Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 22/01/2017


Domingo, 22 de janeiro de 2017


"Tudo é encontro. Somos feitos para o encontro. Nada é feito para estar só. Tudo é feito para se completar, para estar junto, para conviver."



EVANGELHO DE HOJE
Mt 4,12-23


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 13O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Para quem vivia na escuridão, brilhou uma luz!
Voltamos a falar do início da vida pública de Jesus, que se deu numa terra de pagãos, pregando e convocando seus primeiros discípulos às margens do mar da Galiléia. Mas de tudo o que poderíamos comentar hoje, creio que seria interessante aprofundarmo-nos um pouco na profecia: "...para os que viviam na região escura da morte, brilhou uma luz." Como seria essa "região escura da morte"?
Era uma vez uma cidade onde as pessoas não gostavam de Deus... afinal, só conheciam o Deus que castigava e punia, e por isso tinham medo de Deus. Aliás, tinham medo até de admitir que tinham mais medo do que respeito a Deus. Devido a isso, ninguém falava muito no assunto. Quando nascia uma criança com defeito, era castigo de Deus; quando acontecia uma doença ou morte, era vingança de Deus... E por isso, morrer era o fim de tudo, afinal, era o momento da temida "prestação de contas". Então as pessoas dessa cidade já viviam desiludidas, tristes... nem se olhavam nos olhos... nem levantavam a cabeça, como se fossem sempre culpadas de algo. Viviam na ESCURIDÃO da AUTO-CONDENAÇÃO, que é a mãe da baixa auto-estima e da depressão. Viviam sem sonhos... sem a esperança de uma vida melhor... sem motivação para buscar a felicidade... Viviam mergulhadas na região escura da morte...
Deve ser nesse lugar onde estão as pessoas depressivas, sem sonhos, sem esperanças, sem Deus... Mas é aí que vem a Boa Notícia: Jesus começa a salvar justamente nesse lugar, onde as pessoas precisam dEle com mais urgência! Ele É a Luz que ilumina esse lugar escuro e mostra a face de um Deus Bom e Misericordioso... Um Deus Pai, que age com AMOR, e quer a nossa Felicidade! Jesus veio para acabar com a auto-condenação, e trazer o Perdão dos pecados e a Cura das enfermidades, mostrando que todos aqueles que o buscam, arrependidos, recebem uma nova chance. E essa Luz também vem trazer a grande Novidade: o Reino dos Céus está próximo! O Reino dos Céus começa aqui, dentro de nós! E continua após a nossa morte, pois é quando iremos encontrar o nosso Criador e contemplá-lo face a face no Paraíso.
Vivamos essa vida sem medo, a Felicidade é o projeto de Deus para a vida de cada um de nós, e Ele já fez e continua fazendo a parte dEle. Façamos a nossa parte!

jailsonfisio@hotmail.com







VÍDEO DA SEMANA


Rompendo relacionamentos - Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=UVQ0oHZ51SA







MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, certa vez, uma Comunidade cristã que vivia em uma choupana na zona rural. Eram o mestre e dez jovens discípulos. Um dia, o mestre disse aos discípulos:

- Como a nossa igreja aqui está precisando de uma reforma e está difícil angariar recursos, ordeno a vocês que vão à cidade para roubar bens que podem ser vendidos e assim arrecadarmos dinheiro para a reforma.

Os discípulos ficaram espantados por essa ordem vir justamente do mestre, que era um homem tão sábio e santo. Logo em seguida, o mestre disse de modo enérgico:
- Mas, para não mancharmos a nossa excelente reputação, solicito que cometam o roubo somente quando ninguém estiver vendo.
Imediatamente o mestre os deixou e foi para o seu quarto.

Os jovens conversaram entre si: “É errado roubar. Por que nosso metre solicita-nos a cometer esse ato?” Um deles, porém, disse: “O mestre é um homem sábio e justo. E isso permitirá que reformemos a nossa igreja!” Assim todos concordaram e saíram juntos em direção à cidade.

Quando estavam a certa distância, o mestre correu atrás deles e disse:
- Peço que respondam a uma pergunta do catecismo: Onde está Deus?
- No céu, na terra e em toda parte, responderam.

Então o mestre disse:
- Eu estava apenas testando se vocês conhecem o catecismo. Se Deus está em toda parte, é impossível fazermos uma coisa sem que ele a veja.
E todos voltaram para a choupana.

Deus não só vê, mas julga e faz justiça. Ele protege os seus filhos e filhas a fim de que nada de mal lhes aconteça.

“O Senhor é quem me defende. A quem temerei? Quando me assaltam os malvados para me devorar, são eles que tropeçam e caem. Mesmo que contra mim se acampe um exército, meu coração não teme” (Sl 27,1-3).


(Fonte: Prof. Felipe Aquino)





Nenhum comentário:

Postar um comentário