Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 28/01/2017


Sábado, 28 de janeiro de 2017


Acredito que... "errado é aquele que fala correto e não vive o que diz"



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,35-41


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor!


Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos:
- Vamos para o outro lado do lago.
Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte de trás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram:
- Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?
Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago:
- Silêncio! Fique quieto!
O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou:
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?
E os discípulos, cheios de medo, diziam uns aos outros:
- Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!


www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Isaias Costa


Esta passagem permite diversas interpretações, mas uma das que mais gosto aplico diretamente na minha vida é com relação ao aquietar a mente. Eu interpreto esse mar agitado e tempo tempestuoso como todas as nossas angústias, pensamentos acelerados, ansiedades, sofrimentos por antecipação etc. Toda essa carga negativa nos deixa ansiosos e nos faz encarar quase tudo aquilo que está fora de nós como uma tempestade. Nessa hora vem Jesus para nos ensinar a aquietar o mar da nossa mente.

Enquanto o mar estava agitado Jesus dormia profundamente, pois ele não sofria com pensamentos acelerados. Ele era absolutamente pacificado e, por consequência, tudo a sua volta também se tornava pacificado. Jesus realmente tinha um poder infinito, sua fé era removedora de montanhas, porém, a maior parte das pessoas resume a interpretação desta passagem apenas ao grande feito de Jesus, revelando sua natureza divina para os apóstolos.

Esta tempestade está presente nas mentes de todos os seres humanos. O que fazer para aquietar a mente? Como fugir de todos esses ruídos que insistem em nos deixar ansiosos? Como não sofrer por antecipação? Como ter fé de que a tempestade é passageira? Como dormir em meio ao caos? Eu não posso responder a essas perguntas. Estou apenas lançando-as. Apenas você pode respondê-las. Volte-se para dentro de si mesmo para respondê-las. Aquiete a sua mente e você acalmará o mar. Viva o momento presente em toda a sua plenitude. Saiba que cada dia tem a sua carga e suas provas.

esps-voce-tem-dormido-um-sono-tranquilo-690x410

Outro ensinamento belíssimo desta passagem é sobre o sono. Muitas pessoas têm um sono do tipo não reparador ou tem a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). O sono reparador faz a pessoa recuperar suas energias e liberar as tensões físicas e psíquicas acumuladas ao longo do dia. Quero concluir deixando algumas palavras de um grande especialista no sono e as consequências do sono de má qualidade para a saúde. É um pequeno trecho do livro “Escola da vida”, do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

A Síndrome do Pensamento Acelerado ocorre porque a mente dos jovens não pára de pensar, está muito agitada, não se desliga. O pensamento agitado rouba energia do cérebro e produz um cansaço físico exagerado pela manhã. Além disso, a síndrome SPA gera irritabilidade, ansiedade, humor triste, insatisfação, baixa concentração e esquecimento. De manhã, a emoção dos jovens está no polo norte, à tarde no deserto e à noite num jardim. As mudanças de humor são bruscas.

Os adultos e os jovens do mundo todo estão desenvolvendo coletivamente a síndrome SPA. Por isso, desacelerar o pensamento, aquietar a mente e controlar a ansiedade são atitudes importantes para quem quer ter um corpo e uma mente saudável.

São duas as causas da síndrome SPA: o excesso de informação do mundo moderno e o sono não reparador. O que é o sono reparador? Não é simplesmente dormir, mas dormir bem, dormir o suficiente para recarregar as energias, para repor o que foi gasto durante o dia. O sono reparador alivia a ansiedade. Quem dorme mal ou dorme pouco está prejudicando sua saúde física, aprisionando a sua emoção e limitando a sua inteligência, ainda que não perceba.

Enfim! Vamos aquietar o mar a partir do mestre dos mestres. O homem que mais nos ensinou a ter uma mente pacífica e livre. A maior tempestade que podemos criar nesta Terra está dentro da nossa própria mente. Aprender a aquietar esse mar é um desafio muito maior do que aquietar uma tempestade criada pela natureza. Pense sobre isso…







CASA, LAR E FAMÍLIA


Devo ser adepta ou não ao Método da Cama Compartilhada? O que especialistas dizem.

Estarei protegendo ou interferindo no sono do meu bebê ao colocar ele para dormir na mesma cama que eu? Confira opiniões de especialistas no assunto.


Muitas mães e pais (especialmente os pais de primeira viagem) questionam-se quanto a essa decisão, que pode parecer não interferir na vida de um bebê tão pequeno.

Contudo, a escolha do método da cama compartilhada pode causar efeitos positivos e negativos na vida do seu bebê. Confira o que especialistas dizem:

Efeitos positivos do método

O pediatra Americano Willian Sears, conhecido na TV norte-americana por criar o método attachment parenting,ou como é conhecido no Brasil, o método da criação com apego, afirma que quanto mais tempo as crianças sentirem o cheiro e o afeto da mãe, mais saudáveis se tornam.

O especialista passou cerca de 16 anos da sua vida dividindo a cama do casal com um dos seus filhos (5 ao todo). Afirma que adotou o método da cama compartilhada após pesquisas com outros especialistas descobrirem que os batimentos cardíacos da mãe e do bebê se sincronizavam enquanto dormiam juntos, o que pode ser um fator de proteção para morte súbita infantil.

Efeitos negativos do método

De outra banda, existem outros fatores que também são importantíssimos a serem analisados no que se refere a essa decisão em realizar o método da cama compartilhada.

Decisões como: Até quando iremos manter esse método? Até quando é necessário ou quando decidirmos?

Para a psiquiatra e psicanalista Nayra Ganhito, autora do Livro "Distúrbios do Sono", a criança precisa criar seu próprio espaço e compreender desde cedo que os pais têm o espaço deles, ela ainda acredita que alguns pais tomam essa atitude por haver "buracos na relação a dois".

Segundo teorias psicológicas seguidas pelo conhecido e famoso Dr. Freud, ao ocupar a cama dos pais, a criança ocupa um lugar que não é dela, pois afinal de contas os adultos precisam dormir juntos para estreitar as relações intimas, inclusive a relação sexual.

O que algumas mães pensam?

Andréia Mortensen, declara: "nossos filhos estão geneticamente preparados para dormirem acompanhados, devem dormir grudados nos pais, para evitar medos de escuro ou solidão".

Fernanda Freire, pediatra e mãe: "os bebês precisam de rotinas, rituais do sono, então ficar mudando ou criando, não ajudam no sono, definir o método ideal e mantê-lo seja no quarto dos pais ou no quarto do bebê é o ideal".

Existem diversas opiniões a respeito desse assunto, muitas coisas a serem discutidas e tratadas, o mais importante é o cuidado com seu filho. Pense, reflita e decida sempre o que é melhor para a criança e não o que é ideal para vocês.







MOMENTO DE REFLEXÃO



Eu não só vivo no meio de pessoas que combatem o fantasma da depressão, atravessei eu mesma esse caminho. Como falar do amargo se não provei dele? Não existem pessoas isentas às tempestades da vida e os que afirmam estar acima de tudo correm um grande risco.
 Quando alguma coisa perturba nosso percurso natural da vida, ou o que projetamos, podemos cair nessa armadilha que é a depressão. Mas isso não é o fim de uma existência, apenas um árduo caminho, sobretudo de incompreensão da parte de quem nunca passou por isso. A vida é bela e de dez razões para estarmos tristes, existem cem outras para estarmos felizes, só que saber isso não é o bastante para ver o mundo de outra forma. Há pessoas que um dia descobrem que têm um câncer e isso abala toda a sua existência, o que é completamente natural. Isso todo mundo compreende, mas ninguém diz a elas simplesmente que a vida é bonita e que elas têm mil motivos outros de felicidade.
 Ah, se todos soubessem o calvário que é a vida de um deprimido, existiria talvez mais compreensão e menos depressão, que é uma doença que necessita de cura e pede tempo, pede tratamento e muita paciência da parte dos que estão em volta.
Quando não podemos impedir que as lágrimas rolem pelo rosto dos nossos amigos, podemos secá-las. Às vezes a melhor maneira de entender uma pessoa é ficar do lado dela, é abrir os ouvidos do coração.
Eu atravessei o caminho da depressão e saí dele. Foi dura a subida, mas eu sabia que no Alto havia uma mão estendida e fixei meu olhar nela. E por isso digo a todos vocês (e se vocês soubessem o quanto são numerosos!!!) que existe saída, que quando não mais temos forças, Deus nos carrega. Nunca desistam, porque Deus não desistiu de nós, apesar de todas as nossas falhas.
Aprendi, com minha experiência, a olhar o mundo de outra maneira. Aprendi a olhar as pessoas de outra maneira e não considerar que seus problemas são menos graves que os que conheço. Apenas digo, afirmo e direi quantas vezes for necessário, que para toda porta de entrada existe uma porta de saída e que o mesmo Deus que está sobre mim, me livrou e me livra, está sobre cada um de vocês.
Ninguém deve sentir medo do julgamento das pessoas, nem das coisas que chegam ou estão por vir. A Mão de Deus está sempre estendida e, aconteça o que acontecer, ela está apontada na nossa direção.
Escrevi um pouco sobre a depressão hoje, porque sei que há muitos que precisam. Se traduzi bem o que dizia meu coração eu não sei, só sei que sei o que vivi e que consegui sair. E se minha experiência pode ajudar, que ela ajude.

Letícia Thompson


Nenhum comentário:

Postar um comentário