Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 15/05/2012




Terça-feira, 15 de maio de 2012


"Depois da liberdade desaparecer, resta um país, mas já não há pátria." (Chateaubriand)





EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,5-11


E Jesus continuou:
- Eu não disse isso antes, porque ainda estava com vocês. Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: "Aonde é que o senhor vai?" Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Reparemos nas reflexões da semana que dia após dia, caminhamos para celebrar pentecostes novamente.
O paráclito é anunciado por Jesus como consolo e edificador da fé dos cristãos. É Ele que virá, mas era preciso que Jesus fosse. O projeto de redenção humana inicia com a entrega, morte e ressurreição de Jesus e culmina com o cumprimento da promessa na grande efusão apresentada a Maria e os apóstolos.
É preciso lembrar que numa das aparições de Jesus a seus amigos Ele oferta, em conjunto com a paz, o próprio Espírito Santo. Esse primeiro contato com o consolador talvez tenha passado despercebido, pois vinha talvez apresentar primeiramente a eles a realidade que viviam, abrindo seus olhos para o projeto salvífico de Deus.
“(…) Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos“. (João 20, 21-23)
Em um segundo momento, fechados em um cenáculo, temerosos e tristes, acontece a manifestação visível do que parecia improvável. Os sinais relatados no dia de pentecostes assustavam as pessoas, pois conheciam as limitações humanas de cada um que estava ali escondido. Era impossível acreditar que aquilo acontecia com pessoas simples, do povo e não no templo em meio aos doutores da lei.
Talvez seja essa a dinâmica da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Talvez Ele, após conhecermos Jesus em seu primeiro contado deseje nos abrir os olhos, nos revelar a verdade, apresentar a realidade do mundo e apresentar uma nova proposta. “(…) Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma idéia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus“.
É talvez então nessa hora, de olhos abertos, mesmo que ainda descrentes, em meio a tantos críticos, céticos, descrentes, (…) que Ele movido pela misericórdia divina se manifesta e age.
Mas quem é esse povo que ainda hoje acredita nesse mover do Espírito? Aqueles que já reconhecem e valorizam o primeiro contato com Ele.
São aqueles que movidos por algo surpreendente renovam a esperança de querer continuar; aqueles que conseguem ver sem máscaras o mundo que criamos cheios de quereres, egoísmo, ataques, desamor; aqueles que reprovam o pecado, mas conseguem enxergar com docilidade a figura frágil do pecador; aqueles que insistem em rezar por seus algozes; são aqueles que são felizes.
Hoje, e de forma crescente, as pessoas perdem um pouco a noção do que é errado. Trapacear, levar vantagem, “ser esperto” são ensinados cada vez mais cedo as crianças. “Colar” era uma exceção ao aluno que não estudava ou não entendia, agora é valorizado como regra para poder “sair da escola”.
Precisamos voltar a nos abrir ao primeiro encontro com o Espírito Santo. Talvez ele passe novamente despercebido, mas deixará pelo menos a paz.
Quem sabe nadar pode dizer bem qual é diferença de se nadar de olhos abertos e fechados. Que apesar do local tão agradável e convidativo, só se consegue ir para o outro lado de olhos abertos.
Deixemos o Doce Espírito nos abrir os olhos e nossos corações. Se abra ao encontro!
Um Imenso abraço fraterno




VIDA SAUDÁVEL

Veja 5 maneiras de combater o estresse

Toda vez que você está estressado, a pressão é colocada sobre as glândulas que bombam adrenalina na corrente sanguínea. Estresse constante pode levar a alguns problemas como fadiga crônica, ganho de peso, baixa imunidade, e uma vida mais curta. Segundo o Fitsugar a maioria das tensões pode ser reduzida com prática e disciplina. Veja pequenos detalhes podem melhorar e fazer você relaxar.

1. Atrasado para o trabalho: se você deixar de apertar o botão soneca todos os dias, pode compensar o tempo perdido. Pular o café da manhã causa estragos no seu sistema digestivo e nos níveis de açúcar no sangue. A pressa para sair de casa pode te deixar exausto, confuso e esquecido, especialmente quando se trata de coisas importantes, como chaves, carteira, ou guarda-chuva.
Como relaxar: na noite anterior, prepare tudo que você vai precisar no dia seguinte. Mantenha os itens mais importantes perto da porta. Se você está sempre 15 minutos atrasado todas as manhãs, adiante o despertador em 15 minutos. Reserve um tempo para o café da manhã e dedique 30 minutos para ele.

2. Pensamentos estressantes: às vezes nossos pensamentos tornam o mundo um lugar mais estressante do que é. A lista de tarefas à fazer acaba parecendo invencível para a mente.
Como relaxar: se você está preso a um pensamento estressante, preste atenção nas suas expressões faciais e respiração. Relaxe seu rosto, feche os olhos, e respire fundo. Esta é uma forma de você se trazer de volta à realidade e, talvez, criar um plano, mapear seus passos e concluir suas ideias.

3. Casa bagunçada: entrar ou acordar em uma casa bagunçada pode ser desgastante porque seu subconsciente passa a ser dominado pelo pensamento de limpeza e organização.
Como relaxar: arrumar tudo é a melhor solução. A ansiedade passará depois que a casa estiver limpa. Ao invés de adiar a sua limpeza por semanas, enfrente-a imediatamente.

4. Abandonar o treino: às vezes o trabalho e outras obrigações acabam com o tempo do dia. A primeira tarefa a ser cortada, provavelmente, será sua rotina de exercícios. O fato de você abandonar a academia por alguns dias deixará com os pensamentos de que você não está cuidando do corpo.
Como relaxar: encontre um tempo durante o dia mesmo que isso signifique diminuir o treino para apenas 20 minutos. Pessoas que se exercitam cinco vezes por semana ou mais tem 40% a menos chance de pegar um resfriado.

5. Crie uma rotina antes de deitar: muitas pessoas gostam de tentar relaxar durante a noite na frente da TV e bebendo um bom vinho. Álcool e tecnologia interferem na capacidade de seu corpo descansar e dormir profundamente.
Como relaxar: desligue-se do mundo. Desligue os aparelhos eletrônicos e reserve pelo menos 30 minutos para preparar seu corpo para dormir. Se você tem costume de tomar um banho quente, ler durante uma hora ou escrever, adiante essas atividades.
www.terra.com.br





MOMENTO DE REFLEXÃO


O pensamento positivo logo de manhã é um estimulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconfiança.
Com este pensamento positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos.
Não deixe portanto que nada afete seu espírito. Envolva- se pela música, ouça, cante e comece a sorrir mais cedo.
Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça pela oportunidade de acordar mais um dia.
O bom humor é contagiante espalhe-o.
Fale de coisas boas! Evite lamentar-se.
Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro delas.
Não viva emoções mornas ou vazias. Cultive seu interior. Extraia o máximo de pequenas coisas.
Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas.
Repense seus valores e se dê a chance de crescer e ser mais feliz.
Tudo que merecer ser feito, merece ser bem feito.
Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação.
Mude, opine, ame o que faz.
Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida. Lembre -se de que nem todos têm a mesma oportunidade.
Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor. Transforme seus movimentos em oportunidades.
Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo uma realidade.
Não inveje. Admire!!! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio como se fosse o seu.
Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá.
Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros.
Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles.
Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo o que quiser.
Perdoe!! Seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva e forte para vencer o medo.
Não viva só para o trabalho. O trabalho é uma das contribuições que damos à vida mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações.
Finalmente, ria das coisas à sua volta, de seus problemas, de seus erros, ria da vida.
E ame, antes de tudo, a você mesmo!
Sorria!!! Pois começamos a ser felizes quando somos capazes de rir de nós mesmos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário