Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 17/01/2017


Terça-feira, 17 de janeiro de 2017


“Toda sabedoria consiste em desconfiar dos nossos sentidos  e das nossas paixões.” (Giuseppe Parini)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 19,16-26


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?"
17 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
18 "Quais?", perguntou ele.
Jesus respondeu: " 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
19 honra teu pai e tua mãe' e 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'".
20 Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?"
21 Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me".
22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
23 Então Jesus disse aos discípulos: "Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
24 E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo?"
26 Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade



Bom dia!
Qual seria a maior “decepção” do jovem rico após a conversa com Jesus? Será que alguém que seguia os mandamentos desde criança teria realmente dificuldade em vender tudo e seguir Jesus? Será que conseguimos imaginar que de repente o problema não era o quanto de riquezas possuia?
Mateus tinha uma percepção diferente de Lucas, pois pertenceu a uma classe mais rica e influente. É justamente Mateus, o apóstolo que narra a parábola do tesouro encontrado, que provavelmente essa parábola mais chamou atenção por ser aquilo que viveu na pele: Um rico que encontrou o tesouro e vendeu tudo para segui-lo.
O evangelista dessa vez empenha-se em narrar um rapaz, que como ele, encontra O tesouro, no entanto tem uma postura bem diferente do autor desse evangelho. “(…) Quando o moço ouviu isso, foi embora triste”.
Na verdade, aos meus olhos, o problema não era o dinheiro e sim o apego a ele. De fato existem outros apegos que nos fazem voltar a trás e também desistir do tesouro.
“(…) Deus nos ama com amor eterno e, por isso, quer relacionar-se conosco. A partir disso, devemos perceber qual é o verdadeiro sentido da religião. O que caracteriza o verdadeiro cristão não é a mera observância dos mandamentos, mas a busca da perfeição que está no seguimento de Jesus, portanto no relacionamento com ele. Porém, existem valores deste mundo que se tornam obstáculo para este relacionamento, como é o caso dos bens materiais, que impediram o jovem de buscar livremente a vida eterna e a perfeição, através da caridade e do seguimento de Jesus, embora observasse todos os mandamentos”. (reflexão segundo a CNBB)
Alguns se apegam a elogios, “tapinhas nas costas”, reconhecimento; outros a posições de destaque, cargos, chefias; outros, porém, a coisas que de fato não possuem valor algum. Quanta gente aproveita esse ensejo político para lograr êxito através de “favores” nada legais e muitas vezes imorais, tentando “arrebanhar” gente, mas no dia-a-dia cristão não tem a mesma dedicação?
Não se engane! Deus conhece bem esses frutos!
“(…) Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos”. (Mateus 7, 16-18)
Sim, é deprimente o que fazemos para ascender de status: Mentimos, dissimulamos, omitimos, “puxamos o tapete”, fofocamos, difamamos… Nosso crescimento depende muito da nossa vontade de romper com a imaturidade e com os apelos da autoafirmação. Aparecer a qualquer custo muitas vezes revela a pessoa pequena que queremos esconder.
“(…) Seguir Jesus implica renunciar ao mal, ao egoísmo e escolher o bem, a verdade, a justiça, mesmo quando isso requer sacrifício e renúncia aos próprios interesses. E isto sim, divide; sabemos disso, divide mesmo os laços mais estreitos. Mas atenção: não é Jesus que divide! Ele coloca o critério: viver para si mesmo ou viver para Deus e para os outros, ser servido ou servir, obedecer a si mesmo ou obedecer a Deus…”. (trecho do ângelus de domingo – papa Francisco)
A parábola do jovem rico é muito atual, pois ela esta batendo em nossa porta todos os dias. Imagine-se hoje você tendo essa conversa… Cabe a nós uma reflexão individual e mais profunda dessa conversa com Jesus. Perceba que:
Somente voltará triste quem esta vivendo isso (apego, vaidade, ostentação) e não tem força para se desapegar ou;
Não ouvirá, torcerá a boca, fechará os ouvidos e tentará calar a voz do profeta todo aquele que a mentira virou a verdade que conta para as pessoas, mas quanto a esse último fato, creio profundamente que as pedras gritarão ou;
Haverá uma mudança interior se for permitido.
“(…) Do meio da multidão, alguns dos fariseus interpelaram Jesus: ‘Mestre, repreende teus discípulos’! Ele, porém, respondeu: ‘Eu vos digo: se eles se calarem, as pedras gritarão’”. (Lucas 19, 39-40)
Um imenso abraço fraterno.








COMPORTAMENTO


Seu Filho Seguirá Seu Exemplo, Não Seu Conselho
Por Portal Raízes



O papel dos pais é um dos mais complicados que vamos aprender ao longo da vida, posto que ter um filho implica, entre muitas outras coisas, uma felicidade extrema e um esforço constante para sua educação e seu crescimento como pessoa. Como pai ou mãe sua figura será provavelmente o maior exemplo, o maior ponto de referência, que seu filho irá ter na vida.

A maioria das crianças ouvem o que dizem a elas, algumas inclusive fazem o que é dito, mas todas as crianças fazem o que os adultos fazem.
De fato você aprende que, conforme cresce, seu filho escolherá, conscientemente ou não, imitar suas condutas, e isso poderá até mesmo fazê-lo consciente de alguns comportamentos que não sabia que tinha mas que, em algum momento, são refletidos pelas crianças. Ser pai é ser exemplo até que seu filho possa ter consciência suficiente para moldar seus próprios padrões de vida.

Os anos da infância e da adolescência são decisivos

A infância e a adolescência trazem muitos desafios tanto para a vida da criança como para de seus pais. Isso se dá desse modo porque são etapas da vida em que uma pessoa começa a inserir-se em uma família, a conhecer costumes e culturas específicas e a forjar o que podem ser seus futuros valores e princípios.

Por essas razões, a disciplina e a genética que seu filho possui são tão importantes. Afinal, a educação vem dos pais, dos amigos e mais adiante a criança irá aprender também com o ambiente de seu colégios, seus professores, etc. O que seu filho valorizará nos círculos sociais é o que puder ver e o que puder aprender a partir dos exemplos observados.

Os conselhos devem ser sempre condizentes com os atos

As crianças prestam atenção em tudo, e tudo o que disser a elas deve ser acompanhado de um ato representativo: então, como pai, se você aconselha seu filho sobre qualquer aspecto e faz o contrário, provavelmente a criança dará mais atenção ao que fez do que ao que disse. Muitas serão as ocasiões na quais seu filho irá recriminá-lo pois você não age conforme sua lição, o que lhe ajudará também a se dar conta de suas fragilidades e defeitos.

“A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia”.  Madre Teresa de Calcuta
Deste modo, a coerência é a base de qualquer coisa que deseja ensinar a seu filho: se ele acha que o que escuta e o que vê é coerente, provavelmente começará a lapidar sua personalidade e sua psique a partir daí para o futuro. Seu filho o admira e o vê como seu próprio espelho, onde pode observar seu reflexo quando fica em dúvida sobre algo; aí está o desafio e o esforço de ser pai.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, certa vez, três touros que viviam em um vale isolado. Um era branco, outro preto e o terceiro marrom. No mesmo vale vivia um leão que não podia nada contra eles, pois os três estavam sempre juntos e eram solidários.

Um dia, o leão disse aos touros preto e marrom:
- Corremos aqui o risco de chamar a atenção dos caçadores por causa do touro branco. Sua cor é diferente e vistosa, enquanto nós três temos cores mais discretas. Deixai-me comê-lo para que vivamos mais tranquilamente.
Os dois concordaram e o leão comeu o touro branco.

Dias depois, o leão disse ao touro marrom:
- Tua cor e a minha são iguais. Deixa-me comer o touro preto para que vivamos aqui mais tranquilamente.
O marrom concordou e o leão devorou o touro preto.

Assim, o touro marrom permaneceu sozinho frente ao leão. Disse-lhe um dia o leão:
- Chegou a tua vez, vou devorar-te.

O touro marrom disse:
- Faze-o. Mas antes me deixes proclamar esta verdade: Fui devorado no dia em que você comeu o touro branco.

Povo unido jamais será vencido.

(Fonte: Prof. Felipe Aquino)




Nenhum comentário:

Postar um comentário