Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 30/04/2012




Segunda-feira, 30 de abril de 2012


"Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo, sabe que a qualquer momento ele pode voar" (Rubem Alves)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 10,1-10


Jesus, o pastor verdadeiro
Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não entra no curral das ovelhas pela porta, mas pula o muro é um ladrão e bandido. Mas quem entra pela porta é o pastor do rebanho. O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele. Mas de jeito nenhum seguirão um estranho! Pelo contrário, elas fugirão, pois não conhecem a voz de estranhos.
Jesus fez esta comparação, mas ninguém entendeu o que ele queria dizer.
Então Jesus continuou: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu sou a porta por onde as ovelhas passam. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção à voz deles. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.




MEDITANDO O EVANGELHO
Ana Luíza Medeiros

O Evangelho de hoje nos leva a pensar em muitas coisas, ele é cheio de informações preciosas e importantes para nossa salvação. Quero, todavia, me ater a um ponto específico: a quem estamos ouvindo.
Jesus é muito claro quando diz que Suas ovelhas, escutam e reconhecem Sua voz, ou seja, todo aquele que prefere escutar as vozes do mundo e pior, as segue, não é ovelha de Cristo. A relação que Jesus tem com suas ovelhas é muito pessoal, Ele as chama pelo nome, alias, em muitos momentos da Sagrada Escritura o nosso nome é bastante valorizado, o próprio Deus diz que nosso nome está gravado na palma de suas mãos, isso mostra o quanto somos únicos e preciosos para Deus e que por isso Ele nos enviou um Bom Pastor para que o sigamos.
Tantas vezes preferimos dar ouvidos ao que o mundo diz para nós, preferimos acreditar em críticas que nos menosprezam ou em elogios que nos iludem. Quantas vezes escutamos a voz de Jesus nos convidando a entrar pela porta que é Ele, mas "fazemos de conta" que não é conosco. Os ladrões do mundo estão ai, nos roubando a dignidade, a alegria, a pureza, nossa fé...e o que estamos fazendo? Protegemos nossas casas contra assaltantes, mas protegemos nosso coração contra os bandidos que não são de carne e osso?
Hoje, Jesus vem te pedir que escute Sua voz, pois somente ela é digna de atenção. O que precisamos é escutar a voz que nos leva a vida, que nos preenche com a verdadeira felicidade; com a certeza que a porta que iremos passar nos levará para a eternidade e não para morte. Que o Espírito Santo venha sobre cada um de nós e abra nossos ouvidos à voz do Bom Pastor, aquele que deu sua vida por nós e que este mesmo Espírito Santo nos molde e nos faça procurar sempre a vontade de Deus e que sejamos verdadeiramente ovelhas de Cristo. Amém.






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Max Gehringer responde


Sou gerente de seleção de uma multinacional que anualmente oferece vagas a trainees, num processo disputadíssimo – são mais de cem candidatos por vaga. Temos experimentado certa frustração com o desempenho dos contratados. Eles se revelam imediatistas e refratários à autoridade dos superiores. Fico pensando se estamos cometendo algum erro no processo.

Essa é a geração Y, nome dado aos jovens que vieram ao mundo entre 1980 e 2000, na era da internet. São pessoas elétricas, capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo sem perder o foco. Também são questionadoras e pouco pacientes para aguardar que as coisas aconteçam em seu devido tempo, principalmente na vida profissional. Nem todos os jovens brasileiros são assim. Talvez 20% sejam, se tanto. Mas, na empresa de nossa leitora, praticamente todos são. Ao peneirar os candidatos, ela busca exatamente aquilo que vai gerar controvérsias em curto prazo: atualização e ambição. Jovens com esse perfil não estão dispostos a cumprir ordens sem entender a razão, ou a aceitar tarefas rotineiras e sem desafios, ou a esperar dois anos por uma oportunidade de promoção. A urgência da geração Y se choca com o pragmatismo da geração anterior, que ocupa os principais cargos nas empresas. Por isso a leitora inferiu que talvez exista um “erro no processo”. Não é bem um erro, é um desencontro. Ela está contratando os expoentes da geração Y, e eles estão mostrando na prática aquilo que os diferenciou no processo seletivo. Ou nossa leitora muda o processo e passa a contratar jovens que não sejam tão Y, ou os superiores aprendem a conviver melhor com a pressa dos subordinados. Para mim, a segunda opção não é apenas recomendável. É inexorável.

Noto que as perguntas que me são feitas em entrevistas nunca mudam. Isso não seria falta de imaginação dos entrevistadores?

Não, não seria. Com pequenas variações culturais, essas perguntas se repetem no mundo inteiro. Como você se sente trabalhando sob pressão? Qual é seu maior defeito? Como você se vê daqui a cinco anos? Um candidato terá de encarar essas questões no Cazaquistão ou em Jacarepaguá. Eu conversei com um entrevistador que está no ramo há 25 anos e já entrevistou mais de 12 mil candidatos. Ele faz sempre as mesmas perguntas. E separa os candidatos em duas categorias: aqueles que têm noção do que estão respondendo e os que apenas decoraram as respostas. O primeiro tipo, diz o entrevistador, reage como se tivesse 8 anos de idade. À pergunta “Qual é seu maior defeito?”, dispara rápido: “Perfeccionismo”. Ou “Ansiedade”. E faz cara de quem acertou, como se a professora tivesse perguntado quanto é 8 vezes 7. Essa seria a diferença entre um candidato com conteúdo e um candidato vazio. O primeiro relatará um fato pessoal para ilustrar sua resposta. O segundo ficará calado, porque já disse tudo. A dica do entrevistador é: decore as respostas, mas acrescente a elas sua pitada pessoal de sinceridade. Parece simples, mas, nas contas dele, só um em cada dez candidatos é capaz de formular uma resposta autêntica para uma pergunta batida.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez contei uma mentira a um homem. Ele  respondeu-me dizendo isto: - Todas as decisões que devo tomar serão baseadas nas  suas palavras. Desde então, eu só disse a verdade.
Certa vez reclamei de um presente que recebi,  porque não era o que eu queria. Aquela que me presenteou percebeu o  desapontamento em meus olhos e disse-me isto: - Escolhi o presente mais valioso  que poderia encontrar, porque achei que você deveria ter um deste. Desde então,  fico muito alegre com cada presente que recebo.
Certa vez um homem contou-me um segredo, o qual eu  sussurrei baixinho no ouvido de um outro amigo. O homem disse-me isto, depois de  ouvir seu segredo repetido: - A razão pela qual contei-lhe o segredo foi porque  confiei em você, não em seu amigo. Desde então, não confio assim tão facilmente.  
Certa vez dei um presente a uma amiga e ela chorou.  Me desculpei por ser um presente tão pequeno mas era o que eu tinha encontrado.  E ela me respondeu: - Não há nada de errado com o presente, estou emocionada  porque você lembrou-se de mim. Desde então, eu dou presentes frequentemente.  
Estava tentando apenas ser eu mesmo, passando  despercebido sem chamar atenção. E me foi dito isto: - O fato de você não se  adequar faz com que você fique fora de tudo. Desde então, eu penso sobre isto.  penso ... existo... penso... somos... ...VOCÊ é um agente muito importante na  existência, não vivemos aqui sozinhos.
Cada movimento que faz cria uma onda no  oceano do outro.
Cada vez que você respira afeta todo o ar a volta  de quem você está. Cada palavra que você expressa bate no ouvido de  alguém.
Aquilo que você toca é sentido por outra pessoa.  
Aquilo que você faz, certamente afetará alguém.  
O que não faz ou deixa de fazer, também afetará pessoas.
Nós nunca sabemos a distância realmente alcançada por algo que falamos ou fazemos até que nos retorne...
Todas as coisas na vida formam um círculo e estamos  no meio dele, quer o vejamos ou não...
E tudo que devemos fazer é criar agradáveis ondas, aquelas que envolvem calorosamente tudo em torno de você, e que voltam suaves,  fazendo por sua vez que você crie, cada vez mais, ondas agradáveis.
Aquilo que o homem semear, com certeza também colherá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário