Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 29/09/2015


Terça-feira, 29 de setembro de 2015


"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos"



EVANGELHO DE HOJE
Jo 1,47-51

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo,
47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentOu:
"Aí vem um israelita de verdade,
um homem sem falsidade".
48Natanael perguntOu:
"De onde me conheces?"
Jesus respondeu:
"Antes que Filipe te chamasse,
enquanto estavas debaixo da figueira,
eu te vi".
49Natanael respondeu:
"Rabi, tu és o Filho de Deus,
tu és o Rei de Israel".
50Jesus disse:
"Tu crês porque te disse:
Eu te vi debaixo da figueira?
Coisas maiores que esta verás!"
51E Jesus continuou:
"Em verdade, em verdade, eu vos digo:
Vereis o céu aberto
e os anjos de Deus subindo e descendo
sobre o Filho do Homem".


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Primeiro ponto: Quem era Natanael? Nada mais que Bartolomeu, aquele que viria a ser um dos discípulos de Jesus. Sua lembrança é comemorada dia 24 de agosto. Então por que esse evangelho esta sendo visto hoje? Não é pelo dia, mas pela promessa feita por Jesus.
“(…) Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Segundo ponto: Temos ainda muita dificuldade em acreditar no que ainda não vimos. Ou será que vimos, mas não reconhecemos?
Hoje a igreja celebra o dia dos “mensageiros dos decretos divinos” ou Arcanjos. Celebramos Miguel (Ninguém é como Deus), Rafael (Deus te cura) e Gabriel (Deus é meu protetor). Será que concebemos nos dias de hoje “repletos” de bruxinhos, vampiros bonzinhos (risos), a idéia de anjos ao nosso redor? Concebemos a idéia de seres iluminados e alados a nos guardar por intermédio da vontade divina?
Esse fato chega a ser intrigante… Até pouco tempo atrás a concepção de anjos ou foi por muitos esquecida, em especial pelos jovens, ou banalizada pelos exotéricos. Era anjo da sorte, da prosperidade, da saúde (e não era o Rafael não)… Vimos aos poucos o comércio, a mídia, os oportunistas transformar o “agente sob as ordens de Deus” em um empregado dos nossos desejos. Talvez essa “popularização” tenha surtido o efeito contrário e ter colaborado para que  tenhamos a dificuldade de imaginá-los no cotidiano de nossas ações. Eles estão presentes, mas sensíveis aos olhos e sentimentos dos mais simples e abertos ao projeto e ao amor de Deus.
Essa sensibilidade provavelmente advenha do reconhecimento (ou fé) que Deus nos ama e cuida de nós.
Podemos notar esse pelas coisas que inexplicavelmente acontecem em nossas vidas e daqueles que nos cercam. Prefiro chamar essa teia de coincidências de cumprimento irrestrito da aliança.
“(…) Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus mandamentos, mas castiga diretamente aqueles que o odeiam, exterminando-os, e infligindo sem demora o castigo direto àquele que o odeia… Se ouvirdes esses preceitos e os praticardes fielmente, o Senhor, teu Deus, guardará para contigo a aliança de misericórdia que jurou a teus pais, amando-te, abençoando-te e multiplicando-te: abençoará o fruto de teu ventre e o fruto do teu solo, teu trigo, teu vinho e teu óleo, as crias de tuas vacas e de tuas ovelhas, na terra que jurou a teus pais dar-te. Serás bendito mais que todos os povos. Não haverá no meio de ti quem seja estéril, macho ou fêmea, tanto entre os homens como entre os animais”. (Deuteronômio 7, 9-10; 12-14)
Rafael andava ao lado de Tobias, mas ele não o via assim, talvez essa seja a manifestação mais comum dos arcanjos, pois uma das suas funções seja orientar aqueles que mais precisam de ajuda e mesmo assim passar despercebido. Talvez outros “anjos”, no entanto sem asas, estejam nos acompanhando e não os notamos. Provavelmente não tenham o glamour dos arcanjos, mas é certo que sempre estão presentes quando mais precisamos.  São pais, mães, irmãos, namorados (as), amigos (as), (…); de certa forma, são anjos orientados pelos anjos de Deus.
São Miguel, São Rafael, São Gabriel rogai por nós e defendei-nos do combate!
Zelemos por nossos anjos! Rezemos por aqueles que nos rodeiam, principalmente os da minha casa, do meu trabalho, da minha rua…
Um imenso abraço fraterno






VIDA SAUDÁVEL

Livre sua mente das amarras e convenções da sociedade
Seguir o exemplo de outras pessoas constantemente pode não ser muito saudável
Walter Alexandre


Desde pequenos construímos nossa mente com as idéias, opiniões e experiências das pessoas que estão à nossa volta, e um pouco também com nossas próprias experiências. Nós começamos a formar nossa mentalidade a partir do exemplo de nossos pais e dos parentes mais próximos. Após certa idade, tomando como base o exemplo de outras pessoas e coisas, como professores, colegas, meios de comunicação, livros, cursos, etc. A construção da mente envolve a informação e a experiência que geralmente vem de fora, observando as crenças, costumes e cultura do meio em que se vive.

Pelo fato de estarmos sempre a mercê das pessoas e costumes ao nosso redor, escondemos o nosso verdadeiro eu. Mantemos a nossa essência aprisionada dentro de nós. Não permitimos que muitas de nossas capacidades sejam desenvolvidas ou, se estas desabrocham, são em intensidades muito pequenas. 

Com uma mente construída de fora para dentro, vivemos com concepções de um mundo externo, e não nos permitimos viver nossa própria realidade. Somos o tempo todo influenciados pelo mundo exterior e passamos grande parte da vida vivendo para esse mundo. Ao longo do tempo, vamos nos frustrando, sentindo que falta alguma coisa a ser acrescentada à nossa vida para sermos felizes.

Para sermos felizes deveríamos permitir fazer o que nossa alma quer e deseja. Geralmente fazemos o que nos disseram para fazer, o que seria melhor para nós. Mas e a nossa essência, nosso eu verdadeiro, o que quer? Damos a nós mesmos o que nossa alma quer? Seja na escolha da profissão, no lazer, seja em qualquer tipo de atividade ou trabalho, fazemos o que nosso íntimo nos diz para fazer? 

Muitas pessoas são condicionadas a fazer o que desde sempre lhe ensinaram que era o certo, elas têm a mente construída pelos outros. Quando isso acontece, é possível desconstruir a mente?

Ao retirar da mente aquilo que foi criado pelos outros, a fim de libertá-la, geramos um conflito mental. Muitas vezes passamos tanto tempo dizendo "não" para coisas que queremos fazer, mas temos medo de não ser o correto, que é muito difícil se libertar desses hábitos. Nesse caso, o que fazer?

Vamos dizer "sim" a tudo e incluir em nossa mente só o que é do agrado da nossa alma, do nosso íntimo, da nossa essência. Geralmente são coisas simples, humanas, naturais. A paz interior nasce dessas coisas que crescem dentro da gente de uma forma grandiosa, nos deixando mais felizes e centrados. Seja colocar os pés descalços no chão, encostar as mãos nas árvores absorvendo sua energia, deixar o carro na garagem e fazer caminhadas, deixar o celular em casa e apreciar a liberdade de estar sozinho, deixar se molhar com a chuva, sentir o aroma dos alimentos e o perfume das flores, ouvir o som dos pássaros nas árvores, lidar com a natureza de uma forma mais simples. 

Tudo o que colocarmos em nossa mente de forma prazerosa, leve, de acordo com o nosso eu verdadeiro, cresce. É como se dissolvesse todo o lixo mental que nos foi dado, todo o "tem que ser assim", todo o "isto é melhor para você", todo o "você não vai ser nada na vida se não fizer isto", etc.

Com a compreensão da nossa verdadeira mente, deixamos de culpar os outros pelas nossas dificuldades. Começamos a nos ver de outra maneira, nos responsabilizando mais por nossos atos. E isto nos dá uma liberdade incrível, gerando transformação e idéias de mudança.

Em um momento de silêncio com nós mesmos, compreendemos que não somos essa mente imposta. Nesses instantes de puro prazer não somos bombardeados pelas coisas que vêm de fora. É a nossa criatividade, é a nossa intuição, é o que vem de dentro. Nesses momentos fazemos com que nossa mente construída pelo mundo exterior diminua e se dissolva, dando espaço para a criação de uma nova mente, a nossa realidade, a de um ser verdadeiro.

Rejeitando a repetição de padrões que não resolvem nada e de pensamentos do passado, nossa alma aflora, nos envolvendo com paz, criatividade e beleza.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Viver não é difícil, mas a gente complica.
Queremos entender tudo, saber tudo, ter a ciência e as ferramentas e construir um mundo que, na realidade, está muito além de nós.
Cada dia que passa nos surpreendemos com os acontecimentos, como se não fossem previsíveis e tentamos construir à nossa volta a redoma que vai nos proteger e dar abrigo aos nossos.
O que acontece aos outros pode nos acontecer, como o ar que invade cada narina dos animais e dos homens e os torna iguais, mortais e dependentes de uma força Maior.
Essa realidade às vezes nos choca, como se não fôssemos, cada um, o outro para um outro.
E ter consciência da vida, da sua fragilidade e beleza não deveria nos intimidar.
[Cada dia basta a si mesmo e se as dores de ontem continuam doendo no peito, as possíveis alegrias do amanhã devem nos fazer olhar para o momento presente e construir com ele o melhor que podemos com as nossas mãos.
Precisamos viver agora como se o instante seguinte não fosse existir e fazer de cada momento o mais precioso de todos.
Precisamos dar de nós com a consciência que o que fazemos ou deixamos de fazer fica enraizado nos que prosseguem nosso caminho.
O amor, o ódio, a esperança e a desilusão são sementes que plantamos.
O sorriso é o sol que oferecemos e o abraço o calor que abriga a vida.
Cada instante temos escolhas, cientes ou inconscientes e elas constroem o que somos ou deixamos de ser.
Quem observa o vento, nunca semeará.
Mas aquele que estuda seu coração e olha para o Alto, esse possuirá campos imensos e nada lhe será recusado.
Deus ama ao que dá com alegria e oferece com alegria ao que ama.
Se tiver que deixar uma herança aqui na terra, que seja esta: o bem que você fez sem contar e sem escolher.
Somos todos sim, construídos do mesmo barro, mas nosso coração se modela cada dia, com cada lição, cada porta que abrimos, cada mão que oferecemos.


Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário