Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 10/12/2015


Quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


“Quem se acostuma a fugir dos problemas, vai ter que correr de si mesmo a vida inteira!”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,11-15


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias – de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Elias quando é arrebatado, na narrativa do antigo testamento de forma um tanto alegórica ou mística (II Reis 2, 11), deixa a expectativa no povo de seu retorno, pois era uns profetas defensores dos interesses dos menores e mais assolados pela política opressora de Acab no reino de Israel. Elias lutava pelo fim do Baalísmo, o que seria hoje talvez, em analogia, as religiosidades por conveniência e movidas por interesses, pois Baal era um deus muito procurado pela sua produtividade…
Se analisarmos assim, João Batista também vivia uma luta contra essas religiosidades de conveniências e contra o uso da palavra de Deus para a criação de uma elite dominadora sobre outras. É nesse cenário que surge João Batista.
Diferentemente dos profetas que o antecederam, João não foi gerado dentro dos palácios reais e sim a “voz que clamava no deserto”. Um homem simples de vida simples que acreditava fielmente que alguém em breve viria e ele não seria digo de amarrar suas sandálias. Falaremos mais a frente sobre isso.
“(…) Um dos personagens mais importantes para a nossa reflexão durante este tempo do Advento é João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher. João é o último profeta do Antigo Testamento, o mensageiro que é enviado por Deus para ser o precursor do Messias, aquele que tem como missão preparar os seus caminhos. Mas quem é do Reino dos céus é maior do que ele, todos aqueles que vivem segundo a nova aliança é maior que João, porque a nova aliança é a aliança perfeita, enquanto a antiga aliança é imperfeita”. (reflexão segundo a CNBB)
A fé de João interagia perfeitamente com sua humildade e modo de viver, talvez como aquela propaganda da bolacha Cream Cracker, teria ele fé porque era extremamente simples, ou sua simplicidade vinha de sua imensa e fervorosa fé? (risos)
João convocava a todos a preparar o caminho do Senhor, pois o reino de Deus estava próximo. Pedia através do batismo e da circuncisão que aceitassem a Deus como Senhor (Batismo) e carregássemos conosco a marca de nossa fidelidade a Ele por onde andássemos (circuncisão). João atendia assim e sem saber, que era dele que Malaquias profetizava…
“(…) Eis que estou ENVIANDO O MEU MENSAGEIRO PARA PREPARAR O CAMINHO À MINHA FRENTE. E de repente chegará ao seu templo o SENHOR que vós estáveis procurando, o mensageiro da Aliança que estáveis desejando. Eis que ele chega — diz o SENHOR dos exércitos; […] Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que chegue o grandioso e terrível dia do SENHOR”. (Malaquias 3, 1. 23)
Jesus, nesse trecho do evangelho, atesta a verdade sobre a profecia de Malaquias quanto ao Elias que viria a sua frente: “(…) João é Elias, que estava para vir. Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam…”. Jesus declarava assim quem era e sua missão.
O Senhor demonstra uma tristeza natural pelo fato de não acreditarem em João. O descrédito talvez se desse a pregação insistente de João Batista contra a hipocrisia, as incoerências e conveniências adotadas pelos fariseus e muitos mestres da lei: “Regras para todos, proteção ’divina’ e perdão para uns poucos”.
João, de certa forma, não incomodava mais aos fariseus, pois atuava em uma área periférica, ou seja, afastada dos grandes centros. Quantos outros “Joãos”, “Marias”, “Pedros”, “Marcos”, “Tatianas”, “Franciscos” (…) estão por ai hoje levando a mensagem de Deus através de atos efetivos de amor ao próximo em bairros afastados, em presídios, nas ruas, hospitais, creches, abrigos, dando catequese, em pastorais de batismo, ECC… E também não são vistos ou dado o devido valor?
João de fato incomodou na verdade apenas uma pessoa, e esta lhe pediu a cabeça. Alguém que se sentiu prejudicada pelas verdades perante a Lei que João apresentava. É triste ver no que se transformou a fé de muitas pessoas: Criaram um deus Milagreiro e comandável. Um deus que tem hora e lugar para realizar milagres; um deus comercial, “garoto propaganda” de “cajados de Abraão”, “escudos da fé”; um deus que “realiza” maravilhas se o elefante esta virado com a nádega para a porta; um deus que não se importa se não vou à missa, mas esta sempre pronto atender meus pedidos, pois se assim não fizer, ameaço trocar de igreja,  de religião, de credo, de pensamento. (Hunf)
Que João Batista seja um espelho de como crescer na fé através da coerência e da simplicidade. Sempre terão aqueles que “feridos” pedirão nossa cabeça, mas não há por que se preocupar, pois Deus é um juiz perfeito!
Mantenha a fé!
Hoje é santa Luzia! Que ela nos ajude a abrir os olhos da fé e nos faça perseverantes.
Um imenso abraço fraterno. 








MUNDO ANIMAL

Passeio sem transtorno! Ensine seu cão a passear sem puxar a guia.


Quem nunca viu um cachorro que leva seu dono para passear? É muito comum ver pessoas sendo arrastadas por seus animais de estimação. A situação não é nada agradável e pode tornar o cão desobediente e até mesmo agressivo.

O passeio é um exercício muito importante para todos os cachorros, em qualquer idade - a menos que haja alguma restrição médica. Mas para as voltinhas pelo bairro serem agradáveis tanto para você quanto para seu melhor amigo, é importante estar no controle da situação.

Seja o líder!

É muito comum que um cão dominante queira “ditar as regras” do passeio para seu condutor. Cheira aqui, demarca ali, assim o animal sente que sua posição de líder está sendo confirmada e, muitas vezes, quando contrariado, age de forma agressiva.

E não só nas ruas. Um cão que faz o que bem entende durante o passeio, acha que manda também dentro de casa.

Por isso, é importante exercer a liderança inclusive no passeio, com o cão andando ao seu lado, para ter um animal de estimação controlado em diversas situações.

Controle a ansiedade do seu cão!

Normalmente, ao ver o dono pegando a guia e ouvir a palavrinha mágica “passear”, o cãozinho fica doido para ir para rua. E aí já saem puxando dentro de casa mesmo. Uma dica para baixar essa ansiedade é tornar o momento da saída o menos excitante possível. Para isso pegue a guia que você costuma passear com seu bichinho em vários momentos do dia, mesmo que não vá sair passear com ele. Coloque-a no cachorro e deixe-o com a coleira do passeio durante algum tempo, dentro de casa mesmo, repetindo isso algumas vezes, sem sair para rua. Esse processo, que chamamos de dessensibilização, e faz com que o cão não associe mais a guia ao momento de passeio, pois, afinal, não é sempre que ele põe a coleira que ele sai para passear.

Um cão eufórico demais fica menos sensível aos trancos na guia para controlá-lo e assim será preciso ser cada vez mais rígido para manter o controle.

Treinando um bom passeio!

Já durante o passeio, o dono não deve permitir que o cão puxe a guia. Ao ser puxado e permitir que o cachorro continue andando na direção que ele deseja, ensinamos ao animal que sua técnica funciona e assim ele a repetirá sempre. Um recurso que ajuda o cão a se conter é frustrar sua intenção. Ao tomar um puxão, pare e obrigue-o a esperar e só volte a caminhar quando o animal estiver mais tranquilo. Outra técnica muito boa é fazer percursos em ziguezague, treinando o cachorro a mudar de direção junto com você. A percepção do cão da importância de prestar atenção nos movimentos do condutor, para acompanhá-lo, aumenta à medida que ele percebe que ao puxar a guia, leva um tranco. Para favorecer a concentração nos treinos, escolha um lugar não tão estimulante, como uma garagem do prédio ou num quintal, por exemplo.

Quando o cão conseguir acompanhar você sem precisar de trancos, premie-o com um petisco. Com poucos treinos já é possível perceber os resultados. Só aí o leve para a rua ou para outro local com mais estímulos.

Cães briguentos!

E pra quem tem um cão encrenqueiro o passeio pode ser ainda mais tumultuado. Nesses casos, geralmente, os cães nem percebem o tranco na guia quando estão latindo excitados para um “adversário”. Por isso, devemos interromper desde o início as manifestações de agressividade com uma bronca que não o machuque. Um recurso é espirrar um jato de substância amarga não tóxica na boca do animal (use somente produtos específicos vendidos em pet shops) ou causar um leve desconforto fazendo barulho ao chacoalhar uma lata cheia de moedas. Nos casos mais difíceis, procure a ajuda de um profissional especializado, pois manifestações de agressividade podem exigir maior controle para evitar acidentes.

Com seu cão mais educado é hora de curtir passeios bem mais agradáveis e divertidos para vocês dois!

Texto: Tarsis Ramão (adestradora da equipe Cão Cidadão)
Edição e Revisão: Alex Candido








MOMENTO DE REFLEXÃO


Sou terapeuta, e durante um período, antes de me dedicar às palestras e seminários, tive consultório. Durante estes anos ouvindo pessoas, conheci muitas que têm na sua vida alguém que sabe amar e outras que  gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que já tiveram e perderam!
Normalmente eram essas, que já tiveram e perderam, as que iam ao  consultório. Durante as terapias me contavam que estavam tristes, ou que apresentavam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro ou as mais diversas dores! Elas me contavam que suas vidas transcorriam de forma monótona e sem perspectivas, que trabalhavam apenas para sobreviver e que não sabiam como ocupar seu tempo livre.
Enfim, encontravam várias maneiras de me dizer que estavam simplesmente perdendo a esperança. Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros  consultórios, onde receberam o triste e fatídico diagnóstico de "depressão", além da inevitável receita do antidepressivo do momento. Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que elas não precisam de nenhum antidepressivo; digo-lhes que elas precisam aprender a amar!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho!
Há as que pensam: "como é possível um profissional dar  uma orientação tão simples?!" Há também as que, decepcionadas, se despedem achando que eu não as compreendi, e não voltam nunca mais. Àquelas, porém, que decidem ficar e não reagem, eu explico o seguinte: aprender a amar  é  se entregar à alguém  ou a algo que nossa consciência vem pedindo faz tempo! É se permitir fazer aquilo que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir!
Amar é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida!
Às vezes encontramos o amor em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores sentimentos nobres, ou o verdadeiro sentido da admiração. Mas também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo,  ou no prazer "quase obssessivo" do passatempo predileto.
Enfim, é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir levando".  mas... a pergunta é: o que é "ir levando"?
Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionada cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva. Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã!
Por favor, não se contente com "ir levando", procure algo para amar, aprenda a ser um amante e um protagonista da sua vida...Acredite: o trágico não é morrer; afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver; por isso, e sem mais delongas, aprenda a ser  amante !
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: para se estar satisfeito, ativo, sentir-se jovem, feliz, é preciso namorar a vida!! Vou mais longe, se tratando de relacionamento afetivo, namorar é muito pouco. Nesta semana quero dar um conselho com valor de terapia: aprendam ser amantes!


Luiz Antonio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário