Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 23/09/2015


Quarta-feira, 23 de setembro de 2015


“Se amas, não firas o objeto amado com exigências.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 9,1-6

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
- Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor








MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Deus nos chama a sermos discípulos e emissários do reino, mas que reflexão faço da minha evangelização? O quanto nós católicos nos imbuímos dessa missão?
Não vou falar das outras religiões, mas sim das pessoas que perdemos de vista, muitas vezes por nossa fraqueza (em argumentos, atitudes e gestos) em transmitir a mensagem da Boa Nova. Se Jesus enviou o seus, com toda confiança e autoridade até as pessoas, por que essa confiança esfriou? O que precisa ser revisto?
Bento XVI em um discurso aos Bispos da Regional Nordeste 3, mas creio que sirva para todos nós, fala dessas “percas” como um processo provocado pelas alternativas no mundo, mas que fora aumentado talvez pela a nossa falta de tato e de leitura de mundo.
“(…) os batizados não suficientemente evangelizados são facilmente influenciáveis, pois possuem uma fé fragilizada e muitas vezes baseada num devocionismo ingênuo, embora, como disse, conservem uma religiosidade inata. Diante deste quadro emerge, por um lado, a clara necessidade que a Igreja católica no Brasil se empenhe NUMA NOVA EVANGELIZAÇÃO QUE NÃO POUPE ESFORÇOS NA BUSCA DE CATÓLICOS AFASTADOS BEM COMO DAQUELAS PESSOAS QUE POUCO OU NADA CONHECEM SOBRE A MENSAGEM EVANGÉLICA, CONDUZINDO-OS A UM ENCONTRO PESSOAL COM JESUS CRISTO, VIVO E OPERANTE NA SUA IGREJA”. (Bento XVI)
Esse trecho me faz pensar se é mesmo necessário brigar com a equipe de liturgia, com os cantores, com os leitores, que apesar de todo cuidado, algo ter saído dos “conformes” na missa; fico a pensar se o discurso ou homilia ou reflexão focada na política, nas broncas, nas duras palavras tem sentido se apenas dez por cento da mensagem falada é absorvida; fico a pensar se ser igreja é esperar que o cristão venha para nossos grupo, pastoral ou movimento omitindo-se de “enxergá-lo quando não pertence “aos meus”?
Sim! Precisamos rever nossas práticas na prática.
“(…) E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes”. (Lucas 16, 8)
A igreja, que somos nós, não precisa se adequar as pessoas por completo, pois seria impossível se ajustar a tantos quereres e individualidades, mas precisa focar no que é importante. Preciso deixar para trás o que não edifica, pois nessa jornada o que precisamos é APENAS levar a mensagem. “(…) Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar”.
Ainda haverão exortações, palavras pesadas e cheias de verdade (é muito importante que nunca deixem de existir), mas parece que aos poucos a figura do cristão, seja ele sacerdote, bispo, catequista, (…) que “desce o reio” mas não sabe também acolher tem seus dias contados.
Sua Santidade diz uma grande verdade sobre nossa fé ser basicamente devocional, característica de um povo que quer ouvir a voz de um pastor e não um guerreiro.
Ter muito o que caminhar e a missão apenas começou. “(…) Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte”.
Um imenso abraço fraterno






CURIOSIDADES

Você sabia?

1-O diretor James Wan falou sobre seu final originalmente planejado para ‘Velozes e Furiosos 7’, ele revelou que o filme terminaria remetendo diretamente a ‘Velozes e Furiosos 8’, mas a morte de Paul Walker mudou tudo.


2-Pandas não determinam locais para dormir, eles simplesmente dormem se estiverem com sono, dormem onde quer que eles estejam.


3-.....32.768, esse é o número máximo de caracteres que você pode enviar numa mensagem pelo WhatsApp.


4-Michael Jackson costumava assinar e jogar travesseiros e cobertores de hotéis para manter os fãs que estavam dormindo na rua aquecidos.


5-Cientistas concluíram que a galinha veio primeiro que o ovo: porque a proteína que forma as cascas dos ovos só é produzida por galinhas.



6-O maior iceberg já avistado pelo homem foi encontrado pelo navio norte-americano Glacier, em dezembro de 1956, no Pacífico Sul. Com 335 quilômetros de comprimento e 97 quilômetros de largura, estendia-se por uma superfície de 31 mil quilômetros quadrados, ou seja, maior que a Bélgica


7-De acordo com um novo estudo, as pessoas que não bebem álcool têm maior probabilidade de morrer mais jovem do que os bebedores moderados.


8-Internet brasileira é mais lenta que a da Etiópia e Haiti.


9-"Síndrome da vibração fantasma"- é uma alucinação sensorial onde pensam erroneamente que o celular está vibrando.


10-Um homem diz ter provas de que Nicolas Cage é um vampiro, e só as libera por 1 milhão de dólares.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Alguém tem medo de ser feliz?
Não!
À primeira vista não.
Quando tudo nos direciona para a busca da felicidade, parece mesmo ridículo afirmar que as pessoas têm medo da felicidade.
E então, por que essa estranha sensação que sentimos quando tudo vai bem demais nas nossas vidas?
Por que o medo de falar, ou de falar alto demais, como se essa felicidade fosse algo tão frágil que pudesse nos escapar a qualquer momento?
É por isso que quando as pessoas recebem boas notícias, evitam compartilhar.
Ou acreditar.
Como se a felicidade fosse algo imerecido.
Dizemos: "estou tão feliz que tenho até medo;" "nem vou falar, senão estraga;" "não conte pra ninguém que dá azar..." e coisas assim.
Dessa maneira acabamos estragando nossos momentos de felicidade com nossos temores.
Uma coisa que poderia ser vivida a cem por cento, torna-se oitenta, pois o restante é transformado na angústia de perder o que tanto se desejou.
Mas, pra que ter medo?
Agarremos nossa felicidade, nossa boa notícia com unhas e dentes!
Os invejosos talvez nos olhem de lado, mas então olhemos para outro lado, onde existem certamente outros que podem compartilhar da nossa alegria.
As pessoas que vencem na vida são as que se direcionam para as coisas positivas e não perdem tempo com negativismo.
Eu li que "enquanto a felicidade está na sua sala, a infelicidade dorme na sua cama."
Se isso é mesmo verdade, então, só tenho uma sugestão: mudar de quarto, de cama, dormir na sala... mas guardar a preciosa felicidade!
O que é nosso ninguém toma a menos que a gente permita.
Nunca tenha medo de ser feliz!
Da mesma forma, nunca tenha medo de sofrer.
Construa seu mundo com aquilo que ele te oferece, colocando você mesmo as cores que quiser.
Não dependa dos outros para ser feliz ou infeliz, mas viva a sua vida como verdadeiro dono dela.
O poder de ser feliz ou infeliz está nas suas próprias mãos.
Cabe a você saber com que intensidade vai viver isso!


Letícia Thompson

Nenhum comentário:

Postar um comentário