Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 23/12/2015


Quarta-feira, 23 de dezembro de 2015


“Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta.” (Lamartine)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,57-66

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!”. Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?”. De fato, a mão do Senhor estava com ele.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Qual é o seu nome? O que ele representa? O que sua mãe pensou ao colocar esse nome em você? Você gosta do seu nome?
A história judaica é cheia de simbolismos inclusive nos nomes dados as pessoas. Zacarias era sacerdote e muito respeitado, deveria ele conservar a tradição sacerdotal colocando no seu filho o seu nome. Mas o que aconteceu? Ao ser impelido pelo anjo que Isabel teria um filho em tenra idade, colocou-se em posição de dúvida sendo assim sentenciado a ver os fatos, sem poder falar uma só palavra. A mudez pela falta de fé calava Zacarias.
O plano de Deus estava acontecendo e forçadamente Zacarias não podia falar. Talvez a imagem de contemplação apenas com os olhos fosse frustrante, visto que aquele homem nasceu e fora impelido de anunciar as boas obras de Deus.
Ao sugerir um novo caminho, Deus começa pela mudança de paradigmas. Aquela criança precisaria outro nome e outro regime de vida. Não seria o sacerdote urbano como seu pai, mas alguém que clamaria no deserto; alguém que denunciaria novamente as arbitrariedades contra Deus e contra o povo; alguém que futuramente seria declarado como o maior dos homens nascidos.
Quantas pessoas vêem o plano de Deus sendo executado apenas com os olhos? Quantos, como Zacarias, não querem romper seus paradigmas, modos, atitudes e dar um novo caminho ou oportunidade a suas vidas?
“(…) O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Reconhecer que temos muito ainda por crescer é tomar uma atitude como fez Zacarias ao escrever no pedaço de tábua o nome que Deus escolheu. Nossa fé não esta no óbvio, mas no improvável. Nossa igreja nos impulsiona a ver um mundo que precisa de gente pró-ativa, destemida e empreendedora.
“(…) Talvez algum de nós possa pensar: o meu pecado é tão grande, o meu afastamento de Deus é como o do filho mais novo da parábola, a minha incredulidade é como a de Tomé; não tenho coragem para voltar, para pensar que Deus me possa acolher e esteja à espera precisamente de mim. Mas é precisamente por ti que Deus espera! Só te pede a coragem de ires ter com Ele”. (Papa Francisco)
Certa vez enquanto apanhava pra aprender usar o twitter, deixei uma frase instigante: “Esporte radical é ser cristão! Muita adrenalina! Quem tem medo pula fora!
“(…) Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. (Filipenses 3, 14-16)
Não fiquemos calados! Cada um tem um nome e uma missão! Assuma!
São João Batista, Rogai por nós
Um imenso abraço fraterno!






CURIOSIDADES


Você sabia?


1-O Guinness parou de dar prêmios de "Animal mais Gordo do Mundo" porque as pessoas estavam deixando seus animais de estimação Obesos de propósito.


2- Você sabia que a pele negra envelhece mais devagar?
Como o principal responsável pelo envelhecimento da pele é o sol e a pele negra é mais resistente a ele, ela demora mais para envelhecer.


3- Algumas Cobras não-venenosas protegem seus Filhotes ao comer Sapos Venenosos, quando estão grávidas. Elas os ingerem para poder absorver as toxinas e passá-las para os Ovos, deixando os Ovos Venenosos quando ela os bota, protegendo os seus Filhotes.


4- No centro de cada gota de Chuva há alguma impureza (poeira, fuligens, etc). É fisicamente impossível a água da chuva ser pura...


5- Pablo Escobar foi apontado como o 70º homem mais rico do mundo com uma fortuna que chegou a US$ 30 bilhões.


6- De acordo com o Facebook, hackers tentam invadir 600 mil contas por dia.


7- Se você senta e se concentra para ter mais Criatividade, você está fazendo isso errado. Caminhar aumenta a Criatividade em 60%, seja ao ar livre ou pela casa...


8- Ratos gostam de sentirem cócegas e além disso eles conseguem "rir" quando alguém faz cócegas neles. Eles emitem o mesmo som que fazem quando estão brincando com outros Ratos, que é associado à alegria.


9- Todos os Animais conseguem sonhar. Um Gorila que aprendeu a se comunicar com Língua de Sinais uma vez usou os sinais para "Dormir" e "Imagens", depois de ter acordado, indicando que ele havia sonhado. O exemplo mais próximo de nós são os Cachorros e Gatos, que se mexem enquanto dormem...


10- Quando a Previsão do Tempo diz que há "50% de probabilidade de Pancadas de Chuva", na verdade significa que VAI CHOVER em 50% da área estudada, e não que há 50% de chances de chover...






MOMENTO DE REFLEXÃO


Alo amigo Noel!
Conceda-nos a intimidade! Afinal de contas, quando tínhamos menos de 5 anos nossos avós diziam que já o conheciam muito bem e o chamavam de “bom velhinho”. Portanto você faz parte da família. Logo, podemos conversar de forma menos formal.
 Permita-nos contrariá-lo, mas este ano não vamos lhe pedir presentes. Não queremos bolas de futebol ou de esferas coloridas para a o pinheiro frondoso. Na verdade, vamos convocá-lo para fazer parte de nossa seleção do amor como nosso treinador. Creio que podemos acertar as bases sem a presença de “procuradores” que na verdade só visam as polpudas comissões.
 Nos últimos anos temos pisado na bola, com certeza. Não realizamos nem metade das promessas efetuadas na noite consagrada a Jesus. Acreditamos que nos tenha faltado um técnico lúcido para coordenar nossas jogadas de ataque com objetividade em busca da vitória da família. Permanecemos por muito tempo na defensiva e permitimos que os elementos do mal construíssem um placar elevado contra nossa equipe desarvorada e sem rumo.
Nossas desavenças internas criaram atritos dolorosos entre nossos irmãos, que chegam a empunhar estandartes de seus clubes para ferir seus semelhantes com camisas diferentes, inclusive crianças. Na maioria das vezes por discordância sobre um impedimento mal marcado. Uma besteira que não se alinha com a condição de seres racionais que nos rotulamos. Realmente desperdiçamos nossa potencialidade para a evolução com fatos mesquinhos.
 Então resolvemos mudar a tática para o próximo confronto. Nada de esquemas tipo: 4-3-3 ou retrancado 4-4-2. Pretendemos seguir suas instruções inteligentes. Que agora todos juntos solidifiquem as bases defensivas contra os inimigos da paz e da bondade. Todos unidos ergam pontos de apoio no meio de campo onde a razão predomina em busca da harmonia perfeita. Seguros de nossas habilidades e sob sua conduta avançaremos em direção à intermediária do mal, tomando cuidados para não sermos apanhados em impedimento por algum “bandeirinha” distraído ou vesgo. Quem estiver pela extremidade do campo perto da marca de escanteio fará o cruzamento para dentro da grande área. E o melhor colocado de nós, isento de egoísmo e vaidade, fará com que a bola suavemente ultrapasse a linha fatal e adormeça na rede adversária para consignar o gol da vitória.
 Apenas um gol nos basta. Não pretendemos humilhar a torcida rival que até hoje tem escarnecido sobre nossas derrotas. Esperamos que alguns elementos do outro lado percebam por quanto tempo estiveram enganados e passem a torcer por nossa camisa, confeccionada com as cores da esperança de uma verdadeira fraternidade.
 Se formos felizes nesta grande partida, certamente teremos o patrocínio de Deus na próxima temporada. E renovaremos seu contrato por mais um século. No dia do jogo, pode comparecer ao estádio com sua roupa tradicional. Apenas troque as botas pelas chuteiras com travas altas para não escorregar no gramado úmido pelo orvalho. Não esqueça do gorro para proteção contra o sereno quase invisível. Pode ingerir umas quatro rabanadas, pois durante a partida você perderá este excesso de peso. As crianças que entrarão no estádio segurando suas mãos ficarão extasiadas de alegria pela festa que faremos irmanados com todo o anel das arquibancadas, cadeiras e cabines de rádios e tvs.
Como sabemos que sua repleta agenda (se você precisar de um palm-top avise-nos para que façamos uma “vaquinha” para presenteá-lo) de compromissos algumas vezes o confunde, anote aí o dia do jogo:
25 de dezembro deste ano às 24 horas! Local: nossa casa.
Só para lembrar. Como o trânsito celestial deverá estar engarrafado por dóceis anjos carregando sacolas para as crianças, tente chegar duas horas antes para que possamos cerzir em sua jaqueta vermelha o nome de nosso time: humanidade futebol clube.


Haroldo P. Barboza - Vila Isabel / RJ - Aulas de Matemática.

Autor do livro: Brinque e cresça feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário