Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 18/05/2012




Sexta-feira, 18 de maio de 2012


“Os preguiçosos estão sempre falando do que tencionam fazer, do que hão de realizar; aqueles que verdadeiramente fazem alguma coisa não tem tempo de falar nem sequer do que fazem”.(Johann Wolfgang von Goethe)





EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,20-23a


Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.
- Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada.








MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Neste Evangelho, Jesus nos fala que a nossa tristeza, o nosso choro, é provisório; o que será definitivo para nós é a alegria.
Essas palavras de Jesus se referem a dois planos: um imediato, que é, após a tristeza dos discípulos diante da sua morte, e a alegria ao vê-lo ressuscitado.
O outro plano vale também para nós: neste mundo temos lutas, tristezas e até lágrimas pelo fato de sermos discípulos de Jesus. Mas depois, no céu, o dia vai amanhecer e o sol vai brilhar para sempre. Não só no céu, pois a Comunidade cristã é para nós uma pálida antecipação do céu. Assim, em meio às lutas e perseguições, o cristão encontra um oásis. “Como é bom, como é agradável os irmãos viverem juntos e se amarem!” (Sl 132,1).
A parábola da mulher dando à luz é muito apropriada. Mesmo antes de a criança nascer, ela já sente, em meio à dor, uma alegria de fundo, fundada na esperança de ver logo o filhinho ou filhinha e de ter dado ao mundo um novo ser humano. Depois que a criança nasce, ela se esquece completamente da dor e da angústia sofridas minutos antes.
De fato, nós cristãos temos de enfrentar muitas dificuldades, especialmente quando se aproxima a morte: doenças, certo isolamento, incapacidade de fazer o que gostaria... É a hora de nos lembrarmos da mulher em dores de parto, olhar para frente e recuperar o ânimo e a alegria. É o grão de trigo que morre para que possa produzir muito fruto.
“Naquele dia, não me perguntareis mais nada.” O Espírito Santo, que acompanhou e iluminou Jesus desde o seu Batismo, está agora conosco. Antes de Pentecostes, os discípulos tinham dificuldade em entender os ensinamentos de Jesus. Mas depois tudo se mudou. E nós recebemos o Espírito Santo no batismo e na crisma.
O antigo rito do batismo por imersão expressava bem essa realidade: a pessoa era mergulhada na água, significando que morreu para o mundo pecador. E logo era retirada, expressando o novo nascimento em Cristo pelo Espírito Santo.
Olhando a vida de muitos cristãos, descobrimos com tristeza que parece que a água do batismo não penetrou e a pessoa continua vivendo segundo o homem velho do mundo pecador. Que o cumprimento amoroso da vontade de Deus nos leve a passar para uma vida nova, segundo e pela ação do Espírito Santo.
Na parábola da videira e os ramos, Jesus fala: “Todo ramo que dá fruto, meu Pai o limpa, para que dê mais fruto ainda”. A planta “sente”, quando o agricultor, com a sua tesoura, corta um dos seus galhos. Ela produz até uma resina no corte, que simboliza as nossas lágrimas. Mas o importante são os frutos que virão depois.
“Eu repreendo e educo os que eu amo” (Ap 3,19). Como é bom ser corrigido por Deus! É a correção de um Pai amoroso.
“Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, não te desanimes quando ele te repreender, pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho” (Hb 12,5-6).
“Irmãos, considerai uma grande alegria quando tiverem de passar por diversas provações, pois sabeis que a prova da fé produz em vós a constância, e a constância leva a que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma” (Tg 1,2-4).
“Feliz aquele que suporta a provação, porque uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: É Deus que me tenta, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a alguém. Antes, cada qual é tentado por sua propria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez maduro, gera a morte” (Tg 1,12-15).
“Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultar, porque é grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5,11-12).
Havia, em um determinado lugar, uma família de ratos. Estava indo tudo bem, até que apareceu por ali um gato. O gato estava fazendo o maior estrago. De vez em quando pegava um rato e comia. Os ratos então se reuniram para resolver o problema. Após muita discussão e várias opiniões, um ratinho deu uma ideia: “Vamos amarrar um sino no pescoço do gato. Assim, quando ele se aproximar, nós perceberemos e nos esconderemos”. Mas ninguém teve coragem de fazer o serviço. Estão até hoje esperando o corajoso.
O Espírito Santo não só nos dá coragem, mas nos ilumina e orienta, indicando como fazer o serviço de evitar cair nas garras do pecado.
Maria Santíssima, desde a sua concepção, foi uma mulher nova, conduzida pela graça de Deus. Que ela nos ajude a sermos fortes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade. Assim conseguiremos, nós também, pisar na cabeça da serpente.
Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.








DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Cirrose hepática: dúvidas mais frequentes


1. O que é cirrose? A cirrose é, na verdade, o resultado de diversas doenças crônicas do fígado, que levaram a destruição gradual das células com houve formação de cicatrizes. 

2. A cirrose não é doença de alcoólatras? O uso exagerado e crônico do álcool pode levar à cirrose, sendo que a probabilidade disso acontecer depende muito do tempo, da quantidade de álcool ingerido e da predisposição genética. De qualquer modo, é importante saber que a maioria das pessoas com cirrose hoje não são os alcoólatras, e sim os portadores de hepatite C. Outras causas comuns são a hepatite B, medicações tóxicas ao fígado, hepatite autoimune, esteato-hepatite não alcoólica, cirrose biliar, colangite esclerosante, hemocromatose e doença de Wilson. Há outras causas mais raras, mas infelizmente em cerca de 30% dos cirróticos não encontramos a causa. 

3. A cirrose é contagiosa? A cirrose, em si, não é. Mas a doença que levou à cirrose pode ser contagiosa, especialmente as hepatites B e C. 

4. Quais os sintomas da cirrose? O fígado é um órgão com grande reserva funcional, ou seja, só quando estiver muito comprometido leva ao aparecimento dos sintomas. As únicas exceções são a hemorragia por varizes de esôfago e o câncer do fígado, que podem ocorrer mesmo sem sinais prévios. Na cirrose já com comprometimento pequeno das funções do fígado, podemos encontrar sintomas leves como fraqueza, emagrecimento, alteração menstrual em mulheres e impotência em homens, sangramentos em gengivas, inchaço nas pernas e na barriga. Nos casos mais graves, aumento do abdome por acúmulo de líquidos (chamado de ascite), pele e olhos amarelos (icterícia), aumento das mamas em homens, hematomas espontâneos na pele, sonolência, tremores, cãibras e confusão mental. 

5. Se os sintomas só aparecem com a doença avançada, como o diagnóstico pode ser feito no início da doença? As pessoas com risco para adquirir as doenças causadoras da cirrose devem fazer acompanhamento médico. 6. Qual a importância do diagnóstico precoce? O diagnóstico precoce das doenças que levam à cirrose pode permitir o tratamento (cura ou controle) dessas doenças, permitindo assim que a progressão para cirrose seja lentificada ou interrompida. Mesmo naqueles com cirrose, pode atrasar o aparecimento dos sintomas.


7. Existe tratamento para a cirrose? Não. O único tratamento para a cirrose é o transplante do fígado. A cirrose é a conseqüência de diversas doenças do fígado, que devem ser tratadas antes de se chegar à cirrose. Alguns tratamentos estão em estudo para evitar a progressão da doença, mas não há comprovação científica que justifique o seu uso. Portanto, se o seu médico lhe disser que vai curar a sua cirrose ele está fazendo uma das duas coisas: enganando você ou prescrevendo um remédio que pode ser prejudicial à sua saúde. Ambos os casos são obviamente antiéticos. Procure um hepatologista para cuidar de você. Outra coisa muito importante: cada vez estão sendo descritos mais casos de cirrose e hepatites secundárias ao uso de remédios "naturais". Lembre-se que os maiores venenos já produzidos pelo homem são extraídos diretamente de plantas e que se uma erva tem potencial para curar, também pode ter para matar. 

8. Se não há tratamento, o que pode ser feito? Podemos dizer que há dois tipos de complicações da cirrose: as rápidas e as lentas. As lentas são o acúmulo de água na barriga (ascite), inchaço nas pernas, confusão mental e infecções. Essas complicações ocorrem quando o fígado está realmente muito ruim e o tratamento é muito difícil. As medicações devem ser cuidadosamente avaliadas por um especialista, pois muitas fazem mais mal do que bem. Pode ser necessário um transplante de fígado nessa fase. As complicações "rápidas" e muito graves são o câncer de fígado e a hemorragia digestiva. São muito graves e com altíssima mortalidade. Mas isso pode ser evitado com o devido acompanhamento médico. O hepatologista usa de métodos de imagem e exames de sangue para detectar o aparecimento do câncer do fígado ainda na sua fase inicial, quando há possibilidade de cura. Também realiza exames periódicos para detectar o aparecimento de varizes no esôfago e indica tratamento com remédio ou por endoscopia para prevenir seu sangramento. 

9. Há uma dieta para portadores de cirrose? Não há uma dieta específica, cada paciente tem necessidades que variam de características individuais (como a presença de outras doenças como o diabetes ou hipertensão arterial), seu estado nutricional, estágio da cirrose e a presença de complicações (como a ascite e a encefalopatia hepática). De modo geral, as recomendações básicas são evitar o excesso de sal, frituras e carne vermelha, manter abstinência alcoólica e procurar fracionar a dieta, comendo mais vezes ao dia uma menor quantidade de alimento. Mas o adequado é individualizar a necessidade dietética sob orientação do médico e do nutricionista. Fonte: Dr. Stéfano Gonçalves Jorge www.hepcentro.com.br/ch_-_faq.htm








MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia um homem muito rico, que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço...
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que ao contrário do pai não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era fazer festas e estar com seus amigos, e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos de seu pai lhe retiniam aos ouvidos, e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
Um dia, o velho pai já avançado em idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e, dentro dele, fez uma forca, e junto a ela uma placa com os dizeres: “Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
Mais tarde chamou o filho e o levou até o celeiro e disse:- Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados, vai gastar todo o dinheiro com seus amigos, irá vender os animais, e os bens, para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você.
E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos. É por isso que eu construí esta forca. sim, ela é para você, e quero que me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela.
O jovem riu, achou um absurdo, mas para não contrariar o pai prometeu, pensando que jamais isso pudesse ocorrer. O tempo passou, porém, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo. Mas exatamente como o pai previra, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um filho tolo, lembrou-se de seu pai e começou a chorar e dizer:-Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os seus conselhos... Mas agora é tarde, tarde demais! Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.
A passos lentos se dirigiu até lá. Entrando, viu a forca e a placa empoeirada, e disse:-Eu nunca segui as palavras de meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos desta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, dizendo:-Ah, se eu tivesse uma nova chance- então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta. Mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente. O rapaz caiu no chão, e sobre ele caíram joias, esmeraldas, pérolas e diamantes.
A forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia: "Essa é sua nova chance, eu te amo muito. Seu pai".


Essa parábola nos ensina um pouco, e serve de alerta para todos nós. Portanto, não vamos deixar de ouvir conselhos dos mais velhos e sábios, para só então contarmos com uma segunda chance. Ela pode não existir!





Nenhum comentário:

Postar um comentário