Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 26/01/2017


Quinta-feira, 26 de janeiro de 2017


“Quando eu flor, tu flores e ele flores, nos flores seremos e o mundo “florescerá”. (Sandra braconnot).



EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,1-9


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cum­primenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Per­ma­necei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não pas­seis de casa em casa. 8Quando entrar­des numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!

Esse evangelho parece estar fora da seqüência, visto que já estávamos no capítulo doze, mas como bem sabemos, isso quando ocorre significa algo diferente neste dia, uma festa, uma comemoração, (…). Hoje, 18 de Outubro, dia de São Lucas.

Lucas, médico e pintor. Homem culto e profissionalmente preso aos detalhes. Se Marcos narra o evangelho sobre os olhos de Pedro, Lucas, narra sob a ótica do que aprendeu com seu mestre – Paulo. Não é por nada que a narrativa de Atos dos apóstolos tenha sua assinatura literária.

Ele esta presente nas caminhadas de Paulo e é dele a narrativa do evangelho que inclui os “fora do processo”, ou seja, os menores. Mais que uma vontade ou ímpeto de Paulo, Lucas acredita também no reino de Deus para excluídos. Sua narrativa, em grego, demonstra o amar de Deus pelo que sofre, pelo pobre, por aquele que roga por misericórdia. É dele as narrativas não imaginadas pelos judeus como as citações do bom samaritano.

Acompanhou Paulo quando preso e nas audiências; persistiu na caminhada, mesmo após o martírio do seu mestre.

“(…) Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. SÓ LUCAS ESTÁ COMIGO. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. Tíquico enviei-o para Éfeso”. (II Timóteo 4, 10-12)

Lucas é um bom exemplo para aqueles que acreditam num ideal e ainda vem na fé uma forma de sair do cárcere que vivem. É uma pessoa que, como Mateus, encontra um tesouro maior e que vale a pena tudo abandonar. Lucas é um bom exemplo de amigo que não foge, não abandona seu ideal em meio às turbulências. É um bom exemplo daquele que empresta seu talento, o que aprendeu, para pintar a esperança nos corações dos que sofrem.

Ele segue bem os passos daquele o batizou e converteu

“(…) Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus”. (II Timóteo 1, 7-8)

Hoje, somos muito mais que setenta e dois que vão de dois em dois ou mais pelo mundo, mas olhando sobre outra ótica, somos muito menos que os poucos que antes. Nossa fé parou nos milagres, a deles no encontro; nossa fé é presa ao extraordinário, a deles em manter-se caminhando em meio a tantas perseguições; Jesus os enviou, e a nós também…

“(…) Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. (…) e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim”. (João 17, 18-19; 23)

Ao patrono dos médicos nossos pedidos, para que interceda a Jesus por aqueles se sentem inválidos, afastados, descrentes, (…); pedimos que como Lucas, continuem a caminhar e ver a esperança mesmo quando tudo parecer acabado.

São Lucas, rogai por nós, pois “(…) O Reino de Deus chegou até vocês”.

Um imenso abraço fraterno.







MUNDO ANIMAL


Regras de trânsito para o transporte de animais no carro


É muito comum ver os cães com a cabecinha para fora da janela do carro. Embora eles gostem desse ventinho no rosto, o hábito é bastante perigoso para o animal.

Com intuito de proteger o bicho contra eventuais acidentes o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) insere infrações de médio a grave para os motoristas, além da possibilidade de multas. Os tutores também não estão autorizados a dirigirem com os seus cães sentados à esquerda, no colo ou nas partes externas do veículo.

O alerta é válido principalmente para as pessoas que permitem que o peludo viaje com a cabeça para fora do carro. Segundo o artigo 169 do CTB a multa para esses casos é de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Pessoas que enquanto dirigem mantem o animal no colo ou do lado esquerdo podem ser multadas em R$ 85,13.

Como passear de carro com o seu cachorro de forma segura?

Use sempre proteção

Nunca ande de carro com seu pet sem nenhum tipo de cinto ou proteção, principalmente se estiver dirigindo sozinho. Use caixas, cadeiras apropriadas ou cinto de segurança.

Em lojas especiais para pets existem esses equipamentos ideais para o transporte do bicho. Quando tiver alguém no carro, o carona pode leva-lo colo, sem problema algum.

O transporte correto do animal é importante não só para evitar multas, como também previne caso ocorra imprevistos, como freadas bruscas ou colisão.

Riscos ao transportar o animal solto

É sempre importante alertar os riscos de deixar o animal sem nenhum tipo de proteção dentro do carro, como:
· O motorista pode ficar preocupado com o animal que está sozinho atrás e desatentar-se do trânsito;

· Por algum motivo o animal pode atrapalhar o motorista ao dirigir e até mesmo provocar um acidente;

· Os animais costumam gostar de receber ar fresco na janela, porém o costume que agora está sujeito à multa, além de ser perigoso para a integridade física do bicho.

Quais medidas de segurança devem ser usadas?

· Cães de pequeno porte podem usar um cinto peitoral, que é adaptado para ser preso junto ao cinto. Esses objetos são encontrados facilmente em pet shops

· Cachorros grandes podem ser transportados na carroceria do carro, devidamente alojado dentro de uma caixa do seu porte. Jamais prenda o animal com cordas, pois pode provocar enforcamento;

· Os gatos a melhor opção seria a tradicional caixa de transporte, assim eles se sentem mais seguros e protegidos, sem risco de se ferirem.

Conteúdo enviado pelo Planet Dog Resort






MOMENTO DE REFLEXÃO



Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e Discípulo, retornavam ao casebre, seguindo por longa estrada.
Ao passarem próximo a uma moita, ouviram um gemido.
Verificaram e descobriram um homem caído.
Estava pálido e com grande mancha de sangue, próxima ao coração.
Tinha sido ferido e já estava próximo da inconsciência.
Com muita dificuldade, mestre e discípulo o carregaram para o casebre rústico, onde viviam. Lá trataram do ferimento.
Uma semana depois, já estabelecido, o homem contou que havia sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca.
Disse também que conhecia seu agressor, e que não descansaria enquanto não se vingasse.
Disposto a partir, o homem disse ao sábio:
Senhor, muito lhe agradeço por ter salvado a minha vida.
Tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade.
Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti.
O mestre olhou fixo para o homem e disse:
Vá e faça o que deseja.
Entretanto, devo informa-lo de que você me deve 3.000 moedas de ouro, como pagamento pelo tratamento que fiz.
O homem ficou assustado e disse:
Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor.
Com serenidade, tornou a falar o sábio:
Se você não pode pagar pelo bem que recebeu, com que direito quer cobrar o mal que lhe fizeram?
O homem ficou confuso e o mestre concluiu:
Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve.
Não faça cobrança pelas coisas ruins que aconteçam em sua vida, pois a vida pode lhe cobrar tudo de bom que lhe ofereceu.
'Felizes os que transferem o que sabem  e aprendem o que ensinam'


(Cora Coralina)



Nenhum comentário:

Postar um comentário