Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 06/06/2011




Segunda-feira, 06 de junho de 2011




“Não faças, nem digas o que não puderes repetir publicamente.” (Décio Valente)






EVANGELHO DE HOJE


Jo 16,29-33


Os seus discípulos disseram: "Agora, sim, falas abertamente, e não em figuras. Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de junto de Deus!" Jesus respondeu: "Credes agora? Eis que vem a hora, e já chegou, em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só. O Pai está sempre comigo. Eu vos disse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo".





























MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR








Tende coragem! Eu venci o mundo!
Neste Evangelho, prevendo as tribulações que os discípulos terão por ocasião da sua morte, e da pouca fé deles, Jesus os convida a ter coragem. O sentido que ele dá à palavra coragem é parecido com a esperança.
Deus é o Senhor de tudo. Ele governa o universo e para ele todas as forças do mundo são como uma palha. Quem tem muito poder não tem pressa. A pressa é própria de pessoas que tem pouco poder, por isso são inseguras. Deus tem poder infinito, por isso não tem pressa para agir. Age na hora certa.
A Carta aos Hebreus liga a fé com a esperança: “A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem. Por ela, os antigos receberam um bom testemunho de Deus” (Hb 11,1-2). A esperança é uma virtude que leva a acreditar e a confiar tanto em Deus e nas suas promessas, que sentimos paz, alegria e segurança, mesmo antes das promessas acontecerem.
Deus é maior que os problemas, obstáculos e barreiras que enfrentamos. E ele é fiel. A fidelidade de Deus está expressa no seu próprio nome: Javé, que significa “Deus é”. Ele não apenas era no passado, ou será no futuro. É agora, não só para os outros, mas para você. Deus revelou este seu nome justamente quando o seu povo estava escravo no Egito, na maior penúria. Deus falou e cumpriu, libertando o povo através do Mar Vermelho.
“Irmãos, sede alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração” (Rm 12,12).
“Irmãos, eu me glorio das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. E me alegro também nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou fraco então é que sou forte” (2Cor 12,9).
“Irmãos, se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,32). “Ainda que um exército inteiro se levante contra mim, nada poderá, porque Deus está comigo.”
Infelizmente, nós não costumamos dar muito valor à virtude da esperança. Valorizamos a fé e a caridade, pulando a esperança. E é justamente esta virtude que nos leva a vencer o mundo, junto com Cristo.
O Espírito Santo é o dom de Cristo ressuscitado à Igreja, que é o seu corpo. É o Espírito do próprio Jesus em nós. É o “nós” trinitário e a consciência eclesial. É o amor que Deus nos tem, derramado em nossos corações. É a luz e a força de Deus que nos dá o entendimento das virtudes e nos faz irmãos e irmãs. É algo que não se vê nem se toca, mas é tão perceptível a quem tem fé, que quase dá para tocar com a mão.
Havia uma menina de oito aninhos que todos os dias ia e voltada da escola sozinha. Ela estudava no período da tarde. Numa tarde, na hora de voltar para casa, formaram-se nuvens carregadas e o céu se escureceu. Apesar disso ela iniciou sua caminhada para casa. Minutos depois, começou um vento muito forte, com relâmpagos, trovões fortes e raios.
A mãe, preocupada, chamou um táxi e foi atrás da filha, seguindo o caminho que ela sempre fazia. Logo avistou a filha andando, mas alegre e sem nenhum medo. A cada relâmpago, ela parava, olhava para cima e sorria. Depois que entrou no carro, a mãe, tremendo de medo da tempestade, foi logo perguntando: “Filha, você não está com medo? Por que você sorria ao ver os relâmpagos?” A menina respondeu: “Eu sorria porque Deus não parava de tirar fotos de mim”.
Quem ama a Deus, confia nele e não tem medo de nada. Pelo contrário, vê em tudo sinais do seu amor.
Maria Santíssima, a esposa do Espírito Santo, é chamada Nossa Senhora da Esperança, porque sempre confiou em Deus e teve coragem, mesmo em meio às maiores dificuldades. Que ela nos ajude!
Tende coragem! Eu venci o mundo!






COMENTÁRIO DO EVANGELHO (2)
Fr. José Luís Queimado, CSsR 


Viver no mundo, mudando as estruturas
 Este último diálogo entre Jesus e os discípulos nos dá um banho de esperanças no seguimento do Caminho. Os seguidores de Jesus já começavam a entender que o Projeto do Mestre era desafiador, mas que valia a pena ser colocado em prática. Ele se despede dolorosamente de seus queridos apóstolos, mas os consola prometendo que enviaria o seu Espírito, o Consolador.
No mundo, encontramos milhares de dificuldades, todos os dias. É como se nós tivéssemos que dar crédito à frase: “Matar um leão por dia”. Não devemos negar os obstáculos com os quais nos deparamos, porém temos de ser corajosos, o suficiente, para vencê-los.
Como já dissemos em outra reflexão, ser cristão é fácil, quando não há perseguições, calúnias e mortes. O árduo, de verdade, é ser cristão apesar de todas as fúrias que investem contra nós!
É também fácil ser cristão quando não nos preocupamos com as realidades que estão ao nosso redor; quando nos fechamos em nossas comunidades separatistas ou quando não fazemos mais nada a não ser ir à missa e rezar o terço! Ser cristão é denunciar o que sobrevive à custa de vidas alheias; é enfrentar as estruturas de injustiça e desigualdade em nossa região ou bairro; é cuidar para que não sejamos responsáveis por um mau governo de nossa cidade, estado ou país.
Jesus venceu o mundo, ou seja, foi capaz de viver nesta realidade terrena e dar um sentido novo às dificuldades que se apresentaram em sua vida. Ele não quer que nós pensemos que o mundo é feito de coisas ruins e de impurezas. Se nós cremos num Criador Perfeito, a obra não pode ser considerada tão desagradável assim!










COMENTÁRIO DO EVANGELHO (3)
Alexandre Soledade


Bom dia!
Essa é uma grande verdade: NUNCA ESTAMOS SÓS!
Realmente o mundo que vivemos cada vez mais nos apresenta a solidão, a depressão, o medo. Se trabalharmos, temos que nos “acostumar” com a inveja, as perseguições, os “puxões de tapete”; se queremos crescer ou mudar o mundo ao nosso redor e fugir na inércia, precisamos aprender a filtrar os novos adjetivos que surgirão: como “arrogantes”, “prepotentes”, “exibicionistas” (…).
No trabalho social e comunitário NUNCA teremos sossego, mas em Deus SEMPRE teremos paz. “(…) No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.
Talvez esse seja o grande conforto que precisamos ter ao levantar para um novo dia. Nossas discussões comunitárias, no trabalho, na escola, devem nos monitorar e nos fazer crescer. As posições contrárias devem existir para que eu não cometa o pecado de acreditar que estou sempre certo e fazer sempre o que quero e do jeito que quero.
Ao discutir e apresentar nossas opiniões deve culminar num consenso que seja orientado pela razão. Não podem trazer problemas pessoais com eles, digo isso que por vezes, no nosso dia-a-a-dia tomamos decisões motivadas ou carregadas de sentimentos pessoais. Nossa humanidade às vezes se “desapega” do que Deus quer ai temos algo que chamamos de INTERESSE ÚNICO E PESSOAL.
Agindo assim não desistimos da caminhada, mas passamos a lutar desamparados e sozinhos somos mais susceptíveis as quedas e fracassos. “(…) Então agora vocês crêem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho”.
Lembro de um testemunho de um amigo que era um grande pregador. Conta ele que certa vez foi tomado de tanto orgulho e soberba que se “dava ao luxo” de não se preparar para uma condução ou pregação. Tinha muito conhecimento e era visível o quanto Deus agia através de suas palavras.
Certa vez ao sair de casa para uma pregação foi surpreendido por um pombo que defecou sobre ele sujando assim toda sua roupa. Naquele momento fez uma profunda reflexão: que sua soberba não tinha poder algum sobre o mundo ao seu redor. O que havia lhe acontecido talvez tenha lhe alertado da distancia que estava do que Deus realmente queria. Que apesar da sua profunda boa vontade, agia como aquele jovem rico que um dia indagou a Jesus.
“(…) Certo líder judeu perguntou a Jesus: Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe. O homem respondeu: Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. Quando Jesus ouviu isso, disse: FALTA MAIS UMA COISA PARA VOCÊ FAZER. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo”. (Lucas 18, 18-23)
O que falta pra mim hoje?
Para vencer as tramas desse mundo precisamos muito mais do que apenas de nós mesmos. Se assim continuarmos a agir, em algum momento também seremos perseguidos e apedrejados e lá sucumbiremos. “(…) Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz”.
Somos ricos quando estamos presos ao tronco, como jabuticabas, em Deus. Nossos frutos estão atrelados a sua presença; murchamos longe Dele.
“(…) Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida”. (I Timóteo 6, 17-19)
Um Imenso abraço fraterno.







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Ação para quem tem visão


Sempre que uma nova ou mesmo antiga dificuldade, com instabilidades no cenário nacional e mundial, ressurgem os que só sabem reclamar contra a crise, e se esquecem de adotar uma postura mais proativa. Alguns são eternos defensores dos subsídios, financiamentos e outras formas de ajuda governamental. Existem inclusive alguns “nacionalistas” com soluções mágicas, como a intervenção do Estado no mercado produtivo, o que já estamos cansados de saber que desorganiza ainda mais a economia e a área social do País.
Sabemos inclusive, que existe nesta época os que, a pretexto de não correr risco e culpando a instabilidade, deslocam seu fóco, mesmo sabendo que isso compromete o País. E são esses mesmos que vão bater nas portas do governo em busca de socorro, ou outras formas escandalosas de subsídios.
Na verdade, em qualquer situação adversa e principalmente nos momentos de “crise”, há inúmeras oportunidades para o crescimento, “crise” traz sempre o recado da mudança, mesmo que para alguns seja para pior. O que mata uma empresa não são os fatores externos, mas a incapacidade de preparar-se internamente para se adaptar às mudanças que a instabilidade criou.
Para os que conhecem melhor o seu negócio, aprendem a reduzir custos, renegociam margens de lucros, aumenta a produtividade para ganhar no giro, reanalisam o perfil do seu consumidor, esses saem na frente e vão prosperar ainda mais, pois é na crise que se conhece o bom administrador. Estou vinculado a uma empresa por prestação de serviços à muitos anos, e o que mais me admira nela, é que evolui sempre mais quando os concorrentes estão sofrendo com o momento econômico, graças ao grau de cumplicidade da equipe, e da visão do seu presidente.
Não há segredos para se conseguir isso. O fundamental é estar o tempo todo ajustado a qualquer situação da economia, conhecer profundamente o seu negócio, ter reserva técnica e não ficar esperando que as coisas melhorem ou piorem para tomar as decisões necessárias. Estar o tempo todo ajustado à realidade do mercado. Este é o tratamento contra desastres administrativos, normalmente causados por decisões gerenciais erradas. É o famoso tripé: visão dos líderes, reserva técnica e cumplicidade da equipe.
Vamos a algumas regras gerais aplicáveis em situação, tanto de crescimento estruturado quanto de sobrevivência:-

1) Adequar os produtos e serviços à capacidade financeira dos clientes ou consumidores. Após tanto encolhimento do poder aquisitivo e maior concentração de rendas, ficou reduzida a capacidade de pagamento do consumidor, e se você tem um portfólio de clientes produtores rurais, maior atenção ainda a este ítem. Há uma previsão de dificuldades neste segmento.

2) Há um imenso novo mercado em função do motivo acima. Um mercado de bens e serviços que se ajustam ao novo perfil dos consumidores. Há um novo nicho de mercado crescendo.

3) Aumentar a capacitação técnica e a motivação dos funcionários, sistemas precisos de informações gerenciais, planejamento flexível e dinâmico para acompanhar a velocidade das mudanças.

4) Criar cada vez mais a aproximação com o cliente, ele é o nosso principal fornecedor de feed backs. Empresas, as vezes crescem e se esquecem do seu principal patrimônio, os funcionários. Valorizá-los é fundamental. Santo de casa faz milagre sim! Valorizar expectativas, mostrar o que é visão de futuro, transparência na comunicação dos objetivos e metas, treinamento em tempo integral para capacitação técnica e comportamental.
Empresa inteligente é empresa alinhada com as mudanças. Capaz de trabalhar com o novo mercado, conhecendo principalmente suas limitações e potenciais.
Hoje, o principal inimigo do empresário não é o concorrente externo, mas sim o apego às formas ultrapassadas de administrar, de produzir, de distribuir e comercializar.
A arma principal para se livrar do endividamento é ouvir o recado do mercado através dos consumidores. Uma pergunta para você pensar: É possível viver num País de terceiro mundo como se estivesse no primeiro mundo?


Luiz Antonio Silva, palestrante e facilitador da PHAROL-RH







MOMENTO DE REFLEXÃO



Arrume tempo para ser feliz.
É fundamental que você não repare apenas nas flores, mas tenha tempo para sentir seus odores e apreciar suas cores e, principalmente, disponha de tempo para oferecer uma flor para alguém.

Arrume tempo para a boa música.
É fundamental que você ouça uma boa música, mas mais importante ainda é deixar que a música flua e limpe a sua alma, que ela penetre no seu ser e que você viva cada nota.

Arrume tempo para relaxar.
Tenha tempo para se deixar levar pelas coisas simples da vida como meditar, orar, se emocionar, brincar no parque, andar de patins, de bicicleta ou simplesmente não fazer nada...

Arrume tempo para uma viagem.
Pode ser uma viagem curta ou longa, tudo depende de sua disposição, tempo e dinheiro. Mas, o mais importante é ter tempo para curtir a paisagem e não ficar esperando apenas pela chegada ao destino final.

Arrume tempo para uma boa leitura.
Leia um livro, mas tenha tempo para ler e viajar com os personagens até aonde a emoção puder levá-lo.

Arrume tempo para organizar-se.
É fundamental ter tempo para organizar suas coisas, mas é fundamental ter um tempo para organizar suas idéias, seus desejos e reciclar seus sonhos. Sonhos parados são como água estagnada, criam limo, parasitas e doenças.

Arrume tempo para a família.
É fundamental criar os filhos, namorar (mesmo depois de 30 anos de casados), bater papo com os pais, com os irmãos, com os amigos mais próximos. Mas é muito importante que você não guarde mágoas, por isso a conversa ainda é a melhor resposta contra as dúvidas, dores e separações.

Arrume tempo para Deus.
É fundamental contar com Deus. Seja qual for sua crença, seja qual for sua religião, sem Deus é impossível ser plenamente feliz. Quanto tempo de sua vida é dedicado a Ele? Quantos "minutinhos" você dedica à leitura de um salmo, um versículo, uma passagem da Bíblia para meditar e praticar mudanças? Quanto de suas decisões tem a opinião de Deus?

Arrume tempo para o amor.
Ame-se!
Ame muito.
Não se importe com as dores e decepções do amor. Infeliz é aquele que ainda não viveu um grande amor, e todo amor fica enorme quando você respeita o sentimento que habita em você e existe para fazê-lo feliz!

Arrume tempo para você.
Sem medo de ser feliz!


Paulo Roberto Gaefke







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário