Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 05/05/2012




Sábado, 05 de maio de 2012


"A saúde é o resultado não só de nossos atos, como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,7-14


Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto.
Filipe disse a Jesus:
- Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada.
Jesus respondeu:
- Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?
Então Jesus disse aos discípulos:
- O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.





MEDITANDO O EVANGELHO
Sal Salvideo


"Aquele que me viu, viu também o Pai." Jesus é Deus invisível que se tornou visível para que aqueles que o vissem acreditassem no Pai.  Ele afirma que O Pai e Ele é uma e única pessoa. Pois o Pai está nele e Ele está no Pai. E que as palavras que Ele pronuncia não dele, mais sim do Pai. E sugere que os discípulos crerem nele por causa das suas obras, dos seus milagres.
..."aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço,..." Jesus aqui foi muito bonzinho conosco. Porque não dá para fazer tudo o que ele fez. Ressuscitar um morto depois de 3 dias que faleceu? O que acontece é que a nossa fé está atrelada ou mesclada da realidade terrena. Lá no fundo pensamos: acho que não vai dar. Acho que não consigo, eu não mereço fazer uma coisa desta! E Assim não conseguimos mesmo. Como eu gostaria de aliviar o sofrimento de muitos irmãos apenas impondo minhas mãos sobre a sua cabeça. Na verdade o segredo está na força ou no tamanho da nossa fé. Os apóstolos fizeram muitos milagres. Por que não faremos também?   

"E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei..." É assim que termina oração do dia na liturgia da missa.  ...por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Também, nossas orações quando dirigidas a Jesus, podem ser finalizadas assim: Pela intercessão da Virgem Maria. Amém.



EXEMPLOS DE ORAÇÕES

1 - A LUZ DO MUNDO
Deus Pai derrame sobre nós a vossa luz para  que possamos enxergar o caminho do bem, e segui-lo. O caminho da justiça, da paz, da fraternidade, do sorriso sincero, do perdão, da fé, da oração. O caminho da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

2 - INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vinde, Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis.
Acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e  tudo será criado. E renovareis a face da terra.               

OREMOS
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz  do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas  segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.
Por Cristo senhor nosso. Amém

3 -ESPÍRITO SANTO
Ó divino Espírito Santo. Ensina-me hoje o que eu devo  dizer, como eu devo dizer, e  quando devo dizer as coisas para que eu não ofenda as pessoas, mesmo  quando for preciso corrigi-las dos seus erros.

4 - PELOS POBRES
Deus Pai todo poderoso tende piedade das crianças que sofrem com fome na África, no Brasil e no mundo todo.  Piedade dos meus irmãos que neste momento estão doentes sofrendo nos hospitais. Restitua-lhes a saúde. Alivia as suas dores. Perdoa os seus pecados e permita que o sofrimento os faça voltar para vós com mais fé. Por Jesus Cristo. Amém

5 - EU CREIO

Creio em Deus Pai todo poderoso Criador do Céu e do Universo infinito. Creio em  Jesus Cristo, creio nos milagres, no evangelho, na ressurreição, na hóstia consagrada, nos poderes dos sacerdotes e na vida eterna. Amém.

6 - AO LEVANTAR
Meu Jesus eu vos ofereço os meus estudos, trabalhos, alegrias e tristezas deste dia, para que perdoas as minhas ofensas.
Ajuda-me hoje a ser um bom cristão, tratar os outros  exatamente como eu gostaria de ser tratado.  Obrigado.

7 - PEDIDO DE CURA (impondo as mãos na cabeça do  doente)
Deus Pai todo poderoso cheio de bondade e misericórdia infinita, que dissestes "Se tiveres fé, podereis fazer tudo que eu faço." "...tudo que pedires com fé eu vos darei...) Neste momento eu vos suplico peço pela saúde deste(a) meu irmão(a) perdoa os seus pecados e liberta-o(a) deste sofrimento. Por Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

8 - ANTIDROGAS        
Deus, faça com que a vossa palavra chegue aos mais longínquos cantos  do mundo. Que ela chegue até aqueles que ainda não vos conhece. Aqueles que não vos aceitam,  faça com que eles passem a acreditar em Vós.
Deus, daí força aos que sofrem, coragem aos fracos, aos culpados, o  arrependimento. Aos viciados, força para se libertarem do vício, aos não viciados, a determinação de nunca experimentar nenhuma substância alucinógena causadora de dependência  física, ou seja, nenhum tipo de drogas.     
Aos doentes, a saúde. E faça com que o sofrimento os conduza á fé.
Pai, piedade dos excluídos da sociedade e daqueles que são preguiçosos e por isso desanimaram e desistiram de lutar pela sua sobrevivência e, nas calçadas, dormem ao relento, sem um banho, sem cobertor,  sem jantar. E, o pior, sem rezar. Daí-lhes o perdão. Dê-lhes a vossa mão para que se levantem, salvem a sua alma  e tenham uma vida digna.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.      

9 - POR TODOS NÓS
Deus Pai. Eu vos suplico pelos doentes, por aqueles que passam fome,  frio, pelos desempregados, os  injustiçados, por aqueles que não acreditam em vós,  pelos que seguiram o caminho errado na vida, em fim, por todos nós. Proteja-nos de todos os males desta vida terrena, e ajuda-nos a viver nesta vida nos preparando para a vida eterna. Amém



10- LIVRAI-NOS DO MAL
Deus todo poderoso criador do céu e da Terra que deu a Jesus Cristo vosso Filho um poder infinito sobre todas as forças existentes, tende piedade de nós, livrai-nos dos nossos sofrimentos, tentações, angústias, de assaltos, das drogas, do AIDS e de todos os males da alma e do nosso corpo. Por Jesus Nosso Senhor. Amém.

sal.salvideo@gmail.com
www.reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com





CASA, LAR E FAMÍLIA

Dicas que vão facilitar sua vida



Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.


Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.


Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.


Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.


Quando fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refrataria cheia de água para evitar que a carne resseque.


Para conservar a mandioca por um mês, descasque-a , lave-a, seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais junto ao chalé da família, numa ilha no meio de um lago de New Hampshire.
A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas ele e o pai saíram no fim da tarde para pegar peixes-lua e percas, cuja pesca era liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo as ondulações se tornaram prateadas por causa do efeito da Lua nascendo sobre o lago.
Quando o caniço vergou, soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração enquanto o garoto habilmente arrastava o peixe ao longo do cais.
Finalmente, com muito cuidado, ele levantou o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, mas era um dos peixes cuja pesca só era permitida na temporada.
O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para a frente sob a luz da lua. O pai acendeu um fósforo e olhou o relógio. Eram dez da noite – faltavam duas horas para a abertura da temporada. O pai olhou para o peixe, depois para o menino.
- Você tem de devolvê-lo, filho – ele disse.
- Mas, papai! – reclamou o menino.
- Vai aparecer outro peixe – disse o pai.
- Não tão grande como este – choramingou o filho.
O menino olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou barcos visíveis ao luar. Olhou novamente para o pai.
Mesmo sem ninguém por perto, o garoto sabia, pela clareza da voz do pai, que a decisão não era negociável. Devagar tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura.
A criatura movimentou rapidamente seu corpo poderoso e desapareceu. O menino desconfiou que jamais veria um peixe tão grande como aquele.
Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, aquele garoto é um arquiteto de sucesso em Nova York. O chalé de seu pai ainda está lá, na ilha do meio do lago, e ele leva seus filhos e filhas para pescar no mesmo cais.
E ele estava certo. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite, há tanto tempo. Mas ele sempre vê o mesmo peixe – repetidamente – todas as vezes que se depara com uma questão de ética.
Porque, como seu pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Apenas a prática da ética é que é difícil. Agimos corretamente quando alguém está olhando? Nós nos recusamos a passar por cima de regras para conseguir entregar o projeto a tempo? Ou nos recusamos a negociar ações com base em informações que sabemos que não devíamos ter?
Faríamos isso se nos tivessem ensinado a devolver o peixe para a água quando éramos jovens. Porque teríamos aprendido a verdade.
A decisão de fazer a coisa certa está vívida em nossas lembranças. É uma história que contaremos com orgulho a filhos e netos.
Não é uma história sobre como tivemos a oportunidade de derrotar o sistema e a aproveitamos, mas sobre como fizemos a coisa certa e ficamos fortalecidos para sempre.

Tradução de Sergio Barros do texto de James P. Lenfestey



Nenhum comentário:

Postar um comentário