Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 01/01/2017

Domingo, 01 de janeiro de 2017


"Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se "Oportunidade" e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo." (Edith Lovejoy Pierce)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,16-21

 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto.
E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.
Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.

  
Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.



 


MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


A nossa vida é marcada por começos e recomeços... A cada novo dia, a cada amanhecer, nos é dado um tempo para desenvolvermos nossos trabalhos, estudos, lazer, afazeres domésticos, enfim, qualquer coisa que quisermos. Para muitas pessoas, cada novo dia é uma grande oportunidade para desenvolver grandes tarefas, ter grandes aprendizados, fazer novas amizades (ou aproveitar das antigas)... Para outras pessoas, cada amanhecer é apenas mais um amanhecer, dentre tantos outros que já passaram e outros que ainda virão... Para algumas pessoas, o início da semana é que marca o recomeço de uma nova etapa, para outras é o início do mês, e ainda para outras, é o início do ano... E é aí que eu gostaria de parar um pouco para refletir: onde está o meu ponto de recomeço? A cada novo dia? A cada nova semana? A cada novo mês? A cada novo ano? Ou eu não estou recomeçando, e estou vivendo minha vida de qualquer jeito, sem nenhum objetivo?
Por mais óbvio que possa parecer, eu preciso ter metas para o ano, o mês, a semana e para cada dia. Para intervalos de tempo maiores: objetivos maiores. Ou seja, para o ano: preparar-se para um novo curso/concurso, juntar dinheiro para uma viagem de férias no final do ano, escrever um livro... Para o mês, metas menores, como por exemplo: concluir um dos assuntos do estudo, ou dos capítulos do livro. Para a semana, metas ainda menores. E para cada dia então... Ah, para cada dia, a meta deve ser a mais simples, mas que nunca deve deixar de existir. Nem que seja com relação a algo que a não fazer, como fazem os ex-dependentes químicos, que comemoram cada dia que conseguem não consumir drogas... Ou os da geração PHN, que ficou conhecida em todo o mundo pela Canção Nova: Por Hoje Não vou mais pecar!
No primeiro dia desse ano, a mensagem é de Paz, e a escolhida para ser a representante é a Rainha da Paz: Maria, Mãe de Jesus. E no Evangelho de hoje ela aparece como aquela que escuta as maravilhas que os pastores vieram contar, guarda no seu coração, e veio refletindo ao longo da vida. Maria é um belo exemplo de pessoa que teve uma grande meta na vida: ser serva de Deus. Mas isso é muito vago, vejamos algo mais concreto... 
Maria teve a missão de ser mãe de Jesus. Ah, melhorou, mas isso é uma missão que leva vários anos... Sim, mas a cada ano, a cada mês, a cada semana, a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a meta era diferente, e para cada intervalo de tempo menor, as metas eram mais simples e objetivas, mas sempre visando alcançar um objetivo maior: servir a Deus.
E nós? Estamos somente sobrevivendo neste mundo, ou estamos fazendo a nossa passagem por esta vida valer a pena?
Que Deus abençoe este ano que se inicia, nos proporcione abundância de desafios, e nos mande o Espírito Santo para nos dar a sabedoria necessária para superar todas as dificuldades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário