Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 13/04/2012




Sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Procuras a satisfação de veres morrer os teus vícios antes de ti." (Sêneca)





EVANGELHO DE HOJE
Jo 21,1-14


Depois disso, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos, na beira do lago da Galiléia. Foi assim que aconteceu:
Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado "o Gêmeo"; Natanael, que era de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos. Simão Pedro disse aos outros: - Eu vou pescar.
- Nós também vamos pescar com você! - disseram eles. Então foram todos e subiram no barco, mas naquela noite não pescaram nada. De manhã, quando começava a clarear, Jesus estava na praia. Porém eles não sabiam que era ele. Então Jesus perguntou:
- Moços, vocês pescaram alguma coisa?
- Nada! - responderam eles.
- Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe! - disse Jesus. Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela. Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro:- É o Senhor Jesus! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água. Os outros discípulos foram no barco, puxando a rede com os peixes, pois estavam somente a uns cem metros da praia. Quando saíram do barco, viram ali uma pequena fogueira, com alguns peixes em cima das brasas. E também havia pão. Então Jesus disse: - Tragam alguns desses peixes que vocês acabaram de pescar.
Aí Simão Pedro subiu no barco e arrastou a rede para a terra. Ela estava cheia, com cento e cinqüenta e três peixes grandes, e mesmo assim não se rebentou. Jesus disse: - Venham comer! Nenhum deles tinha coragem de perguntar quem ele era, pois sabiam que era o Senhor. Então Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com os peixes. Foi esta a terceira vez que Jesus, depois de ter sido ressuscitado, apareceu aos seus discípulos.




MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade

Bom dia!
Talvez em vida Jesus não causasse tanto “alvoroço” no dia-a-dia dos apóstolos como depois que ressuscitou. Suas palavras, seus gestos, seus milagres cativavam durante três anos até mesmo os mais duros e sisudos como Pedro, mas cada aparição que acontecia após o sepulcro eram celebradas e vivenciadas com mais energia e amor.
Vamos analisar alguns fatos interessantes:
1)    Pedro lança-se na água. “(…) Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água”.
Não foi a primeira vez que esse apóstolo se lançou na água. Relembremos o dia que os discípulos, ao atravessarem o mar da Galiléia, foram surpreendidos pela tempestade e seus ventos e viram Jesus andar sobre as águas e Pedro também o quis fazer. Da primeira vez queria talvez ver acontecer o milagre em si próprio, talvez uma auto-afirmação que tudo que estava vivendo era real, palpável, (…). Desta vez, não importa mais o milagre e sim a presença. Após perdê-lo, o que ele mais queria era ficar perto.
Nós deveríamos ser mais assim: Não presos ao milagre e sim a presença Dele.
2)    Jesus já esta com a fogueira acesa e assando os peixes: “(…) Quando saíram do barco, viram ali uma pequena fogueira, com alguns peixes em cima das brasas”.
Ao saltar na água, apenas a procura da presença de Jesus, Pedro esquece do que esta fazendo. Ele não se importa com que esta no barco, apenas se veste. Zelota e muito respeitoso, não gostaria de estar na presença do seu senhor sem sentir-se apresentável. Dessa vez não pediu para andar sobre os poucos cem metros que o separavam da margem e de seu senhor.
Na caminhada também deveríamos enxergar assim: Na presença de Jesus apenas se preocupar em estar apresentável, ou seja, com o coração livre, sem pensar no que deixou ou no que acontece.
Uma pergunta: Onde estamos na hora da missa?
Parece redundante a pergunta, mas não é! Quantos de nós às vezes esta com o corpo sentado no banco da igreja, mas a cabeça esta longe, preocupado com o dia de amanhã, com as contas a serem pagas? É preciso acreditar que ao se lançar no mar da fé despreocupado encontraremos Jesus já antecipando o banquete.
Quantas vezes um problema rondou nossos pensamentos, mas a fé foi tão superior a vontade de ver o milagre, que sem mesmo perceber, tudo já caminhava para a resolução?
 “(…) E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus. Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano”. (Romanos 8, 27-28)
Na próxima vez que for rezar, pule no mar da fé sem reservas! E quanto ao próximo encontro, aguarde-o com muita alegria.
Um imenso abraço fraterno.






DICAS DE SAÚDE
Ressaltamos que as Dicas de Saúde enviadas por este Diário, não equivalem a uma receita médica; são apenas "dicas".  Os exames preventivos são sempre indispensáveis! Para mais informações consulte o seu médico.


Conjuntivite: é preciso estar alerta
Da Agência Efe


“Durante o inverno, bastou fazer um pouco de sol e as pessoas já pensam em aproveitar o fim de semana na praia ou nas piscinas de clubes e condomínios. Mas, piscinas não-tratadas, com excesso de cloro, sujeira, ou mesmo lotadas, oferecem grande risco de contaminação. Da mesma forma, praias consideradas impróprias para banho não oferecem a mínima segurança à saúde em geral, menos ainda para os olhos”, diz o oftalmologista Renato Neves. Segundo o especialista, quando não tratada corretamente, a conjuntivite pode favorecer o surgimento de doenças degenerativas da retina, catarata e queimaduras da córnea. “É preciso esclarecer a população sobre os cuidados necessários para prevenir e tratar a conjuntivite. Existem cinco tipos mais comuns da doença: a conjuntivite viral, a bacteriana, a alérgica, a tóxica e a química. As principais medidas para prevenir a doença são:
 - A pessoa contaminada deve se afastar por, no mínimo, uma semana do convívio social, evitando freqüentar piscinas e saunas de clubes e hotéis; - Pessoas saudáveis devem evitar ambientes fechados, quentes e úmidos, onde o vírus é transmitido mais facilmente; - Em casa ou no trabalho, é importante limpar com álcool os objetos de uso comum; - Toalhas de rosto e fronhas devem ser trocadas diariamente; o paciente deve fazer uso exclusivo desse tipo de material; - Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia também é medida obrigatória; - Evitar a automedicação. Alguns colírios à base de cortisona podem agravar ainda mais o quadro caso não sejam prescritos por um médico; - Visitar um oftalmologista assim que começar a sentir que a vista está embaçando, lacrimejando ou ficando avermelhada.

Renato Neves, médico oftalmologista e diretor da Eye Care Oftalmologia – SP






MOMENTO DE REFLEXÃO


Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.
O que se busca, hoje, é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.
A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo, está fadada a desaparecer neste início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos. Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher. Ela abandona suas características, para se amalgamar ao projeto masculino. A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de saber fazer o que eu não sei. Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante. Uma idéia prática de sobrevivência – e pouco romântica, por sinal.
A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente.
Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras. O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.
O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo. O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral. A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa à aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade.
Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva. A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem. Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.
Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto. Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal.
Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro. Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.
O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém: algumas vezes, você tem de aprender a perdoar a si mesmo…

Flávio Gikovate

Fonte: http://www.flaviogikovate.com.br/site/Acervoartigos/101.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário