Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 12/06/2011




Domingo, 12 de junho de 2011


“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.”(Sócrates)





EVANGELHO DE HOJE


Jo 20,19-23

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: "A paz esteja convosco". Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio". Então, soprou sobre eles e falou: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos".







MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Como o Pai me enviou, também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo!
Hoje celebramos com alegria a solenidade de Pentecostes, que é a vinda do Espírito Santo. O fato está narrado na primeira Leitura e no Evangelho. O Evangelho narra que Jesus nos mandou o Espírito Santo a fim de continuarmos a sua missão na terra: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo!”
O Evangelho destaca também que o Espírito Santo veio sobre os Apóstolos para lhes dar o dom de perdoar os pecados: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes será perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
Jesus é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29); e a Igreja é a continuadora de Jesus, levando esse perdão a todos os homens e mulheres do mundo.
Neste pequena trecho do Evangelho, Jesus fala duas vezes: “A paz esteja convosco”. Dá impressão que essa foi a finalidade de tudo: dar-nos a paz, uma paz completa e permanente. O pecado gera sentimento de culpa, o que nos tira a paz. Sem paz, a pessoa não tem alegria, nem felicidade, nem força para agir e fazer o bem. Como que é importante o sacramento da confissão!
Também o perdão que nos damos uns aos outros faz bem. Ele traz a paz tanto para quem é perdoado como para quem perdoa. Há pessoas que só vêem as limitações do próximo. Isso é uma “miopia”, porque as pessoas têm muito mais qualidades do que defeitos. Destacar as qualidades de uma pessoa é um incentivo para que ela vença as suas falhas e melhore de vida.
A paz é melhor que as riquezas, que as honras e melhor até que a saúde. Mas a paz não nos vem isolada; ela é fruto da justiça e do perdão. Quem é justo e perdoa torna-se uma fonte de paz no mundo.
“Estando fechadas, por medo dos judeus, as portas...” Com esse medo todo, dá impressão que, se o Espírito Santo não tivesse vindo, a Igreja teria acabado ali mesmo.
O Espírito Santo tira o medo exagerado, e acrescenta à nossa coragem a confiança de que Deus fará também a parte dele e nos defenderá. “Se pegarem em serpentes e beberem veneno mortal, não lhes fará mal algum” (Mc 16,18).
Na primeira Leitura, o Espírito Santo vem como Luz e Força para os discípulos. Luz para nos mostrar o caminho, e força para seguimos esse caminho.
Outro dado interessante é que o Espírito Santo não veio sobre indivíduos, mas sobre a Comunidade cristã reunida. Ele não deseja destacar pessoas, mas sim a Comunidade, que é o Corpo Místico de Cristo e o principal instrumento de construção do Reino de Deus no mundo.
A Igreja (Comunidade) é a grande agente transformadora do mundo; nós somos membros, ou peças dessa máquina.
Eu vou contar um fato acontecido no Estado do Acre, em 1981. João Eduardo era um senhor, pai de família e líder da Comunidade rural onde ele morava.
O governo desapropriou uma grande área de terra e encarregou o João Eduardo de fazer a distribuição para as famílias de agricultores sem terra.
Durante esse trabalho, João descobriu que havia um atravessador vendendo lotes do assentamento. João o procurou, pediu que ele parasse com aquele ato ilegal, e ameaçou denunciá-lo. O atravessador o ameaçou de morte, caso o denunciasse. Mesmo assim, João Eduardo o denunciou. E não deu outra: ele foi assassinado dia 18/01/1981.
O Espírito Santo nos dá coragem para enfrentar até ameaça de morte, para fazermos o bem e implantarmos a justiça. João Eduardo sabia que a nossa existência não a morte, mas é eterna. E ele acreditava que, se lhe acontecesse alguma coisa, a providência divina não abandonaria a sua família, como de fato não abandonou.
Após a ascensão, os discípulos foram para Jerusalém e se reuniram, a espera do Espírito Santo que Jesus havia prometido. E ali, “todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus” (At 1,14). Que Maria Santíssima esteja também em nosso meio, ela que é a esposa do Espírito Santo.
Como o Pai me enviou, também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo!






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Professor Isaías da Costa.

Animai-vos no Espírito Santo
 Festejemos alegremente a festa do Espírito Santo, Pentecostes. É possível sentir a presença do Espírito Santo em cada pessoa que se alegra em Deus. Você, eu, nós, somo portadores da paz. Ser cristão é uma tarefa árdua, porém os frutos são os mais saborosos que existem.

Entendendo o Evangelho

O Evangelho nos mostra que os discípulos estão com medo. Por isso, as portas estão fechadas. Desde quando se noticiou falsamente o roubo do corpo de Jesus pelos discípulos, esses andavam escondidos e procuravam se ocultar o tempo todo. Eles tinham medo.
Sempre quando coloca-se em meio aos discípulos, Jesus, usa a expressão “a paz esteja com vocês”. As mesmas palavras são proferidas por Jesus antes de sua morte (Jo 14, 27). Ao fazer o anúncio da paz Jesus faz crescer a esperança que habita o coração dos discípulos.
Jesus é divino e humano. Por isso, ao encontrar com os discípulos ele faz questão que esses vejam as marcas, chagas, que estão em seu corpo.
Jesus confirma o envio do Espírito Santo Sobre os discípulos dizendo “recebei o Espírito Santo”. Ao receberam o Espírito Santo os discípulos são incumbidos de perdoar os pecados. A missão destes é cada vez maior, pois o reino de Deus é imenso.

Vivendo o Evangelho
 Ao celebrarmos Pentecoste notamos que 50 dias pós-ressurreição já se passaram. E agora é a hora de, enquanto Igreja, olharmos para nossa caminhada e ver onde está esse foco. Mas, sozinhos não conseguiremos nada. Por isso, com certeza, é necessária a ajuda do Espírito Santo.
Em muitos momentos ficamos sem rumo, giramos, giramos e não chegamos a local algum. Você pode estar se sentindo perdido e nada na vida tem sentido. Mas, tenha a certeza que você não é o único que se sente assim.
Então, são nesses momentos de angustia e sofrimento que devemos pedir força a Deus e abrir nossa mente e nosso coração para as luzes do Espírito Santo.
Você pode ser e viver cada dia melhor.
Pense nisso! Você quer, você consegue.
Até a próxima. Seja simplesmente feliz.






MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Frei Aloísio de Oliveira, OFM Conv




"Recebei o Espírito Santo (20,22)
A experiência de Pentecostes marca o nascimento da Igreja. Os discípulos de Jesus não entenderam o seu itinerário e com a sua morte foram tomados de frustração, medo e desilusão cf. Lc 24,1324). Eles estão ainda na noite (Jo 20,19) e ainda não têm a experiência do Dia Luminoso da Ressurreição de Jesus. Com efeito, a expressão sendo já escuro (v.19) encontrase também em Jo 6,17 quando os discípulos abandonaram Jesus que tinha rejeitado a realeza. Aquele fato antecipava o desânimo produzido neles pela morte de Jesus que manifestou na cruz a sua verdadeira realeza, rejeitando toda pretensão de poder. Justamente nesta escuridão em que se encontrava a comunidade, Jesus se apresenta qual sol radioso da manhã dissipando completamente as trevas. A saudação de paz, que Jesus dirige aos seus, significa a experiência de uma nova presença no meio deles e sua vitória definitiva que extingue todo o medo e incerteza. A mostra das mãos e do lado indica que Aquele que está vivo é o mesmo que morreu na cruz e assegura aos discípulos que as palavras de paz que lhes dirigiu são verdadeiras. Pelo Espírito que recebem de Jesus ressuscitado, os discípulos se tornam continuadores da sua missão. Deverão manifestar por atos e obras o amor gratuito e generoso do Pai que perdoa os pecadores. Não poderão esquecerse, porém, que o discípulo não é maior que o mestre, isto é, eles hão de percorrer o mesmo itinerário de Jesus: haverá os que aceitarão o anúncio e se converterão e os que se voltarão contra eles fazendoos comungar dos sofrimentos do Mestre. A aparição de Jesus aos discípulos recorda a Eucaristia. 
Primeiramente, a comunidade aparece como algo distinto do mundo, tendo Jesus como seu centro, e a presença dele com as mãos marcadas pelos pregos e com o lado aberto pela lança traz a memória, a lembrança de sua Paixão na cruz como expressão permanente de seu amor indizível. Ora, a experiência comunitária desse inefável amor de Jesus, expresso em sua morte, é precisamente a Eucaristia, que é também fonte do Espírito para a comunidade por sua assimilação do Corpo e Sangue de Jesus e, inseparavelmente, pelo compromisso para com a missão, continuando a atividade de seu amor no mundo.
Peçamos que sobre a Igreja e sobre cada um de nós seja derramada a força do Espírito Santo!

Fonte:  O Mensageiro de Sto Antonio








VÍDEO DA SEMANA


Realmente o que dizer diante de imagens como essas ?
Apenas agradecer a quem teve a paciência de registrar e nos proporcionar essa beleza de momento.
Assim como os pássaros, os filhos também crescem e deixam o ninho vazio, seguem seus caminhos. É um momento difícil para os pais, mas a natureza se encarrega de amenizar esta saudade com o passar do tempo.
A vida continua e o ciclo repete-se inexoravelmente.
Veja o vídeo abaixo e entenda:








MUNDO ANIMAL


Projeto de cão terapia promove visita à clínica de idosas no Grajaú.


A Pousada Residencial para Idosas, no Grajaú, no Rio de Janeiro, recebeu neste sábado (28) a visita dos cães terapeutas do Projeto Pêlo Próximo. O encontro promoveu uma tarde de interação entre os cães e as idosas da instituição, que puderam interagir, escovar os pelos do animais e conversar com os voluntários do Projeto. Nessa visita, o Projeto Pêlo Próximo contou com a parceria do músico André Gonçalves, que encerrou visita cantando para as idosas da clinica. A utilização da música, passou a fazer parte do trabalho do Projeto Pêlo Próximo este ano, e tem por finalidade, atingir objetivos terapêuticos com crianças e adultos que têm necessidades especiais decorrentes de problemas sociais, emocionais, físicos ou intelectuais.



A partir do mês de junho, a Pousada Residencial para Idosas, contará com visitas mensais do Projeto Pêlo Próximo, que irá ministrar a Terapia Assistida por Animais (TAA), sob a coordenação da terapeuta ocupacional Dra. Luciana Pellagaggi e a fisioterapeuta Dra. Magali Araújo. As visitas terão duração de 2h00, onde serão administrados exercícios para melhorar a coordenação motora das idosas e o equilíbrio.



“Nosso objetivo é inserir o animal como integrante do processo de tratamento. Com isso, o profissional terá a possibilidade de realizar a sua terapia usando o animal como facilitador. O idoso, geralmente não gosta de se exercitar e a presença do cão, acaba quebrando a barreira e tudo passa a ser feito com alegria e muita diversão. Os idosos nem tomam consciência de que estão se exercitando. Tudo fica mais prazeroso para os pacientes” – afirma Roberta Araújo, coordenadora geral do Pêlo Próximo.



O Projeto, que realiza um trabalho filantrópico em várias instituições do Rio de Janeiro, conta o apoio da ABRAZ -RJ (Associação Brasileira de Alzheimer –RJ), e desde 2009, já realizou visitas no Retiro dos Artistas, Obra Social Dona Meca, Casa Maternal Mello Mattos, Camp para Terceira Idade, Clínica La Vivencia, Centro de Idosos Bem Viver, Solar da Gávea, Casa Emilien Lacay – Cruzada do Menor, Educandário Romão Duarte e Clinica Geriátrica São Sebastião.

Para conhecer o trabalho desse grupo, basta acessar o site: www.peloproximo.com.br
Fonte: Texto e Fotos=JPOnline









MOMENTO DE REFLEXÃO


Quem não tem namorado é alguém que tirou férias remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namoro de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, de saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.
Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas, namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda, decidida ou bandoleira: basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição. Quem não tem namorado, não é que não tem um amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter um namorado.
Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho. Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa é quem ama sem alegria. Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugida ou impossível de durar.
Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas: de carinho escondido na hora em que passa o filme: de flor catada no muro e entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.
Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer cesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira d'agua, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos e musical da Metro.
Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não chateia com o fato de o seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais. Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo, e quem tem medo de ser afetivo. Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e de medo, ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras, e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada, e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo da janela.
Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uam névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteira: Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. Enlou-cresça.







Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.


TAGS: EVANGELHO, LITURGIA DIÁRIA, COMENTÁRIO DO EVANGELHO DO DIA, REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, MOTIVAÇÃO NO TRABALHO, VIDA SAUDÁVEL, CURIOSIDADES, MEIO AMBIENTE, DICAS DE SAÚDE, CASA,LAR,FAMÍLIA, VÍDEOS, MUNDO ANIMAL.








Nenhum comentário:

Postar um comentário