Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 16/04/2012




Segunda-feira, 16 de abril de 2012


“Três coisas não podem permanecer ocultas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.” (Buda)





EVANGELHO DE HOJE
Jo 3,1-8


Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
- Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
Jesus respondeu:
- Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
Nicodemos perguntou:
- Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
Jesus disse:
- Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.





MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
Este Evangelho narra o começo da conversa de Jesus com Nicodemos. Ele foi ter com Jesus à noite, atitude própria de quem tem uma fé fraca e imperfeita e por isso não quer se comprometer nem que sua fé se torne pública.
Ele começou dizendo: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes”. Sinais são os milagres e todas as atitudes de Jesus que superam o natural. Nicodemos conhecia esses sinais, sabia que Jesus veio de Deus, mas nem por isso decidiu ser discípulo de Jesus.
Jesus explica-lhe com paciência: “Se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Em outras palavras, para ver o Reino de Deus, a pessoa precisa mudar radicalmente a sua vida. Precisa ter uma fé tão forte que a leve a mudar o eixo de sua vida, transformar-se em todas as dimensões: pensar, agir, valores, direcionamento da vida, afetos, mentalidade, relacionamentos... Em outras palavras, precisa nascer de novo. Isso acontece em nós no nosso batismo. Por isso que o padre, após batizar a criança, diz: “N., nasceste de novo e te revestiste de Cristo”. Só mais tarde, com a ajuda dos pais e da Comunidade, a criança vai entender o que aconteceu com ela no batismo.
A pessoa batizada não é mais da terra, mas “do alto”, é de Deus. É o que fala o evangelista João: “Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1,13).
Pelo batismo somos incorporados em Cristo e feitos um com ele, tanto na sua vida como na sua morte. Aqui está o sentido da vida do cristão; ela não se explica em si mesma, mas em relação a Cristo.
Como o vento que sopra onde quer, assim é todo aquele que nasceu do Espírito. Se os meteorologistas quisessem dominar o vento, seria muito difícil. Mais difícil ainda é dominar o Espírito Santo. Para o Espírito não há obstáculos.
Mas se estiver atentos aos sinais da presença do Espírito, podemos ouvir a sua voz. Ele nos guiará para onde ele quer, não para onde nós queremos. E o sinal de que nascemos “do alto” segundo o Espírito é vivermos a Palavra de Deus, como fizeram os Apóstolos.
Crer na ressurreição de Cristo é saber que ele está vivo junto conosco e experimentá-lo agindo conosco, no nosso esforço de viver a vida nova.
Certa vez, em um mosteiro, o mestre chamou um noviço e lhe disse: “Por favor, vá ao córrego e traga água nesta peneira”. E entregou uma peneira toda empoeirada para ele. Credo! Pensou o moço – trazer água numa peneira? Mas obedeceu. Foi ao córrego, afundou a peneira na água, depois levantou e a trouxe toda vazia, claro. Chegou à frente do mestre e lhe disse: “Sr. Padre, não consegui trazer a água. Vazou toda nos buraquinhos da peneira”.
“Volte – disse o mestre – e tente de novo.” Pronto – pensou o jovem – repetir esse absurdo? Mas vou. Mandou, está mandado. Foi ao córrego, afundou novamente a peneira na água e a levou vazia ao mestre. Este disse: “Por favor, vá de novo ao córrego e traga água nesta peneira”. Vou passar o dia todo fazendo esse absurdo? Pensou o rapaz. Mas vamos ver onde vai acabar isso. Foi e repetir o mesmo gesto.
Na volta, inclinou-se novamente diante do mestre, como é costume nos mosteiros, e repetiu a mesma frase de sempre: “Sr. padre, não consegui trazer a água; vazou toda quando levantei a peneira”.
Então o mestre disse: “Você não trouxe água, mas lavou a peneira”.
“O vento sopra onde quer.” Muitas vezes nós obedecemos a Deus, sem saber o sentido do gesto. Mas a nossa fé nos ensina que tudo o que manda é bom. Se não entendemos agora, compreenderemos mais tarde.
Que diferença entre a fé que tinha Nicodemos e a de Maria Santíssima! Ela uma simples escrava do Senhor, não duvidava de nenhuma de suas palavras. Que ela interceda por nós a fim de que, neste tempo pascal, possamos nascer de novo com Cristo ressuscitado.
Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.






MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Max Gehringer responde


Estou pensando em mudar totalmente de rumo profissional...
Você não revelou sua idade, mas há uma boa probabilidade de que você tenha entre 35 e 45 anos. É nesse estágio da carreira que muitos profissionais são acometidos pela febre da mudança radical. Eles olham para trás e começam a ficar com aquela impressão de que deveriam ter escolhido outro caminho.
Logo, por que não arriscar uma mudança agora, já que ainda há muito chão pela frente? Esse questionamento é válido. Diariamente, recebo mensagens de empregados pensando em abrir seu próprio negócio e de microempresários pensando em se bandear para uma empresa. Mudanças radicais de rumo podem funcionar, desde que sejam feitas de modo racional, e não emocional. Por isso, quatro erros precisam ser evitados. O primeiro: não mude só porque você não gosta de sua empresa ou de seu chefe. Segundo: não mude só porque você conhece alguma pessoa que parece feliz fazendo o que você está pensando em fazer. Terceiro: não mude sem entender muito bem as exigências da nova carreira. E o quarto: não jogue fora o que você já conseguiu. Pense na mudança como um projeto progressivo, e não imediato. Prepare-se para a mudança fazendo cursos especializados e estabelecendo contatos com pessoas da área, que poderão aconselhá-lo e lhe mostrar os riscos e os benefícios da mudança. Sempre há tempo para mudar e recuperar o tempo perdido. Mas mudar sem um planejamento adequado pode resultar em mais perda de tempo, num momento da carreira em que não há mais tanto tempo para perder.


Pedi para ser dispensado, mas meu chefe me disse que, se eu quiser sair, devo pedir demissão. Isso é justo?
Justíssimo. Para proteger os empregados contra arbitrariedades, a lei trabalhista impõe uma multa à empresa que demite um empregado sem justa causa. Logo, não faz sentido uma empresa demitir um empregado que ela teria interesse em manter. Então, a alternativa seria fazer corpo mole para forçar a demissão? Há quem use esse artifício. Porém, da mesma forma que a empresa tem a obrigação de ser ética em tudo o que faz, o empregado também tem. A ética profissional não é algo que se molda conforme a conveniência de momento. Mas a empresa não poderia ser mais compreensiva? Poderia. Algumas até são bem boazinhas. Mas são bem poucas. Pedir para sair não custa, mas, de modo geral, empresas são mais boazinhas com quem deseja ficar.


Estou deixando a empresa e quero escrever uma mensagem de despedida para meus colegas...
Ao escrever uma mensagem exatamente igual para todos os colegas, você estaria dizendo para aqueles que de fato apreciam você, como pessoa e como profissional, que você os considera iguais ao resto. Em vez disso, converse pessoalmente com aquela meia dúzia de colegas com os quais valerá a pena manter contato permanente. Alguns porque fizeram por merecer sua gratidão. E outros porque poderão ser importantes para seu futuro profissional.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Pressentindo que seu país em breve iria mergulhar numa guerra civil, o sultão chamou um dos seus melhores videntes, e perguntou- lhe quanto tempo ainda lhe restava viver.
- Meu adorado mestre, o senhor viverá o bastante para ver todos os seus filhos mortos.
Num acesso de fúria, o sultão mandou imediatamente enforcar aquele que proferira palavras tão aterradoras.
Então, a guerra civil era realmente uma ameaça!
Desesperado, chamou um segundo vidente.
- Quanto tempo viverei? - perguntou, procurando saber se ainda seria capaz de controlar uma situação potencialmente explosiva.
- Senhor, Deus lhe concedeu uma vida tão longa, que ultrapassará a geração dos seus filhos, e chegará a geração dos seus netos.
Agradecido, o sultão mandou recompensa-lo com ouro e prata.
Ao sair do palácio, um conselheiro comentou com o vidente:
- Você disse a mesma coisa que o adivinho anterior. Entretanto, o primeiro foi executado, e você recebeu recompensas. Por que?
- Porque o segredo não está no que você diz, mas na maneira como diz.
Sempre que precisar disparar a flecha da verdade, não esqueça de antes molhar sua ponta num vaso de mel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário