Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 19/09/2015


Sábado, 19 de setembro de 2015


“Voce nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”(Mahatma Gandhi)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 8,4-15

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola:
- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.
E Jesus terminou, dizendo:
- Quem quiser ouvir, que ouça!
Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:
- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.
- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor










MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR


“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”!
Olá gente querida!
No evangelho de hoje, Jesus nos conta a parábola do semeador e chama-nos a atenção para o modo com o qual nós recebemos a Palavra de Deus em nossa vida como uma prática cotidiana.
A parábola contada no evangelho é simples e direta. Com ela, Jesus que abrir o nosso coração para a acolhida da Palavra que nos dá o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus. Assim, o SEMEADOR é Deus; as SEMENTES são a sua Palavra e o TERRENO é o coração humano!
O nosso coração é comparado à terra na qual caem as sementes. Como vimos, uma parte das sementes caíram à beira do caminho e logo foram pisadas e comida pelos pássaros; outra parte caiu sobre as pedras e apesar de terem brotado secaram por falta de umidade; outra, ainda, caiu no meio dos espinhos e acabaram sufocadas por eles e, por último, uma parte caiu em terra boa onde deu muitos frutos!
Percebam que Jesus termina a parábola dizendo: “QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA” (v. 8). Isso nos mostra que SÓ DEPENDE DE NÓS. Nós é que escolhemos o terreno que queremos ser! É uma questão de consciência: queremos dar frutos ou não? Que tipo de pessoas queremos ser? A ESCOLHA É NOSSA!
Seguindo essa reflexão, podemos pensar e comparar esse terreno à vida de nossas comunidades. COMO SÃO NOSSAS COMUNIDADES? São como o terreno pedregoso e os outros que não geram a vida da semente ou são como a terra boa que acolhe e faz frutificar? Nesse sentido, a Palavra de Jesus nos ajuda a pensar a vida de nossas comunidades e, a partir de nós mesmos, buscar caminhos para as mudanças necessárias. É PRECISO ADUBAR A TERRA (nossos corações/comunidades) PARA PRODUZIR MUITOS FRUTOS! É preciso ter PERSEVERANÇA!

Que, Maria, aquela que soube, tão bem, acolher a Palavra de Deus em seu coração, ajude-nos a ter um coração como o seu: cheio de amor, simples, humilde, e acolhedor!

lc_viola@yahoo.com.br






CASA, LAR E FAMÍLIA

Alimentos: como consumi-los com segurança no verão


O verão exige procedimentos extras com relação a embalagem, estocagem, conservação e consumo de alguns alimentos. Os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, orientam sobre os cuidados para evitar problemas.

Na compra de produtos que necessitam de refrigeração, verifique a temperatura dos balcões, que deve ser de até 10 graus C para produtos refrigerados e até -18 graus C para os congelados. Se o termômetro não estiver visível, observe se há uma nuvem de frio por cima dos alimentos. Fique atento também para a presença de poças d’água e embalagens transpiradas, que podem indicar que as geladeiras foram desligadas.

Evite comprar alimentos de balcões superlotados, pois a temperatura não será uniforme para todos os produtos.

Os estabelecimentos que comercializam sucos de frutas para consumo imediato devem mantê-los sob refrigeração uma vez que, por serem naturais, se deterioram com facilidade. Na embalagem destas bebidas devem constar a data de extração e o prazo de validade.

Ao comprar refrigerantes e cervejas, observe se as garrafas não apresentam vazamentos e se as tampas e lacres não foram violados. As garrafas de vidro exigem armazenamento específico: devem estar em boas condições e de pé para evitar atritos que podem causar estouros e vazamentos e não podem estar expostas ao sol ou próximas de fonte de calor.

Os alimentos em geral não podem ser estocados próximos a produtos de limpeza, inseticidas e perfumaria.

Dê preferência às frutas e verduras de época conservando-as em local limpo, seco e fresco para que durem mais tempo. Quando refrigeradas, devem ficar na gaveta inferior da geladeira, em sacos plásticos perfurados ou fechados e mantidas a uma temperatura em torno de seis graus C, pois o ar gelado pode "queimá-las". Ao serem acondicionadas desta forma é necessário que as verduras e o saco plástico estejam secos.

O verão não combina com alimentos muito gordurosos (carne de porco, chocolate, amendoim etc.) por serem de difícil digestão.

Não compre raspadinhas, sorvetes e refrescos de origem desconhecida, pois não há como saber qual a procedência da água e dos componentes utilizados.

Os sorvetes à base de frutas são mais refrescantes mas, se a questão for nutrição, prefira os que contêm leite em sua composição.

ÁGUA MINERAL

Ao adquirir água mineral o consumidor deve começar prestando atenção ao local onde a embalagem está colocada. Não adquira as que estiverem próximas a lugares aquecidos (chapas, fornos elétricos etc.), ou expostas ao sol, pois o calor propicia o crescimento de algas que modificam a coloração da água, de amarelo a verde, tornando-a imprópria ao consumo. Também não compre as que estiverem perto de produtos que exalam cheiro forte (higiene, limpeza, bombas de gasolina etc.). Nestes casos o plástico absorve odores que podem contaminar a água.

Certifique-se de que não há sujidades no interior da embalagem e se o lacre não está rompido ou mesmo ausente, apresentando vazamento ou rachaduras.

Esteja alerta quanto à data de validade e integridade da embalagem quando for adquirir estas bebidas em promoções propiciadas por algum estabelecimento.

A compra de água de ambulantes em semáforos, ruas, parques e pedágios deve ser evitada pois, além de estar sob os raios solares, a maioria não possui rótulo e lacre, levando a crer que não passou por análise e inspeção do órgão fiscalizador competente.

Os técnicos da Fundação Procon-SP alertam ainda para que antes de adquirir qualquer alimento, o consumidor deve ler com atenção sua rotulagem. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, nela devem constar informações claras e precisas, em língua portuguesa, sobre a quantidade(peso, volume), composição, preço, data de fabricação e validade, origem e identificação do fabricante ou importador, entre outros. Quando se tratar de água mineral deve trazer ainda dados do distribuidor, assim como identificação da fonte, número de registro no órgão competente (Ministério da Saúde) e data de envasamento.

Em caso de dúvidas ou problemas procure um dos postos de atendimento da Fundação Procon-SP.

PROCON







MOMENTO DE REFLEXÃO


Nossa vida é semelhante a uma casa de muitas janelas, que possibilita contemplar várias paisagens.
O problema é que muitos fazem da vida uma casa de uma só janela.
E ali, ficam debruçadas, por anos.

Quando alguém age assim, o foco da sua atenção fica limitado, impossibilitando-o de ver outros horizontes.
Na vida, por vezes temos que mudar de janela, para contemplar o novo ao nosso redor.

Precisamos fechar algumas janelas para que outras sejam abertas...
A Uma janela que precisa ser fechada é a do ressentimento.
Quem fica debruçado nesta janela olha a vida pelo ângulo da amargura,
do desencanto, da tristeza.
A pessoa ressentida perde a confiança no amor, não investe em novos relacionamentos, fecha as portas para o perdão e tem visão muito negativa da vida.

Mude de janela!

Abra a janela do coração para o perdão.
Perdoar é expressar a arte de amar!
O perdão e o amor se entrelaçam.
A janela do perdão nos faz mais humanos, mais tolerantes,mais cheios de graça e beleza interiores abre para nós a janela do perdão de Deus,
Mt. 6:15.

A outra janela que precisa ser fechada é a do medo.
Esta é terrível.
Milhares de pessoas estão imóveis nesta janela.
Somente vêem os perigos, os obstáculos, as dificuldades.
Na mente delas não existem sonhos, só pesadelos.

Conta-se que, numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.
Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa
janela de ferro do outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras
de caveiras cobertas por sangue.
Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia-lhes, então:
"Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou saltarem por aquela janela e por mim serem lá trancados".

Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros.
Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei dirigiu-se ao soberano:

-Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
-Diga, soldado.
-O que havia por detrás da assustadora janela?
-Vá e veja você mesmo.

O soldado, então, abre vagarosamente a janela e, à medida em que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente...
E, finalmente, ele descobre, surpreso, que a janela se abria sobre um caminho que conduzia à LIBERDADE !!!

Quantas janelas deixamos de abrir pelo medo de arriscar?
Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro, apenas por sentirmos medo de abrir a janela de nossos sonhos?

Mude de janela!

Troque a janela do medo, pela da coragem, da ousadia,
"porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder,de amor e de moderação." 2 Tm 1:7

Contemple a vida, através da janela da coragem a qual proporciona uma visão de conquistas, desafios e vitórias.

A mais uma janela que precisa ser fechada é a do passado.

Terrível é a vida dos que se fixam na janela do passado.
Não vêem nada em sua frente a não ser motivos para lamentar-se.
Quem vive debruçado sobre o passado não consegue vislumbrar o futuro.
São pessoas que vivem do passado, lastimando:

- Ah! Quando eu era criança, quando eu era solteiro! Ah! Se o tempo voltasse!
"Jamais digas:
Por que foram os dias passados melhores do que estes?
 Pois não é sábio perguntar assim." Ec 7:10

Troquemos os 'por quês' da vida (visão do passado)para os 'para quês' (visão do futuro).

Mude de janela!

Mude para a janela da esperança.
Ela nos faz sonhar com dias melhores.

Nada pode ser triste quando se tem esperança!
A esperança é a âncora da alma!
"Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,na oração perseverantes." (Rom 12:12)

Quem quer vencer na vida, precisa ter a reflexão no passado, os pés no presente e os olhos no futuro, e caminhar sempre nessa direção!...

Mude de janela!

Você não está só.
O Deus da esperança está com você para que seja "rico de esperança".
Outra janela significa novos sonhos, novos começos, novos dias.


De Ivanildo Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário