Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 16/06/2011




Quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Enquanto o mundo exige pressa,uma Mãe simplesmente... espera!”






EVANGELHO DE HOJE

Mt 6,7-15

Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas.







MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Alexandre Soledade


Bom dia!
Gostaria de partilhar um texto que escrevi no ano passado, que creio que ainda é profundamente reflexivo e atual…

(…)Deus nos conhece e isso é bem claro em nossas vidas. Antes mesmos de nascermos ela já nos chamava pelo nome. O “Pai Nosso”, ou oração dominical, sintetiza todo o Evangelho. Ele denota simplicidade e ao mesmo tempo profundidade. Não são somente palavras, mas declarações diárias que Deus pode entrar e fazer Seu reino em minha vida.
“(…). Quando dizemos Pai «nosso», reconhecemos, antes de mais nada, que todas as suas promessas de amor, anunciadas pelos profetas, se cumpriram na Nova e eterna Aliança no seu Cristo: nós tornámo-nos o «seu» povo e Ele é doravante o «nosso» Deus. Esta relação nova é uma pertença mútua, dada gratuitamente: é por amor e fidelidade (36) que temos de responder «à graça e à verdade» que nos foram dadas em Cristo Jesus (37)”. (Catecismo da Igreja Católica § 2787)
Ao pedir que Deus entre em nossas vidas, precisamos aprender a “responder à graça e à verdade”, que se reportam aos nos dez mandamentos, em especial no empenho em amar o próximo como a mim mesmo. É preciso ver que a nossa contextualização ou entendimento de amar, muitas vezes se confunde ou é banalizado. Entender o amor é ver algo profundo e pouco explicável. É talvez, querer bem sem nada querer em troca.
Nosso coração, onde habita o amor poético, não é fechado as ações do mundo e das pessoas que nos cercam. Ele possui brechas pequenas por onde gestos pequenos de misericórdia, compaixão, esperança e temor de Deus passam facilmente se devidamente lubrificados com o exercício do perdão.
“(…) Ora, e isso é temível, esta onda de misericórdia não pode penetrar nos nossos corações enquanto não tivermos perdoado àqueles que nos ofenderam. O amor, como o corpo de Cristo, é indivisível: nós não podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não amarmos o irmão ou a irmã, que vemos (121). Recusando perdoar aos nossos irmãos ou irmãs, o nosso coração fecha-se, a sua dureza torna-o impermeável ao amor misericordioso do Pai. Na confissão do nosso pecado, o nosso coração abre-se à sua graça” (Catecismo da Igreja Católica § 2840)
O “Pai Nosso” mais que um conjunto de versos, é a evocação do próprio Jesus ao Pai. É uma forma sintática de agradecer, reconhecer e aceitar a vontade de Deus em nossas vidas. Reconhecer as vezes que não estamos ainda prontos para perdoar quem nos feriu, mas que existe em mim, a vontade verdadeira que um dia isso ocorra. Essa nossa eterna procura em sermos cada vez melhores
“(…) Assim ganham vida as palavras do Senhor sobre o perdão, sobre este amor que ama até ao extremo do amor (124). A parábola do servo desapiedado, que conclui o ensinamento do Senhor sobre a comunhão eclesial (125), termina com estas palavras: «Assim procederá convosco o meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão do fundo do coração». É aí, de fato, «no fundo do coração», que tudo se ata e desata. Não está no nosso poder deixar de sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo muda a ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão”. (Catecismo da Igreja Católica § 2843)
Portanto, proclamar o “Pai Nosso” é trazer a nossa memória e ao nosso dia-a-dia, o compromisso com o zelo com que é de Deus; é atestar que concordamos e acreditamos em suas promessas; é afirmar que sou um dos que seguem o Nazareno.
Um compromisso: Hoje no silencio do nosso quarto, pausadamente, reafirmemos essa oração em nosso coração
“(…) Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”. (Mateus 6, 6)
Um imenso abraço fraterno!






MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Frei Carlos Mesters, O.Carm

O evangelho de hoje traz a oração do Pai Nosso, o Salmo que Jesus nos deixou. Há duas redações do Pai Nosso: de Lucas (Lc 11,1-4) e de Mateus (Mt 6,7-13). A redação de Lucas é mais curta. Lucas escreve para comunidades que vieram do paganismo. Ele busca ajudar pessoas que estão se iniciando no caminho da oração. No Evangelho de Mateus, o Pai Nosso está situado naquela parte do Sermão da Montanha, onde Jesus orienta os discípulos e as discípulas na prática das três obras de piedade: esmola (Mt 6,1-4), oração (Mt 6,5-15) e jejum (Mt 6,16-18). O Pai Nosso faz parte de uma catequese para judeus convertidos. Eles já estavam habituados a rezar, mas tinham certos vícios que Mateus tenta corrigir. No Pai Nosso Jesus resume todo o seu ensinamento em sete preces dirigidas ao Pai. Nestes sete pedidos, ele retoma as promessas do Antigo Testamento e mandar pedir ao Pai que Ele nos ajude a realizá-las. Os primeiros três dizem respeito ao relacionamento nosso com Deus. Os outros quatro dizem respeito ao nosso relacionamento comunitário com os outros.
Mateus 6,7-8: A introdução ao Pai-nosso.
Jesus critica as pessoas para as quais a oração era uma repetição de fórmulas mágicas, de palavras fortes, dirigidas a Deus para obrigá-lo a atender a seus pedidos e necessidades. Quem reza deve buscar em primeiro lugar o Reino, muito mais que os interesses pessoais. A acolhida da oração por parte de Deus não depende da repetição das palavras, mas sim da bondade de Deus que é Amor e Misericórdia. Ele quer o nosso bem e conhece as nossas necessidades, antes mesmo das nossas preces.
Mateus 6,9a: As primeiras palavras: “Pai Nosso que estás no céu!”
Abba, Pai, é o nome que Jesus usa para dirigir-se a Deus. Expressa a intimidade que ele tinha com Deus e manifesta a nova relação com Deus que deve caracterizar a vida do povo nas comunidades cristãs (Gl 4,6; Rm 8,15). Mateus acrescenta ao nome do Pai o adjetivo nosso e a expressão que estais no Céu. A oração verdadeira é uma relação que nos une ao Pai, aos irmãos e irmãs e à natureza. A familiaridade com Deus não é intimista, mas expressa a consciência de pertencermos à grande família humana, da qual participam todas as pessoas, de todas as raças e credos: Pai Nosso. Rezar ao Pai e entrar em intimidade com ele, é também colocar-se em sintonia com os gritos de todos os irmãos e irmãs. É buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. A experiência de Deus como Pai é o fundamento da fraternidade universal.
Mateus 6,9b-10: Os três pedidos pela causa de Deus: o Nome, o Reino, a Vontade
Na primeira parte do Pai-nosso, pedimos para que seja restaurado o nosso relacionamento com Deus. Para restaurar o relacionamento com Deus, Jesus pede (1) a santificação do Nome revelado no Êxodo por ocasião da libertação do Egito; (2) pede a vinda do Reino, esperado pelo povo depois do fracasso da monarquia; (3) pede o cumprimento da Vontade de Deus, revelada na Lei que estava no centro da Aliança. O Nome, o Reino, a Lei: são os três eixos tirados do Antigo Testamento que expressam como deve ser o novo relacionamento com Deus. Os três pedidos mostram que é preciso viver na intimidade com o Pai, fazendo com que o seu Nome seja conhecido e amado, que o seu Reino de amor e de comunhão se torne uma realidade, e que a sua Vontade seja feita assim na terra como no céu. No céu, o sol e as estrelas obedecem à lei de Deus e criam a ordem do universo. A observância da lei Deus"assim na terra como no céu" deve ser a fonte e o espelho de harmonia e de bem-estar para toda a criação. Este relacionamento renovado com Deus, porém, só se torna visível no relacionamento renovado entra nós que, por sua vez, é objeto de mais quatro pedidos: o pão de cada dia, o perdão das dívidas, o não cair em tentação e a libertação do Mal.
Mateus 6,11-13: Os quatro pedidos pela causa dos irmãos: Pão, Perdão, Vitória, Liberdade
Na segunda parte do Pai-nosso pedimos que seja restaurado e renovado o relacionamento entre as pessoas. Os quatro pedidos mostram como devem ser transformadas as estruturas da comunidade e da sociedade para que todos os filhos e filhas de Deus vivam com igual dignidade. Pão de cada dia: O pedida do "Pão de cada dia" (Mt 6,11) lembra o maná de cada dia no deserto (Ex 16,1-36), O maná era uma “prova" para ver se o povo era capaz de andar na Lei do Senhor (Ex 16,4), isto é, se era capaz de acumular comida apenas para um único dia como sinal da fé de que a providência divina passa pela organização fraterna. Jesus convida para realizar um novo êxodo, uma nova convivência fraterna que garante o pão para todos. Perdão das dívidas: O pedido, do "perdão das dívidas" (6,12) lembra o ano sabático que obrigava os credores a perdoar todas as dívidas aos irmãos (Dt 15,1-2). O objetivo do ano sabático e do ano jubilar (Lev 25,1-22) era desfazer as desigualdades e recomeçar tudo de novo. Como rezar hoje: “Perdoai as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores”? E' pela dívida externa dos países pobres que os países ricos, todos cristãos, se enriquecem. Não cair na Tentação: O pedido de "não cair em tentação" (6,13) lembra os erros cometidos no deserto, onde o povo caiu na tentação (Ex 18,1-7; Núm 20,1-13; Dt 9,7-29). É para imitar Jesus que foi tentado e venceu (Mt 4,1-17). No deserto, a tentação levava o povo a seguir por outros caminhos, a voltar atrás, a não assumir a caminhada da libertação e reclamar de Moisés que o conduzia. Libertação do Mal: O mal é o Maligno, o Satanás, que tenta desviar e que, de muitas maneiras, procura levar as pessoas a não seguir o rumo do Reino, indicado por Jesus. Tentou Jesus para abandonar o Projeto do Pai e ser o Messias conforme as idéias dos fariseus, escribas ou de outros grupos. O Maligno afasta de Deus e é motivo de escândalo. Chegou a entrar em Pedro (Mt 16,23) e tentou Jesus no deserto. Jesus o venceu (Mt 4,1-11).

Para um confronto pessoal

1) Jesus falou "perdoai as nossas dívidas", mas hoje nós rezamos "perdoai as nossas ofensas" O que é mais fácil: perdoar ofensas ou perdoar dívidas?
2) Como você costuma rezar o Pai Nosso: mecanicamente ou colocando toda a sua vida e o seu compromisso?





Oração final

Na presença do Senhor, fundem-se as montanhas como a cera, em presença do Senhor de toda a terra.
Os céus anunciam a sua justiça e todos os povos contemplam a sua glória. (Sal 96, 5-6)








MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Padre Antonio Queiroz CSsR


Vós deveis rezar assim.
Neste Evangelho, Jesus nos dá o grande presente, a oração do Pai Nosso. Terminada a oração, ele retorna à necessidade que temos perdoar os outros, mostrando a importância que tem o perdão ao próximo, na vida cristã.
Jesus começa pedindo-nos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras”. O destaque da frase está nas palavras “por força”. No terço, por exemplo, nós repetimos a Ave Maria, mas não pensamos que é por força da repetição que seremos atendidos. Repetimos para nos interiorizar, para acalmar a nossa fantasia e nos voltarmos para Deus, tendo como modelo e intercessora Maria Santíssima.
A primeira palavra da oração é fundamental: “Pai”. Como é gratificante saber que Deus é nosso Pai! Esse criador de tudo, que mantém na existência cada coisa do mundo, é nosso Pai.
Três vezes Jesus fala que o Pai está “nos céus”. Céu, no singular, significa a nossa morada futura, com Deus, os anjos e os santos. No plural significa o universo: a terra, o Céu, o firmamento e o mundo inteiro, visível e invisível. Deus está em toda parte, portanto está aí ao seu lado, como Pai.
“Santificado seja o teu nome.” O segundo mandamento diz: “Não tomar o nome de Deus em vão”. Quanta gente pronuncia a palavra Deus sem nenhum respeito, até em piadas! A Bíblia toda nos alerta sobre isto: Deus é santo e precisa ser respeitado.
“Venha o teu Reino.” Rezando assim, nós nos comprometemos a colaborar para que o Reino de Deus se consolide e cresça no mundo.
“Seja feita a tua vontade.” Esta é única coisa importante na nossa vida: fazer a vontade de Deus, a cada dia, a cada momento, na alegria e na tristeza.
Ao pedir o pão, Jesus destaca que é para hoje, o que significa que não devemos acumular pão para daqui a dez anos. Algum dia faltou o pão para você? Não! Portanto, não se preocupe exageradamente com isso, e partilhe o que você tem com os necessitados.
“Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos.” O nosso perdão deve ser total, pois é assim que queremos que Deus nos perdoe. Não perdoando alguém, estamos implicitamente, ao rezar o Pai Nosso, pedindo a Deus que não nos perdoe. Cruz credo!
“Não nos deixes cair em tentação.” Tentação sempre vem, pois estamos na Igreja militante, isto é, a Igreja da luta. O importante é não cair nelas. E, como somos mais fracos que os “lobos” que estão ao redor de nós, precisamos buscar a ajuda de Deus. A ovelha não pode afastar-se do pastor. E Cristo hoje está presente na sua Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. Na Comunidade, um apóia o outro, e temos os sacramentos, a Sagrada Escritura, a oração constante e principalmente a caridade, que afasta as tentações.
Certa vez, dois loucos, o João e o Pedro, resolveram fugir do manicômio. Acontece que eles tinham de pular sete muros altos. “Isso nós conseguimos”, disseram um ao outro. E começaram. Quando terminaram de pular o segundo muro, o João disse: “Pedro, você está cansado?” “Não”, respondeu o Pedro. “Então vamos continuar”, falou o João. Pularam o terceiro e o quarto muro. O João perguntou de novo: “Pedro, você está cansado?” “Não.” “então vamos continuar.” Quando terminaram de pular o sexto muro, o João perguntou: “Pedro, você está cansado?” “Estou”, respondeu o Pedro. “Então vamos voltar”, decidiu o João. E pularam de volta os seis muros novamente, ao invés de pular apenas um que faltava!
E assim, por causa de um muro, os dois perderam a oportunidade de alcançar a liberdade e deixar de ser loucos. Quem abandona um curso no último ano, a não ser devido a algo muito especial, comete essa loucura. Quem abandona o casamento, idem. A liberdade e a felicidade exigem perseverança, exige continuar a luta até o fim. “Quem põe a mão no arado e volta para trás, não é digno de mim.”
A oração é uma porta aberta ao infinito, ela nos trás a graça da perseverança, entre tantas outras graças.
“Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus!”
Vós deveis rezar assim.







MEIO AMBIENTE


Solidariedade ao Planeta Terra

  
“Estamos completamente abandonados”. Ouvi estas palavras de uma moradora da tão exaustivamente falada Região Serrana do Rio, em uma reportagem que fazia um balanço da situação, dois meses depois da tragédia que abalou o país.
A imprensa foi embora, havia outras tragédias a cobrir; os tratores, os bombeiros, os cachorros que procuravam gente, foram embora... Não há mais ninguém  buscando os mais de quatrocentos, ainda, desaparecidos.
As verbas para a reconstrução da vida se foram depositadas não sabemos e, se chegaram, nunca saberemos se foram devidamente utilizadas. O que sabemos, graças a poucos canais de comunicação é que lá, muitos ainda vivem em condições sub humanas. Faltam luz e água em vários bairros, principalmente, os mais afastados. Na reportagem que vi havia um trator limpando uma área cheia de entulhos e lama ressecada, do tamanho de dez campos de futebol.
Há desabrigados por todo o país. Há enchentes em todo sudeste e sul. O  Mato Grosso do Sul, ainda está debaixo d’água. Há crianças sem aulas. As escolas estão abarrotadas de gente que não tinha nada e perdeu tudo. Pontes caídas, cidadezinhas isoladas, povo abandonado. E o Baraki veio discursar. “Eeô vida de gado, povo marcado ê, povo feliz.”
Nossos olhos e ouvidos agora se voltam para o Japão. País tão castigado na Segunda Grande Guerra que, ora, se vê ameaçado pela própria bomba que construiu. Usina nuclear é importante para o desenvolvimento de um país? Tão importante que em uma hora como esta, a economia desaba; despenca com todo o lixo radio atômico que se deslocará pelo ar e pelo mar nos próximos meses, contaminando tudo o que tocar. Povo de fortaleza inabalável; povo de sentimentos nobres; povo que saberá sair desse naufrágio com galhardia.
Fazendo parte de um só assunto, a tragédia do Rio, as enchentes do Sul e Sudeste e o terremoto no Japão, são o espelho da realidade de muitas ações contra o meio ambiente no dia a dia de nós brasileiros. Não podemos ver um terreno vazio que logo o entulhamos com a nossa irresponsabilidade. O cidadão continua jogando folhas de árvores nos bueiros, quando não toca fogo; a chuva que Deus manda continua derramando milímetros em excesso; as águas não param de subir... É o Planetinha chorando.
Uma garrafa de refrigerante jogada ao mar no Guarujá, por exemplo, já apareceu na costa do pacífico, nos Estados Unidos. Por isso, quando eu assisto a um filme como O DIA DEPOIS DE AMANHÃ ou TWISTER – centenas de vezes repetidos na TV – dou crédito total à ficção. Cientistas e ambientalistas estão completamente certos em suas previsões, entretanto, eu pergunto: até quando?
O momento é hoje. Seremos bem recompensados se cuidarmos agora da nossa casa, a Terra. Teremos vida plena se cuidarmos agora das nossas crianças... Quando o Pelé falou isso riram dele. Sairemos do Planeta como heróis, se conseguirmos tornar a vida mais amena. Seremos abençoados se não precisarmos esbanjar solidariedade à tantas vítimas de catástrofes pois, saberemos que prevenimos antes de remediar.     







MOMENTO DE REFLEXÃO


Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura. Hebreus 6:19
Para os cristãos, a âncora era um símbolo importante. Um símbolo de estabilidade e segurança. Nos corredores das catacumbas, três símbolos eram vistos pintados nas paredes: a pomba, como símbolo do Espírito Santo, o peixe (ICHTHUS, as iniciais de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”), e a âncora, símbolo da esperança. A ideia que transparece é a de que, como cristãos, vamos enfrentar problemas e tempestades na vida.
Marinheiros e navegantes sempre lembravam uns aos outros antes de se lançarem ao mar: “Não saia do porto sem levar uma âncora.”
A vida cristã se assemelha em muito a um barco no meio do mar. Nela enfrentamos períodos de bonança e tranquilidade. Enfrentamos tempestades grandes e pequenas.
Às vezes, somos tomados de surpresa com uma crise após outra, uma tempestade após outra: é a perda do emprego, problema de saúde na família, desentendimento com os filhos, conflitos com o cônjuge ou a hostilidade no ambiente de trabalho. Você descobre que está à deriva.
John Maxwell, autor de vários livros na área de liderança cristã, escreveu:
“A esperança brilha mais quando a hora é mais escura. A esperança motiva quando o desânimo aparece. [...] A esperança canta quando todas as melodias silenciaram. [...] A esperança escuta respostas quando ninguém está falando. A esperança supera os obstáculos quando ninguém está ajudando. A esperança enfrenta dificuldades quando ninguém está se preocupando. A esperança sorri confiantemente quando ninguém está sorrindo. A esperança tem as respostas quando ninguém está perguntando. [...] A esperança ousa dar quando ninguém está repartindo. A esperança traz a vitória quando todos estão perdendo.”
Edward Mote, autor da letra do hino “Minha Esperança”, mostra como entendia a esperança como âncora em meio às tribulações. Uma das estrofes diz: “Se não Lhe posso a face ver, eu mesmo assim não vou temer, / Em cada transe a suportar, vou sempre nEle confiar” (Hinário Adventista, nº 253).Onde está ancorada sua fé? No meio da tormenta, quando ondas gigantes se levantam contra seu pequeno barco, onde ancorar? Por que não lançar sua âncora nas firmes promessas da Palavra de Deus, na riqueza de Sua graça, de Seu cuidado e amor?






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 
em sua caixa de e-mail.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário