Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira, 21/06/2011






Terça-feira, 21 de junho de 2011


“O amor é imortal! Você pode negá-lo sufocá-lo, encerrá-lo, mas ele nunca morre.” (Augusto Cury)







EVANGELHO DE HOJE
Mt 7,6.12-14



Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos. Pois estes, ao pisoteá-las se voltariam contra vós e vos estraçalhariam. Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas. "Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram! 





MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe.Antonio Queiroz


Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
Neste Evangelho, Jesus nos dá três recomendações:
“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos.” Os porcos e os cães não sabem o valor da pérola, por isso não dão valor nem se aproveitam delas. A comparação é um pouco dura, mas é clara: Para pessoas que estão fora da fé cristã, devemos ensinar coisas que estão ao alcance delas. Coisas muito íntimas, santas e elevadas da nossa vida cristã, eles não vão entender e poderão interpretar mal. Mais tarde, quando receberem os rudimentos da fé, aí sim entenderão. Como aquele pai que falou para a filha, que era do grupo de jovens: “Não sei o que você vai fazer lá na igreja todo domingo de manhã, e fica olhando para o padre durante uma hora. Acho que você está namorando o padre! Por isso não quero que você volte lá”.
“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.” E Jesus fala que nisto consiste a Lei e os Profetas. Por isso essa recomendação de Jesus é chamada de regra de ouro. Devemos procurar o bem do nosso próximo como procuramos o nosso próprio bem. Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição.” E Jesus fala que muitos seguem o caminho largo e poucos seguem o caminho estreito.
Em Lc 13,23, Jesus faz esta mesma comparação, em resposta a alguém que lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Fica então claro que o caminho que leva à salvação é estreito.
A vida cristã é exigente, não é para pessoas acomodadas medíocres. Basta ver o que diz o Evangelho sobre o casamento, o perdão, o amor aos inimigos, a partilha dos bens... As pessoas “mais ou menos” logo se desligam da Comunidade, e muitas delas vão para as seitas.
Precisamos lutar contra os desejos imoderados e instintos, que, feridos pelo pecado, nos puxam para o mal. Viver em Comunidade, junto com pessoas às vezes difíceis e complicadas, é também uma porta estreita. Entretanto, muitos superam essas dificuldades e seguem o caminho apertado do testemunho, tornando-se “discípulas e missionárias de Jesus Cristo, para que os nossos povos tenham mais vida” (Doc. de Aparecida).
Certa vez, numa escola, dois alunos se tornaram amigos. Um dia, um deles, q morava bem distante, pois a cidade era grande, convidou o outro para ir à sua casa no domingo, para uma festinha de aniversário da sua irmã. Chegou a hora da festa e nada de o amigo aparecer! Depois que já haviam cortado o bolo, ele chegou, cansado de tanto andar, e foi logo dizendo: “Cara, perdi o mapinha que você me deu!”
Jesus nos deixou o mapinha para chegar ao céu. Mas precisamos tomar cuidado para não errar, porque as ruas são estreitas e apertadas. Que não percamos esse mapa!
A Mãe de Jesus andou sempre pelo caminho estreito. Ela fazia isso espontaneamente, puxada pelo amor, tanto ao Filho como a nós, seus outros filhos e filhas.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Fr. José Luís Queimado, CSsR 

Pérolas para o nosso coração!
Nesta pequena parte do Sermão da Montanha, podemos ver que Jesus profere palavras duras para a multidão, mas principalmente para os seus discípulos. Ele sabe que muitos rejeitarão a proposta da construção do Reino de Deus, da forma com que Jesus apresentava.
A dureza das palavras de Jesus deve ser lembrada em seu contexto. Os porcos e os cães eram os animais menos apreciados pelos judeus. Em Levítico 11, 7 e em Deuteronômio 14, 8 encontramos proibições severas ao consumo de carne do porco. A tradição sacerdotal foi aquela que mais relegou aos judeus a distinção entre pureza e impureza, por isso mesmo, nos tempos de Jesus, as tradições falavam muito para todos os judeus piedosos.
No primeiro livro de Samuel, capítulo 17, versículo 43, vemos que o gigante filisteu Golias pergunta se ele era um cão para Davi, pois este ia enfrentá-lo com um cajado. Vê-se, claramente, o desprezo pelo cão nesta passagem bíblica. E quando Jesus diz para não dar aos cães as coisas santas e não lançar pérolas aos porcos, ele queria incentivar os seus discípulos a não desperdiçarem tempo com aqueles que jamais aceitariam o projeto confiado pelo Pai.
Mas o mesmo Jesus jamais deixava de insistir com os seus ouvintes. Ele tinha muita esperança nas pessoas, e por isso fazia questão de resgatar primeiro aqueles que eram considerados cães e porcos pelos dominadores da época. A regra é muito clara para vivermos uma vida santa e justa: fazer às pessoas aquilo que gostaríamos que elas nos fizessem. Ou seja, se eu quero matar, roubar ou falar mal das pessoas, a regra é que eu avalie se seria bom que eu fosse morto, roubado ou caluniado por alguém. Se eu vejo que não é bom passar por essas maldades, também não será bom para os outros. Colocar-se na pele do outro não é somente um jargão, mas uma realidade urgente para os nossos dias.
O caminho da evangelização é muito difícil. O seguimento de Jesus é muito desafiador. A porta é estreita para aqueles que querem segui-lo. O caminho largo, das mordomias, do dinheiro, do poder, do prazer é o mais fácil, mas não o mais compromissado com a vida do ser humano.
Talvez, nos dias de hoje, os porcos e os cães mais empedernidos estejam habitando o nosso coração. Se nós não mudarmos de mentalidade, acolhendo o irmão que sofre, o irmão que chora e o irmão que é injustiçado, jamais nos aproximaremos do sonho libertador de Jesus! 

(jlqueimado@ig.com.br)






MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Alexandre Soledade

Bom dia!
Quem nunca ouviu a expressão: “o que faço ou deixo de fazer é da minha conta!”? Uma grande verdade, mas é preciso também aprender a responder às conseqüências deste “fazer” ou “não fazer”.
Todo cristão, eventualmente, precisa buscar o ouvido de um sacerdote para se confessar, ouvir um conselho e em seguida receber o perdão. Sim recebemos o perdão quando iniciamos o trajeto que culminará com a confissão. O arrependimento é a semente da liberdade, no entanto, depois de perdoados poucas vezes pensamos nas conseqüências dos nossos atos. Explico:
Alguém que cometeu uma falta grave, arrependido recebe o perdão, mas poucas vezes vai atrás para corrigir o erro que fez. Arrependo-me de ter xingado, caluniado, difamado alguém, mas não meço esforços para desfazer a imagem que plantei. Desvio dinheiro, sonego meus impostos, vivo a injustiça e depois do arrependimento não consegue voltar e restituir aqueles que sofreram como meus atos…
“(…) Jesus dizia-lhes: ‘Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros, servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem’”. (Marcos 4, 24-25)
Por que não volto? Somos TODOS assim! O que será que nos impede de reconstruir o que ajudamos a demolir? Pagar MICO? Imaginar como sairei da situação? Gostaríamos que fizessem o mesmo aquele que me ofendeu?
Ensinam-nos desde muito pequenos que chorar é coisa de “gente fraca”, que pedir desculpas ou reconhecer nossos erros é demonstração de medo ou fraqueza; revela-nos então o quanto estamos presos o modelo de Darwin do MAIS ADAPTADO SOBREVIVERÁ.
Será que esse é o modelo que nos fará crescer como cristãos?
“(…) A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos. Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos”. (Padre Fábio de Melo)
O mais adaptado no modelo CRISTÃO é aquele que consegue alcançar a porta. Sim! O modelo é norteado apenas para se alcançá-la, pois a nossa entrada, ou não, cabe a Deus e a seu fino e justo julgamento. Essa idéia é baseada em SE VALORIZAR O CAMINHO e não apenas o ponto final. Ai esta o grande dilema daqueles que procuram as boas obras pensando na salvação.
As boas ações e obras de caridade, bem como a oração, são DICAS para se encontrar o caminho, mas trilhar o caminho é que nos santifica. Essa mesma comparação serve para nós quando pedimos perdão pelos grandes males que provocamos por nossas ações e omissões do dia-a-dia.”(…) há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho”
São Paulo entendeu muito rapidamente esse modelo cristão:
“(…) O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza, POIS PARA MIM VIVER É CRISTO, E MORRER É LUCRO. , MAS SE EU CONTINUAR VIVENDO, PODEREI AINDA FAZER ALGUM TRABALHO ÚTIL. Então não sei o que devo escolher. Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor. PORÉM, POR CAUSA DE VOCÊS, É MUITO MAIS NECESSÁRIO QUE EU CONTINUE A VIVER. E, como estou certo disso, sei que continuarei vivendo e FICAREI COM TODOS VOCÊS PARA AJUDÁ-LOS A PROGREDIREM E A TEREM A ALEGRIA QUE VEM DA FÉ”. (Filipenses 1, 20-25)
Que modelo eu seguirei?
Um imenso abraço fraterno!







VIDA SAUDÁVEL

Bom humor é fundamental
Lêda Mello



Diariamente, passamos por tantas situações estressantes que se não tivéssemos a possibilidade de mantermos o bom humor seria bem mais difícil preservarmos a nossa sanidade. Parece ser uma utopia permanecermos bem humorados em meio aos acontecimentos do dia a dia. No entanto, é possível. Não apenas possível como aconselhável e extremamente saudável.
Os efeitos do bom humor sobre a saúde são evidentes na qualidade de vida de quem o possui, além de cientificamente comprovados. Apsiconeuroimunologia é um ramo da ciência que estuda a maneira pela qual as emoções influem no sistema imunológico das pessoas. Este estudo se baseia na comunicação e interação entre o cérebro e três sistemas do nosso corpo: os sistemas nervoso, imunológico e endócrino. Esta comunicação se faz através da produção de substâncias químicas produzidas por esses sistemas, como os hormônios, os neurotransmissores e as citoquinas. A partir desses estudos já não existe qualquer dúvida sobre a relação existente entre o estresse, de qualquer origem, e a saúde orgânica, abrangendo o sistema imunológico e, inclusive, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Manter o bom humor é uma questão de decisão pessoal. A vida não é fácil nem difícil. A vida é a vida! Uma espécie de viagem através do tempo, na qual descortinamos uma diversidade de paisagens, algumas encantadoras, outras não tanto, e outras, ainda, áridas e difíceis. Esta diversidade de paisagens é que torna a viagem interessante, pelas oportunidades que nos são oferecidas de separarmos o joio do trigo e, desta forma, sabermos saborear o que há de melhor em cada paisagem. As facilidades e dificuldades encontradas são inerentes ao fato de estarmos vivos.
Não existe uma fórmula mágica para mantermos o bom humor, mas é possível seguirmos um roteiro que nos encaminhará até ele:
Observe o que as pessoas da sua família dizem a respeito do seu humor. Essas pessoas estão na intimidade do seu dia a dia. Se elas costumam se referir ao seu mau humor é um bom indício de que você precisa mudar suas atitudes para com os acontecimentos da sua vida. Experimente encontrar os dois lados que sempre existem em cada acontecimento.
Avalie como você se comporta numa reunião de amigos, numa festa, naquele barzinho ou diante de uma piada que alguém conta. Se você costuma não se divertir, embora todos ao seu redor estejam se divertindo; se não sorri quando está a sós, lembrando de algo engraçado; se, às vezes, sorri para não constranger as pessoas, então, reavalie os seus padrões de pensamentos. São eles que direcionam as suas emoções e os seus comportamentos. Talvez você esteja se distanciando do seu aqui e agora.
Veja como você se conduz diante do erro. Se você é uma pessoa que não admite os erros alheios e não se permite errar, vai estar constantemente, mal humorado. Aprenda a sorrir dos erros, seja os dos outros, seja dos seus próprios erros. Aceite o fato de que ninguém é perfeito. Graças a Deus! Seria muita monotonia para aguentar.
Preste atenção no que pensa, diz e faz. Se você é uma pessoa que leva tudo a "sério", se você costuma administrar "a ferro e fogo" o tempo da sua vida, com certeza, o seu senso de humor não está ativado. Experimente sorrir. Uma boa risada retira um peso dos seus ombros, abre portas e, além disto, a sua saúde física e mental agradece.
E, finalmente, verifique a origem do seu mau humor. Talvez você não esteja de bem consigo ou com os rumos da sua vida, e não esteja sabendo como sair da situação. Nesta caso, procure ajuda. Converse sobre o assunto com uma pessoa em quem confie e que esteja capacitada para orientar-lo Você, também, pode procurar a ajuda de um profissional. Não custa oferecer a si mesmo uma melhor qualidade de vida. Saia da situação estressante e recupere a alegria de viver.
Segundo John Morreall "A pessoa que tem sentido de humor, não só é mais descontraída perante situações potencialmente estressantes, como também as compreende de forma mais flexível. Mesmo aquele em cujo ambiente não ocorram muitas coisas, a sua imaginação e criatividade vão afastá-lo da rotina mental permitindo desfrutar de si mesmo, evitar o aborrecimento e a depressão."
Sem contar que a pessoa bem humorada atrai amigos, além de assegurar as possibilidades de ser bem sucedida nas suas relações pessoais e de trabalho.  


Lêda Yara Motta Mello-Terapeuta Holística-Arapiraca (AL) - Brasil






MOMENTO DE REFLEXÃO


Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:
 -"Qual o peso deste copo d'água? "
 As respostas variaram de 250g a 700g.
 O palestrante, então, disse:
 - "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
 E ele continuou:

- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."
Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:
 1 * Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.
 2 * Mantenha sempre suas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.
 3 * Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.
4 * Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.
5 * Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
6 * Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.
7 * Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.
8 * Nunca compre um carro que você não possa manter.
9 * Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.
10 * Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.
11 * Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.
12 * Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.
13 * Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.
14 * Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.
15 * Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive
16 *Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.
17 * Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.
18 *Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.
19 *Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".
20 *Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.
"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."
"Unir-se é um Bom Começo...
Saber Cultivar a União é uma Conquista...
Trabalhar em Conjunto é uma Grande Vitória".








Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário