Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 02/04/2012





Segunda-feira, 02 de abril de 2012

“Não olhe onde você caiu, mas onde você escorregou!”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 12,1-11


Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: - Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres? Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela. Então Jesus respondeu: - Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês. Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado. Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também; pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus.




MEDITANDO O EVANGELHO


Semana Santa: A Semana das Semanas

Queridos Irmãos,
Ontem, Domingo de Ramos, demos início, como Igreja, à Semana Santa. Esta é a semana mais importante de todo o ano litúrgico. Dia-a-dia a liturgia nos convidará a viver com mais intensidade os últimos momentos da vida de nosso mestre Jesus, antes de sua gloriosa ressurreição, através da qual Ele inaugura um novo modo de presença entre nós, seus súditos.
Ontem, Jesus entrou em Jerusalém, aclamado pelo mesmo povo que irá gritar  o "crucifica-o!" na sexta-feira próxima! Ao longo desta semana as leituras nos conduzirão a entender melhor porque Jesus foi tão firme e fiel até o fim.
A primeira leitura, do livro do profeta Isaías, trará o que chamam os estudiosos bíblicos de CÂNTICOS DO SERVO. São 4 cânticos que, se atualizados em Jesus, nos fazem compreender com mais profundidade sua missão.
Os salmos serão sempre de apelo ao PAI, como que buscando forças para não fraquejar diante dos eminentes desafios do sofrimento e da morte.
E as leituras do Evangelho, traçarão os últimos momentos de Jesus.
Portanto, com a liturgia, somos convidados pela Igreja a estarmos mais próximos de Jesus, a não o abandonarmos como farão quase todos os seus queridos, a mostrarmos a Ele que pode contar conosco.
A presença dEle é muito mais importante que qualquer bem, dinheiro ou posição social que este possa nos dar. Por isso, a começar de hoje, possamos gastar todo o "perfume" do nosso tempo para aproveitarmos a presença do Mestre!
 UMA SANTA SEMANA A TODOS!
  
Humberto Selau Inácio
humberto@ciser.com.br






MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL


Max Gehringer responde

Quero ser professor, mas meus pais dizem que professor ganha pouco no Brasil. Como posso convencê-los de que não se pode colocar um preço em uma vocação?
Diga a eles que você está mais preocupado com as pessoas que poderá ajudar do que com o salário. Mas esteja seguro de sua vocação. Na hora de pagar as contas, muitas certezas podem virar arrependimento.


O que é uma carta de apresentação?
Uma carta de um ou dois parágrafos que vai junto com o currículo. Ela é solicitada pelas empresas porque os currículos se parecem muito. É a carta que diferencia um candidato do outro. Ela deve sempre conter algum dado que estabeleça uma ligação entre você e a empresa. Muita gente resume na carta o que já está escrito no currículo ou coloca frases de autoelogio (do tipo “sou muito versátil”). Se eu fosse mandar uma carta de apresentação para um banco, por exemplo, escreveria que minha família é cliente do banco há 20 anos e que o atendimento sempre foi exemplar. Por isso, essa é a empresa na qual eu gostaria de trabalhar. Esse é o segredo. O currículo pega mais pela razão, a carta mais pela emoção.


Por que pessoas sem competência chegam a cargos de chefia?
Se não estamos falando em “filhotismo” ou nepotismo, mas em um processo sério de promoção, é porque os potenciais candidatos a uma promoção são avaliados de cima para baixo pelos superiores deles. A avaliação de baixo para cima, aquela que um subordinado faz do chefe, e a avaliação lateral, aquela que um colega faz de outro, não são levadas em conta. Não estou dizendo que todo mundo que é promovido é competente, porque empresas são falíveis, mas posso lhe dar uma dica. Se você não se parece – profissionalmente falando – com as pessoas que têm sido promovidas em sua empresa, muito dificilmente será promovido. Você até pode ser melhor do que elas em alguns aspectos, mas suas qualidades não batem com as que a empresa procura em um chefe.


Como saber o que colocar no quadrinho de ‘‘pretensão salarial” quando preenchemos uma ficha de inscrição?
O ideal seria colocar não um número, mas uma faixa, com uma diferença de 20% entre os extremos. Se isso não for possível – nas fichas preenchidas pela internet não é –, consulte uma tabela de cargos e salários. Cadernos de empregos costumam publicá-la uma vez por mês, aos domingos.


Tenho um bom currículo, mas não sou chamado para entrevistas.
Perdoe-me, mas esse que você me enviou não é um bom currículo. Você tem meio currículo bom, na parte acadêmica, que inclui um MBA. Mas a parte da experiência prática deixa a desejar. Você tem 26 anos e nunca trabalhou. Empresas, quando avaliam um currículo, buscam equilíbrio entre teoria e prática. Minha sugestão: consiga um emprego, sem se importar com o salário. Esse é um passo fundamental, que você deveria ter dado há oito anos. Estando empregado, você terá mais chances de conseguir em breve a vaga que realmente deseja





MOMENTO DE REFLEXÃO

Da pequena abertura da sua cela ele contempla aquele monte chamado caveira, imagina a sua morte. Triste, vê os soldados romanos a postos diante dos madeiros onde seriam executados os culpados.
Ele tenta em vão explicação pelo o seu crime. Como será? Pensa ele. Com quem dividirei aquele madeiro? Sua consciência o condena. Ele havia assassinado um homem.
Baixinho ele murmura: Sou merecedor desta morte, breve estarei morto!
Agora o silêncio daquela cela é quebrado com gritos de crucifica-o, crucifica-o, crucifica-o, que soavam de lá de fora do pátio. Aquele homem não sabe o que está passando lá fora. Os gritos continuam, muita agitação... Até que de repente um dos soldados lhe diz: Venha o governador Pilatos lhe chama. Lucas 23:24-25.
Enquanto caminhava até o pátio, de onde vinha toda a gritaria, ele pensa: Enfim chegou a minha hora.
Ao chegar no pátio os gritos se intensificam mais ainda. Ele observa a sua frente aquele homem o qual também seria condenado. Algo extraordinário acontece. O povo também gritava o seu nome. Foi neste exato momento que ele percebeu que aquele homem à sua frente morreria em seu lugar, sem entender o motivo da troca, pois era plano de Deus.
Agora livre, ele caminha para a liberdade e enquanto desce as escadarias, contempla aquele que irá pagar com sangue toda sua dívida.
Amados, nós não sabemos o destino de Barrabás, nem tão pouco a Bíblia relata qual foi seu destino. Especulam-se, os historiadores, que alguns manuscritos apócrifos revelam que, o filho de Rabás, conhecido como Barrabás se converteu ao cristianismo e seguiu contando sua história de que houve alguém que morreu em seu lugar. (são especulações).
Que esta ilustração possa fazer um despertar em nossas vidas, pois todos nós temos um pouco de Barrabás, não no sentido do seu crime, mas na liberdade, no perdão daquela pena (morte), por alguém ter morrido pelos nossos pecados, nos livrando da morte eterna.
Às vezes, quando parece que estamos perdidos, alguém chamado Jesus, aparece e paga toda nossa dívida, nos livrando da tal pena.
Mas, não basta só acreditar e reconhecer a sua morte pela humanidade, pois este sacrifício só é válido em sua vida se você, aceitá-lo, segui-lo e obedecê-lo.
Sendo assim estamos imune de toda a injustiça e condenação eterna.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23.
Que Deus mantenha sobre nós sua infinita misericórdia. Amém!!                                                                      





Nenhum comentário:

Postar um comentário