Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 01/09/2015


Terça-feira, 01 de setembro de 2015


"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste." (John Ruskin)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 4,31-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher, e, no mesmo instante, ela se levantou e começou a cuidar deles.
Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas, gritando:
- Você é o Filho de Deus!
Eles sabiam que Jesus era o Messias, e por isso ele os repreendia e não deixava que falassem.
Quando amanheceu, Jesus saiu da cidade e foi para um lugar deserto. Mas a multidão começou a procurá-lo, e, quando o encontraram, eles não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse:
- Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou.
E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país.
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Apesar de acreditar fielmente que as conversas sobre Jesus foram como aquela brincadeira “telefone sem fio”, creio sim que sua fama ganhou o mundo. O que Ele fez com o homem que estava possesso deve ter também chegado aos ouvidos daqueles que o temiam.
Sim! Eles o temiam. Repudiavam a ideia de alguém tão simples ter tanta autoridade e carisma com as pessoas sem precisar levantar a espada ou demonstrar qualquer tipo de violência; temiam o homem que vinha do povo e que falava com muita autoridade sobre Deus sem mudar uma sequer vírgula da lei. Esse homem passou a ser um problema! “(…) Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora”.
Vivemos hoje um tempo que chamo de combate. Como no tempo de Jesus, todos aqueles que se empenham a expulsar o mal terão seus nomes citados e possivelmente também perseguidos.
Quando se entra para o trabalho do Senhor somos como perfumes dentro de um frasco que é aberto, ou seja, não tem volta… A fragrância percorrerá nossas narinas, chegará a onde não esperávamos; agradará alguns e também incomodará uns outros, mas certo é que foi aberto. Ele agora só depende da força do vento. Quanto mais intenso e continuo, maior a possibilidade da fragrância alcançar o outro lado quarto. Esse vento brota da vida EM oração.
“(…) Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá”. (I Tessalonicenses 5, 17-24)
Será que o Senhor ao ouvir aquele espírito que possuía o rapaz pensou duas vezes? Algo me fez lembrar da mulher que ungiu os pés de Jesus e não querendo voltar atrás no seu gesto quebra o gargalo do frasco de perfume.  Será que estamos preparados para também não voltar atrás? Tenho convicção do que quero?
Se sim, aonde anda seu terço? Que tempo posso dedicar a ouvir a palavra de Deus? Vou buscar os sacramentos e aperfeiçoar os dons que Deus me confiou? Vou assumir um compromisso de fazer algo novo amanhã? Tenho coragem de sair da minha mesmice de décadas e encarar um novo desafio? Tenho a divina coragem de ser NOVO?
Quantas perguntas… E as respostas?
Engraçado ver que o espírito conhece mais Jesus que muitos de nós mesmos. Dizemos ter fé, mas na verdade somos fãs de São Tomé. Não precisamos fazer coisas grandiosas, precisamos fazer algo. Não podemos nos esconder.
“(…) Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus“. (Mateus 5, 14-16)
Tenhamos atitude, pois pelo menos algo precisa ser novo.
Um imenso abraço fraterno.






VIDA SAUDÁVEL

Vamos melhorar a concentração?

A sua concentração tem deixado você na mão? Já leu um texto ou assistiu a um filme e logo depois teve dificuldade para reproduzir o que havia lido ou visto? No meio de uma conversa, tem sido surpreendido pelas pessoas que perguntam em que planeta você está? Se a sua resposta foi um sim, calma! Preparamos 5 exercícios que vão turbinar a sua capacidade de concentração!


Sem concentração tudo fica mais difícil

A concentração é algo tão essencial que uma simples ida ao mercado pode virar uma tarefa muito complicada se não pudermos nos concentrar direito. Muita gente reclama que não consegue se concentrar muito tempo em uma só atividade, dependendo da gravidade do caso, este tipo de dificuldade pode exigir um tratamento médico. Mas, em geral, é possível melhorar muito a sua capacidade de concentração com exercícios!

Selecionamos 5 exercícios que vão turbinar a sua concentração. Tente praticá-los, pelo menos, 3 x na semana!

 5 exercícios para melhorar a concentração

Comece pelos 2 primeiros exercícios, são mais simples e ajudarão a realizar os 3 restantes.

1 – Parece bobo, mas ajuda muito: conte de 100 a 1 (100, 99, 98…), imaginando os números na sua frente. Se perder a contagem, retorne ao número 100 novamente.

2 – Agora, conte de 100 até 1, mas pulando de 3 em 3, assim: 100, 97, 94…

3 – Coloque um objeto na sua frente, pode ser um copo, um livro, um vaso, etc., fixe o olhar e o pensamento nele. Procure memorizar a cor, o formato e outros detalhes. Então feche os olhos e tente reproduzir a imagem deste objeto na sua mente. Depois abra os olhos e compare a realidade com o que você imaginou.

4 – Imagine que está ouvindo o barulho de uma chuvinha fina bem gostosa ou outro som que seja do seu agrado. Feche os olhos e procure “ouvir” este som por uns 5 minutos. Depois tente ouvir o som real ou reproduzido em computador para fixá-lo com mais força na sua memória!

5 – Este exercício vai mexer com a sua rotina. Coloque o relógio no braço como de costume, mas no momento de ver as horas, procure fazer isso no espelho, ou seja: não olhe diretamente para o relógio, mas sim para a imagem dele no espelho (faça isso apenas em sua casa).








MOMENTO DE REFLEXÃO


Nesta segunda feira eu conversei com uma pessoa e na conversa expliquei que tem muita diferença entre sucesso e felicidade. Sucesso é você conseguir aquilo que você quer e felicidade é amar o que você já possui. Buda dizia que tudo que é supérfluo significa acréscimo de aflição. E a espiritualidade nos diz que o que nos sobra, e não repartimos, costuma nos pesar na alma. Na verdade as pessoas que reclamam de dificuldade financeira, mas tem seu talão de cheques e alimento na mesa, nunca deram uma volta pela periferia de sua cidade.
Quando eu fazia visitas com os voluntários da Fundação Joanna de Angelis, em Tubarão-SC, era comum estarmos em casebres que um simples quilo de alimento seria imensa fartura. Quando chegávamos com o farnel de alimentos, os olhos brilhavam pelo alimento, e se enchiam de lágrimas pela gratidão.
Na verdade, quantos sofrem  sem o conforto de um único analgésico em casa...quantos pais de família desempregados você conhece...quantas crianças doentes, que poderiam ser tuas, não tem fácil acesso a um pediatra....você já se olhou hoje e reparou nos teus braços e pernas perfeitos...
Somente se você não tivesse o que tem é que poderia ver quanto é muito o que hoje está considerando pouco. Pense: na maioria das vezes, o que pode fazer milhões de reais contra um simples coágulo que obstrui uma artéria...
Para concluir amigo, se convença de que após a morte, não vai descer no túmulo com o que você tem, e sim com o que você é....

Luiz Antonio Silva •Palestrante e Capacitador em Inteligência Emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário