Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 01/05/2012





Terça-feira, 01 de maio de 2012


‎”Pensamentos negativos são como pássaros. Você não tem como evitar que eles voem sobre sua cabeça. Mas você tem como evitar que eles pousem nela e façam ninho.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,54-58


Quando Jesus acabou de contar essas parábolas, saiu dali e voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam:
- De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso?
Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa.
Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Não é ele o filho do carpinteiro?
Hoje é o Dia do Trabalhador e a festa de S. José Operário. Parabéns a você, trabalhador ou trabalhadora, pelo seu dia! O Evangelho narra que Jesus ensinava na sinagoga de Nazaré, de modo que os ouvintes ficavam admirados. E comentavam entre si: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro?” Isso mostra que S. José era um profissional, um homem que amava o trabalho, amava tanto que era conhecido na cidade como “O carpinteiro”. Ele passou a vida toda fabricando ou consertando móveis domésticos. E mostra também que os ouvintes tinham preconceito contra a profissão de carpinteiro, que era uma profissão humilde e de gente pobre.
É idêntico ao preconceito que muitos têm hoje contra o povo da roça, chamando-os de caipiras, roceiros, matutos etc. Sendo que são eles que plantam e colhem os alimentos que todos os dias vêm à nossa mesa.
Queremos celebrar hoje todos os trabalhadores e trabalhadoras, sem exceção. Do lixeiro ao prefeito da cidade, da professora à empregada doméstica, e na roça, do dono da terra ao último peão.
Homenageamos S. José, carpinteiro, Maria, a esposa e dona de casa, e Jesus que também exercia, junto com o pai, a profissão de carpinteiro. E depois, na vida pública, continuou trabalhando, pois a atividade missionária é também trabalho. Isso mostra que a Família de Nazaré, colocada por Deus como nosso modelo, era uma família de trabalhadores. Maria Santíssima, além do seu trabalho em casa, ainda encontrava tempo para ajudar as pessoas, como a sua prima Isabel, os noivos de Caná etc.
Deus trabalha, como vemos na Bíblia: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia e as trevas cobriam o abismo... Deus disse: ‘Faça-se a luz’...” (Gn 1,1-3). E quando Deus criou o homem e a mulher, disse-lhes: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu...” (Gn 1,28). “Quem não quer trabalhar também não coma” (2Ts 3,10).
O trabalho, além de garantir o sustento nosso e da nossa família, nos dignifica, nos realiza e desenvolve as nossas qualidades. O trabalho afasta as tentações.
O trabalho é uma bênção de Deus. Poder trabalhar é poder servir. “Descubra a felicidade de servir”. Quem tem fé gosta de trabalhar, pois a fé sem obras é morta. Nós, que recebemos tanto da família e da sociedade, precisamos ajudá-las também, através do nosso trabalho.
A sociedade deve ser organizada de tal modo que todos tenham oportunidade de trabalhar. O desemprego é um pecado social. É triste ver filas enormes de pretendentes ao um trabalho, filas desproporcionais ao número de vagas. Precisamos unir esforços para que haja reforma agrária e que os trabalhadores da cidade sejam capacitados para o serviço que exercem. A organização de cooperativas e de sindicatos são excelentes recursos que os trabalhadores têm em mãos para conquistar seus direitos.
E queremos que haja justiça no trabalho. Que não haja desemprego nem trabalho informal, pois todos têm direito aos benefícios das leis trabalhistas. Quanto aos trabalhadores, que sejam honestos e dignos de confiança. “Quem madruga Deus ajuda”.
Quem sabe, nós também possamos, além da nossa luta diária, colaborar um pouco na nossa Comunidade cristã. Nós sairemos ganhando e a Comunidade também.
Certa vez, um padre comprou uma chácara e contratou um chacareiro que foi morar nela com a sua família. Um dia, o padre pediu a amigo seu agrônomo que fosse lá dar umas orientações ao chacareiro.
Dias depois, o padre foi à chácara. Logo que encontrou o chacareiro, perguntou-lhe: “O meu amigo agrônomo veio aqui?” O chacareiro fez uma cara ruim, virou de lado o rosto e disse: “Veio”. Depois voltou o rosto para o padre e disse com firmeza: “Sr. padre, cuidado com esse pessoal que estuda muito; eles não entendem nada!”
Precisamos fazer o contrário daquele chacareiro: não só aceitar orientações de profissionais, mas estudar e nos aperfeiçoar sempre, a fim de melhorar o nosso trabalho.
S. José operário, rogai por nós!
Não é ele o filho do carpinteiro?






VIDA SAUDÁVEL


Queime calorias com exercícios perto da sua casa


Tem dias que não dá para ir até a academia e você se pergunta que atividade perto de casa dá para fazer e queimar algumas calorias. O site Health listou as 7 principais atividades que eliminam gordura. Experimente um desses exercícios e aumente seu metabolismo. O treino é pequeno, mas a recompensa é grande.
Andar de patins: 425 calorias em 30 minutos
Patinar é número um da lista. A atividade faz queimar bastante gordura por conta dos movimentos da coxa, glúteos e do exercício de equilíbrio. Você tem todos estes benefícios, sem colocar muito estresse sobre os joelhos e outras articulações. Mantenha um ritmo forte e constante.
Correr: 374 calorias em 30 minutos
Correr é a melhor opção para quem quer deixar o corpo elegante e magro. As principais partes trabalhadas são pernas e glúteos. Para tirar o máximo de proveito de cada passo, balance os braços juntos ao corpo, não se incline para frente, e mantenha os pés retos. Alterne a corrida em intervalos rápidos e lentos ou suba algumas rampas.
Pular corda: 340 calorias em 30 minutos
Pular corda é uma das atividades favoritas de quem treina boxe. Para obter o máximo de cada salto, pule com os pés ligeiramente afastados, corpo ereto e mantenha saltos baixos. Você vai obter os mesmos resultados fazendo os movimentos sem corda. Aumente e diminua a velocidade e alterne os pés para pular.
Bambolê: 300 calorias em 30 minutos
Algumas celebridades usam o bambolê para deixar o corpo perfeito. Pegue um aro grande e pesado e o mantenha em torno de sua cintura. Comece com um pé na frente do outro e mude o seu peso para trás e para frente. Não se preocupe em não deixar o bamolê cair algumas vezes porque, mesmo assim, você vai queimar muitas calorias.
Tênis: queima 272 calorias em 30 minutos
Encontre uma área plana perto de uma parede ou porta de garagem que você consiga bater a bola contra. Fique de 10 a 25 metros de distância dessa área, o que irá forçá-lo a bater mais forte. Você terá que correr em dobro para pegar as bolinhas, já que vai estar jogando sozinho. Tente acertar a bola diretamente entre 50 e 100 golpes.
Dança: queima 221 calorias em 30 minutos
Esta atividade não é a que queima mais calorias do grupo, mas é bastante divertida. O segredo é manter o ritmo da dança, escolhendo músicas rápidas, e não dar descanso entre elas. Comece com uma música que te inspire e depois passe para ritmos cada vez mais rápidos. Passe para um estilo mais lento no final da atividade para começar a esfriar o corpo.
Caminhada: 170 calorias em 30 minutos
Faça uma caminhada sozinho. Você provavelmente vai andar rápido demais para conseguir manter uma conversa. Para usar bastante os músculos das pernas e dos glúteos, dê passos curtos e rápidos, mantenha o tronco ereto, e movimente os braços para trás e para frente, não lado a lado. Use os pés do calcanhar até a ponta dos dedos.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Nem sempre sei onde encontrar o equilíbrio para o bem-viver.
Aprendemos que devemos viver hoje sem pensar no amanhã, mas que tudo tem o seu tempo certo. Alguns dizem que cada minuto é único, insubstituível e irrecuperável e outros que um minuto pode conter toda uma eternidade.
Nos encontramos assim nesse vão de não querer tomar decisões precipitadas e não deixar o tempo passar sem ter aproveitado tudo e o máximo que podemos.
Não existem medidas na vida. Tudo parece uma grande incógnita e o sentimento de arrependimento de ter feito e do não ter feito são dolorosos da mesma forma. Se voltássemos atrás para tomar outras decisões, teríamos certamente outros tipos de pensamentos e arrependimentos. Não sabemos guiar a vida, apenas acolhê-la.
A vida é imprevisível! Imprevisíveis são as consequências das decisões que tomamos e das que prorrogamos.
Reconhecer os próprios erros, assumi-los e aprender a gerenciá-los é sinal de sabedoria e maturidade.
Magoar-se contínua e intencionalmente porque pegou-se caminhos errados é uma agressão desnecessária contra o próprio eu. O sofrimento não diminui a pena.
O importante é olhar para a frente, assumir a vida como um todo, viver as dores como um mal passageiro e as alegrias como se pudessem durar toda a eternidade.
Ninguém está isento das pedras, dos caminhos tortuosos, mas também não do nascer e do pôr-do sol, dos campos floridos e dos momentos de felicidade que fatalmente chegam.
A vida nos pertence num todo, com as suas medidas e desmedidas!
E Deus não vê o que fizemos ou deixamos de fazer, Ele não nos condena continuamente. Ele vê os propósitos do nosso coração, a nossa vontade de ser e fazer melhor, a nossa busca, mesmo se por caminhos sinuosos, da felicidade.
E Ele reconstrói nosso coração, tal qual um oleiro amoroso do seu trabalho.
As pessoas que creem nessas verdades não deixarão de se ajoelhar e não impedirão as lágrimas, mas terão, no fim da estrada, a sensação de terem extraído todo o néctar da vida e descansarão, saciadas.


© Letícia Thompson







Nenhum comentário:

Postar um comentário