Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 09/12/2015


Quarta-feira, 09 de dezembro de 2015


“Quem se acostuma a fugir dos problemas, vai ter que correr de si mesmo a vida inteira!”


EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,28-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!




Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Aonde eu procuro a solução ou respostas para meus problemas?
Entender que nem todo dinheiro do mundo pode resolver algumas situações é algo bem claro em nossas vidas, mas é preciso também entender que nem tudo cairá como maná do céu. Como posso interpretar essa mensagem do evangelho de hoje sem perder a FÉ ou esperança?
Antes de tudo precisamos deixar bem claro que quando assolados pelos problemas, NÃO é Deus que esta nos tentando, pois isso Deus não faz, então por que nas tribulações tentamos consolá-las dizendo que foi “que Deus quis”? Ao invés de aproximá-la de Deus, na fragilidade, ela passa a ver Deus como o culpado e não a mão que consolará e dará a FORTALEZA.
“(…) DEUS NÃO NOS ESCOLHEU PARA SOFRERMOS O CASTIGO DA SUA IRA, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para podermos viver com ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier“. (I Tessalonicenses 5, 9-10)
Palavras podem CONSOLAR e ao mesmo tempo, podem levar a pessoas a afundar mais ainda no problema. A grande “sacada” dos que vivem o CAMINHO é abrir os olhos, e ouvidos, dos que nos cercam, para que permitam que a cura entre. Ninguém coloca um interfone na sua residência para a partir de agora, abrir a porta e sem perguntar quem é. Como espero que Deus entre facilmente na vida de alguém, se por medo, esta levantou muros, reforçou a segurança e ainda teme novos problemas?
Muita gente ainda, por falta de SABEDORIA, confunde a visita com a “xeretisse”. Pessoas que visitam as que sofrem apenas para ficar “atualizado (a)” sobre o que aconteceu, mas de fato, não ajudam em nada. Precisamos mesmo é entender o que esta acontecendo sem precisar de fato julgar ou arrumar um culpado para o que aconteceu.
Uma pessoa que esta sofrendo perde naturalmente o senso real do problema, pois se aos nossos olhos o problema parece uma mureta, aos olhos de que VIVE o problema, sem a divina CIÊNCIA, lhe parece uma parede intransponível. Desistir para elas é sempre o caminho mais fácil. E quantas já desistiram?
(…) “Minha voz se eleva para Deus e clamo. Elevo minha voz a Deus para que ele me atenda; No dia de angústia procuro o Senhor. De noite minhas mãos se levantam para ele sem descanso; e, contudo, minha alma recusa toda consolação. Faz-me gemer a lembrança de Deus; na minha meditação, sinto o espírito desfalecer. Vós me conservais os olhos abertos, estou perturbado, falta-me a palavra. Penso nos dias passados lembro-me dos anos idos” (Salmo 76, 2-6).
Nesse momento é importante termos DISCERNIMENTO para não piorar a situação. Se acredito que “o futuro a Deus pertence” é porque ELE ESTA AGINDO NO PRESENTE, sendo assim, quanto ao passado nada mais poderá ser feito. “(…) Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”.
Entristece-me ainda ver nesses momentos os lobos charlatões se aproximarem de quem sofre a apresentar um Jesus comercial. Um Deus que o ajudará se converter ao seu entendimento e também pagar por isso. São pessoas que não TEMEM A DEUS, mas “falam” em seu nome. O estranho é que Jesus, em sua vida pública, por diversas vezes foi surpreendido pela fé de pessoas que não o conheciam. Assim foi com a samaritana, com o centurião e outros.
Se há algo que possa ser dito talvez seja: “TENHA FÉ! SIGA EM FRENTE! NÃO SE ABATA! DEIXE-SE GUIAR PELO QUE DEUS LHE MOSTRARÁ”.
A bíblia é repleta de bons exemplos que essa frase é verdadeira. Ela esta implícita em TOBIAS, em JÓ, EZEQUIEL, ISAIAS, ÊXODO, GÊNESIS, (…)
Notem que muitas das palavras do texto esta em maiúsculo, são os dons do Espírito Santo. Isso foi sem querer, mas creio que é uma boa receita médica dentro do texto para aqueles a quem Deus chamou a confortar a quem sofre, ou seja, cada um de nós.
Um grande abraço fraterno



 



CURIOSIDADEDS

Você sabia?


1-O corpo da Água-Viva é feito de 95% de água, e elas morrem quando ficam expostas ao Sol.


2- Severus Snape, o famoso professor de poções de Harry Potter, acredite ou não, foi inspirado em uma pessoa real, mas ao contrário de Severus Snape, John Nettleship não dava aula de poções, e sim de química. Professor de J.K Rowling, foi sua grande inspiração para a criação de um dos personagens mais amados e odiados da trama de Harry Potter.


3- Apesar de o Batman não matar, e ser contra o assassinato, ele foi responsável por mais de 45 mortes em todos os filmes.


4- De acordo com um estudo recente, pessoas que tem Cachorros são mais felizes mais do que pessoas que tem Gatos, ou que não tem nenhum animal de estimação.


5- O Som de Inicialização do Windows foi feito em um iMac.


6- A empresa norte-americana MegaBots desafiou a japonesa Suidobashi Heavy Industries para uma batalha de robôs gigantes na vida real.
A batalha acontecerá daqui um ano, em junho de 2016. Anota aí na sua agenda, porque o futuro é maravilhoso.


7- Stephen Hawking afirma que tudo que cai dentro de um Buraco Negro ressurge em um Universo Paralelo.


8- As pessoas geralmente ficam com ânsia de vômito quando alguém vomita devido à nossa evolução. Nos Tempos das Cavernas, qualquer toxina que afetava alguém do grupo afetava também os demais integrantes, e ai todos passavam mal em conjunto.


9- Horas antes de Thomas Edison morrer, ele acordou de seu coma, abriu os olhos e disse "é muito bonito do lado de lá..."


10- Ano passado, Ethan Fenton estava sendo agredido por valentões da escola, quando foi salvo pelo seu Gato de estimação, Smudge. O garoto estava sendo agredido do lado de fora de sua casa, quando o Gato correu para fora, pulou nos agressores e os atacou até que eles foram embora. Desde então, o Gato dorme do lado de fora do quarto de Ethan todas as noites, para protegê-lo.



​ 




MOMENTO DE REFLEXÃO


Gosto de conversar com pessoas idosas. Na cultura oriental há um lugar privilegiado para os velhos, na família e na sociedade. As pessoas costumam consultá-los, ouvi-los e escutá-los. Sabem onde está a sabedoria que vem da experiência. No ocidente, não é costume valorizar a experiência acumulada por uma vida. Em função desse modo de pensar, as pessoas perdem oportunidades valiosas de aprendizagem. Se prestassem atenção nas histórias que eles contam, errariam menos e acertariam muito mais.

É na reta final do caminho que é feita a avaliação da viagem. Nesse ponto, tem-se a consciência do que, realmente, valeu a pena ser vivido. Escuto deles, com frequência: - "Se eu pudesse começar outra vez, faria diferente." ou: - "Como eu queria ter outra oportunidade!" Não me lembro de haver escutado de um idoso que, numa outra oportunidade, faria diferente qualquer coisa relacionada com bens, posição social e poder. As lembranças estão sempre no que foram ou deixaram de ser na vida.

Correndo em busca de valores ilusórios, a maioria dos seres humanos passam, apenas, pela vida. E tudo isto é muito rápido, cumulativo e exigente.  Não há tempo para apreciar, interiorizar, saborear a paisagem. A medida do "ter" não tem fim porque é feita de insatisfações. Quando se consegue ter algo desejado, logo se deseja substituí-lo por outro considerado melhor. Sempre querendo mais, mais, mais... Uma verdadeira luta sem fim. Na avaliação final, as pessoas concluem que viveriam sem a maioria desses bens e que teriam vivido muito melhor.
Na reta final, não há lamentos pelo que não se possuiu, mas pelo que se poderia ter sido e não se foi.
Pode-se comprar uma outra casa ou um outro automóvel, mas não se pode comprar o primeiro sorriso de um filho, a valsa que não se dançou, o pôr-do-sol que não se viu, o amor que não se viveu... São momentos únicos. Não se repetem e quem os perde não mais os terá de volta.
O amor de águas profundas que se deixou passar enquanto se estava com os olhos voltados para a superfície, o aconchego da família, o lazer com os amigos, aquela viagem que foi sendo protelada e que acabou não se realizando... O que se deixou de viver porque se estava ocupado demais com "coisas" mais sérias ou  mais importantes.
Se você ainda tem tempo, se a sua história ainda não está sendo contada na reta final, dê-se um tempo. Um tempo de reavaliação. Você não pode recuperar o que perdeu, mas poderá construir um novo tempo e escrever uma nova história para a sua vida, permitindo que o amor seja o tema central do enredo. Amando-se a si mesmo, amando-se muito e bem, a taça transbordará e banhará com amor todos os recantos da sua vida.
O sucesso é ser feliz!

Lêda Mello - Arapiraca (AL) - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário