Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 16/11/2012






Sexta-feira, 16 de novembro de 2012


"A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas." (Glugiermo Ferrero)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,26-37


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.
Neste Evangelho, Jesus nos fala a respeito da sua segunda vinda à terra. Será bem diferente da primeira, pois ele aparecerá com o seu poder, glória e autoridade divinas.
Jesus acentua que o seu julgamento que fará a todos nós, na sua segunda vinda, será personalizado, e bem diferente de uma pessoa para outra, mesmo que vivam ou trabalhem juntas. O julgamento terá como base as nossas obras, boas ou más.
Os discípulos fiéis de Jesus não precisam ter medo, pois será um encontro muito alegre e gratificante. O julgamento deles não terá surpresas, pois eles já conhecem os Evangelhos, e o seguem.
Já os perversos vão ver com quantos paus se faz uma canoa. Vão tremer como vara verde. O impacto que eles terão será chocante e sem chance de voltar atrás. Será o choque da mentira com a verdade, da prepotência com a derrota.
As duas comparações são claras: 1) Nos dias de Noé (Cf 7,17), as pessoas comiam, bebiam, casavam-se... até que veio repentinamente o dilúvio e pegou todo mundo desprevenido, com exceção de Noé e sua família, que estavam preparados e por isso se salvaram na Arca. 2) Em Sodoma foi pior (Cf Gn 19,23). As pessoas viviam no pecado achando que tudo era normal; até o momento em que caiu fogo do céu e matou todo mundo, menos Ló e sua família. A esposa de Ló teve um momento de fraqueza na fé e olhou para trás. Imediatamente foi transformada numa estátua de sal (Cf Gn 19,26).
Como naquele tempo, também hoje, as pessoas que vivem submersas nas leviandades e absorvidas pelo culto a outros “deuses”, serão surpreendidas de forma irrevogável pela presença do Filho do Homem, o Juiz.
Deus manda continuamente sinais: acidentes, tragédias, terremotos... Muitas pessoas ficam assustadas, mas param por aí. Outras aproveitam para dar um passo à frente na direção da Palavra de Deus. Por isso que a sorte será diferente para cada um. Duas pessoas que vivem ou trabalham juntas, uma será tirada e a outra deixada.
Os discípulos perguntaram a Jesus: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus responde: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. Abutres são aves que se alimentam de carniça, como os urubus brasileiros. Onde existe carniça, aí se reúnem os urubus. Podemos dar outros exemplos, com o mesmo sentido: onde existe doce, aí se reúnem as formigas; onde existe bar, aí se reúnem os cachaceiros; onde existe sacrário, aí se reúnem os amantes da Eucaristia... Em outras palavras, Jesus responde a pergunta dos discípulos dizendo-lhes que não é importante saber o dia ou o local da sua vinda, pois ele vai encontrar cada um fazendo aquilo que gosta. Vai pegar o urubu em volta da carniça etc.
Por outro lado, sua vinda será chocante para os maus, pois os encontrará fazendo aquilo que gostam, que é o mal.
Para uns, Missa no domingo não tem valor; para outros, o domingo não tem sentido se não participar da Missa. Uns nem se lembram da data do batismo ou do casamento; outros vêem essas datas como importantíssimas na vida.
No fundo, Jesus quer dizer que este mundo tem um condutor, que é Deus, o qual é infinitamente mais poderoso que todas as forças do mundo juntas. Isso não aparece agora, mas um dia veremos. Por isso devemos viver preparados.
Havia, certa vez, uma onça que sabia de tudo o que acontecia nos matos. Seu espírito crítico era felino; tudo ela percebia e criticava. Ela enxergava defeitos em tudo e em todos, e comentava com a bicharada.
Um dia, aquela onça começou a sentir a visão meio cansada, enxergando pouco, e procurou um oftalmologista. Este resolveu fazer uma cirurgia nos olhos dela. Terminada a recuperação da cirurgia, a onça se mandou novamente para os matos.
No entanto, algo muito estranho estava acontecendo: agora ela enxergava muito mais defeitos, coisas horríveis. E ela pensava: será que a bicharada piorou ainda mais? Eram tantos os defeitos que ela enxergava que, inquieta, procurou novamente o oftalmologista.
Este examinou seus olhos e disso: “Dona onça, a senhora me desculpe! O erro foi meu. Quando eu fiz a cirurgia nos seus olhos, eu me enganei e coloquei seus olhos voltados para dentro. Por isso que a senhora estranhou, pois está vendo os próprios defeitos”. E recolocou os olhos na posição certa.
A onça voltou novamente para a floresta, mas agora era mais prudente ao criticar os demais bichos, pois sabia que seus defeitos eram bem maiores.
Jesus virá de surpresa. Que ele nos encontre sem pecado, especialmente os pecados da língua. Que sejamos rigorosos conosco mesmos, mas muito condescendentes e compreensivos diante das falhas dos outros.
Maria Santíssima, a discípula fiel do Senhor, viveu sempre preparada para o segundo encontro com o seu Filho, vindo como Juiz. Por isso hoje ela brilha no céu como a estrela da manhã. Que ela nos ajude a viver sempre preparados para o encontro com o seu Filho.
O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado.






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas". Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico. 


Uma dúvida: a cirurgia de redução do estômago é uma saída para quem não consegue emagrecer?


A cirurgia bariátrica, conhecida como de redução do estômago consiste na “retirada “de um pedaço do estômago. Há pelo menos quatro tipos de técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas, mas todas elas, de uma forma geral, tem um único objetivo: reduzir o tamanho do estômago. Para que se tenha uma ideia, um a destas técnicas faz com que só caiba no estômago um volume de mais ou menos 100 ml. Isso corresponde a um copo de água pela metade.
Com o estômago bem menor, as pessoas tem a sensação de saciedade com pouquíssimo volume de comida. Sendo assim, comem muito menos e conseguem perder bastante peso.
Mas não é milagre. A cirurgia bariátrica tem indicações bastante específicas. Não é todo mundo que quer emagrecer que pode fazer. O primeiro fator que indica se uma pessoa pode ou não se submeter a esta cirurgia é o Índice de Massa Corpórea ( IMC ).
Calcule seu IMC com o nosso aplicativo no alto da página e veja quem tem indicação para a cirurgia:
- IMC acima de 40 kg/m2 , a redução de estômago é recomendada
-IMC entre 35 e 40 kg/m2 , recomenda-se caso além deste índice a pessoa tiver doenças associadas como hipertensão ou diabetes, por exemplo;
-IMC entre 30 e 35 kg/m2 , em situações especiais, pode-se fazer a cirurgia, desde que a recomendação seja atestada por especialistas.
A idade do paciente também influencia na decisão. Pessoas com idade entre 18 e 65 anos estão liberadas. Atualmente adolescentes entre 16 e 17 anos também podem fazer desde que seja consenso da família e da equipe médica. Crianças, adolescentes com menos de 16 anos e idosos merecem avaliação individual.
A cirurgia bariátrica bem indicada faz a pessoa perder muito peso e, consequentemente diminui doenças associadas à obesidade como diabetes e hipertensão. Isso é muito importante.
O objetivo maior, sempre, é oferecer às pessoas vida longa com qualidade! Saúde!



MOMENTO DE REFLEXÃO


Durante meu primeiro ano no segundo grau, o Sr. Reynolds, meu professor de Inglês, entregou a cada aluno uma lista de pensamentos e declarações escrita por outros alunos e, em seguida, nos passou um dever de redação baseado num daqueles pensamentos.
Com dezessete anos, eu estava começando a pensar a respeito de muitas coisas, por isso escolhi a declaração: "Eu me pergunto por que as coisas são como são."
Naquela noite, escrevi, em formato de narrativa, todas as perguntas que me deixavam confusa acerca da vida. Percebi que muitas delas eram difíceis de responder e que talvez outras não pudessem ser respondidas de forma alguma.
Quando entreguei o trabalho, estava com medo de me sair mal porque não tinha dado uma resposta à questão "Eu me pergunto por que as coisas são como são". Eu não tinha resposta. Só tinha escrito perguntas.
No dia seguinte, o Sr. Reynolds me chamou junto ao quadro-negro e pediu que eu lesse minha declaração para os outros alunos. Entregou-me o trabalho e sentou-se no fundo da sala. A turma ficou em silêncio quando comecei a ler:
"Mamãe, papai... por quê?
Mamãe, por que as rosas são vermelhas? Mamãe, por que a grama é verde e o céu é azul. Por que a aranha tem uma teia e não uma casa? Papai, por que eu não posso brincar com sua caixa de ferramentas? Professor, por que eu tenho que ler?
Mamãe, por que não posso usar batom para ir ao baile? Papai, por que não posso ficar na rua até meia-noite? Os outros garotos ficam. Mamãe, por que você me odeia?
Papai, por que as outras crianças não gostam de mim? Por que tenho que ser tão magra? Por que tenho que usar óculos e aparelho nos dentes? Por que tenho que ter dezesseis anos?
Mamãe, por que tenho que me formar? Papai, por que tenho que crescer? Mamãe, papai, por que tenho que ir embora? Mamãe, por que você não escreve com mais frequência?
Papai, por que tenho saudades dos meus velhos amigos? Papai, por que você me ama tanto? Papai, por que você me mima? Sua garotinha está crescendo. Mamãe, por que você não me visita? Mamãe, por que é tão difícil fazer novos amigos? Papai, por que tenho saudades de casa?
Papai, por que meu coração dispara quando ele olha nos meus olhos? Mamãe, por que minhas pernas tremem quando eu ouço a voz dele? Mamãe, por que estar apaixonada é a melhor sensação do mundo"?
Papai, por que você não gosta de ser chamado de "vovô"? Mamãe, por que os dedinhos do meu bebê se agarram com tanta força aos meus?
Mamãe, por que eles têm que crescer? Papai, por que eles têm que ir embora? Por que eu tenho que ser chamada de "vovó"? Mamãe, papai, por que vocês tiveram que me deixar? Eu preciso de vocês.
Por que a minha juventude passou por mim? Por que meu rasto mostra todos os sorrisos que eu já dei a um amigo ou a um estranho? Por que meu cabelo brilha com um tom prateado? Por que minhas mãos tremem quando me abaixo para pegar uma flor? Por que, Deus, as rosas são vermelhas?”
Quando terminei minha história, meus olhos se encontraram com os olhos do Sr. Reynolds e eu vi uma lágrima correndo lentamente no seu rosto. Foi então que percebi que a vida nem sempre é baseada nas respostas que recebemos, mas também nas perguntas que fazemos.

(Christer Carter Koski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário