Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 24/06/2011



Sexta-feira, 24 de junho de 2011


“Uma pessoa opaca é destruída pela dor, uma pessoa brilhante é construída pela dor.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE


Lc 1,57-66.80

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: "Não. Ele vai se chamar João". Disseram-lhe: "Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!" Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o meninos e chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: "João é o seu nome!" E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: "Que vai ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.





MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Padre Antonio Queiroz

João é o seu nome.
Hoje nós celebramos com alegria a festa da Natividade de S. João Batista. O Evangelho narra o seu nascimento e o nome que lhe deram.
A nossa vocação começa cedo, começa na nossa concepção, pois fomos criados já em vista de uma sublime e bela vocação dada por Deus. É interessante os pais colocarem nos filhos e filhas um nome que já expresse aquilo que eles querem que a criança seja mais tarde. E é aconselhável nós chamarmos as pessoas pelo seu nome de batismo, pois assim estamos lembrando a ela o seu batismo, que foi o acontecimento mais importante de sua vida, e lembrando também os compromissos que receberam no batismo.
“A Boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.” João Batista recebeu de Deus a vocação de ser profeta. E o seu primeiro gesto profético foi, logo após o seu nascimento, abrir a boca do pai. O profeta deve abrir a boca e faz com que os outros também a abram, para anunciar a verdade e denunciar a mentira e a exploração.
Logo que cresceu, João Batista dedicou-se à penitência, à oração e à leitura da Palavra de Deus. Vivia nos lugares desertos. O deserto é um lugar árido, monótono e sem vegetação. Quem está no deserto não tem distrações, por isso olha para o céu e se lembra de Deus. O deserto é o lugar ideal para se fazer retiro.
Sobre João Batista, um dia Jesus perguntou ao povo: “Quem fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Olhai, os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que profeta. Este é de quem está escrito: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti” (Mt 11,7-10).
Nós também somos chamados a ser mensageiros de Jesus, indo à sua frente a fim de abrir as estradas para ele chegar. A Igreja não é um simples verniz na sociedade, mas deve penetrar fundo nas culturas e organismos sociais, a fim de transformá-los por dentro.
Nas festas de S. João, nós costumamos erguer bem alto a bandeira dele, para dizer que ele é o maior profeta do Antigo Testamento. E a bandeira traz a frase: “Ecce agnus Dei”: Eis o Cordeiro de Deus. Para nos lembrar que o profeta aponta para Jesus.
A fogueira nos lembra que João Batista chamou Jesus de “Luz que ilumina as nações”. E disse também que Jesus batizará no Espírito Santo e no fogo. Jesus não nos dá sombra e água fresta, ele nos joga no fogo, o fogo do amor, mas também do conflito e da cruz. Lá no céu sim, teremos sombra e água fresca. Que a fogueira de S. João queime as nossas mediocridades e nos torne profetas.
João Batista, no deserto, vestia-se com pele da camelo e comia gafanhotos. O profeta não só fala, mas vive o que fala.
Certa vez, estava havendo um encontro de jovens de três dias. Eram aproximadamente cinqüenta participantes, uma turma difícil. Logo no início, eles já começaram a fazer críticas, dizendo que os dirigentes eram profissionais e que não viviam o que falavam. Isso, apesar de não os conhecerem antes. Já estava no segundo dia à tarde e a turma fechada, ninguém se confessava, nada. Os dirigentes preocupados. Chegou a vez de uma garota de dezessete anos fazer uma palestra sobre fé. Era a primeira vez que ela ia falar em público e estava nervosa. Mas criou coragem e foi. Entretanto, ao chegar à frente dos participantes, sua voz sumiu. Não conseguia falar. Após um breve tempo, ela pediu desculpas dizendo: “Vocês me desculpem, eu nunca falei em público; esta é a primeira vez”. E começou a falar. Após fazer a introdução, dizendo que ia falar sobre fé, a voz sumiu novamente. Aí ela começou a chorar e foi sentar-se numa cadeira lá atrás. Foi só choradeira na sala. E depois fizeram filas nas salas onde estavam os três padres presentes, para se confessarem.
Aquela menina, sem dizer quase nenhuma palavra, fez a melhor palestra do encontro, porque mostrou que não era profissional de encontros. Mostrou também que não estava ali por nenhum outro interesse, senão o seu amor a Cristo. E ainda fazendo um esforço enorme para cumprir sua missão.
Esta foi a melhor mensagem sobre fé. Sem dizer quase nenhuma palavra, ela falou melhor do que todos os demais palestrantes do encontro.
O Espírito Santo acompanha os profetas e os trabalhos missionários. Ele quer apenas que sejamos dóceis e disponíveis às suas inspirações.
Que S. João Batista e Maria Santíssima, a Rainha dos Profetas, nos ajudem a ser bons profetas e boas profetizas.
João é o seu nome.






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Alexandre Soledade

Bom dia!
Aproveitando sempre mensagens que temos passado, buscamos mais uma vez no baú uma das mensagens que muito me tocaram. Segue então mais uma delas.
(…)
Qual é o seu nome? O que ele representa? O que sua mãe pensou ao colocar esse nome em você? Você gosta do seu nome?
A história judaica é cheia de simbolismos inclusive nos nomes dados as pessoas. Zacarias era sacerdote e muito respeitado, deveria ele conservar a tradição sacerdotal colocando no seu filho o seu nome. Mas o que aconteceu? Ao ser impelido pelo anjo que Isabel teria um filho em tenra idade, colocou-se em posição de dúvida sendo assim sentenciado a ver os fatos, sem poder falar uma só palavra. A mudez pela falta de fé calava Zacarias.
O plano de Deus estava acontecendo e forçadamente Zacarias não podia falar. Talvez a imagem de contemplação apenas com os olhos fosse frustrante, visto que aquele homem nasceu e fora impelido de anunciar as boas obras de Deus. Ao sugerir um novo caminho, Deus começa pela mudança de paradigmas. Aquela criança precisaria outro nome e outro regime de vida. Não seria o sacerdote urbano, mas alguém que clamaria no deserto; alguém que denunciaria novamente as arbitrariedades contra Deus e contra o povo; alguém que futuramente seria declarado como o maior dos nascidos.
Quantas pessoas vêem o plano de Deus sendo executado apenas com os olhos? Quantos, como Zacarias, não querem romper seus paradigmas, modos, atitudes e dar um novo caminho ou oportunidade a suas vidas?
“(…) Numa época de profundas e sucessivas mudanças socioculturais que afetam nosso mundo, trazendo novos e sérios desafios, a Igreja é chamada a proclamar com coragem, entusiasmo e criatividade a mensagem perene do Evangelho, para que nossos povos “tenham vida e a tenham em abundância”, a qual consiste em acolhermos a oferta que Deus nos oferece em Jesus Cristo, para assim participarmos de sua própria vida trinitária. “Essa vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural.” Toda a missão de Jesus Cristo consistiu em levar à humanidade essa vida divina manifestada em suas palavras e concretizada em suas ações. O Reino que ele proclamava era de fato um Reino de Vida”.( § 5 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2008/2010 – CNBB)
Reconhecer que temos muito ainda por crescer é como fez Zacarias ao escrever no pedaço de tábua o nome que Deus escolheu. Nossa fé não “(…) O projeto salvífico de Deus se realiza na humanidade através de um povo, o Povo de Deus, com a missão de ser luz para as nações. Também a Igreja Primitiva se entendeu como Novo Povo de Deus, que deveria levar a salvação de Jesus Cristo através dos séculos para todos os homens e mulheres. Vivendo e proclamando os valores do Reino de Deus, a Igreja é, assim, o “sacramento universal da salvação”. ( § 47 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2008/2010 – CNBB)
esta no óbvio, mas no improvável. Nossa igreja nos impulsiona a ver um mundo que precisa de gente pró-ativa, destemida e empreendedora.
Esses dias, enquanto apanhava pra aprender usar o twitter, deixei uma frase instigante: “Esporte radical é ser cristão! Muita adrenalina! Quem tem medo pula fora!
“(…) Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. (Filipenses 3, 14-16)
Não fiquemos calados!
SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI POR NÓS!
Um imenso abraço fraterno!








DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Informações sobre prolapso da válvula mitral     


O prolapso da válvula mitral (o termo técnico é valva mitral), também conhecido como Síndrome de Barlow, é um mau funcionamento da válvula mitral do coração, a entrada física entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Normalmente, a válvula mitral fecha quando os músculos do ventrículo se contraem, prevenindo que uma corrente de sangue retorne ao átrio esquerdo quando o coração bombeia o sangue para o resto do corpo. No prolapso da válvula mitral, porém, uma deformidade leve da válvula impede que ela se feche normalmente.
Isto se mostra como uma inversão anormal ou "prolapso" da válvula. O resultado disso é que pequenas quantidades de sangue refluem (vazam) para o átrio esquerdo, com um efeito muito pequeno na capacidade global do coração para bombear o sangue. Em algumas pessoas, o vazamento progride para a insuficiência mitral (onde há importante regurgitação do sangue), com um retorno significativo de sangue para o átrio esquerdo. Pessoas com insuficiência mitral severa podem desenvolver sintomas como falta de ar, cansaço e inchaço nas pernas. Raramente, a cirurgia do coração é necessária para corrigir estas válvulas danificadas. Na maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral, a causa é desconhecida. Porém, em um número pequeno de pacientes, o prolapso da válvula mitral pode estar relacionado à outra condição médica, como uma anormalidade genética associada a maneira como o corpo produz o colágeno (tecido conjuntivo, que dá sustentação ao corpo), ou à doença reumática do coração (uma complicação rara da infecção de garganta pela bactéria Streptococos).
Especialistas em saúde calculam que atualmente o prolapso da válvula mitral afete até 5 por cento das pessoas. Por razões desconhecidas, esta doença é muito comum nas mulheres entre 14 e 30 anos de idade.


Embora ela às vezes afete vários membros da mesma família, nenhuma base genética específica (herdada) foi identificada para o problema.
Quadro Clínico :-A maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não tem nenhum sintoma, e só é descoberto quando um médico ouve um tipo específico de ruído (sopro) no coração durante um exame de rotina. Algumas pessoas podem desenvolver palpitações, um pulso acelerado (taquicardia), desmaio ou uma sensação de tontura. Se prolongada, pode haver também dor no peito, normalmente localizada debaixo do esterno (osso no meio do peito), como uma angina (a dor no peito da doença das artérias coronárias), necessariamente não está relacionada ao stress ou aos exercícios físicos. Nas pessoas com insuficiência mitral (aproximadamente 15 por cento dos pacientes com prolapso da válvula mitral, geralmente com doença por mais de 15 anos), podem haver sintomas de insuficiência cardíaca congestiva (com cansaço, falta de ar e inchaço nas pernas).
Diagnóstico:- O médico irá revisar sua história clínica, incluindo qualquer problema de coração, e fará perguntas sobre ansiedade, palpitações, tonturas, desmaios e dor no peito. Ele também perguntará se há história de doença do coração em sua família. Você e seu médico podem não suspeitar que você tenha prolapso de válvula mitral até que ele ouça seu coração com o estetoscópio e descubra um barulho chamado “sopro sistólico” durante o exame físico de rotina. O sopro sistólico é um som anormal do coração relacionado ao mau funcionamento da válvula, presente no prolapso da válvula mitral. Uma vez o médico suspeite que você tem prolapso da válvula mitral, o diagnóstico pode ser confirmado por um exame de ecocardiograma bidimensional. Este é um exame indolor que usa ondas sonoras para traçar a estrutura do coração. Mais adiante podem ser necessários outros testes, principalmente se você tiver vertigens, palpitações, uma história de desmaios ou de dor no peito, sintomas que sugerem que você pode ter um batimento irregular do coração (arritmia cardíaca).
Prevenção: Não há nenhum modo de se prevenir o prolapso da válvula mitral.
Tratamento:- Se você tem prolapso da válvula mitral, mas não tem qualquer sintoma, nem tem história de arritmias cardíacas ou sinais de insuficiência mitral, você provavelmente não precisará de tratamento.
Se sua válvula mitral estiver comprometida o suficiente para causar um problema no coração, você pode ter que tomar antibióticos para prevenir uma infecção das válvulas do coração chamada endocardite.
Se você tiver dor no peito ou uma arritmia cardíaca, você pode ser tratado com medicamentos como os beta-bloqueadores. Se o prolapso da válvula mitral evoluir para a insuficiência mitral severa, a válvula mitral anormal pode precisar ser reconstruída ou substituída cirurgicamente.
Qual médico procurar? Procure o médico imediatamente se você tem palpitações ou um pulso anormal, especialmente se estes sintomas também fazem você se sentir sonolento, tonto ou fraco. Além disso, procure o serviço de emergência imediatamente se você tiver dor no peito, em qualquer idade.
Prognóstico:- A maioria dos pacientes com prolapso da válvula mitral nunca tem sintomas, e a doença nunca irá progredir a um ponto que afete seu estilo de vida ou sua expectativa de vida significativamente. A cirurgia para reconstruir ou substituir a válvula mitral tem êxito em mais que 90 por cento de pacientes. Embora seja possível para um paciente com prolapso de válvula mitral morrer subitamente de uma arritmia cardíaca fatal, isto é muito raro.
Fonte: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA MÉDICA – HOSPITAL POLICLIN Editor: Dr. Mario César Prudente Leite




MOMENTO DE REFLEXÃO

Eu já tive milhares de companheiros e colegas.
Dentre eles, fiz centenas de bons amigos.Mas nem todas as amizades duraram.
Algumas pareciam sólidas como rochas,mas não resistiram aos tempose às circunstâncias.
Assim sobraram poucos amigos de infância,pouquíssimos amigos de escola, poucos amigos de adolescência, poucos amigos de juventude.
E pensar que a gente brincava todos os dias, via-se todos os dias e não saia da casa um do outro... De repente, outros afetos, outros amigos,outros interesses, outro tipo de vida,longos anos de distância e mil preocupações da vidanos afastaram totalmente.
Agora não sei onde andam e os que vejo aqui e acolásão amigos de "Bom dia"...Mas nada acontece. A gente se respeita e se admira, mas a amizade de infância,de juventude não volta. Mudaram eles ou mudei eu?
Ou foi a vida que nos mudou a todos?
Restam algumas amizades fiéis que resistem a tudo... O que sei é que fiz muitos amigose não conservei aquelas amizades.De bons amigos que éramos, somos hoje bons conhecidos que se saúdam de passagem e se respeitam.
Às vezes nem isso. Crescemos e nossa amizade ficou lá no passado.E eu digo a mim mesmo:
"Feliz o homem que sabe cultivar sua roseira!Talvez não seja tarde... Roseiras velhas também produzem rosas lindas e viçosas. Basta recultivá-las..."

Padre Zezinho







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário