.

O capitão sábio muda a direção de sua embarcação de acordo com o sinal do farol. Uma pessoa sábia faz o mesmo.

Com isto, então, as luzes pelas quais procuro e os sinais nos quais fico atento:
- o amor de Deus é maior que os temores.
- Uma vez por semana, se deixar ser levado por uma criança num passeio.
- Tomar as mais importantes decisões num cemitério.
- Quando ninguém estiver observando, viver como se alguém estivesse.
- Ter sucesso em casa primeiro.
- Não gastar hoje o dinheiro de amanhã.
- Orar duas vezes mais do que se preocupar.
- Escutar duas vezes mais do que falar.
- Só abrigar um rancor quando Deus fizer o mesmo.
- Tratar as pessoas como anjos; um dia encontrará algum e ajudará a fazer algum.
- Deus perdoa sempre; ser sábio e fazer o mesmo.
- Quando não puder tocar a mão de Deus, confiar em seu coração.
- Não sentir-se culpado pela bondade do Deus.
- O livro de vida é lido em capítulos, então saber o número de sua página.
- Nunca deixar o importante ser vítima do trivial.
- Viver sua religiosidade.

Resumindo:
Conduza a vida como uma viagem numa escuna. Aproveite a vista. Explore o navio. Faça amizade com o capitão. Pesque um pouco. E então desembarque quando chegar em casa.


Tradução de SergioBarros

Max Lucado em "In the Eye of the Storm"

Nenhum comentário:

Postar um comentário