Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 29/05/2012





Terça-feira, 29 de maio de 2012

“Não busque ser melhor que as outras pessoa, tente ser melhor do que você é hoje.”




EVANGELHO DE HOJE
Mc 10,28-31


Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor.
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Gostaria de começar recordando que ontem lancei uma pergunta partindo do dialogo de Jesus com o Jovem rico: O que falta ainda?
O evangelho de ontem e o de hoje nos convidam à auto-análise. O de hoje enfatiza o de ontem por ser uma continuação natural do dialogo de Jesus com seus discípulos.
Reparem que Pedro fica inquieto com a fala de Jesus. A palavra o faz vibrar, se incomodar, (…).Talvez um misto de medo e desconfiança: “Será que até nós, seus discípulos, não seremos salvos”? Essa pergunta poderia pairar por seus pensamentos tranquilamente. Não conheciam ou concebiam plenamente a natureza divina de Jesus.
O posicionamento do Senhor me lembra uma frase de Dom Bosco que, dentre outras técnicas pedagógicas, dizia que existe uma corda que vibra dentro de cada um, bastando apenas que a encontremos. Jesus conseguia fazer isso com muita maestria. Ele tocava em aspectos especiais que por vezes queremos esconder.
Não dá pra ocultar um elefante num gramado de futebol. Talvez essa seja essa a forma que tentamos esconder nossas mazelas e imperfeições (elefantes) dos olhos atentos do Senhor. De tempos em tempos Ele também nos faz vibrar, ou seja, refletir. Essas situações nos mantém atento, pois não estamos prontos e tão pouco acabados.
Quanto mais erros temos, mais devemos apresentá-los sem receios a Deus. É rolando na areia que o passarinho retira os parasitas que vivem entranhados na sua penugem. Não é fugindo, se escondendo das correções que irei crescer. Tai a importância de se viver em comunidade. O irmão que cresce a nosso lado, por mais difícil que seja colabora para nosso crescimento através de seus comentários e criticas.
As criticas mais duras, por mais que nos abalem no primeiro momento, nos despertam para a vigilância, o zelo e a construções mais minuciosas.
“(…) Meu filho, se me ouvires com atenção, serás instruído; se submeteres o teu espírito, tornar-te-ás sábio. Se me deres ouvido, receberás a doutrina. Se gostares de ouvir, adquirirás a sabedoria. Permanece na companhia dos doutos anciãos, une-te de coração à sua sabedoria, a fim de que possas ouvir o que dizem de Deus, e não te escapem suas louváveis máximas“. (Eclesiástico 6, 33-35)
Aprendemos a fugir das correções. Não podemos fazer isso.
Quem coordena, está a frente, lidera, (…) deve aprender a ouvir por mais que lhe pareça absurdo o que é dito. Talvez até seja, mas precisamos estar atentos, pois após a tempestade, alguma brisa leve, um vento impetuoso, pode soprar daquela discussão que suscite o que realmente Deus deseja.
Temos irmãos e irmãs que sucumbiram na tristeza como o jovem rico por não querer ouvir. Ministérios de música, pregadores, padres, religiosos que odeiam ser repreendidos justificando que o padre, a liturgia, o coordenador do CPC, (…) é que esta “cortando a ação do Espírito Santo”. Muitos desses alegam que a igreja sofre pelas podas que recebem, mas na verdade, esses irmãos “manés” apenas aumentam o capim em volta dos seus elefantes.
Tem que arrumar um culpado desde que não tenha que assumir a sua própria culpa! (hunf!)
Ai entra a auto-análise do evangelho: E EU?
Vi recentemente um padre sendo preso no Paraná porque estava alcoolizado. Talvez Jesus tenha dito a Ele no silencio de sua cela “(…) aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna”. Portanto Levante! Exponha a Deus o seu elefante e peça a força para continuar.
Um imenso abraço fraterno.





VIDA SAUDÁVEL

Confira 10 hábitos que colaboram para a insônia

Deitar na cama após um longo dia de trabalho e não conseguir dormir, mesmo sabendo que no dia seguinte o despertador tocará nas primeiras horas da manhã, é angustiante. Mas, a insônia acomete boa parte da população que vive na agitação das grandes cidades. Existem alguns hábitos, listados pelo jornal Huffington Post, que pioram a insônia; veja a seguir.

1 - Quando a vigília indesejada aparece à noite, muitas vezes é recebida com julgamento e auto-recriminação. QA atitude só atrasará ainda mais o retorno do sono

2 - Algumas pessoas aproveitam os finais de semana e feriados para dormir todas as horas que não conseguiu ao longo da semana, porém, o hábito contribui para as más noites nos dias úteis. O ideal é equilibrar as horas de sono em todos os dias

3 - Sonolência diurna é um sintoma comum de vigília noturna e pode levar a pessoa a dormir no meio do expediente. Embora existam indícios que comprovam os benefícios da soneca durante a tarde, mas dormir mal à noite é prejudicial à saúde

4 - Cafeína, outras bebidas energéticas e alimentos com alta quantidade de açúcar são usados para compensar a energia não obtida durante o sono. No entanto, estes alimentos acentuam ainda mais os problemas de insônia e o problema só tende a se agravar

5 - Muitas pessoas acreditam que o sonho não é importante , quando, na verdade, ele é fundamental para nossa saúde física e mental, bem como para a memória. Cultive, relembre e fale sobre os sonhos

6 - Existe uma crença comum que quando uma pessoa não consegue dormir, o melhor a fazer é ficar na cama esperando o sono chegar. Esta prática, geralmente, resulta em insônia condicionada - uma associação da própria cama com a vigília. O ideal é ir para a cama somente quando você se sentir sonolento e sair dela para relaxar em outro lugar quando você não consegue dormir

7 - Em parte culpa das propagandas de TV, as pílulas para dormir são cada vez mais usadas como método. Os medicamentos mascaram o problema e deixam a pessoa drogada

8 - Muitas pessoas encerram o dia agitado com um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica. Quando o álcool é metabolizado ele costuma causar insônia, por isso, apesar de relaxar, as bebidas não combinam com uma boa noite de sono

9 - Em um esforço para relaxar, as pessoas costumam ver um pouco de TV ou ler um livro. Como método de relaxamento estas atividades até funcionam, mas a luz azul da TV, por exemplo, incentiva a acordar e suprime a substância do sono, a melatonina

10 - O ideal não é, literalmente, "ir dormir." É preciso relaxar e deixar o sono tomar conta do corpo, no lugar da agitação diária. Deitar na cama ansioso para cair no sono pode causar insônia





MOMENTO DE REFLEXÃO

Como foi que você acordou hoje?
Feliz como um passarinho, assoviando ou cantando uma canção?
Irritado e com dores pelo corpo pela noite mal dormida?
Dois momentos, duas situações que refletem dois modos de vida diferente. No primeiro caso, alguém com a certeza de que o dia será abençoado e maravilhoso, mesmo com os problemas que diariamente apresentam-se, o segundo, com a dúvida sobre a sua capacidade de resolver os problemas que estão se acumulando...
 Troque a sua maneira de enxergar a vida, aquela mania de guardar rancor ou deixar para depois a resolução de um problema. Mergulhe de cabeça nas emoções, mostre para o mundo que você ama os seus, mas mostre principalmente para eles que esse amor existe.
Mostre-se confiante, mesmo que a confiança ainda venha lá atrás.
Mostre-se forte, mesmo que no fundo o medo ainda exista.
Mostre-se cristão e estenda a mão, mesmo que seu problema seja muito grande diante dos teus olhos, porque sempre haverá alguém com sofrimento ainda maior.
Mostre-se gentil para com todos, uma palavra é como chave que pode abrir ou fechar portas.
Mostre-se livre das farsas, não queira ser o que você não é, seja verdadeiramente simples.
Mostre-se sem medo de amar, de começar de novo, de levantar depois da queda, mostre para a vida que você é insistentemente capaz de ser feliz.
Não desista de seus sonhos por culpa disso, daquilo ou de alguém, para ser feliz, o que conta realmente é a sua determinação, por isso, mostre-se como você é, uma pessoa maravilhosa, capaz de superar-se a cada dia.

(Paulo Roberto Gaefke)





Nenhum comentário:

Postar um comentário