Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 28/11/2015


Sábado, 28 de novembro de 2015


“Frequentemente a prova da coragem não é morrer, mas viver.” (Vittorio Alfieri)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,34-36

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós, pois cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de conseguirdes escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem.



Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força.
Neste Evangelho, o último do ano litúrgico, Jesus volta a nos falar do fim do mundo. Mas num sentido amplo, que inclui também o fim da vida terrena de cada um de nós. Essa força que devemos ter é para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficarmos de pé diante de Jesus, o Juiz, com quem nos encontraremos.
Ninguém consegue prever o dia da própria morte. Ela vem de forma inesperada. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha”. Quantas pessoas vivem como se não fossem morrer nunca!
Recordando o catecismo, após a morte nós iremos para um destes três lugares: para o céu, para o purgatório ou para o inferno. O purgatório é um sofrimento passageiro, apenas um tempo de purificação. Mas o inferno... Deus nos livre!
Na prática, a escolha do nosso lugar é feita por nós mesmos. Jesus, o Juiz, vai apenas confirmar. E ele o fará com tristeza, se morrermos longe do seu Evangelho e dos mandamentos de Deus, pois a mesma direção que tivermos dado à nossa vida aqui na terra, o Juiz deverá confirmar depois, em respeito à nossa liberdade. Portanto, somos nós que escolhemos o lugar onde viveremos eternamente.
Daí a importância de levarmos a sério os mandamentos de Deus. Jesus veio para nos salvar, e quer nos ver todos no Céu; por isso que nos deixou palavras claras como as do Evangelho de hoje.
Certa vez, um raio de uma bicicleta resolveu abandonar o seu trabalho. Ele pensou: são tantos raios ao meu lado, todos presos no eixo e segurando a roda, um a menos não vai fazer falta.
E foi-se embora, desligando-se da bicicleta. Mas ele estava enganado. O dono colocou a sua filha na garupa e foi levá-la à escola. A estrada era esburacada e cheia de pedras. No caminho, a roda se entortou, os dois caíram e se machucaram!
Todas as funções na sociedade são importantes.
“Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar.” Que bom se, quando a nossa vida chegar ao fim, nós estivermos cada um no seu lugar, cumprindo com fidelidade aquela missão que Deus nos confiou!
Maria Santíssima, a nossa Mãe, está pronta a nos ajudar dia e noite. Peçamos a intercessão dela. “Maria, ó Mãe cheia de graça... nós queremos contigo estar no Céu!”
Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força.






CASA, LAR E FAMÍLIA


Evite o mofo usando ingredientes caseiros

O mofo aparece quando existe muita umidade no local e pode se espalhar facilmente pelas salas de uma casa, em armários, paredes, roupas, gavetas, entre outros. Mesmo que  não consiga ver nenhuma mancha visível, o cheiro desagradável denuncia a presença de mofo.

Além do cheiro e das manchas desagradáveis, este fungo pode prejudicar a saúde e provocar reações alérgicas. Nem sempre é possível acabar de vez com a umidade do local em que mora, mas existem alguns ingredientes caseiros que podem ajudar a evitar o aparecimento de novas manchas de mofo.

Ingredientes caseiros para combater mofo

Vinagre

O ácido acético presente no vinagre é uma excelente substância para limpar móveis, roupas e outros objetos que estejam mofando. A acidez inibe o desenvolvimento dos fungos.

Para retirar as manchas de mofo das roupas, basta passar uma escovinha molhada com vinagre branco e deixar o produto agir pelo período de 15 minutos. Depois, espalhe água quente por cima e deixe secar. Em seguida basta lavar a peça normalmente.

Para usar o vinagre nos armários e outros móveis, confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 240 ml de vinagre branco;
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução borbulha muito.
Depois coloque a mistura em um borrifador.
Para usar, basta borrifar a solução nos objetos mofados, deixar agir por aproximadamente 10 minutos e secar com um pano limpo. Repita este processo uma vez ao mês.

Limão

Por causa do vapor do chuveiro, o banheiro é um lugar que acumula umidade com muita facilidade e, consequentemente, aparecem as manchas de mofo. Por ser ácido, o limão é um ingrediente eficaz na limpeza dos azulejos e rejuntes do banheiro. Para isso, basta esfregar metade um limão sobre os azulejos e depois enxaguar com água.

Bicarbonato de sódio

Encha até a metade de um potinho com bicarbonato de sódio e coloque-o em um canto da casa. Se achar necessário, espalhe vários desses potes por todos os cômodos da casa para ajudar no controle da umidade. O bicarbonato deve ser trocado quando houver a formação de pequenas bolinhas.

Giz de lousa

Coloque alguns pedaços de giz dentro de um pote sem tampa no canto da casa em que preferir. Cada pedaço de giz pode ser usado por até seis meses, basta levá-lo para secar ao sol quando ele já estiver úmido. O giz ajuda a controlar a umidade e a acabar com o cheiro de mofo.






MOMENTO DE REFLEXÃO


É compreensível que num tempo em que ainda se afirma que tempo é dinheiro, você tenha os ímpetos comuns da época, quais sejam os de ganhar e ganhar, temendo as necessidades futuras.
É justificável que você corra de um lado para outro, na busca dos bons negócios, da conquista de melhores mercados, na busca, enfim, dos lucros.
É admissível que você não tenha tempo para se alimentar devidamente, para repousar um pouco, para meditar um pouquinho ou para orar.
Entendemos, meu irmão e minha irmã, que cada um dos seus negócios ou cada uma das suas ocupações lhe exija atenção e envolvimentos especiais.
Entretanto, vale a pena não esquecer que tudo isso é secundário para a vida da alma, porque tudo isso vai ficar sobre o pó do mundo.
Foi Jesus que nos recomendou não nos atormentássemos pela posse do ouro, e que a cada dia já bastam seus problemas.
Então, devemos pensar que o corpo físico nos é emprestado enquanto estamos no planeta com os divinos objetivos do progresso espiritual.
Compreendamos, pois, que a calma deve se tornar companhia e conselheira dos nossos dias terrenos, ensinando-nos a fazer tudo com moderação, procurando vincular a mente ao psiquismo celeste, a fim de que não convertamos em tormento e destruição o que deveria ser fonte de vida e de alegria: o tempo.
Aja sempre com calma, para que tenha tempo de pensar bem sobre tudo e de agir bem em tudo que faça.
Alimente-se o mais corretamente possível, preservando o corpo que o ajuda tanto. Dê ao seu corpo e à mente alguns momentos de repouso, para manter a necessária sanidade.
Encontre um tempinho, alguns poucos minutos que sejam, para meditar sobre a sua realidade no mundo, sobre o que é que Deus espera de você, e ore.
Procure sintonizar-se com seu anjo guardião, com os nobres mentores da vida, pelo menos ao iniciar um novo dia de atividades.
Essas providências, ao mesmo tempo em que lhe trarão calma, serão conseqüências do seu estado de calma.
Com calma em seu cotidiano, você evitará as indisposições com terceiros, as irritações na via pública, a agressividade no trânsito da cidade, bem como os estresses desnecessários dentro do lar.
Com calma você entenderá cada ocorrência a sua volta e cada pessoa em seu caminho.
Nada você perderá pelo uso da calma em sua trajetória humana, pois, longe de alimentar-se da idéia materialista de que tempo é dinheiro, você começará a pensar que, fundamentalmente, tempo é oportunidade, e que você deverá aproveitá-la para o melhor.
Mesmo que deixe de lucrar algumas poucas moedas, no jogo enlouquecido das competições, você conquistará harmonia e saúde, a fim de prosseguir na rota da felicidade que tanto deseja.
Seja qual for a situação cotidiana que o convide à ação, à tomada de atitude, faça-o com calma, com muita calma, e aguarde os resultados excelentes em clima de paz.
A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada.


Claudia Belucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário