Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 21/11/2012





Quarta-feira, 21 de novembro de 2012


"A pessoa que concorda com tudo o que você diz, ou é tolo, ou está se
preparando para enganá-lo."  (Kin Hubbard )



EVANGELHO DE HOJE
Mt 12,46-50


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO

Padre Antonio Queiroz


E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos”.
Neste Evangelho, sem desmerecer a família e muito menos a sua família, Jesus nos apresenta uma dimensão belíssima da Igreja: ela é a Família de Deus, a Família de Jesus. E isso de verdade, não apenas símbolo ou figura de linguagem. A Igreja é a nossa segunda família e, na falta da família carnal, ela torna-se a nossa primeira família.
A mãe e os “irmãos” de Jesus chegaram e queriam falar com ele. Não era fácil. Tiveram de ficar lá fora, porque a multidão enchia o local. Quando o avisaram, Jesus lançou no ar uma pergunta: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Essa afirmação não diminui nem exclui Maria, pois ela cumpria sempre a vontade de Deus, como Jesus bem sabia.
Mas, sem dúvida, a resposta de Cristo à sua própria pergunta relativiza os vínculos familiares na perspectiva do Reino de Deus, que tem a primazia absoluta e cujo eixo central é a vontade divina. Um pouco antes, Jesus havia dito que quem quiser segui-lo, devia renunciar pai, mãe, irmãos... De fato, todo discípulo ou discípula de Jesus terá de experimentar pessoalmente, e mais de uma vez, a dor da renúncia à família. Mas Jesus prometeu: ganhará cem vezes mais pais, mães, irmãos, irmãs e tudo o mais que renunciar.
Para nós, a prioridade do Reino de Deus é absoluta, e esse Reino se concretiza em fazer a vontade de Deus. Se a cumprirmos, espera-nos no Céu uma vida em família e não apenas como hóspedes da casa de Deus.
Nós queremos ser dignos filhos do Pai que temos, que é Deus Pai, do irmão que temos, que é Jesus, e da mãe que temos, que é Maria.
“Vós sois lavoura de Deus” (1Cor 3,9). Entre as várias figuras usadas na Bíblia para nos explicar o que é Igreja, está esta: a Igreja é a lavoura de Deus.
Imagine uma lavoura cheia de pragas: tiririca, caruru, carrapicho... Essas ervas daninham crescem mais rápido que a plantação e a matam, ou fazem com que produza menos e grãos de menor qualidade.
As pragas são aqueles cristãos e cristãs que estão dentro da Igreja e dão maus exemplos, levando uma vida errada, de pecado, vícios... Isso atrapalha e prejudica toda a Comunidade.
Aqui está a explicação por que algumas Comunidades cristãs produzem tão pouco e dão pouco testemunho. São os maus cristãos que estão no meio dela e prejudicam o crescimento de toda a Comunidade. Isto se observa não só a nível de Comunidade, mas de todos os grupos cristãos. Uma maçã podre na cesta, apodrece todas as outras.
Jesus jogou tudo na Igreja, elevando-a a sua família. Que nós correspondamos a esse presente que ele nos deu.
O Papa Pio XII gostava de fazer palestras num grande auditório que existe no Vaticano. Ele falava para casais, para jovens e para profissionais das diversas áreas. Um dia, ele estava falando para casais e namorados juntos. Observando a platéia, ele viu que os namorados estavam juntinhos, de braços dados e com muito carinho um com o outro. Já os casais era um pra lá e outro pra cá, sem nenhuma demonstração de amor e carinho.
Então o Papa ficou triste e desabafou dizendo: “Gente, o sacramento do matrimônio une ou separa as pessoas? Eu vejo aqui que aqueles que não receberam o sacramento estão unidos, ao passo que os que o receberam estão desunidos!” E Pio XII fez um apelo: “Vamos provar para os filhos e para o mundo que o sacramento do matrimônio os uniu, e não tenham vergonha de mostrar publicamente que se amam!” Claro que o sacramento é uma graça que traz a união e um amor maior. O problema é que nem sempre colaboramos com a graça!
O mesmo podemos dizer em relação aos outros sacramentos e à toda a Igreja. Compensa ser terreno bom e plantas viçosas nesta lavoura de Deus.
Maria é a flor mais bela da Igreja. Ela enfeita, alegra e perfuma a Comunidade cristã. Mãe da Igreja, rogai por nós!
E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos”.






CURIOSIDADES




10 curiosidades sobre formigas


1. São insetos muito importantes para a terra, porque auxiliam na reciclagem do material orgânico que a compõe.


2. Entre 20 e 30 espécies de formiga vivem em contato muito próximo ao homem, como as saúvas, quenquéns, cabeçudas, lava-pés, carpinteiras, acrobatas, pixixica, faraó, argentina, louca e fantasma.


3. As lava-pés são pequenas e costumam formar seus ninhos com montes de terra solta. A cada picada, os indivíduos da espécie soltam um veneno, que pode causar uma leve coceira ou um choque anafilático em pessoas alérgicas.


4. Os montinhos de terra solta que ficam em cima de formigueiros subterrâneos são os restos das escavações de túneis e câmaras feitas pelas formigas.


5. O nome "formiga carpinteira" é dado ao inseto porque ele escava a madeira para formar seus ninhos. Além de sair à noite, essa formiga cultiva outro hábito irritante ao homem: o de se instalar em aparelhos eletrônicos. As "faraós" também gostam de fixar residência em aparelhos de DVD, toca-CDs e afins.


6. A maioria das formigas se alimenta de fungos, e não das plantas e comidas recolhidas. Na verdade, todo o alimento que elas recolhem serve para que os "fungos" sejam cultivados ali. As formigas plantam seus próprios fungos.


7. As formigas são capazes de levantar qualquer coisa que tenha até 50 vezes o seu peso.


8. É o inseto com o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo.


9. As formigas se comunicam por meio do olfato. Possuem 5 narizes diferentes.


10. A formiga rainha sabe instintivamente que tipo de formiga o formigueiro precisa. Ela então seleciona que tipo de ovos vai colocar. Dessa maneira, nunca tem "formigas demais".

Fonte: Guia dos Curiosos




MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando Amy Hagadorn dobrou a esquina no final do corredor de sua sala de aula, colidiu com um garoto alto da quinta série correndo na direção oposta.
- Olhe por onde anda, coisinha - gritou o garoto enquanto se desviava da menina da terceira série. Então, com um sorriso afetado, o garoto segurou sua perna direita e imitou a maneira que Amy mancava quando estava andando.
Amy fechou os olhos por um instante. "Ignore-o", disse para si mesma enquanto se dirigia para a sala de aula. Mas, no final do dia, Amy ainda estava pensando sobre a zombaria do garoto.
E ele não era o único. Desde que Amy entrara para o terceiro ano, alguém zombava dela todo santo dia, a respeito de sua forma de falar ou de seu andar manco. Às vezes, mesmo em uma sala cheia de outros alunos, as zombarias a faziam sentir-se sozinha.
À mesa de jantar naquela noite, Amy ficou calada. Sabendo que as coisas não iam bem na escola, Patty Hagadorn ficou feliz por ter boas notícias para partilhar com sua filha.
- Há um concurso de desejos de Natal na estação de rádio local - anunciou. - Escreva uma carta para Papai Noel e você pode ganhar um prêmio. Acho que alguém de cabelos louros e cacheados nesta mesa deveria entrar.
Amy riu e um papel e uma caneta surgiram. - Querido Papai Noel - ela começou.
Enquanto Amy caprichava na caligrafia, o resto da família tentava descobrir o que ela poderia pedir para Papai Noel.
Tanto a irmã de Amy, Jamie, quanto sua mãe pensaram que uma Barbie de um metro de altura estaria no topo da lista de desejos de Amy. O pai de Amy pensou em um livro com ilustrações. Mas Amy não revelou seu desejo secreto de Natal.
Na estação de rádio WJLT em Fort Wayne, Indiana, as cartas para o Concurso de Desejo de Natal jorravam. Os funcionários se divertiam com todos os diferentes presentes que os meninos e meninas de toda a cidade queriam para o Natal.
Quando a carta de Amy chegou à estação de rádio, o diretor Lee Tobin a leu com atenção.

"Querido Papai Noel.
Meu nome é Amy. Tenho nove anos de idade. Tenho um problema na escola. Será que você pode me ajudar, Papai Noel? Os garotos riem de mim por causa da maneira que eu ando, corro e falo. Tenho paralisia cerebral. Só queria um dia em que ninguém risse ou zombasse de mim.
Com amor, Amy."

O coração de Lee ficou apertado quando ele leu a carta. Ele sabia que paralisia cerebral era uma desordem muscular que podia deixar os colegas de Amy confusos.
Ele pensou que seria bom para as pessoas de Fort Wayne ouvirem a respeito dessa menininha especial e seu pedido incomum. O Sr. Tobin ligou para o jornal local.
No dia seguinte, uma foto de Amy e sua carta para Papai Noel estavam na primeira página do “The News Sentinel”. A história se espalhou rapidamente. Por todo o país, jornais, rádio e televisão relatavam a história da garotinha em Fort Wayne, Indiana, que pedira um presente de Natal tão simples e, ainda assim, notável – apenas um dia sem zombarias.
De repente, o carteiro passou a frequentar a casa dos Hagadorn. Envelopes de todos os tamanhos endereçados a Amy chegavam diariamente, enviados por crianças e adultos do país inteiro, recheados de desejos de boas festas e palavras de encorajamento. Durante a época atribulada do Natal, mais de duas mil pessoas do mundo todo enviaram a Amy cartas de amizade e apoio. Alguns dos remetentes tinham deficiências, mas cada um enviava uma mensagem especial para Amy.
Através dos cartões e cartas vindas de estranhos, Amy teve um vislumbre de um mundo cheio de pessoas que realmente se importavam umas com as outras. Ela percebeu que nenhuma forma ou quantidade de zombarias poderia fazê-la se sentir solitária novamente.
Muitas pessoas agradeceram a Amy por ser corajosa o suficiente para se abrir. Outras a encorajavam a ignorar as provocações e a andar de cabeça erguida. Lynn, uma menina da sexta série, do Texas, enviou esta mensagem:
"Gostaria de ser sua amiga e, se você quiser me visitar, poderíamos nos divertir. Ninguém irá zombar de nós porque, se o fizerem, não iremos nem ouvi-los."
Amy conseguiu seu desejo de um dia especial sem zombarias na Escola Primária South Wayne. Ademais, todos na escola receberam um bônus extra. Professores e alunos discutiram sobre como as zombarias podem fazer os outros se sentirem.
Naquele ano, o prefeito de Fort Wayne proclamou oficialmente o dia 21 de dezembro como o Dia de Amy Jo Hagadorn em toda a cidade. O prefeito explicou que, ao ousar fazer um pedido tão simples como aquele, Amy ensinou uma lição universal.
- Todos - disse o prefeito - querem e merecem ser tratados com respeito, dignidade e carinho.


(Alan D. Schultz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário