Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 18/12/2015


Sexta-feira, 18 de dezembro de 2015


“Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 1,18-24

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha prometido pelo profeta: "Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Duas coisas novas me são apresentadas nesse evangelho.
Primeira (…). José “era um homem que sempre fazia o que era direito” como muitos outros homens e mulheres que conhecemos e nos cercam. Pessoas justas, amigas, honestas, parceiras (…) que parecem não estarem muito interessados para coisas que normalmente nos prendem (ou seria, escravizam) como dinheiro, status, cargos. São pessoas cujo modo de agir e proceder nos convidam a querer imitá-las. Consigo trazer na memória algum deles?
O que mais me chama a atenção nessas pessoas é o grau de tranquilidade que demonstram ter mediante a pressão, ao sofrimento, a dor. É difícil ver no semblante de um “José” desse, a expressão de cansaço ou de entrega dos pontos. O tempo pode até ter passado mais rápido para eles (as), são vistos com mais cabelos brancos e rugas que outros da sua idade, mas por que não se abatem?
Ao indagá-los, parecem ter combinado a resposta, o motivo ou a razão de sua força: DEUS!
Todo bom “JOSÉ” é agraciado por Deus com o dom da fé. Sua fidelidade incondicional e RETIDÃO os tornam rochas em meio a tempestades e rajadas de ventos. Conseguem como as águias superar os ventos e chuva, pois se “atrevem” a voar ainda mais alto que as nuvens, e lá amparados pelo Senhor, vêem os problemas de “cima para baixo”. Elas caminham pela fé e não pela visão.
“(…) E quem NOS PREPAROU PARA ISTO É DEUS, que nos deu seu Espírito em garantia Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, SOMOS PEREGRINOS, LONGE DO SENHOR; pois caminhamos pela fé e não pela visão”. (II Coríntios 5, 5-7)
Segunda (…). Como identificar um anjo de Deus a sussurrar em meu ouvido? Conseguimos imaginar a cena em que José, deitado e convicto de uma decisão, resolve mudar mediante o conselho do anjo? Quantas mudanças que hoje lembro que foram sussurradas em meus ouvidos ou no meu pensar que nos arrependemos de não ter ouvido?
Recordo de certo momento fazendo aula prática de carro, tentando eu fazer as famosas balizas de estacionamento, uma voz, realmente viva, na calçada dizendo: Desfaz o volante! Vira! Vai um pouco mais pra frente! Cuidado!
Era um morador de rua. Um homem que, nem sei bem o porquê, vivia sempre alcoolizado a transitar próximo ao local onde fazíamos a nossa aula. O que me chama a atenção nesse caso é que mesmo embriagado e sem mesmo que eu pedisse, ele estava ali orientado a TODOS que lhe pareciam ter dificuldade em acertar.
Qual seria o padrão de pessoa que poderia realmente me dar uma sugestão sobre minha vida? Em quais momentos me permitiria que alguém sem pedir me sugerisse outra forma de pensar ou agir num determinado momento ou ocasião?
A manifestação do anjo a José só “deu certo”, pois ele “era um homem que sempre fazia o que era direito”, ou seja, parece que era alguém que tinha entendido ou vivia em profunda intimidade com que era de Deus. Usando o mesmo destaque de II Coríntios “SOMOS PEREGRINOS, LONGE DO SENHOR”
O natal se aproxima, nos aproximemos mais de Deus! Talvez até possamos ouvi-LO usando outros anjos.
A grandeza maior de Deus é como aquele morador de rua, que mesmo sem termos pedido, nos ajuda quando vê ou nota que estamos tendo dificuldade em acertar!
“(…) VINDE A MIM, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA VÓS”. (Mateus 11, 28-29)
Um imenso abraço fraterno.







CULINÁRIA


Bolachinha de fécula de batata

2cx de fécula de batata (400 gramas)
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
2 ovos
400 gramas de margarina (mais ou menos)

Juntar todos os ingredientes numa bacia, menos a margarina, misture tudo e depois vá colocando a margarina até que a massa esteja úmida mas em ponto de ser manuseada.
Abra as porções e depois corte as bolachas da forma que preferir. Leve para assar




Burritos


Ingredientes
400 gr de patinho moído(s)
1/2 unidade(s) de cebola picada(s) finamente
2 dente(s) de alho amassado(s)
2 colher(es) (sopa) de óleo de milho
200 gr de feijão preto cozido(s)
1 unidade(s) de jalapeño picada(s)
100 gr de queijo prato ralado(s) grosso(s)
4 unidade(s) de tortilha(s) de trigo
8 folha(s) de alface americana picada(s)
1 unidade(s) de tomate salada fatiada(s)

Como fazer
Em uma panela, aqueça o óleo de milho e refogue o alho e a cebola picada.
Quando a cebola começar a "suar", acrescente o patinho moído e tempere com sal e pimenta branca a gosto.
Deixe refogar até que a carne fique ligeiramente seca, mexendo sempre, para desfazer os grumos.
Acrescente então o feijão cozido totalmente sem caldo, apenas os grãos.
Adicione a pimenta jalapeño picada, mexa bem, desligue o fogo e reserve.
As tortilhas podem ser encontradas prontas em bons mercados.
Aqueça levemente as tortilhas para que fiquem mais maleáveis.
Divida o recheio entre as tortilhas e enrole-as exatamente como uma panqueca (as quais agora chamaremos de burritos), deixando a dobra final para baixo.
Coloque esses burritos em uma assadeira untada com um pouco de óleo de milho, polvilhe por cima o queijo prato raladoe leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 5 minutos, ou até que estejam levemente crocantes.
Sirva acompanhadas de alface picada e fatias de tomate.
Algumas pessoas gostam de servir também com molho barbecue, facilmente encontrado em qualquer mercado.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Saia de casa.
Só pelo gosto de caminhar.
Sorria para todos. Faça um álbum de família. Conte estrelas. Telefone para seus amigos.
Diga: “Gosto de você!”. Converse com Deus. Volte a ser criança. Pule corda. Apague de vez a palavra “rancor”. Diga “sim”. Dê uma boa risada! Leia um livro. Peça ajuda. Corra. Cumpra uma promessa.
Cante uma canção. Lembre o aniversário de seus amigos. Ajude algum doente.
Pule para se divertir. Mude de penteado. Seja disponível para escutar. Deixe seu pensamento viajar. Retribua um favor. Termine aquele projeto. Quebre uma rotina.
Tome um banho de espuma. Escreva uma lista de coisas que lhe dão prazer. Faça uma
visita. Sonhe acordado. Desligue o televisor e converse. Permita-se errar. Retribua uma gentileza.
Escute grilos. Agradeça a Deus pelo sol. Aceite um elogio. Perdoa-se...
Deixe que alguém cuide de você. Demonstre que está feliz. Faça alguma coisa que sempre desejou. Toque a ponto dos pés. Olhe com atenção uma flor. Só por hoje, evite dizer “não posso”. Cante no chuveiro. Viva intensamente cada minuto.
Inicie um trabalho familiar. Faça um piquenique no quintal. Não se preocupe. Tenha a coragem das pequenas coisas. Ajude um vizinho.
Afague uma criança. Reveja fotos antigas. Escute um amigo. Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Brinque com seu mascote.
Permita-se brilhar. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Torça pelo seu time.
Pinte um quadro.
Cumprimente um novo vizinho.
Compre um presente para você mesmo.
Mude alguma coisa. Delegue tarefas.
Diga “bem-vindo” a quem chegou. Permita que alguém o ajude. AGRADEÇA!
Saiba que não está só. Decida-se a viver com “paixão”: sem ele nada de grande se consegue.
Tenha essa árvore diante de você os 365 dias do ano.
Ela garante ótima saúde, excelentes relações pessoais, aumento da auto-estima, crescimento emocional e social, satisfação pessoal e felicidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário