Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 12/04/2012




Quinta-feira, 12 de abril de 2012

“Se você quer saber como um homem é, veja como ele trata seus inferiores, e não seus iguais."




EVANGELHO DE HOJE
Lc 24,35-48

Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: - Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: - Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles.
Depois disse: - Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.






MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Esse evangelho apresenta uma pedagogia extremamente confortante a todos que estão enfrentando momentos de dúvida em sua caminhada, seja ela no trabalho, em equipe ou em casa. Ele é auto-explicativo. Abramos nossos olhos aos versículos que grifei:
“(…) Por que vocês estão assustados”? (Uma constatação)
“(…) Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês”? ((Uma característica humana)
“(…) Toquem em mim e vocês vão crer”! (Uma ação e uma promessa)
(…) Uma constatação…
Como no evangelho de hoje, às vezes os problemas, bem como as respostas, são precedidos de sinais ou avisos, mas preocupados com a solução ou outras coisas, acabamos deixando passar por despercebido a solução que pairava “embaixo dos nossos narizes”.
A fase inicial à solução de um problema começa na constatação que ele existe e esta instalado. Lutamos para não usar óculos, remédios de controle de pressão ou diabetes, (…) Quantas vezes pessoas muito próximas a nós nos perguntaram do nada: “você esta diferente, esta mais nervoso (a)!?”, “fulano(a), porque você esta tão introspectivo?”, “por que esta tão agressivo (a) ou ríspido?”, “o que aconteceu, por que esta tão impaciente?”
Enxergar o problema, ou seja, constatá-lo, ajuda na solução. “(…) Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão”. Reparem que eles só o reconheceram mais tarde
(…) Uma característica humana…
QUANDO ÉRAMOS JOVENS não tínhamos a noção das limitações que nos acometeriam na senilidade; QUANDO ÉRAMOS SOLTEIROS não imaginávamos que não teríamos tanto tempo quando cassássemos; SAUDÁVEIS não imaginamos como agiríamos na fraqueza. Temos dificuldade de constatar a nova realidade que nos é apresentada e transformá-la em algo favorável, pois temos medo de reconhecer nossas fraquezas e limitações. Combatemos contra nós mesmos o tempo inteiro. “(…) Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês”?
Com o tempo perdemos parte da energia, da saúde, da memória, da disposição e do tempo, mas em compensação ganhamos prudência, maturidade, discernimento, astúcia, experiência de vida… Quem nunca se pegou dizendo “se eu fosse jovem hoje com a cabeça que tenho hoje”? Nos preocupamos com que perdemos mas não com que ganhamos. Ganhamos medos. “(…) Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: Que a paz esteja com vocês! Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma”.
(…) Uma ação e uma promessa…
Reconheça a nova situação. Dê passos antecipados eles. Minha avó sempre dizia em minha juventude que “guerra avisado não mata aleijado”, ou seja, os sinais das mudanças surgem, como sementes que rompem a casca, levarão, portanto certo tempo a alcançar um tamanho que seja visto. Quem imaginava que as máquinas de escrever seriam obsoletas? Quem imaginaria alguns anos atrás que as locadoras iriam acabar por causa da pirataria e da internet?
Viu que a empresa que trabalha não vai bem das pernas, por que não se antecipar e começar a procurar uma nova situação? O filho que anda estranho, com hábitos estranhos, por que esperar para ter uma conversa? Observe sob essa ótica essa mensagem profética de Jesus notem que ele já avisava dos acontecimentos e hoje os relembra: “(…) Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas…”.
Em todas as ocasiões, não se esqueça de se apegar a Deus. Ele caminha conosco e não tardará em reaparecer em meio às dúvidas.
Lembrei de uma situação em que José, filho de Jacó, foi levado à prisão. Ele já imaginava que isso poderia acontecer, mas não se preveniu. O fato e o lugar poderiam tê-lo levado a morte, mas a sabedoria, que emanava de Deus, o fez amigo do carcereiro, que foi aquele que propiciou que este chegasse ao faraó, interpretasse seus sonhos, o retirasse do cativeiro e voltasse pra casa. Um novo lugar, adaptação a realidade e a transformação dela em algo melhor.
“(…) e lançou José na prisão, onde se encontravam detidos os prisioneiros do rei. E José foi encarcerado O Senhor estava com ele. Mostrou-lhe sua bondade e fez que ele conquistasse a simpatia do chefe da prisão.. Este confiou a José todos o presos que ali se encontravam, e nada se fazia sem sua ordem. O chefe da prisão não fiscalizava nada do que fazia José, porque o Senhor estava com ele e fazia-lhe prosperar tudo o que empreendia “. (Gênesis 39, 20-23)
Não tenha medo das mudanças! Deus estará contigo!
Um imenso abraço fraterno.








MEIO AMBIENTE

Reino Unido teme restrições de água durante as Olimpíadas
Da Agência Efe

Milhões de britânicos foram convocados nesta terça-feira a diminuir seu tempo embaixo de chuveiro para quatro minutos diante do temor que uma das piores secas no Reino Unido nas três últimas décadas cause restrições de água em Londres durante as Olimpíadas.
As chuvas no vale do Tâmisa e na capital britânica se situaram abaixo da média em 18 dos últimos 23 meses, o que levou o Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânica a declarar oficialmente nesta semana a situação de seca em grande parte do sudeste da Inglaterra.
As companhias de água da região insistem que para evitar cortes nos próximos meses é indispensável que a população tome medidas como fechar a torneira ao escovar os dentes, consertar possíveis vazamentos nos encanamentos de suas casas e aproveitar a capacidade de suas lavadoras o máximo possível para não esbanjar recursos.
Calcula-se que cada britânico utiliza 150 litros de água por dia, mas o Governo estima que esse número poderia ser cortado em 20 litros com a colaboração dos cidadãos.
Reduzir em um minuto o tempo da ducha, ressalta o Ministério, pode representar uma economia de até nove litros de água.
Além dos esforços por parte da população e das empresas, os britânicos confiam que a tradicional meteorologia chuvosa do Reino Unido termine resolvendo a situação.

“Cruzemos os dedos para que nas próximas semanas soframos um tempo cinza, úmido e miserável”, ironizava hoje o jornal “Daily Mail”.
Este é o segundo inverno no qual as reservas de água do sudeste da Inglaterra estão especialmente baixas, e teme-se que a seca possa estender-se ao resto do país em poucas semanas.
Uma das preocupações principais das autoridades é a possibilidade que Londres sofra restrições de água durante a realização dos Jogos Olímpicos, no próximo mês agosto, quando centenas de milhares de visitantes que chegarão à capital britânica aumentarão drasticamente as necessidades de água em uma cidade de oito milhões de pessoas.
O nível de muitos rios ingleses está abaixo do registrado em 1976, quando uma das piores secas da história do país acabou com parte da vida selvagem da região, avivou os incêndios durante os meses de calor e fez subir o preço dos alimentos.





MOMENTO DE REFLEXÃO


Conta-se que uma senhora, cujo trabalho exigia leitura constante, começou a ter dificuldades com os seus olhos, por isso foi consultar um especialista.
Depois de um exame, o profissional lhe disse: "seus olhos    estão somente cansados; você precisa descansa-los."
Ela replicou: "mas isso é impossível, por causa do tipo de trabalho que eu faço".
Depois de alguns momentos, o médico respondeu: "tem janelas em seu local de trabalho?"
"Oh, sim," respondeu ela com entusiasmo.
"Das janelas da frente pode-se ver os picos de montanhas distantes, e das janelas dos fundos pode-se contemplar um belo e produtivo pomar."
O médico respondeu: "é exatamente isto o que você precisa".
Quando sentir seus olhos cansados, olhe para as suas montanhas por uns dez minutos - por vinte minutos seria melhor.
"Olhar para longe vai descansar os seus olhos!"
Esse fato singelo pode nos trazer valiosos ensinamentos.
Se é verdade que no âmbito físico podemos descansar os olhos, olhando para longe, também pode ser verdadeiro para as questões espirituais.
Os olhos da alma muitas vezes estão cansados e fracos de tanto focalizar problemas e dificuldades.
Nesse momento, olhar à distância e para o alto, vai ajudar você a restaurar sua perspectiva espiritual.
Às vezes você sente a sobrecarga das dificuldades da vida. No entanto, se voltar os olhos para Deus, poderá visualizar seus problemas na devida proporção e renovar suas forças e o seu bom ânimo.
Vamos, levante os seus olhos!
Quando as imagens dos problemas começarem a ameaçar a sua disposição para a luta, eleve o olhar e busque paisagens distantes.
Quando você vislumbra os obstáculos de um ponto de vista elevado, eles parecem menos ameaçadores e facilmente conseguirá supera-los.
Mas se os observa de um ponto inferior, eles assumem proporções gigantescas e paralisam a sua vontade de vencer.
Vamos lá... desvie, por alguns minutos, seu olhar.
Olhe para a gigantesca força que habita o infinito azul, a quem chamamos Deus.
Pode ter certeza de que o socorro virá. Uma onda de tranqüilidade lhe invadirá a alma e aplacará os seus olhos cansados.
E essa onda de harmonia facilitará a solução dos problemas.
Sua alma se aquietará e as dificuldades farão silêncio.
E nesse silêncio você ouvirá as respostas que o seu olhar cansado buscou no infinito.
Pense nisso, e quando os olhos da alma estiverem cansados, eleve o olhar ao Senhor da Vida e Nele encontrará o alívio que busca.
Quando os dias frios e cinzentos do inverno cobrirem o seu olhar com as brumas escuras da tristeza, abra as cortinas do horizonte e contemple a primavera invencível, que logo recobrirá com tapetes perfumados os campos crestados pela invernia.
Quando as dores da alma ameaçarem a sua esperança, rasgue as cortinas do tempo e mire a face sorridente da eternidade a lhe dizer, como quem sabe a verdade: esse dia de sombras também passará.






Nenhum comentário:

Postar um comentário