Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 06/04/2012




Sexta-feira, 06 de abril de 2012

“Coragem não é ausência de medo, mas a capacidade de reagir a ele.”



EVANGELHO DE HOJE
Jo 18,1-19,42


Depois de fazer essa oração, Jesus saiu com os discípulos e foi para o outro lado do riacho de Cedrom. Havia ali um jardim, onde Jesus entrou com eles. Judas, o traidor, conhecia aquele lugar porque Jesus tinha se reunido muitas vezes ali com os discípulos. Então Judas foi ao jardim com um grupo de soldados e alguns guardas do Templo mandados pelos chefes dos sacerdotes e pelos fariseus. Eles estavam armados e levavam lanternas e tochas. Jesus sabia de tudo o que lhe ia acontecer. Por isso caminhou na direção deles e perguntou: - Quem é que vocês estão procurando? - Jesus de Nazaré! - responderam.
- Sou eu! - disse Jesus.
Judas, o traidor, estava com eles. Quando Jesus disse: "Sou eu", eles recuaram e caíram no chão. Jesus perguntou outra vez: - Quem é que vocês estão procurando?
- Jesus de Nazaré! - tornaram a responder.
Jesus disse:
- Já afirmei que sou eu. Se é a mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora!
Jesus disse isso para que se cumprisse o que ele tinha dito antes: "Pai, de todos aqueles que me deste, nenhum se perdeu." Aí Simão Pedro tirou a espada, atacou um empregado do Grande Sacerdote e cortou a orelha direita dele. O nome do empregado era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: - Guarde a sua espada! Por acaso você pensa que eu não vou beber o cálice de sofrimento que o Pai me deu?
Em seguida os soldados, o comandante e os guardas do Templo prenderam Jesus e o amarraram. Então o levaram primeiro até a casa de Anás. Anás era o sogro de Caifás, que naquele ano era o Grande Sacerdote. Caifás era quem tinha dito aos líderes judeus que era melhor para eles que morresse apenas um homem pelo povo.
Simão Pedro foi seguindo Jesus, junto com outro discípulo. Esse discípulo era conhecido do Grande Sacerdote e por isso conseguiu entrar no pátio da casa dele junto com Jesus. Mas Pedro ficou do lado de fora, perto da porta. O outro discípulo, que era conhecido do Grande Sacerdote, saiu e falou com a empregada que tomava conta da porta. Então ela deixou Pedro entrar e lhe perguntou: - Você não é um dos seguidores daquele homem?
- Eu, não! - respondeu ele.
Por causa do frio, os empregados e os guardas tinham feito uma fogueira e estavam se aquecendo de pé, em volta dela. Pedro estava de pé, no meio deles, aquecendo-se também.




MEDITANDO O EVANGELHO
Humberto Selau Inácio

HOJE JESUS MORRE POR VOCÊ!
Você já parou pra pensar o que faria se soubesse que sua mãe, esposa, marido ou alguém que você diz amar, tivesse apenas mais algumas horas de vida? Como você viveria esses últimos momentos?
"Ah, eu não sairia de perto nem por um segundo!", talvez fosse sua resposta. Isso é importante, mas no fundo reflete uma sensação de dever não cumprido, de tarefa mal feita, pois você viveu bons anos ao lado daquela pessoa e pelo "fuzuê" do dia-a-dia, acabou não convivendo (vivendo com) tal pessoa! Se você, ultimamente, não tem estado muito com Jesus, o Pai lhe dá mais uma chance: nesta semana a Igreja nos convida, através da liturgia, a passarmos mais tempo com Jesus, convivendo mais com Ele. Por isso temos tantas celebrações.
Ontem, depois da ceia, Jesus com seus apóstolos segue para o Jardim das Oliveiras e convida Pedro, Tiago e João para vigiarem e orarem com Ele. Ao chegarmos à igreja hoje, notaremos, entre outras coisas, o sacrário vazio, o altar descoberto e não haverá celebração da missa. Por quê? Porque hoje refletiremos os últimos momentos de Jesus antes de sua morte e poderemos experimentar na pele sua ausência. O "vazio" na igreja quer simbolizar o vazio de uma vida sem Jesus, vida sem sentido.
Hoje Jesus morre por você! Morre por amor a você! E sabe onde? Na cruz? Claro que não! Jesus morre no Monte das Oliveiras assim que decide, no mais profundo de seu íntimo, fazer a vontade do Pai e não a sua própria. Enquanto ser humano, a vontade dEle está baseada no instinto de sobrevivência, que nada mais é do que o apelo egoísta da nossa natureza pela manutenção da vida. Jesus verdadeiramente morre por amor porque renuncia ao egoísmo de zelar pela própria vida, cedendo-a em nosso favor. 
Pense, num minuto, nas pessoas que você diz amar. Agora pergunte-se: por quais dessas pessoas eu teria a coragem de morrer se preciso fosse? Seja sincero consigo mesmo e não se envergonhe se não sobrarem muitas pessoas. ELE TEVE CORAGEM DE MORRER POR VOCÊ! Espelhe-se nÊle! Ele sabe o que você sente porque já passou por isso! Peça-lhe essa graça hoje: SENHOR, FAZ-ME MORRER PARA O MEU EGOÍSMO E ME RESSUSCITE PARA O AMOR! Se assim viveres, serás feliz!
Atenciosamente,


humberto@ciser.com.br





MOMENTO DE REFLEXÃO


Às vezes penso como seria Judas. Qual a sua aparência, como agia, quem eram seus amigos?
Acho que pintei na minha mente um retrato dele. Sempre o imaginei como um homem magro, de olhos redondos e negros, astucioso, vil; com barba pontuda e tudo. A minha ideia mostrava-o distanciado dos outros apóstolos. Sem amigos. Remoto. Ele era sem dúvida desonesto e traiçoeiro. Provavelmente produto deum lar destruído. Um delinquente juvenil na adolescência.
Interrogo-me, porém, se isso é mesmo verdade. Não temos qualquer evidência (salvo o silêncio de Judas), sugerindo o seu isolamento. Há pouca razão para crer que fosse desonesto. De facto, ele cuidava da tesouraria. Ninguém poria um ladrão para tomar conta do dinheiro. Na última ceia, quando Jesus disse que o seu traidor estava sentado à mesa, não vemos os apóstolos voltarem-se imediatamente para Judas como o culpado lógico.
Penso que julgamos Judas erroneamente. Ele talvez fosse o oposto disso tudo. Em lugar de astucioso e magro, quem sabe se era robusto e jovial? Em vez de calado e introvertido, pode ser que tivesse sido  falante e bem-intencionado. Não sei.
Mas, apesar de tudo o que não sabemos sobre Judas, de uma coisa temos a certeza: ele não tinha um relacionamento com o Mestre.
Ele viu Jesus, mas não O conheceu. Ele ouviu Jesus, mas não compreendeu. Tinha religião, mas não comunhão.
Ao rodear a mesa no cenáculo, Satanás procurava um tipo especial de homem para trair o Senhor. Precisava de um homem que tivesse visto Jesus, mas não O conhecesse. De alguém que soubesse dos atos de Jesus, mas não atentasse para a Sua missão. Judas era esse homem. Ele  conhecia o império, mas jamais conheceu o Homem.
Aprendemos esta lição eterna do traidor:
As melhores armas de destruição de Satanás não estão fora, mas dentro da igreja. Nenhuma igreja morrerá por causa da imoralidade em Hollywood. Mas morrerá corroída por dentro, por aqueles que usam o nome de Jesus, mas nunca O conheceram.
Judas usava o manto da religião, mas jamais conheceu o coração de Cristo.
Façamos disso o nosso objetivo: conhecê-Lo… profundamente.


Max Lucado






Nenhum comentário:

Postar um comentário