Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 21/05/2012





Segunda-feira, 21 de maio de 2012



"Muitos pais acham que basta pagar uma boa escola para garantir a formação de um bom caráter. E acabam criando crianças ricas abandonadas." [Gabriel Pensador]





EVANGELHO DE HOJE
Jo 16,29-33



Então os seus discípulos disseram:
- Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus.
E Jesus respondeu:
- Então agora vocês crêem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Essa é uma grande verdade: NUNCA ESTAMOS SÓS!
Realmente o mundo que vivemos cada vez mais nos apresenta a solidão, a depressão, o medo. Se trabalharmos, temos que nos “acostumar” com a inveja, as perseguições, os “puxões de tapete”; se queremos crescer ou mudar o mundo ao nosso redor e fugir na inércia, precisamos aprender a filtrar os novos adjetivos que surgirão: como “arrogantes”, “prepotentes”, “exibicionistas” (…).
No trabalho social e comunitário NUNCA teremos sossego, mas em Deus SEMPRE teremos paz. “(…) No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.
Talvez esse seja o grande conforto que precisamos ter ao levantar para um novo dia. Nossas discussões comunitárias, no trabalho, na escola, devem nos monitorar e nos fazer crescer. As posições contrárias devem existir para que eu não cometa o pecado de acreditar que estou sempre certo e fazer sempre o que quero e do jeito que quero.
Ao discutir e apresentar nossas opiniões deve culminar num consenso que seja orientado pela razão. Não podem trazer problemas pessoais com eles, digo isso que por vezes, no nosso dia-a-a-dia tomamos decisões motivadas ou carregadas de sentimentos pessoais. Nossa humanidade às vezes se “desapega” do que Deus quer ai temos algo que chamamos de INTERESSE ÚNICO E PESSOAL.
Agindo assim não desistimos da caminhada, mas passamos a lutar desamparados e sozinhos somos mais susceptíveis as quedas e fracassos. “(…) Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho”.
Lembro de um testemunho de um amigo que era um grande pregador. Conta ele que certa vez foi tomado de tanto orgulho e soberba que se “dava ao luxo” de não se preparar para uma condução ou pregação. Tinha muito conhecimento e era visível o quanto Deus agia através de suas palavras.
Certa vez ao sair de casa para uma pregação foi surpreendido por um pombo que defecou sobre ele sujando assim toda sua roupa. Naquele momento fez uma profunda reflexão: que sua soberba não tinha poder algum sobre o mundo ao seu redor. O que havia lhe acontecido talvez tenha lhe alertado da distancia que estava do que Deus realmente queria. Que apesar da sua profunda boa vontade, agia como aquele jovem rico que um dia indagou a Jesus.
“(…) Certo líder judeu perguntou a Jesus: Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe. O homem respondeu: Desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos. Quando Jesus ouviu isso, disse: FALTA MAIS UMA COISA PARA VOCÊ FAZER. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo”. (Lucas 18, 18-23)
O que falta pra mim hoje?
Para vencer as tramas desse mundo precisamos muito mais do que apenas de nós mesmos. Se assim continuarmos a agir, em algum momento também seremos perseguidos e apedrejados e lá sucumbiremos. “(…) Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz”.
Somos ricos quando estamos presos ao tronco, como jabuticabas, em Deus. Nossos frutos estão atrelados a sua presença; murchamos longe Dele.
“(…) Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida”. (I Timóteo 6, 17-19)
Um Imenso abraço fraterno.






MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

Max Gehringer responde


Há sete meses sou estagiária de uma empresa, mas obtive uma proposta muito interessante para estagiar em outra, de maior porte. Meu supervisor atual me disse que só poderá me liberar em 30 dias, o que me impediria de aceitar a proposta. É isso mesmo, sou obrigada a acatar?

A resposta simples é “não”. Legalmente, você pode terminar o contrato quando quiser e sair de imediato. Porém, há detalhes a considerar além do aspecto legal. Um contrato de trabalho é assinado por duas partes (empregado e empregador). Um contrato de estágio é assinado por três partes (empresa, estagiário e instituição de ensino). Se a empresa na qual você é estagiária tem um acordo com sua escola, sua saída abrupta poderia levar ao rompimento desse acordo, e isso prejudicaria colegas seus. Por outro lado, se você romper o contrato com a empresa sem falar com sua escola, o responsável pelos estágios poderá se negar a assinar o contrato com a nova empresa. Escolas não são obrigadas a assinar compulsoriamente esses contratos, e algumas impõem condições para fazê-lo – como notas, faltas ou comportamento do aluno. Você não está apenas diante de uma decisão de mudar ou não. Está diante de algo que vai ocorrer muito em sua carreira e terá influência nela. Mais que decidir, você precisa mostrar habilidade para administrar uma situação que vai desagradar a alguém.

Meu sonho sempre foi ser professora, mas tenho um emprego de vendedora e ganho o dobro do salário de um professor. Não sei se faço o que gosto ou o que me paga melhor. O que você faria?

Eu não desistiria do sonho, mas o adiaria. Você precisará cortar seu padrão de vida pela metade caso se decida pelo magistério, e isso normalmente traz arrependimentos a médio prazo. Há outro ponto: se você mudar e ficar fora do mercado de trabalho por dois ou três anos, a volta será complicada. Muitas pessoas decidiram trocar o dinheiro pelo sonho e se sentem felizes e realizadas. A diferença é que essas pessoas não ficaram em dúvida, o que não é seu caso. Quem faz a pergunta que você fez intimamente já sabe a resposta.

Fui recém-promovido a chefe, mas deparei com um problema. Sempre fui amigo de meus colegas. Agora que se tornaram meus subordinados continuam me tratando igual. Se peço urgência numa tarefa, ouço uma gozação. Isso é falta de liderança?
Não. Por enquanto, é apenas falta de conversa. Você precisa chamar cada um de seus amigos subordinados para um papo sério e deixar claro que você continua o mesmo, mas a situação agora é outra. A empresa depositou em você confiança para exercer um cargo de chefia. Se continuar a ser tratado mais como amigo que como chefe, é provável que você perca o emprego. Aí, certamente, seus colegas perderão um amigo. Nessas conversas, solicite a compreensão de cada um. Explique que você não deixará de ser um chefe amigo, desde que seja respeitado como um amigo chefe. Os que não entenderem não merecem ser subordinados. E os que deixarem de ser amigos só porque você virou chefe não mereciam sua amizade.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Qual é o limite da sua capacidade de suportar tombos?
É você que quando leva uma pancada da vida esmorece de vez?
Você quando recebe um não vai pra casa chorar?
Desiste diante dos obstáculos mais simples, ou insiste demais por pura teimosia em qualquer coisa?
Você é aquela pessoa que fica em relacionamentos furados, aceita empregos meia-boca acreditando que vai melhorar, ou você é a versão moderna da "Madre Teresa de Calcutá", e quer abraçar os infelizes, doar alimentos para os famintos, sem perceber que na sua própria vida anda faltando muita coisa?
Olha, eu trago um recado direto para o seu "eu", que pode estar perdido em uma rua qualquer da desilusão.
E você, se sentindo sem chão, não sabe por onde recomeçar.
Comece ou recomece por você.
Perceba que só podemos doar o que já temos com alguma folga.
Não queria consertar o mundo lá fora sem antes remendar o seu.
Ame-se!
Valorize-se!
Não se compare com esse ou aquele, apenas seja o seu melhor.
Não olhe para os problemas que andam a sua volta.
Por maiores que sejam, passarão!
O dia de amanhã pode trazer uma solução prontinha para o seu maior problema.
E agora, sem o problema, o que você vai fazer da sua vida?
Perceba que o que importa não é o problema, é a sua vida.
E a sua vida  não é e nem pode ser o "problema".
Viva a possibilidade de recomeçar agora.
De criar um novo projeto, de viver um novo sonho.
De desejar experimentar novos sabores do velho sorvete.
Ou da sopa que anda tão sem gosto.
Tempere-se!
Adoce-se!
Viva o prazer de desejar o melhor e assim, conquistar o melhor.
Acredite, o tempo é seu aliado quando você decide vencer.
Nada é maior que o sue desejo de vitória!
Acredite em você.
O Criador acredita desde o ventre da sua mãe.

Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário