Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 17/04/2012




Terça-feira, 17 de abril de 2012

“Como pequenos grãos de areia constroem grandes montanhas, pequenas gentilezas constroem um mundo melhor.” (Buda)




EVANGELHO DE HOJE
Jo 3,7b-15


Vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito. - Como pode ser isso? - perguntou Nicodemos.
Jesus respondeu: - O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não crêem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Lembro de uma propaganda que passava na televisão (faz tempo, nem me atrevo a lembrar quanto tempo faz… risos) onde Caetano Veloso narrava a insistência de um homem sobre uma bancada ou degrau de uma praça onde tentava convencer as pessoas sobre as coisas que aconteciam a seu redor que deveriam ser mudadas. Ao ver que ninguém o ouvia uma pessoa o indagou o porquê não desistia de mudar as pessoas… Ele respondeu que se ele desistisse era por que as pessoas conseguiram mudá-lo
É preciso continuar insistindo na mudança. Ser novo não só hoje, mas amanha também. Não podemos desistir de tornar esse mundo novo, repleto de pessoas novas.
 “(…) Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. (Romanos 12, 2)
No entanto, de forma especial hoje, falo para lideranças, condutores, coordenadores, pregadores da palavra de Deus: Tenho me empenhado a manter-me de pé, à frente, liderando sem desistir ou esmorecer mediante as criticas ou ao desânimo que assolam as pessoas de hoje?
É fato, só convenço daquilo que realmente acredito se vivo. Estou convencido da minha espiritualidade? Ela é só na igreja? “(…) O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não creem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu”?
Sei que por maior ou melhor que sejam os argumentos ou exemplos que possamos dar a alguém, sempre depararemos com uma parede chamada livre arbítrio. Sabemos também que o que chateia e desmotiva é a vontade que alguns tem de não ouvir e a outros de atrapalhar. O próprio Jesus deparou com os que não queriam ouvir no episódio da mulher que seria apedrejada. O silêncio e a sabedoria nas palavras ditas resolveram a situação. Somos convidados a buscar a sabedoria e ao silêncio e não a desistir.
Certa vez Jesus disse que os filhos desse mundo são tremendamente astutos. Somos convidados a ser ainda mais… Precisamos abusar de novas metodologias de trabalho, buscar o conhecimento de áreas como filosofia, pedagogia, psicologia, sociologia, serviço social, gestão de pessoas, gestão e mediação de conflitos, mas nunca abandonar o bom e velho rosário, pois somos “professores” e precisamos cultivar o exemplo.
É preciso entender que somente métodos racionais e intelectuais não surtem efeito contra pessoas que são “escoladas”. É como convencer um ativista radical de esquerda a apoiar a opinião e visão antagônica do seu opositor de direita. Quantas pessoas conhecemos em nossa comunidade que nunca sentaram numa carteira universitária, mas a vida os fez doutores?
Ser novo também é buscar por capacitação
Ser novo também consiste em ter vontade de aprender, ser uma esponja, não negar o conhecimento, pois quando me fecho a ouvir, me nego por tabela em aprender.
É importante frisar um segundo lado do conto do primeiro parágrafo: E SE AS PESSOAS ESTIVEREM CERTAS E NÓS ERRADOS? De cima de um pedestal de vaidades e orgulho não conseguiremos ver a verdade enquanto não descermos ou “baixarmos nossa bola”. Esse processo de se declarar superior chama-se arrogância.
Arrogantes não convencem. Prepotentes também não!
Ser novo às vezes é ser aluno do seu aluno. É ouvir os mais velhos e respeitar o talento dos mais novos; é treinar um sucessor; é não ficar perpetuando em um cargo ou coordenação; é abolir a idéia que “sem você nada acontece”. A esse tipo de irmão (ã) costumamos chamar de beatos. É PRECISO LEMBRAR QUE OS BEATOS AINDA NÃO SÃO SANTOS, pois ainda precisam de muito mais que palavras para assim se tornarem.
Sejamos novos… Do reboco à pintura, obra completa.
Um imenso abraço fraterno






VIDA SAUDÁVEL

Três minutos de exercício semanal ajudam a prevenir diabetes

Prevenir o quadro de diabetes pode ser mais simples do que se imagina, segundo indica uma nova pesquisa feita na University of Bath, na Inglaterra. De acordo com o estudo, apenas um minuto de exercícios, três vezes por semana, é suficiente para prevenir este tipo de doença. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Pequenos circuitos feitos na bicicleta podem ser suficientes para evitar diabetes do tipo 2, que ocorre quando o açúcar no sangue atinge altos níveis e o corpo não responde à função da insulina, geralmente ocasionado por um estilo de vida sedentário. Este quadro pode trazer diversas outras complicações de saúde, no coração, rins, olhos e membros.
O estudo convocou voluntários que praticaram, três vezes por semana, 20 segundos de bike. Depois de seis semanas, foi notada uma melhora de 28% na função da insulina.
Exercícios regulares podem ajudar a manter o nível de açúcar no sangue baixo, mas quem tem um estilo de vida muito agitado dificilmente consegue seguir a recomendação de praticar 30 minutos de exercícios cinco vezes por semana.
Niels Vollaard, que está à frente do estudo, explica que os músculos humanos armazenam açúcar, chamada de glicogênio, que é usada durante os exercícios. "Para repor isso depois dos exercícios, o músculo precisa buscar açúcar no sangue. Em pessoas inativas, os músculos sentem menos necessidade de fazer isso, o que pode levar à baixa sensibilidade à insulina, níveis elevados de açúcar no sangue e, eventualmente, diabetes do tipo 2", reforçou.
Ele disse ainda que já é comprovado que a atividade física pode melhorar a sensibilidade à insulina, mas a proposta agora é investigar se as sessões curtas de exercícios têm a mesma eficácia. Para chegar a estas conclusões, o estudo, publicado no European Journal of Applied Physiology, agora está está sendo ampliado com mais voluntários.






MOMENTO DE REFLEXÃO

Num belo dia de sol, Sr. Mário, um caminhoneiro muito trabalhador, chega em casa todo orgulhoso e chama sua mulher e filhos para ver o lindo caminhão que comprara depois de longos e árduos 20 anos de trabalho.
Era o primeiro caminhão que conseguira comprar depois de tantos anos de sufoco e estrada.

A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão.
No entanto, ao chegar à porta de sua casa para mostrar o caminhão à família, encontra seu filhinho caçula de 6 anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão.
Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo.
Sem nem ouvir a resposta, completamente fora de si, pega o martelo da mão da criança e faz o mesmo que o menino fazia, só que desta vez usa o martelo impiedosamente nas mãos do garoto, que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.
A mulher do caminhoneiro, corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer.
Chorando junto ao filho, consegue trazer o marido à realidade, e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados.
Passadas várias horas de cirurgia, o médico desconsolado e bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados. Porém, o menino era forte e resistira bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo no quarto.
Ao acordar, o menino ainda sonolento esboçou um sorriso e disse ao pai:
- Papai, me desculpe. Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo!
O pai, enternecido e profundamente arrependido, deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância. Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele e que a lataria do caminhão nem tinha estragado.
Então o garoto perguntou:
- Quer dizer que não está mais bravo comigo?
- É claro que não! - respondeu o pai.
Ao que o menino pergunta:
- Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?



Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos, e muitas vezes não podemos sarar a ferida que deixamos. Nesses momentos, tente parar e pensar em suas atitudes, a fim de evitar que os danos sejam irreversíveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário