Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 23/05/2012




Quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Adote o ritmo da natureza, o segredo dela é a paciência"




EVANGELHO DE HOJE
Jo 17,11b-19


Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Algum dia já se perguntou por que não faltam debates ofensivos e às vezes agressivos quando o assunto é religião? Já notou que até com certa insistência, programas, novelas, mini séries, (…) que abordam temas “polêmicos” se limitam apenas a mostrar um ponto de vista? Que mal as pessoas, ou melhor, um pequeno grupo de pessoas vê em se ter uma religião? Será que o que é abordado nesses noticiários é a religião ou erros que qualquer um pode ter independente de sua religião ou falta de religião podem cometer? (…) Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou.
Quantas novelas já nos apresentaram caricaturas de pessoas tão devotas que beiravam o fanatismo (ou seria loucura)? Tão “devotas”, ou melhor, loucas, que em nome de Deus tomavam, nas tramas, o direito de julgar, difamar e até mesmo condenar as pessoas? Quem não recorda da personagem Perpétua na novela Tieta?
Nos dramas e nos filmes são aumentados fatos e características pessoais, ou seja, o mocinho não é só bonzinho, ele é o mais bonzinho de toda novela; e o vilão é aquele que não tem nenhuma qualidade. Quem não recorda o personagem FLORA, interpretado por patrícia Pillar?. Mesmo assim, reconhecemos que realmente existe gente bem próximo aquilo que vemos, mas os erros que vemos não são de sua religião ou do que creem, mas sim do livre arbítrio sem regras de quem as pratica.
Esse dom dado a nós, chamado de livre arbítrio, nos permite fazermos aquilo que nos convém, fazer ou não fazer; falar ou não falar e inclusive, crer ou não crer, talvez isso explique “Estar no mundo, mas não ser do mundo”.
“(…) ‘Tudo é permitido’, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. Ninguém busque o seu próprio interesse, mas o do outro”. (I Coríntios 10, 23-24)
É notável e também é interessante o tamanho incômodo que ficam algumas pessoas (fato que independe que religião), por ver a dedicação religiosa dos outros. São brincadeiras, chacotas, apelidos, risos, gozações que de forma alguma devem desmotivar a nossa fé. Essa “vergonha” ou “sentimento que somos ETs” não deve nos desmotivar ou nos fazer esconder dos que realmente precisam de ajuda.
Essa perseguição acaba gerando reflexos em nossas vidas. Quando esta com outras pessoas ao seu redor, ao passar em frente a uma igreja, você faz o sinal da cruz sem se esconder para isso? A pressão exercida pelos meios de comunicação gerou num determinado público a vergonha de dizer que tem fé. Apesar disso, não podemos nos desistir de andar.
“Estamos no mundo, mas não sejamos do mundo”! Sendo assim não podemos cair na tentação de viver a responder as ofensas ou aos questionamentos (como alguns andam fazendo) com fugas ou agressividade. Somos convidados, como pessoas diferentes, a responder com sabedoria, sorrisos, bênçãos e no último caso com silêncios para que nenhum deles se perca. (…) Tomei conta deles; e nenhum se perdeu. Pois não é nada cristão ofender quem bate a sua porta oferecendo um livro, uma palavra pelo simples fato dele (a) não pertencer a sua identidade ou crença. Diga bom dia! Responda “Vá com Deus!”
“(…) Uma resposta calma aplaca a ira, a palavra dura atiça o furor” (Provérbios 15,1)
Esse é o mundo que infelizmente construímos e que temos a missão de refazê-lo. Como posso ter medo de anunciar a palavra, mas temos destemor de sobra para gestos como fofocas, correções infundadas, especulações, disputas, inveja, (…)? Por que é que sobra-nos tempo para coisas que não levam a nada, mas não temos tempo para estender a mão a quem precisa de ajuda, de um consolo, de uma oração? E isso deve começar em mim!
Jesus nos confiou à missão de tentar mudar o que ele mais prezava nesse mundo. Algo que valeu a pena o seu sacrifício – Nós!
Ele roga que sejamos um! Unidos a ele como ele é ao Pai!
Um Imenso abraço fraterno.





CURIOSIDADES

Sobre Literatura 


1-Provavelmente, o primeiro poeta nascido em terras brasileiras foi Bento Teixeira. Seu livro Prosopopeia foi publicado em Lisboa, no ano de 1601.


2-O escritor de ficção científica Julio Verne voou apenas uma vez. Ele subiu em um balão em 1873.


3-A casa em que residia o escritor paulista João Antônio pegou fogo e o incêndio queimou todos os originais. Teimoso, escreveu tudo de novo. Malagueta, Perus e Bacanaço, o livro reescrito, publicado em 1963, virou clássico.


4-O paulista José Carlos Inoue entrou para o Guinness - Livro dos Recordes. Ele tem o recorde de romances já publicados no mundo. Foram 1.086, sob 39 diferentes pseudônimos.


5-O autor francês Georges Perec era maníaco por listas. Ele chegou até a escrever uma com as coisas que gostaria de fazer antes de morrer.


6-Mencionar seu nome, o de seu melhor amigo ou de algum conhecido em suas obras consistia em uma das brincadeiras favoritas do argentino Jorge Luís Borges.


7-Praticamente todos os romances de José Saramago têm um cachorro entre os personagens.


8-Em 1975, Clarice Lispector participou de um congresso de bruxaria na Colômbia. Ela começou seu discurso dizendo: "Eu tenho pouco a dizer sobre magia. Na verdade, eu acho que nosso contato com o sobrenatural deve ser feito em silêncio e numa profunda meditação solitária".


9-O escritor catarinense Cristóvão Tezza sempre escreve a primeira versão de suas obras a mão, apesar de saber mexer no computador.


10-Em 1934, Cecília Meirelles levou um chá de cadeira do poeta Fernando Pessoa. Ela e o marido combinaram um encontro com o autor em um bar em Lisboa (Portugal), mas ele nunca apareceu. O casal esperou por duas horas. Para compensar a ausência, Pessoa mandou a Cecília uma edição do livro Mensagem com a dedicatória: "A Cecília Meireles, alto poeta, e a Correia Dias, artista, velho amigo e até cúmplice, na invocação da Apolo e Atena, Fernando Pessoa".





MOMENTO DE REFLEXÃO


Estava sentada atrás de um jovem, e eu o observava sem que ele percebesse. Sorrisos, brincadeiras em um momento de total concentração. Logo, uma jovem senhora sentada á sua frente vira pra trás, e lhe chama a atenção com delicadeza, com a intenção de que ele pudesse aproveitar aquele momento da melhor possível. Depois que ela virou novamente para a sua frente, ele comenta com o seu colega em meio á risos, então, os dois sorriem juntos achando graça onde não há graça...
Naquele momento, vi mais uma vez quão grandiosas são as misericórdias de Deus. Como Deus pode ter nos escolhido e pago um preço tão alto por cada um de nós?
Olhava aquela cena, e pensei nas inúmeras mães orando por seus filhos e filhas. Muitas vezes, diante do desprezo aos seus conselhos, os filhos agem da mesma forma, tipo: "Tô nem aí!" Muitas vezes,  além de entristecer, chega a ser irritante esse desprezo. 
Penso que se a mãe daquele jovem estivesse sentada ao seu lado, ele não iria agir assim... no mínimo receberia aquele "olhar" que toda mãe sabe dar, que traduz um recadinho bem especial: "Lá em casa a gente conversa..."
Mas, é aí, quando tudo vem para aborrecer, que devemos ignorar o mal, fazendo o bem. Como? Se for para falar o que não deve, cale-se. Porém, não desista de continuar a orar, mesmo que aparentemente esteja parecendo que a situação está piorando.
Resistir ao mal não é fugir do problema. Se percebe que o (a) filho(a) não está sendo sincero, e com receio de um problema maior, você finge que acredita nele(a), mas, lá dentro, sabe que não.
Que tal encarar o problema, colocando ele prá correr de sua vida? Está na hora de agir a fé e dizer através de sua constante súplica e oração: Solta a vida dele(a) em o nome de Jesus! Meu filho(a) pertence a Deus!
Partir para a batalha espiritual pela vida de seu filho(a) é dever de toda mãe em oração. Agindo a fé, crendo contra a impossibilidade e a incredulidade de muitos que chegam a achar que o seu caso não tem mais jeito...
Tudo na vida tem suas consequências, e nossos filhos necessitam aprender isso. Sabemos que não há um filho perfeito, não há uma mãe perfeita, nenhum ser humano é perfeito. Entretanto, através da fé viva nos aperfeiçoamos com o Senhor Jesus, que nos concede sabedoria para lidar com todas as situações e lutar é necessário!
Sabe o que acontece quando uma mãe ora por um filho?
Ore, confie, creia!
Se o lobo tentar tragar o seu filho, vai morrer com indigestão!
Orando sempre,

Isis Regina




Nenhum comentário:

Postar um comentário