Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 09/09/2015


Quarta-feira, 09 de setembro de 2015


“O maior prazer de um homem inteligente, é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o intelgente. O lodo agitado atinge a quem o revolve.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,20-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que nosso município cresceu? Será que nosso bairro aumentou? Pois por onde andam as pessoas que um dia estiveram do lado de cá e agora, inexplicavelmente sumiram? Vieram agora em minha mente tantas pessoas, onde será que estão? O que estão fazendo?
Alguns casaram e constituíram família; outros constituíram família e ainda não casaram; alguns falaram de Deus com tamanha propriedade, mas hoje não se ouve mais a sua voz; alguns cantaram louvores e glória, mas hoje, usam sua voz profissionalmente em bares, fazendo shows, (…); alguns notaram que Deus os chamava para zelar pelos seus na política, em coordenações, em chefias, mas esqueceram de zelar por si e sumiram. Mas uma coisa todos eles ainda são: Filhos bem amados de Deus.
Uma colega me apresentou um livro de sabedoria oriental que era composto de duas páginas: Uma para ser lida nos momentos de máxima alegria e outra nos momentos de máxima solidão ou tristeza. Ambas as páginas tinham um fim em comum. Tanto alegria como tristeza “uma hora passam” e também voltam.
“(…) E isto, para que ninguém fique abalado em meio às tribulações presentes. Aliás, vós mesmos sabeis que somos destinados a esses sofrimentos e, quando estávamos entre vós, vos predizíamos que iríamos ter dificuldades, como de fato aconteceu, bem o sabeis”. (I Tessalonicenses 3, 3-4)

Somos de fato reflexo do que passamos ou enfrentamos, de onde e como construímos nossa fé, nossa esperança; de como lidei com aquilo que tenho e o que eu gostaria de ter, de como me relacionei com a situação do TER e SER e de como respondemos a alegria e a tristeza que nos assolam, pois esses “sobes e desces” em nossa vida são comuns. Vejamos no evangelho de hoje, em um momento Jesus enaltece a fidelidade dos humildes; em outro, Ele avisa sobre a tristeza dos que se afastam por motivos que não valem a pena.
Muitos irmãos ainda se encontram afastados de nossa comunidade, grupo, paróquia, (…) por tantos motivos coerentes, mas outros motivos não são. Alguns dizem que nunca foram visitados (que é verdade), outros por ter se decepcionado com alguma liderança, um padre ou irmão de caminhada (que também é verdade); por ter tomado “um não” a um serviço ou por uma idéia não ter sido acolhida (verdade); pela indiferença das pessoas quanto aos seus problemas particulares, (…); mas temos também que nos questionar:
ONDE É QUE DEUS ERROU EM SUA (NOSSA) VIDA?
JUSTIFICA FICAR LONGE DE DEUS?
MINHA MÁGOA JUSTIFICA ME AFASTAR DOS MANDAMENTOS?
POR QUE AINDA NÃO VOLTEI?
Estou esperando a novela acabar para voltar? Estou esperando alguém me visitar para reavivar essa chama que Ele me deu? Estou esperando por em ordem meus sacramentos para poder voltar? De fato, ainda não entendemos esse evangelho. “(…) Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês; Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura; Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir”.
A segunda metade do evangelho é para nós que estamos de pé e não para quem se afastou, pois somos ricos de graças, Temos a consciência que Deus nos farta de bênçãos e nos faz sorrir mesmo nas dificuldades. É um alerta para que cada vez mais tenhamos zelo; que entendamos dia a dia que os mandamentos não são pesados, mas requerem vigilância e humildade.
“(…) Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo o que foi gerado de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus”? (I João 5, 3-5)
Levanta meu irmão! Volta para casa!
Um imenso abraço fraterno.









CURIOSIDADES

Você sabia?


1-Em 2011, pesquisadores soltaram aviões de papel a uma altura de 37km sobre a Alemanha. Alguns aviões já foram encontrados no Canadá, Eua, Austrália e África do Sul.

2- O governo da Noruega cobra 50% menos impostos em novembro para que os habitantes tenham mais dinheiro no Natal.


3- Em 1923, um jóquei chamado Frank Hayes sofreu um ataque cardíaco fatal no meio da corrida, mas o cavalo continuou correndo e venceu oficialmente.


4- No Japão, você pode comprar Cheetos sabor Morango.


5- Grécia está cobrando R$ 1 trilhão da Alemanha como indenização pela Segunda Guerra Mundial, é a primeira vez que o país divulga oficialmente um cálculo baseado nas atrocidades e saques cometidos pelos nazistas.


6- Se nada for feito em relação à água especialistas preveem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.


7- A atriz Angelina Jolie vendeu as primeiras fotos de seus filhos biológicos por 23,7 milhões de dólares e doou tudo para a caridade.


8- O Titanic poderia ter se salvado, se tivesse mudado o rumo até 30 segundos após avistar o Iceberg.


9- A maior praia do mundo (Em extensão) fica localizada no Rio Grande do Sul (Praia do Cassino).


10- Se um tubarão parar de nadar ele afunda...









MOMENTO DE REFLEXÃO


Minha filha, quando era criança, quase me deixava louca, perguntando:
"Por quê?"
 Nem bem acabava de responder e lá estava ela de novo:
Mas,  por quê?"
As crianças não são as únicas que ficam perguntando: Por quê? Os adultos também perguntam e ás vezes perguntam muito. E enquanto perguntamos por que, não prestamos a atenção no para que. Não são poucas ás vezes que situações nos levam a questionar, a murmurar e concentrar nossas forças no alvo errado.

Enquanto ficamos perguntando "por que" ficamos parados num mesmo lugar, querendo descobrir algo que muitas vezes não é o que fará as coisas mudarem. Entender para que estamos vivendo aquele momento pode ser o primeiro passo rumo a solução.
O povo no deserto passou 40 anos dando voltas no mesmo lugar, pois murmuravam, questionavam,  reclamavam de algo que aparentemente estava lhes fazendo mal, mas se procurassem entender a razão pela qual estavam passando por aquele caminho,o  trajeto duraria apenas 40 dias.
Sabemos que na pratica não é tão fácil assim, pois quando estamos vivendo uma situação que está nos trazendo sofrimento, ainda mais quando estamos  fazendo as coisas de  maneira correta, a tendência é o mesmo questionamento.
Especialmente  nessa hora  temos que olhar para o alto e acreditar de verdade que existe um Deus que é Justo e que jamais permitirá que nossas lutas sejam acima de nossas forças, e  no momento realmente certo, não no momento que achamos certo, , Ele nos dará a vitória.
Não podemos duvidar de Deus, porque é isso que fazemos quando ficamos questionando.
Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se vêem.
Então, se temos fé que aquilo que pedimos á Deus está sendo providenciado e que jamais ficaremos sem resposta, não podemos ficar questionando o "por que" de tudo, mas devemos simplesmente confiar, que no momento certo a resposta chegará.
Você alguma vez já perguntou "por que" sem obter uma resposta satisfatória ?
Lembre-se:

"Deus está em Seu Santo Templo”, mesmo que as aparências digam o contrário, Deus está controlando tudo para você e para mim.
Isso é uma resposta suficiente aos questionamentos: Por enquanto...
Com certeza, logo veremos a materialização daquilo que pedimos.
Na fé....



Mariene Cardozo

Nenhum comentário:

Postar um comentário