Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 23/06/2011



Quinta-feira, 23 de junho de 2011



“Para que levar a vida tão a sério se ela é uma incansável batalha da qual jamais sairemos vivos?“ (Bob Marley)



EVANGELHO DE HOJE


Jo 6,51-58




"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo". Os judeus discutiam entre si: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus disse: "Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram - e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre".




MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Jailson Ferreira

Corpus Christi: A Festa da Eucaristia
Hoje se celebra a Solenidade do Corpo de Cristo (Corpus Christi). Para muitos é apenas um feriadão. Mas para nós, católicos, hoje é o dia de comemorar a entrega daquilo que Jesus tinha de mais humano, sua carne e seu sangue, que foram dados a nós.
É no dia de hoje que em muitas cidades do Brasil e da Europa se tem o costume de fazer um extenso tapete artesanal nas ruas por onde vai passar o Corpo de Cristo. Este tapete é uma verdadeira obra de arte, feita de pétalas de flores, folhas, ramos de plantas, pinturas, borra de café, farinha, tampinhas de garrafa, dizeres... tudo em agradecimento a entrega total de Jesus a nosso favor.
O site "Portal da Família" traz uma página que conta a história do Corpus Christi na Europa desde o século XIII, a chegada dessa festa ao Brasil e como ela é comemorada atualmente, no Vaticano.
Mas por que existir um dia especial para comemorar o Corpo de Cristo? Diz a história que no século XIII, uma jovem órfã chamada Juliana, nascida na Bélgica, era freira na Abadia de Mont Cornillon. Ela era apaixonada pelo sacramento da Eucaristia. Certa noite ela teve uma visão na qual a igreja era representada por uma lua cheia com uma mancha negra, que representava a ausência de uma festa para celebrar o Sacramento dos Sacramentos: a Eucaristia. Ela foi falar dessa visão para o bispo da sua diocese e para os doutores da época. Um desses doutores tornou-se, posteriormente, o papa Urbano IV. E foi ele quem instituiu a festa para comemorar o Corpo de Cristo. A jovem Juliana foi beatificada e tornou-se a Santa Juliana de Mont Cornillon.
No Evangelho de hoje Jesus diz: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." Eis a receita para quem quer se eternizar: se alimentar de Jesus. Quando recebemos a comunhão na missa, temos Jesus circulando em todo o nosso corpo... Somos parte dEle, e Ele se faz completamente em nós! Ou seja, por alguns momentos, somos um corpo só com Jesus e com toda a comunidade que comungou junto conosco! É nossa missão permanecer assim por toda a nossa vida... Que sejamos um com Jesus e com os nossos irmãos... É isso o que Jesus mais quer.


jailsonfisio@hotmail.com







MEIO AMBIENTE


Haja saco!


Há pouco tempo, uns trinta anos ainda tínhamos o hábito de levar bolsas para as compras nos armazéns e foi nesta altura que também iniciou-se o uso desmesurado de sacolas plásticas para carregarmos nossas compras para casa.
Agora, a partir de Fortaleza – CE, começaram a aflorar leis ambientais regulando o uso dos plásticos. Atualmente temos as sacolas comuns, as oxidegradáveis e as compostáveis. Nos estudos realizados, as comuns duram duzentos anos para se decomporem, porém nenhum de nós viverá tanto para conferir. As oxidegradáveis dizem que se decompõem mais rapidamente em contato com o ar ou no solo e as compostáveis se desmancham em seis meses, desde que sejam separadas do conteúdo, daí a alguém fazer isto é quase impossível.
Desde antes sabemos que os sacos plásticos, travestidos em sacos de lixo, vão para debaixo da terra nos lixões, jogadas a esmo pelas ruas e estão a entupir os bueiros, dificultando as águas pluviais de escoarem naturalmente e aumentando as enchentes, uma verdadeira praga!
Com estas leis ambientais e a vontade do cidadão em transformar este panorama, amplia-se a discussão sobre qual dos tipos seria melhor para ser distribuído e muita gente já voltou a usar as bolsas de lonas, palhas e outros materiais mais duráveis.
Em Belo Horizonte – MG os supermercados estão cobrando pelas sacolas compostáveis, esperamos, contudo, que tenham reduzido o equivalente às sacolas comuns nos preços dos produtos nas prateleiras.
Estava em Lisboa e a menina do caixa perguntou-me se queria uma sacola, era do tipo comum, disse que sim e ela logo me cobrou alguns centavos pela sacola. Foi então que percebi a maneira diferente dos portugas em tratarem do assunto, achei que foi correta a cobrança, pá!
Itabira foi a primeira cidade de Minas Gerais e a segunda do Brasil a adotar a coleta seletiva de lixos com o intuito de facilitar a separação e posterior venda deste material para a reutilização na indústria e outras utilidades cotidianas dos interessados em aproveitar a sobra de outrem, mas mesmo com este serviço que já tem uns vinte e cinco anos as sacolas aqui continuam em alta.
Pois bem, como um veloz cometa e todo o seu fulgor, vi as sacolas chegarem e já estão partindo, mesmo que para a natureza seja tardiamente.
Resta agora nos preparar-nos para nos vermos livres do PET, a começar que toda a gente consuma mais frutas in natura e evitando com isto os refrigerantes gaseificados e tudo de ruim que proporcionam ao nosso organismo.
Beijos a todos que de uma maneira ou outra contribuem com a Terra melhorando o modus vivendi no dia a dia.

Mauro Moura          





MOMENTO DE REFLEXÃO

Há um jeito que é só seu, de semear o bem.
Se tem sabedoria para falar,  fale!
Há pessoas precisando de quem lhes rasgue novos horizontes.
Se tem o dom de ouvir, ouça!
Há pessoas precisando falar para reorganizar os pensamentos e sentimentos.
Se tem o dom de enxergar os talentos alheios, enalteça-os!
Há pessoas que desabrocham por conta de alguém que lhes reconheça um dom.
Se tem discernimento o bastante para fazer uma observação construtiva, faça-a!
Há pessoas persistindo no mesmo erro, por falta de alguém que as alerte com carinho e firmeza.
Se você não tem vocação para engajar-se em movimentos filantrópicos de grande alcance, tenha em mente que o maior bem a ser semeado começa dentro do seu lar.
Oferte a sua canção, a sua poesia, a sua hospitalidade, aquele prato que ninguém sabe fazer igual.
Oferte a sua diplomacia, a sua liderança ou a sua capacidade de atuar em segundo plano para o bem comum.
Oferte o seu talento para contar piadas e fazer rir.
A sua ternura natural no trato com crianças, idosos ou animais.
A sua capacidade de manter o sangue frio nas horas de crise, quando todos em sua volta desabam.
A sua santa paciência de permanecer num hospital ao lado de um enfermo terminal, ou de varar a noite num velório, naquela hora crítica em que todos vão embora.
Há um jeito que é só seu e todo seu, mesmo que seja ofertar uma flor sem ser dia de nada.
Mesmo que seja uma prece sincera feita no silêncio do seu quarto.
Na contabilidade Divina, pouco importa se o seu jeito de semear o bem vai alcançar uma criatura ou milhões de criaturas.
Você está fazendo a sua parte, de um jeito que é só seu.
É só isto que realmente importa!
(Tenha um excelente momento presente)!.
Seja feliz agora!










Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.




Nenhum comentário:

Postar um comentário